fermentação

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
jlobo
Beer Hunter
Registado: terça jul 23, 2013 20:49

fermentação

Mensagempor jlobo » sexta nov 11, 2016 18:18

Boas, pessoal eu costumo deixar fermentar a minha cerveja por uma semana, no fim mudo para um novo balde fermentador, (para me livrar dos resíduos) e fica mais duas semanas, só então passo ao priming e engarrafamento.
Na ultima produção tive um problema com uma contaminação e quero substituir os dois fermentadores por um tipo balão em vidro, (penso que seja melhor tanto para lavar no fim como para desinfestar), o problema e que passava a ter só um, e assim não posso fazer a transfega para me livrar dos resíduos, Estava a pensar em fazer uma fermentação mais curta tipo 5 a 7 dias, e fazer priming e engarrafar e então aqui deixar ficar mais uns dias a fermentar em garrafa...
Obrigado

ppecas
Bebedor de minis!
Registado: quinta abr 14, 2016 16:12

Re: fermentação

Mensagempor ppecas » sexta nov 11, 2016 19:15

Viva, acho desnecessária a passagem para secundário, só aumenta a possibilidade e risco de contaminação. Eu deixo 15 dias a fermentar e depois engarrafo.

JoaoPCF
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta nov 03, 2016 14:11

Re: fermentação

Mensagempor JoaoPCF » terça fev 28, 2017 15:34

A teoria por detrás de mover a cerveja para um secundário é que é benéfico para separar a cerveja e sedimento o mais rapidamente possível após a fermentação activa. As células de levedura mortas, matéria de lúpulo e matéria de grãos deixada pela fermentação poderiam transmitir sabores se deixadas em contato com a cerveja por muito tempo.

Também mover para um secundário dá ao brewer uma grande oportunidade para colher levedura para lavar e reutilizar, fazer dry-hopping (pensem em IPAs) ou fazer adicoes de fruta, especiairias, cafe, chocolate, etc.

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes