A MINHA PRIMEIRA!!!

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
RAPOZINHO
Beer Hunter
Registado: sábado ago 27, 2016 18:30

A MINHA PRIMEIRA!!!

Mensagempor RAPOZINHO » segunda set 19, 2016 12:38

Nunca fiz cerveja com extrato, não sou fã do conceito!
Meti maos à obra e fiz uma all grain a partir de um kit... é este o resultado:

Imagem

Devia dar 20 litros, mas a conversão foi má, fiquei pelos 16 para conseguir atingir o ABV esperado.

Depois de duas semanas e meia de priming, sabe maravilhosamente bem.

RAPOZINHO
Beer Hunter

Re: A MINHA PRIMEIRA!!!

Mensagempor RAPOZINHO » segunda set 19, 2016 12:42

Aproveito para partilhar o meu mash tun improvisado a partir de uma bilha de leite (em aluminio)!
Parece um vai-vem espacial!

A panela de fervura (barril) Imagem de 50 litros está em fase de acabamento!

RAPOZINHO
Beer Hunter

Mensagempor RAPOZINHO » sábado set 24, 2016 19:53

bIBA!!!

A segunda foi hoje para o fermentador!

Na primeira com um kit para 20 litros, fiz 16 com uma densidade antes de fermentação de 1052!!!! (talvez elevada demais)

Na segunda (feita hoje) decidi repetir a receita mas aumentei as quantidades para fazer 25 litros!!!
A primeira a receita indicava 2,5 litros agua por kg de grão; Achei que foi um dos factores que prejudicou a conversão e aumentei para 3,1 litros por kg...

Mas tb aumentei a agua do sparge....

Resultado: cerca de 37 litros de mosto a 1043 de densidade!!!! (ttalvez baixo demais)

Será que me precipitei com a quantidade de água?
(usei 5.75 kg malte
18 litros no mash
25 litros no sparge)

PS: Eu sei que sou chato, mas agradecia um comentário só para saber se vou na direção certa!!! :mrgreen:

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » domingo set 25, 2016 12:50

Parece-me que estas no bom caminho, embora neste mundo isso seja muito subjectivo. Cada um vai ter a sua experiencia e adaptar-se ao seu equipamento... é uma vida de testes de erro/acerto.

A questão da água não deve haver problema. Há um mínimo estabelecido de 2,5L/kg, a quantidade a mais não me parece que faça mal. Esses cálculos deves anotar para afinar no próximo lote. Já sabes que para atingir a densidade esperada deves reduzir um pouco na agua da brassagem ou do sparge.

Continua!! O que importa é que estejas a gostar!

Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » domingo set 25, 2016 23:21

goaman Escreveu:Parece-me que estas no bom caminho, embora neste mundo isso seja muito subjectivo. Cada um vai ter a sua experiencia e adaptar-se ao seu equipamento... é uma vida de testes de erro/acerto.

A questão da água não deve haver problema. Há um mínimo estabelecido de 2,5L/kg, a quantidade a mais não me parece que faça mal. Esses cálculos deves anotar para afinar no próximo lote. Já sabes que para atingir a densidade esperada deves reduzir um pouco na agua da brassagem ou do sparge.

Continua!! O que importa é que estejas a gostar!

Como disse o goaman está tudo certo, só tens de reduzir um pouco a quantidade de água utilizada, não sabendo as perdas que tens durante a fervura é partindo do princípio de uma fervura de 60 minutos claramentetens água a mais.

Tenta apontar para no total teres 1 litro para cada quilo de grão utilizado, o perdido durante a fervura que vais ter de calcular para o teu sistema, mais a quantidade final do lote.

Dividindo entre a brassagem (normalmente eu tenho 3L/kg) e a água para o sparge e tens no final uma quantidade mais aproximada da desejada para a receita.

PS: adorei a mash tun. Mas como fazes a filtração do grão???

RAPOZINHO Escreveu:
PS: Eu sei que sou chato, mas agradecia um comentário só para saber se vou na direção certa!!! :mrgreen:

Nada chato, todos nós temos de começar por algum lado, ajuda sempre ter alguém a dar umas dicas e a aprender mais depressa.

Em garrafa Dubbel
RAPOZINHO
Beer Hunter

Mensagempor RAPOZINHO » segunda set 26, 2016 13:17

Boas!
Obrigado pelas respostas!

Estive a analisar os apontamentos e afinal foram 35 litros e não 37! Mesmo assim é água a mais!!!

A filtração é feita por sifonagem;
Construi uma "grelha" (mainfold) de tubos em cobre com várias ranhuras, juntei uma mangueira, e fiz a recirculação manual!!

Mais tarde vou mudar para um barril de 50 litros e aí vou colocar torneira, bomba e fundo falso!!
Se bem que a bilha tem umas dimensões excelentes para filtrar; é mais alta que o tradicional barril e tem tampa...

Mais uma(s) pergunta:
Ganha-se alguma coisa com o multi step mash?
É mais rápido? a taxa de conversão é melhor?
ou infusão a 66 graus é melhor?

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » segunda set 26, 2016 13:28

RAPOZINHO Escreveu:Boas!
Mais uma(s) pergunta:
Ganha-se alguma coisa com o multi step mash?
É mais rápido? a taxa de conversão é melhor?
ou infusão a 66 graus é melhor?

Aconselho a ler o "How to brew"... encontra-se disponível online e não se paga:

http://www.howtobrew.com/

Essa pergunta é consequência de se meter as mãos na massa sem se entender o fundamental da elaboração de cerveja. Meter as mãos na massa é essencial, mas saber o porquê faz parte e é essencial para se evoluir.

É uma pergunta que posso responder sim e não, dependendo de vários factores e do estilo da cerveja...

Faz uma busca rápida por "alpha e beta amylase"... vais ter uma ideia.

Cumprimentos.

RAPOZINHO
Beer Hunter

Mensagempor RAPOZINHO » segunda set 26, 2016 14:11

Já li o How to brew duas vezes em ingles e uma em portugues do brasil!
Até já imprimi e encadernei!!!

O livro refere que algumas cervejas ganham com o multi step!

Vou reler esse capitulo.... :):)

Paulo AG
BeerMaster
Registado: quarta nov 11, 2015 20:49
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » terça nov 22, 2016 13:01

Formidável arranque. O how to brew é mesmo a bíblia. Acho que fazes bem começar por kits de malte. Depois podes sacar receitas da net e copiar e a prazo começar a conceber as tuas próprias. Não te esqueças que: o grão e o lúpulo "comem" água. Tens que perceber o ritmo de evaporação do teu "sistema". Se na pré fervura tiveres um pouco de mosto a mais e a densidade baixa podes ferver mais tempo e deixar evaporar até atingir os valores que te interessam e iniciar, só aí, as adições de lúpulo. Usar mais do que uma panel para aumentar a area de evaporação. Como o Goaman disse escreve tudo! Os nossos erros são o nosso melhor professor! Boas cervejas!
Deixo-te dois links. Um para uma curta série de videos para ajudar quem começa. Podes fazer zapping para as partes que te interessam

https://www.youtube.com/playlist?list=PLmH8Wp1oRtCN5vUW1mRzTQ7zak4HV-W3-

Outro para um video do Don Osborn, um dos melhores cervejeiros caseiros, para mim, onde ele descreve um sistema fácil e com pouca tecnologia

https://www.youtube.com/watch?v=JMHLqnWCNjE

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » quarta nov 23, 2016 12:48

O mash tun tá fantástico.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado: