Imperial Rye Porter

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
simaooliveira
Bebedor de minis!
Registado: quarta out 21, 2015 11:27

Imperial Rye Porter

Mensagempor simaooliveira » terça mar 22, 2016 16:58

Olá a todos!

Queria pedir a vossa opinião relativamente à receita que estive a concoctar para uma Imperial Rye Porter. Cá vai a receita para os típicos 5gal :

Pale 5kg
Rye Malt 0,5kg
Munich Light 1,70kg
Special B 0,4kg
Chocolate Malt 0,3kg

Northern Brewer 45g (90')
East Kent Goldings 30g (1')

WLP007 Dry English Ale

Infusão de 8g de chips carvalho americano (torra média) previamente imergidos em bourbon em secundário.

Vol. final : 16l
OG 1.091
FG 1.020
43 IBU
64 EBC
ABV 8,9%

Opiniões ? Sugestões ? Como vai ser uma cerveja que vai estar na cave por uns bons meses antes de poder ser bebida queria o máximo de opiniões antes de me lançar na receita...

Desde já obrigado!

Luis Eleuterio
Gíria Craft Beer
Registado: terça mai 27, 2014 13:19
Untappd: Luis Eleuterio

Re: Imperial Rye Porter

Mensagempor Luis Eleuterio » terça mar 22, 2016 21:59

Boas, sugestões cada um terá as suas... As minhas aqui vão:

Já que é uma Rye, pq não substituis o Chocolate malt, por Rye Chocolate, um pouco de roasted tb não lhe ficaria mal.

Como é uma cerveja de guarda e alcoólica acho que lhe podes carregar com mais lúpulo de amargor e retirar-lhe o de aroma pois não "aguentará" a "guarda".

A levedura obviamente que depende do perfil que queres, mais "frutada" levedura inglesa, mais "maltada" levedura americana.

simaooliveira
Bebedor de minis!
Registado: quarta out 21, 2015 11:27

Mensagempor simaooliveira » quarta mar 23, 2016 11:19

Obrigado pelas sugestões, Luis!

Relativamente ao Rye Chocolate, penso que vou ficar-me pela junção Rye Malt + Chocolate, porque já tenho os ingredientes... Tinha comprado algum rye malt há umas semanas, e o malte chocolate posso obter facilmente onde vivo. Já o Rye Chocolate teria de encomendar propositadamente... Ainda vou ver.

Quanto à levedura, para o estilo de porter que é vi várias vezes a referência à WLP007, sobretudo devido à alta tolerância ao álcool. O lado frutado interessa-me, até para complementar uma certa complexidade frutada (ameixa seca, passa) dada pelo Special B.

O problema maior é encontrar WLP007, a maioria das lojas que frequento não têm e online encontro sobretudo no UK... Pelo que li, a S-04 é praticamente a correspondente seca da WLP007 (ambas Whitbread), mas a eficiência da WLP007 é melhor (~80%, contra ~72% da S-04)... Mas a S-04 tenho em stock. Acham que a diferença seria notória ?

Luis Eleuterio
Gíria Craft Beer
Registado: terça mai 27, 2014 13:19
Untappd: Luis Eleuterio

Mensagempor Luis Eleuterio » quarta mar 23, 2016 12:20

A S04 dá umas boas notas frutadas a ameixa, então se fizeres um Underpitching ainda terás uma maior produção de ésteres.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quinta mar 24, 2016 12:12

Acho que deves fazer 2 lotes ou dividir o lote e experimentar ambas as leveduras.
Depois envias umas amostras :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » domingo mar 27, 2016 10:33

Sugestões:

1. WLP 007 acho que é bem melhor que a S-04. Não fica mal, mas a 007 é muito boa para quem a trata bem! Aconselho fermentação primária + secundária (ou só primária para que, como eu, as deixa ficar quietas) de pelo menos 2 meses, ideal 3.

2. Tira o lúpulo de aroma, não faz falta. Se quiseres algum aroma lupulado, faz um dry hopping ao fim da fermentação.

3. Se nunca fizeste a receita, não aconselho a pores a madeira, pelo menos em todo o lote. Faz 50/50, "aprendes" mais...

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante