Fermentação 1 e 2

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
aneker
Beer Expert
Registado: sexta out 31, 2014 23:18

Fermentação 1 e 2

Mensagempor aneker » quarta mar 09, 2016 11:35

Boas,

Uma dúvida que me surgiu... Na fermentação primária quando atinge o limite de dias estipulado e a gravidade esperada ainda não foi atingida e o Air loch continua com actividade devemos mudar para o secundário ou devemos manter no primário e esperar que a actividade no Air lock cesse e só depois mudar para o secundário?

rodrigodias
Beer Hunter
Registado: segunda jun 01, 2015 18:18

Re: Fermentação 1 e 2

Mensagempor rodrigodias » quarta mar 09, 2016 17:29

Na minha opinião esperar pois a fermentação segundaria e para maturar logo a dita fermentação já praticamente acabou

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda mar 14, 2016 14:43

Esquece os dias, sinceramente eu não faço secundário, é estar a introduzir mais uma oportunidade para contaminação/oxidação. Se queres controlar a serio tens de tirar leitura de gravidade.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » quarta mar 16, 2016 14:56

Ok, mas 3 semanas para uma Ale é capaz de ser um bocado, não?

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta mar 18, 2016 17:15

depende da ale, se for uma russian imperial stout não :lol:
se fizeres 1 semana primario, mais 2 semanas secundario dá 3 semanas logo é na boa 3 semanas no mesmo fermentador :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » sexta mar 18, 2016 19:45

Da minha pouca experiência, tenho feito a fermentação das minhas Ale no mínimo 3 semanas e normalmente no mesmo fermentador. Até hoje nunca tive problemas com isso, tanto em termos de sabor como de aspecto.

Acredito que as temperaturas baixas tenham ajudado.

Até agora as únicas cervejas que tenho feito secundário foram as duas lager que fiz e a única diferença que vi foi mesmo uma maior dificuldade em gasificar.

Em garrafa Dubbel
aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » sábado mar 19, 2016 15:46

Trata-se de experiências com uma Dark Strong.
Começou nos 1082 e nesta última semana atenuou de 1028 para 1020. São já 3 semanas e continua a fermentar... Neste caso, como se trata de experiências, manda a gravidade, a fermentação ou aquilo que se pretende?

Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » sábado mar 19, 2016 22:37

aneker Escreveu:Trata-se de experiências com uma Dark Strong.
Começou nos 1082 e nesta última semana atenuou de 1028 para 1020. São já 3 semanas e continua a fermentar... Neste caso, como se trata de experiências, manda a gravidade, a fermentação ou aquilo que se pretende?

Também estou a ter alguns problemas com a minha Baltic Porter, a minha ficou parada nos 20, fiz a conversão a temperaturas altas para ficar com corpo, mas entretanto dos 20 não baixa e já lá vai mais de um mês a fermentar, no teu caso como possivelmente no meu talvez mais levedura ajude a acelerar a coisa,no meu caso estou à espera de um milagre e que aquilo com a passagem para secundário em vidro não oxide, a minha humilde opinião é esperar que as leveduras acabem de fazer o seu trabalho descansadas.

Em garrafa Dubbel
aneker
Beer Expert

Mensagempor aneker » domingo mar 20, 2016 22:36

Esta experiência foi dividida em duas, uma com fermento seco e essa ao final de uma semana já tinha parado, passei para secundário e ficou mais uma semana e não atenuou mais... neste momento já está engarrafada. A outra com um líquido que não quer parar de fermentar...

De qualquer das formas, não pretendo deixar mais de 3 semanas. Tenho lido alguns artigo que a partir de um mês a cerveja em contacto com o fermento morto no fundo do fermentador começa a desenvolver formação de diacetil, portanto penso que convém passar para secundário (não confundir fermentação secundária com maturação).

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes