Pilsen

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
flipe5
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo abr 19, 2015 21:37
Contacto:

Pilsen

Mensagempor flipe5 » sábado dez 17, 2016 2:17

Boa noite pessoal,

Venho aqui partilhar a minha experiência e pedir a vossa opinião.
Já fiz em casa cerveja de extrato e também já tinha feito varias receitas de grão mas sempre com amigos e com os seus equipamentos. Esta foi a primeira vez que fiz cerveja de grão em casa sozinho e com o meu equipamento. Fiz pelo metodo BIAB.
Receita Pilsen para 21L: 5,7% ABV e 39IBU (segundo calculos do Beersmith)
4,5Kg Pilsen
0,8Kg Munich
0,2 Caramunich II
75g Saaz [3,8%] Amargor
22g Saaz sabor
22g Saaz Aroma
Levedura Brewferm Lager

Obtive densidade inicial de 1054 (Densidade esperada era de 1052 então calhou bem perto do previsto).
A fermentação inicou com 18ºC, mas no dia seguinte baixei para 14ºC e fui mantendo .
Ao 3º dia fiz a primeira transfega e registei uma densidade de 1029 (achei estranho densidade tão baixa mas só depois reparei que o refratometro não estava calibrado, então esta medição não está correcta).
Ao 13º fiz a segunda transfega e registei uma densidade de 1015 (desta vez com densimetro).
Neste momento estou no 14º dia de fermentação e a minha dúvida é o que eu faço asseguir. Segundo algumas indicações, deveria agora subir a temperatura para 16-17º por 3 dias para eliminar o diacytl e depois por a maturar. Será cedo? Se subir a temperatura nestes 3 dias a densidade chegará aos 1010 como o esperado?
Quanto tempo de maturação recomendam?

Já agora o que acharam da receita? Parece estar com um sabor forte ao lúpulo. Sei que isso depende do gosto de cada um mas na vossa opinião será que usei demais?

Cumprimentos

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: Pilsen

Mensagempor nogueiraf » terça dez 20, 2016 10:28

só uma pergunta ferveste 60 ou 90 minutos?

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
flipe5
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo abr 19, 2015 21:37
Contacto:

Mensagempor flipe5 » terça dez 20, 2016 14:02

nogueiraf Escreveu:só uma pergunta ferveste 60 ou 90 minutos?

Fervi 90 min

A mostura foi de 90 min a 67º.

Paulo AG
BeerMaster
Registado: quarta nov 11, 2015 20:49
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » domingo jan 01, 2017 16:18

Muito bom aspecto! Eu, por norma, faço 2 semanas e depois 2/3 dias subindo a temperatura até ao 19. Depois passa para secundário e fica 4 semanas (o mais frio possível) antes de embalar. Parece que os males menos modificados, como os pilsener, beneficiam com step mash. Eu faço nesse tipo de cerveja porque li que era benéfico ao perfil final do malte. O brewferm lager atenua assim tanto? 1010? eu nunca usei esse fermento.

Boas cervejas e vai dizendo como calhou

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes