All grain

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
seneaf
O que é uma cerveja?
Registado: segunda jul 18, 2016 18:14

All grain

Mensagempor seneaf » sábado set 24, 2016 17:36

boas, depois de me ter iniciado neste fantastico mundo atraves dos kits , sinto o impulso para o salto all grain, estava a pensar no BIAB nesta fase, que conselhos podem dar nesta fase?

goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Re: All grain

Mensagempor goaman » domingo set 25, 2016 12:55

Eu aconselho sempre BIAB a quem se inicia em grão por vários motivos:

-O investimento é menor
    -Demoras menos tempo
    -é mais facil

Não sei ao certo que tipo de conselhos procuras... se ja fizeste em kit, pelo menos as praticas de limpeza e sanitização de equipamento ja deves saber. Sabes todo o processo de fabrico em grão? O ideal será sempre fazer um workshop acompanhando uma produção... meter a mão na massa com alguém a acompanhar é a melhor opção para se tirar duvidas. Se for impossível, é começar a ler o "How to Brew". Lá está tudo o que precisas saber.

Boa continuação!

rodrigodias
Beer Hunter
Registado: segunda jun 01, 2015 18:18

Mensagempor rodrigodias » domingo set 25, 2016 17:12

TANBEM RECOMENDO

seneafon
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda jul 18, 2016 18:16

Mensagempor seneafon » domingo set 25, 2016 23:26

Boas, para ja estou a começar a ler o how to brew, e a absorver muita informação no YouTube e em fóruns que pesquisei sobre o BIAB ,como o BIABrew e o beersmith, e o processo parece fácil de entender,mas dando uma vista de olhos nalgumas receitas parece engenharia espacial mas com a pratica pretendo chegar a fazer cerveja "bebivel".

Enviado de meu ViewSonic V500 usando Tapatalk

Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » domingo set 25, 2016 23:36

Boas comecei pelo sistema de BiAB.

É claramente mais barato e mais simples, como investimento inicial apenas precisa de um termómetro, um densímetro, um saco próprio e de uma panela grande.

A grande desvantagem é pelo menos na minha opinião é a eficiência obtida, não má apenas menor do que nós métodos tradicionais.

Tens um fórum específico para BIAB em inglês dá uma vista de olhos por lá.

Sim o How to Brew é de leitura obrigatória para o inicio, mais tarde haverá livros mais específicos que podem ajudar.

Pede a algum membro do fórum para ir a casa dele num Brew day, aprendes sempre algum truque, algumas vezes o que não fazer e de certeza que ele vai agradecer a ajuda.

Sempre tens o YouTube, vi horas de vídeos antes de fazer a minha primeira cerveja.

Boa sorte.

Em garrafa Dubbel
seneafon
Já saca as caricas fora!

Mensagempor seneafon » segunda set 26, 2016 9:35

Em termos de panelas há diferença entre ser de alumínio ou inox?

daniel.colaço
Bebedor de minis!
Registado: quarta set 21, 2016 11:10

Mensagempor daniel.colaço » segunda set 26, 2016 10:16

A respeito do tema alumínio/inox, há um artigo interessante sobre isso aqui... http://beersmith.com/blog/2010/08/17/al ... wing-pots/

Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » segunda set 26, 2016 21:49

seneafon Escreveu:Em termos de panelas há diferença entre ser de alumínio ou inox?

Pois até agora a principal diferença que observei foi mesmo o preço :~~ , de resto pode ser por aselhice minha mas para mim as cervejas parecem iguais.

Em garrafa Dubbel
seneafon
Já saca as caricas fora!

Re: RE: Re: All grain

Mensagempor seneafon » segunda set 26, 2016 21:54

Silva Escreveu:
seneafon Escreveu:Em termos de panelas há diferença entre ser de alumínio ou inox?

Pois até agora a principal diferença que observei foi mesmo o preço :~~ , de resto pode ser por aselhice minha mas para mim as cervejas parecem iguais.

Mas que panela de alumínio tem? Hoje fui ver preços e uma de 30 lt alumínio normal cerca de 25€ , em alumínio fundido cerca de 55€ ,se for de inox 75€.

Silva
Beer Hunter

Re: RE: Re: All grain

Mensagempor Silva » quarta set 28, 2016 22:34

seneafon Escreveu:
Silva Escreveu:

Mas que panela de alumínio tem? Hoje fui ver preços e uma de 30 lt alumínio normal cerca de 25€ , em alumínio fundido cerca de 55€ ,se for de inox 75€.

Tenho duas uma de alumínio uma de alumínio fundido de cerca de 15l e foi 10€ a outra de alumínio normal de 20l que foi mais cara, as duas já não eram novas. Mas agora já só as utilizo para aquecer água.

Comprei uma de 50l em inox com torneira e tubo de malte para as brassagens e deixei o BIAB. Ja foi bastante mais caro mas também não tenciono comprar mais nenhuma na minha vida portanto foi um investimento unico. -((((

Acho que alguma coisa entre os 30 e 40 litros é o ideal para lotes de 20l, vai valer sempre a pena uma folga valente quando aquilo começa a ferver.

Espero ter ajudado.

Já agora é que panela tens não tem, acho que aqui não é necessário grandes formalidades.

Boas cervejas.

Em garrafa Dubbel
seneafon
Já saca as caricas fora!

Mensagempor seneafon » quarta set 28, 2016 22:46

Obrigado pela resposta, ainda estou a estudar a minha iniciação no All grain e para ser sincero estou inclinado para o sistema de tres panelas , irei em princípio investir em panelas de inox,pois sera um investimento único, vamos ver .

Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » quarta set 28, 2016 23:27

seneafon Escreveu:Obrigado pela resposta, ainda estou a estudar a minha iniciação no All grain e para ser sincero estou inclinado para o sistema de tres panelas , irei em princípio investir em panelas de inox,pois sera um investimento único, vamos ver .

No início também andei a estudar um sistema de 3 panelas mas acabei por ir para o sistema te uma panela com o tubo de malte porque em termos de preços que andei a ver ficava mais barato e já tinha uma panela que dava para aquecer a água para o sparge.

Não te esqueças que também vais ter de investir numa bomba para transfegas.

Mas procura no fórum que há pessoal que explica o sistema de 3 panelas que utiliza.

Boas cervejas.

Em garrafa Dubbel

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes