Priming depois de cold-crash

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
Chembrew
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta mar 06, 2015 14:15

Priming depois de cold-crash

Mensagempor Chembrew » sexta abr 01, 2016 11:13

Boas!
Nunca fiz cold-crash em ales - Irish-Moss e trasfega para secundário nunca me deixaram ficar mal - mas nesta produção em particular sinto necessidade de fazer durante alguns dias e surgiram-me algumas questões com o priming:

Em que temperatura se baseiam quando calculam a quantidade de açúcares a adicionar? O pico da fermentação ou a temperatura na altura de engarrafar?

Usando as calculadoras online a 0 - 4 C dá-me praticamente metade de açucares a serem adicionados (comparando com os usuais 18/19 C), e tenho dificuldade em crer que haja CO2 em solução suficiente para uma carbonatarão apropriada só com essa quantidade (muito menos após cold crashing). Por outro lado, o cold - crash pode levar a um aumento no CO2 dissolvido em solução...

O brewers friend diz algo como:
if the beer was cold crashed, or put through a diacetyl rest, or the temperature changed for some other reason...you will need to use your judgment to decide which temperature is most representative

Uma vez que não confio muito no meu julgamento, qual é a vossa experiência nestes casos? :)

Cheers!

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: Priming depois de cold-crash

Mensagempor nogueiraf » quarta abr 06, 2016 15:51

Experimenta uma das formas e depois vês os resultados ;)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Chembrew
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta mar 06, 2015 14:15

Mensagempor Chembrew » sexta abr 08, 2016 21:54

Pois teve de ser! Com todos os erros possíveis os que mais me custam “pagar” são os erros no priming, mas fui para a opção que me fazia mais sentido - priming normal apesar do cold-crash.

no “teste dos 7 dias” está com a carbonatação natural para a pouca data de maturação, por isso tudo ok.
Apesar das calculadoras online poderem gerar alguma confusão com o input da temperatura não me parece que um cold-crash de um par de dias faça qualquer diferença no priming. nada como testar :)

abc

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta abr 15, 2016 14:10

Em teoria pode é demorar mais tempo :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes