primeira cerveja em grão

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
simanick
Já saca as caricas fora!
Registado: terça jun 23, 2015 16:08

primeira cerveja em grão

Mensagempor simanick » segunda jul 25, 2016 16:03

Olá a todos.

após fazer duas cervejas em kit, consegui este fim de semana fazer a primeira cerveja em grão, no entanto, tenho agora uma série de duvidas após esta primeira brassagem que gostaria de saber se alguém aqui do forum me pode responder.

para esta primeira brassegem adquiri uma panela electrica beer brew 25 e respectiva bomba. escolhi um receita de uma weiss no beersmith 2, comprei os ingredientes e foi mãos á obra.

o primeiro problema surgiu logo com a brassagem, pois após duas horas o teste de iodo continuava a dar preto, indicando que ainda podia retirar mais açucar dos cereais. no entanto a minha duvida foi que fiz o teste do densimetro e assim que tirei o mosto na panela a medição deu-me logo 1.052 que era a gravidade que queria atingir. após o mosto arrefecer subiu até aos 1.072, já não era cerveja era vinho.

é possível eu já ter obtido a gravidade desejada sem completar ao teste do iodo? foi um problema de dimensionamento da receita sendo que tinha cereais a mais?

Outra questão... na beer brew, a temperatura medida no mostrador que está em baixo, tem um desfasamento de 5 graus centígrados em relação á medição que fiz com o termometro no mosto que estava no topo da panela. como jogar com estas temperaturas para não queimar o grau nem dar cabo das enzimas antes de completar a brassagem.

ultima questão. na receita que tinha no beersimth apontava para 46 minutos de brassagem. isto é possível, em tao pouco tempo? como avaliar no beersmith se a receita é fidedigna antes de testar.

abraço a todos e big cheers!!!!

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: primeira cerveja em grão

Mensagempor goaman » segunda jul 25, 2016 20:59

Ora então boas!

Sem saber a receita prevista é complicado ajudar...

Algumas notas:

-A densidade (se medida com densimetro) deve ser medida á temperatura a que foi calibrado, normalmente a 20ºC.

-Parece-me que houve aí qualquer coisa que não bateu certo para ter dado assim tanta diferença... quanta água tinhas na brassagem e quantos kg de malte? (Não percebi essa do vinho a 1,072.... tenho uma cerveja com 1,130)

-Nunca te fies nos termostatos das panelas. São apenas indicativos... utiliza sempre um termómetro e brassagem e vai ajustando conforme necessário.

-Criaste tu a receita ou tiraste da net? Se foste tu que a criaste podes alterar os tempos como quiseres... se a tiraste de outro lado é porque quem a fez, fez para ser desse modo. Obviamente que não da para saber se é boa ou não sem testar...

simanick
Já saca as caricas fora!

Mensagempor simanick » terça jul 26, 2016 9:06

boas goaman

A receita que escolhi era uma weiss que encontrei no beersmith, basicamente era 5 kg de pale + 5 kg de trigo , como 26 litros de agua. fiz uma extrapolação directa para fazer apenas metade e usei, 2 kg de pale + 2 kg de trigo com 12 litros de agua e que depois juntei mais 3 porque me pareceu pouca agua para tanto cereal, ate era dificil de mexer o cereal na panela.

Algumas notas:

-A densidade (se medida com densimetro) deve ser medida á temperatura a que foi calibrado, normalmente a 20ºC.

check, vou verificar isso na proxima

-Parece-me que houve aí qualquer coisa que não bateu certo para ter dado assim tanta diferença... quanta água tinhas na brassagem e quantos kg de malte? (Não percebi essa do vinho a 1,072.... tenho uma cerveja com 1,130)

os kgs e agua ja indiquei acima, a do vinho é o que diz no densimetro, na escala das cores, tem cerveja e depois passa para dizer vinho, que era onde estava com os 1,072. :D

-Nunca te fies nos termostatos das panelas. São apenas indicativos... utiliza sempre um termómetro e brassagem e vai ajustando conforme necessário.

check, vou ter de comprar outro termometro entao, para estar sempre a controlar.

-Criaste tu a receita ou tiraste da net? Se foste tu que a criaste podes alterar os tempos como quiseres... se a tiraste de outro lado é porque quem a fez, fez para ser desse modo. Obviamente que não da para saber se é boa ou não sem testar.

por agora fermenta, veremos daqui a duas semanas como estará

A minha grande duvida é o teste do iodo. eu posso terminar a brassagem antes do teste do iodo indicar que consegui extrair todos os açucares? e já agora, qual o intervalo de temperaturas para conseguires extrair o açucar dos cereais durante a brassagem?

thanks bro!! :):)

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » quarta jul 27, 2016 14:54

simanick Escreveu:
A minha grande duvida é o teste do iodo. eu posso terminar a brassagem antes do teste do iodo indicar que consegui extrair todos os açucares? e já agora, qual o intervalo de temperaturas para conseguires extrair o açucar dos cereais durante a brassagem?

thanks bro!! :):)

Eu não faço o teste do iodo, mas existem vários factores para não se conseguir extrair todos os açucares em tempo útil, como a temperatura, a moagem, etc. A temperatura da brassagem vai depender do tipo de cerveja. Vê este quadro, onde diz "mash target" é uma zona de temperatura "todo o terreno":

Imagem

Aconselhava-te a fazer uma leitura que te vai esclarecer bastantes duvidas. O livro está disponível online:

http://howtobrew.com/

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta jul 27, 2016 16:36

no caso da leitura de densidade a outras temperaturas que não os 20ºC tens tabelas de correcção para aplicar e teres a medida correcta

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
ppecas
Bebedor de minis!
Registado: quinta abr 14, 2016 16:12

Re: RE: Re: primeira cerveja em grão

Mensagempor ppecas » sexta jul 29, 2016 19:12

[quote="simanick"]boas goaman

A receita que escolhi era uma weiss que encontrei no beersmith, basicamente era 5 kg de pale + 5 kg de trigo , como 26 litros de agua. fiz uma extrapolação directa para fazer apenas metade e usei, 2 kg de pale + 2 kg de trigo com 12 litros de agua e que depois juntei mais 3 porque me pareceu pouca agua para tanto cereal, ate era dificil de mexer o cereal na panela.

Viva, com um total de 5 kg de malte consegues 22 a 24 lts de mosto com 1.045, digo isto pq a última wiessbier que fiz foi o que consegui. Se com 5 kg aproveitas 12 lts acho normal teres uma densidade de 1070.

simanick
Já saca as caricas fora!

Mensagempor simanick » quarta ago 03, 2016 12:26

Obrigado a todos pelas dicas.... vamos ver como sai no final... :):)

Paulo AG
BeerMaster
Registado: quarta nov 11, 2015 20:49
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » quinta ago 04, 2016 10:56

simanick Escreveu:Obrigado a todos pelas dicas.... vamos ver como sai no final... :):)

Gabo a coragem. Começar all-grain com trigo (ou centeio) é um risco. São mais exigentes e empapam facilmente.
Boa sorte com a cerveja e vai dando feed-back

simanick
Já saca as caricas fora!

Mensagempor simanick » quarta ago 10, 2016 15:00

Paulo AG Escreveu:Gabo a coragem. Começar all-grain com trigo (ou centeio) é um risco. São mais exigentes e empapam facilmente.
Boa sorte com a cerveja e vai dando feed-back

pois é , como dizia o paulo, parece que a cerveja "empapou" pela enorme camada que está no fundo do balde fermentador. isto é bom, mau ou o que mal fiz eu? tenho os dois fermentadores assim. tinha dividido em dois, um para dry hop e outro normal, estao assim os dois, parece que metade do liquido ficou assim como está na foto.

Imagem

Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » terça ago 16, 2016 17:57

Boas espero conseguir ajudar atirar algumas dúvidas das mais simples, o meu conhecimento é um pouco limitado comecei a fazer cerveja só em Dezembro passado.

Também comecei a fazer uma cerveja de trigo e também um volume de cerca de 12l. :D

Primeiro ponto de divergência nas duas experiências eu utilizei apenas 3kg de grão para esse volume, a receita que tiraste não parece ser muito equilibrada em relação ao grão. Cuidado quando encontramos trás receitas na NET, apesar de ser no teu caso para um programa específico não é garantia de qualidade, normalmente quando vejo receitas na NET procuro algumas dentro do mesmo estilo e faço a adaptação necessária para o meu sistema, daí o teu problema inicial de uma densidade tão alta, mas nada de mal advém daí.

Outra fonte de receitas podem ser fóruns ou mesmo literatura específica de fabrico de cerveja caseira, que aconselho vivamente a quem está a começar, o primeiro que li foi o how to brew, como introdução está muito bom, com o tempo aconselho livros mais detalhados.

Em relação ao que o Paulo AG queria dizer é que as cervejas de trigo têm tendência a ser difíceis de filtrar após a brassagem, daí o empapar que ele falava, eu como comecei pelo BIAB não tive esse problema de filtração, nunca utilizei uma panela dessas automática mas claramente não tiveste esse problema por que pelos vistos a tua já se encontra a fermentar.

Em relação ao problema da foto, bem na realidade não é problema nenhum, está tudo perfeitamente normal, como tinhas feito cervejas de kit nunca tinhas visto tanto turb no fundo do fermentador só isso, uma das causas de tanto turb pode aer devido ao trigo, mais proteínas no mosto significa mais proteínas no fundo do fermentador, é só isso que a fotografia mostra mais nada.

Espero ter ajudado. :~~

Mas já agora só uma opinião pessoal normalmente as cervejas de trigo são feitas com pilsner e não pale malt, é uma questão histórica e fica uma cerveja mais clara, também não há o hábito de fazer dry hopping mas isso já vem do gosto de cada um.

Boas cervejas :):)

Em garrafa Dubbel
Paulo AG
BeerMaster
Registado: quarta nov 11, 2015 20:49
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » domingo ago 21, 2016 17:10

Silva Escreveu:Boas espero conseguir ajudar atirar algumas dúvidas das mais simples, o meu conhecimento é um pouco limitado comecei a fazer cerveja só em Dezembro passado.

Também comecei a fazer uma cerveja de trigo e também um volume de cerca de 12l. :D

Primeiro ponto de divergência nas duas experiências eu utilizei apenas 3kg de grão para esse volume, a receita que tiraste não parece ser muito equilibrada em relação ao grão. Cuidado quando encontramos trás receitas na NET, apesar de ser no teu caso para um programa específico não é garantia de qualidade, normalmente quando vejo receitas na NET procuro algumas dentro do mesmo estilo e faço a adaptação necessária para o meu sistema, daí o teu problema inicial de uma densidade tão alta, mas nada de mal advém daí.

Outra fonte de receitas podem ser fóruns ou mesmo literatura específica de fabrico de cerveja caseira, que aconselho vivamente a quem está a começar, o primeiro que li foi o how to brew, como introdução está muito bom, com o tempo aconselho livros mais detalhados.

Em relação ao que o Paulo AG queria dizer é que as cervejas de trigo têm tendência a ser difíceis de filtrar após a brassagem, daí o empapar que ele falava, eu como comecei pelo BIAB não tive esse problema de filtração, nunca utilizei uma panela dessas automática mas claramente não tiveste esse problema por que pelos vistos a tua já se encontra a fermentar.

Em relação ao problema da foto, bem na realidade não é problema nenhum, está tudo perfeitamente normal, como tinhas feito cervejas de kit nunca tinhas visto tanto turb no fundo do fermentador só isso, uma das causas de tanto turb pode aer devido ao trigo, mais proteínas no mosto significa mais proteínas no fundo do fermentador, é só isso que a fotografia mostra mais nada.

Espero ter ajudado. :~~

Mas já agora só uma opinião pessoal normalmente as cervejas de trigo são feitas com pilsner e não pale malt, é uma questão histórica e fica uma cerveja mais clara, também não há o hábito de fazer dry hopping mas isso já vem do gosto de cada um.

Boas cervejas :):)

Tudo dito! :):)

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes