Boas pessoal,
Provei hoje um novo lote de trigo e achei a cerveja muito ácida, inclusivamente esta acidez sente-se logo no momento em que se cheira a cerveja.
O lote foi engarrafado há 3 semanas e nesse momento, a prova não sugeria esta acidez.
Alguém tem alguma ideia do q possa estar a acontecer? Não fiz fermentação com temperatura controlada e nesta altura do ano as baixas temperaturas podem ter tido alguma influência?
Obrigado pela ajuda
SPardal
Acidez em cerveja de Trigo
- goaman
- Amnesia Brewery
- Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
- Untappd: Goaman
- Contacto:
Re: Acidez em cerveja de Trigo
Pode ter a ver com a temperatura de fermentação realmente (entre outras coisas). Uma weiss deve ser fermentada no intervalo dos 18/20ºC, ou ainda superior para quem gosta de muita "banana".
Com temperaturas baixas o melhor é apostar em lagers...

goaman Escreveu:Pode ter a ver com a temperatura de fermentação realmente (entre outras coisas). Uma weiss deve ser fermentada no intervalo dos 18/20ºC, ou ainda superior para quem gosta de muita "banana".
Sei que uma weiss deve ter os sabores de banana e cravinho que define o estilo, mas por uma questão de gosto pessoal até prefiro fermentar as minhas a baixa temperatura para ter um perfil mais limpo.
No meu caso nunca notei nenhuma acidez, pode é ser devido à fraca qualidade do provador

Em garrafa Dubbel
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
dá-lhe tempo pode ser que fique menos acida, se não tens de a beber rápido 

Eu com as leveduras da bleanch da brewferm fiz uma wit com adição de fruta no secundário. Nos primeiros meses depois de engarrafada tinha um sabor seco e um pouco ácido mas depois foi desapareceu
Viva, se houver poucos açucares residuais não fermentisciveis (pouco corpo) a sensação de acidez aumenta. Não percebo muito de elaboração de cerveja, estou agora a dar os primeiros passos, mas percebo bastante de fermentações, sou enologo. A acidez enquanto quantidade de acido não varia, o que muda é a perceção dessa acidez... 

-
- BeerMaster
- Registado: sábado dez 01, 2012 14:13
Muito ácida tipo champagne? Se for isso é temperatura de fermentação muito alta.
Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes