Carbonatação Lager em Keg

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
ppedroso
Beer Hunter
Registado: quarta fev 19, 2014 22:25

Carbonatação Lager em Keg

Mensagempor ppedroso » terça mai 10, 2016 23:20

Olá a todos,

Fiz a minha primeira lager, é uma german pilsner. O processo de elaboração correu todo bem, e optei por colocar num keg a cerveja toda. Como já tinha feito para um outro tipo de cerveja carbonatação forçada através do Co2 no keg, e até me dei bem, desta vez tentei fazer o mesmo.

No entanto não resultou. O resultado da cerveja foi que fixou quase sem gás e com pouca espuma.

Quando coloquei a cerveja no keg a temperatyra do liquido era de 6 graus e o volume de Co2 desejado era de 2.5, por isso introduzi 0.94 BAR no keg para misturar com a cerveja e criar o gás. Mas aparentemente não resultou.

Alguem sabe o que possa estar a fazer mal ounque ainda possa corrigir? O keg ainda está praticamente cheio, por isso era optimo tentar resolver isto.
Obrigado!

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: Carbonatação Lager em Keg

Mensagempor goaman » quinta mai 12, 2016 6:01

Boas.

No caso da carbonatação, a temperatura que vai influenciar a equação é a ambiente, e não a do liquido. A que temperatura esteve esse keg, e quantos dias?

Se o keg esteve sempre a 6ºC, a pressão que meteste está correcta para os vol. que pretendes. Se, no entanto, o keg esteve (imaginando) a 20ºC, devia ter sido introduzidos 1.9bar para os mesmos vol. de co2.

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » sábado mai 14, 2016 17:33

Olá goaman,

Sim, eu considerei a temperatura do líquido (6ºC) e não a da temperatura ambiente em que o KEG estve durante os dias seguintes (que sinceramente n sei qual foi a temperatura, mas é a temperatura ambiente).

Eu pensei, e foi isso que aprendi, é que ao fazer a carbonatação rápida em KEG, aquilo que deveria fazer era: após colocar no KEG, estabelecer a pressão correcta e agitar o KEG durante uns 15/20 minutos para o CO2 se misturar com o líquido e assim carbonatar logo. Julguei que fosse essa a técnica de carbonatação rápida...estou errado?

Sendo assim, seguindo o teu raciocínio e tendo em conta que a cerveja está mal carbonatada ainda posso corrigir? Ou seja, com mais pressão e de acordo com a temperatura ambiente, ela ainda vai ganhar gás? Ou já não há nada a fazer?

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » sábado mai 14, 2016 22:51

A carbonatação forçada ocorre em menos tempo, mas é necessário abanar constantemente e manter o keg a baixas temperaturas. Em 2/3 dias fica Ok. O problema foi que o keg estava á temperatura ambiente, como suspeitava.
Sim, dá para ajustar. Carrega de CO2 a 1.9, se a temperatura rondar os 20º. Se tiveres como, vai medindo e mantém essa pressão durante umas 2/3 semanas.

Perguntas tu... como medir??
Fácil... lê este artigo e faz o "gingarelho" que está no final!

http://www.cerveja-magazine.pt/2015/04/ ... a-cerveja/

Cumprimentos.

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » sábado jun 04, 2016 17:09

Boas!

Acabei por não mexer em nada na lager. Espero foi mais alguns dias e a cerveja começou a sair com espuma e já com mais algum gás. No entanto, julgo que não tenha sido o suficiente gás. Possivelmente ainda poderei inserir mais algum Co2 para experimentar.

Agora uma coisa que me está a deixar na dúvida: inicialmente a cerveja não estava com espuma nenhuma e agora até tem bastante. Isso também é resultado de uma boa carbonatação? Se é, então o gás que a cerveja tem não deveria também ter aumentado consideravelmente como a espuma?

Goaman, li o artigo que enviaste, bastante completo, mas acabei por não fazer o tal pingarelho...pareceu-me um pouco complicado...ehehe

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes