Aromas

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
aneker
Beer Expert
Registado: sexta out 31, 2014 23:18

Aromas

Mensagempor aneker » terça mar 08, 2016 13:05

Boas,

Quando não conseguimos os mesmos aromas na repetição de uma mesma receita o que poderá ter acontecido? OFF Flavors ou os maltes e lúpulos adulterados?

Já aconteceu com alguém?
Última edição por aneker em terça mar 08, 2016 17:33, editado 1 vez no total.

aneker
Beer Expert

Re: Aromas

Mensagempor aneker » terça mar 08, 2016 13:06

.
Última edição por aneker em terça mar 08, 2016 17:32, editado 1 vez no total.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça mar 08, 2016 14:18

Existem inúmeras coisas que podem fazer isso, se o processo, temperaturas, tempos foram iguais ao lote anterior então a diferença pode ser dos ingredientes, agora se mudas-te mais variáveis é muito difícil saber o que pode ter sido

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » terça mar 08, 2016 19:34

O problema é que, de uma maneira geral, não temos, pelo menos eu, os of flavors presentes na memória e sendo assim nem sequer posso dizer se é um off flavor que está em causa. Acontece que este mesmo aroma mantem-se acentuado no paladar e não é o esperado penso eu!

Aconteceu-me com uma pilsner que fiz onde este aroma se notava mesmo durante a fermentação primária...

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda mar 14, 2016 14:41

Bem se são aromas que já estão na fermentação é algo ou que vem da fervura/arrefecimento ou será algo no fermentador (se o aroma for igual é várias cervejas)
Assim de repente tenta verificar os aromas na fervura, e ao passares para o fermentador o tal aroma aparecer muda o fermentador.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » terça mar 15, 2016 18:03

Na fervura não notei nada e acho estranho que sejam os fermentadores, que apesar de serem de plástico, têm pouco uso e são bem lavados e a seguir sanitizados. Aconteceu-me isto com duas receitas e as duas tinham malte pilsner... A primeira foi precisamente com uma laguer, mas na altura pensei que pudesse estar relacionado com o facto de estar a fermentar uma laguer a uma temperatura mais alta do que devia. Mas depois aconteceu com uma Ale e com o mesmo malte pilsner... Das duas vezes o aroma fazia-se sentir no espaço onde o fermentador estava colocado o que não devia acontecer...

Neste momento estou inclinado para o facto de ter deixado o malte moído 5 a 7 dias à espera ou então algum problema com a compra dos maltes ou mesmo lúpulos...

Em relação aos fermentadores de plástico não se consegue encontrar grande informação na Net sobre Fermentadores de plástico vs Fermentadores de inox. Aliás, há pessoal a investir em fermentadores de plástico de grandes dimensões e bastante caros...

Tou a ver... :~~

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sexta mar 18, 2016 17:09

Pois tens demasiadas variáveis possíveis, ora se foram 2 receitas com malte pilsner ferveste 90 minutos ou 60?

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » sábado mar 19, 2016 15:40

Acho que foram 90 minutos.

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda mar 21, 2016 11:09

Tendo em conta as imensas variáveis possíveis que não tens certezas, pode eventualmente ter sido algo especifico com esse malte, se fizeste outras receitas sem esses aromas, será algo dessa receita especifica

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes