Fazer (fiz!!!) cerveja em casa...

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
Sid
O que é uma cerveja?
Registado: quarta ago 01, 2007 9:42

Fazer (fiz!!!) cerveja em casa...

Mensagempor Sid » quarta ago 01, 2007 12:07

olá a todos!!!!

é a primeira vez que escrevo um post aqui... apesar de já me ter registado a algum tempo!

então é assim, o bichinho pela produção artesanal de cerveja começou quando a minha mãe me falou que quando ela era pequena havia uma pessoa lá no sítio que fazia cerveja a partir de café. eu achei uma coisa fantástica e comecei a pesquisar sobre o assunto...(vantagem das letrinhas www)

depois de alguma pesquisa meti mãos à obra.
comprei café em grão, lúpulo e fermento (vulgo de padeiro)...
o café foi fácil, o fermento também (apesar de não ter a certeza se o fermento de padeiro será o mais adequado para a produção de cerveja), o lúpulo é que foi mais difícil adquirir... (no zona do Porto não nenhuma loja especializada nesta matéria)

e então um sábado resolvi produzir cerveja. não correu mal, podia ter corrido melhor.

o aspecto visual não foi o melhor no final uma vez que ficou ligeiramente turva (não a filtrei)

o sabor era a café (como é óbvio!) e ligeiramente a fermento (por isso é que não sei se o fermento de padeiro é o mais adequado)...

para primeira vez não ficou mal e estou com ideias de repetir a experiência!!!

se quiserem saber mais algumas especificações...

abraço :D

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta ago 01, 2007 12:25

Caro Sid,

antes de mais quero desejar as boas-vindas ao nosso fórum. Espero que possas aprender connosco muitas coisas que possibilitem mais e melhores produções cervejeiras e, como é óbvio, o inverso também, isto é, através das tuas fermentações nós próprios ficarmos a conhecer um pouco melhor o mundo fascinante da produção de cerveja em casa.

A utilização do café na elaboração de cerveja é, para mim, quase uma novidade. Já tinha lido uns artigos sobre o tema mas confesso que nunca me deparei com um areceita onde se incluissem mesmo grãos de café. De que modo é que estes influeciaram a tua cerveja? Imagino que muito em termos de aroma e sabor e em termos de cor? O que é curioso é que não mencionas malte ou outro cereal nos ingredientes da cerveja? O café substituíu os cereais?

Bom, não vou massacrar mais com perguntas. Espero que a estadia aqui no fórum seja frutuosa e qualquer dúvida ou sugestão estás à vontade para colocar. Abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta ago 01, 2007 22:51

Caro Sid, antes de mais, benvindo à Comunidade do CdM!
Confesso que nunca tinha ouvido falar em cerveja feita a partir de café, e, tal como o Bruno, fui logo invadido por uma série de dúvidas.
Fiz uma pesquisa no nosso amigo Google, e encontrei um artigo sobre cerveja de café, que deve ser a mesma a que te referes. Para quem quiser ler o artigo:

http://www.newscientist.com/article.ns?id=dn8248

Aquí fica uma foto de uma cerveja produzida em Inglaterra, com grãos de café originários do Ruanda.

Imagem

Abraço

Sid
O que é uma cerveja?

Mensagempor Sid » quinta ago 02, 2007 10:01

boas a todos,

pois de facto o café fez toda a diferença na produção da cerveja...
começando pela última pergunta, sim o café substitui o malte ou outros cereais que podem ser utilizados na produção de cerveja.
o processo de brassagem para obtenção do mosto é em tudo semelhante ao processo com malte.
em termos de cor ficou entre a coloração de cerveja "branca" e cerveja "preta". em muito, claro está, influenciado pela coloração dos grãos de café.
quanto ao sabor, como já tinha referido, ficou com sabor a café e não fosse o ligeiro sabor a fermento (porque não filtrei) o sabor era excelente. apesar de não serem grãos de café do ruanda :lol: ...

:idea: o café que utilizei era café torrado "normal" mas também quero experimentar agora com café torrefacto (mais consumido / conhecido em espanha), que é torrado com açucar e mel de alfarroba!

vamos ver como será o sabor desta nova cerveja. agora desta vez já com filtragem e com uma produção de mais litros, porque da primeira vez (para experimentar) fiz só cerca de 5-6 litros...

Abraço cervejeiro

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta ago 02, 2007 10:34

Caro Sid,

esta é uma ideia que tenho e com este tópico fica reforçada: todos temos a aprender uns com os outros e mesmo os mais experientes na arte do homebrewing (que não é o meu caso), descobrem coisas novas com a experiência dos outros. Esta receita de café é, de facto, extremamente inovadora e fiquei com bastante curiosidade relativamente ao produto final.

Ficamos à espera do reslutado dessa nova tentativa! Abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta ago 02, 2007 10:38

E assim surgem novas ideias para os Homebrewers, uma mistura de malte de cevada ou trigo, com alguns grãos de café :D. Afinal é esse o principal gozo do homebrewing, experimentar e inovar! Fica a sugestão.

Abraço

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Re: Fazer (fiz!!!) cerveja em casa...

Mensagempor Cerevisiae » domingo ago 05, 2007 0:28

viva,

Sid Escreveu:então é assim, o bichinho pela produção artesanal de cerveja começou quando a minha mãe me falou que quando ela era pequena havia uma pessoa lá no sítio que fazia cerveja a partir de café. eu achei uma coisa fantástica e comecei a pesquisar sobre o assunto...(vantagem das letrinhas www)

depois de alguma pesquisa meti mãos à obra.
comprei café em grão, lúpulo e fermento (vulgo de padeiro)...
o café foi fácil, o fermento também (apesar de não ter a certeza se o fermento de padeiro será o mais adequado para a produção de cerveja), o lúpulo é que foi mais difícil adquirir... (no zona do Porto não nenhuma loja especializada nesta matéria)

De facto existe há muito cerveja com café. O estilo é designado de coffee stout e consiste numa cerveja de base tipo stout na qual são adicionados alguns grãos de café durante a fervura. A ideia é reforçar as notas de torrado / café dos maltes escuros com o próprio café. Tenho uma grande curiosidade por este estilo de cerveja. Tanto quanto sei é relativamente popular entre homebrewers mas não me parece que tenha muita expressão do ponto de vista comercial pois nunca provei nem ouvi falar de nenhum exemplo comercial. Ando há alguns anos para experimentar fazer uma coffe stout. No meio de tantas coisas que quero experimentar esta tem ficado para trás ... talvez um dia destes ...

Ralativamente à cerveja do Sid não admira que tenha um gosto a fermento. O fermento de padeiro, embora seja também Saccharomyces Cerevisiae e permita a fermentação de açúcares não é a estirpe mais adequada para a produção de cerveja. As poucas "coisas" que conheço elaboradas com fermento de padeiro deixam sempre um travo horrível a fermento.

A lista de ingredientes deixou-me perplexo : café, lúpulo e fermento. Ou há aqui um lapso ou falta algo! Uma fonte de açúcar, nomeadamente malte. Espero que tenha sido um lapso, pois caso contrário estás a fazer ice coffe com fermento :shock:

não percebi a frase:
o café substitui o malte ou outros cereais que podem ser utilizados na produção de cerveja. o processo de brassagem para obtenção do mosto é em tudo semelhante ao processo com malte.
???? o que queres dizer ?

Outra dúvida:
vamos ver como será o sabor desta nova cerveja. agora desta vez já com filtragem e com uma produção de mais litros, porque da primeira vez (para experimentar) fiz só cerca de 5-6 litros...

Filtragem de quê ? da cerveja ? O aroma a fermento vem do tipo de fermento que usaste. Ao filtrar a cerveja sem equipamento adequado arriscas-te a oxidar o precioso nectar e complicar ainda mais as coisas ...

PS: Gosto deste tópico de cerveja com café, álcool e cafeína juntos !!!

Sid
O que é uma cerveja?

Mensagempor Sid » segunda ago 06, 2007 17:38

boas,

antes de mais gostaria de referir que não sou nem pretendo ser um cervejeiro... longe disso!!!
apenas aproveitei uma ideia, deveras interessante, e resolvi fazer uma experiência, com base nalguns conceitos fundamentais!
se a experiência corresse bem partiria para uma outra fase: produção de uns poucos litros para consumo interno... eh!!!eh!!! (e pós amigos caso gostem) mas sempre na óptica do amadorismo... :)

ainda assim e respondendo ao cerevisiae, de facto não revelei um outro ingrediente utilizado por me parecer bastante óbvio: açucar!!!

obtém-se cerveja apartir de malte - cereais germinados - onde as enzimas convertem o amido - polissacrideo - em açucares simples (para posterior utilização pelas leveduras - fungos para os que não sabem!!! :D ). este processo é necessário por duas razões:
- o amido é um polissacarídeo pouco hidrossolúvel e portanto na brassagem ficariam poucos açucares;
- o amido por ser um polissacarideo torna-se mais "dificil" a sua utilização pelas leveduras.

neste caso não havia malte e como tal não haviam açucares simples... passando a solução por adicioná-lo directamente (o que aliás ocorre em alguns tipos de cerveja), neste caso adicionei açucar amarelo! para que se saiba...

dando origem não a um ice coffe com fermento :? , mas a uma cerveja (ainda que com todas as limitaçãoes de uma produção artesanal) totalmente obtida a partir de grãos de café. :idea:

havendo assim uma total substituição do malte (que normalmente é de cevada por ser mais rico em amido) por grãos de café não germinado - no fundo são utilizados na mesma cereais mas no meu caso não usei cereais germinados e portanto com menores reservas de açucares simples!

uma outra situação abordada foi o fermento. bem sei que o fermento de padeiro não é o adequado para a produção de cerveja mas o processo de fermentação é em tudo idêntico - e o próprio pão feito com levedura se bem te recordas não tem um travo horrível a fermento...
quando partimos para uma experiência há desvios que já estão previstos outros não... neste caso este desvio relativamente ao sabor já era espectável! e no caso concreto não tinha um travo horrível, aliás estava bem disfarçado pelo sabor a café...

outra questão pertinente é o da oxidação. mas julguei que fosses abordá-la no processo de fermentação e não neste. contudo, quero referir que o processo de oxidação ocorrerá quando a substância (neste caso a cerveja) entra em contacto com o ar - oxigénio (daí o nome oxidação :o )...
como se efectuarmos uma filtragem em sistema fechado o líquido não entra em contacto com o ar o problema da oxidação não se põe...

P.S.:um néctar é um líquido açucarado produzido pelas próprias plantas (através de órgãos específicos - nectários), como é o caso do sumo obtido das laranjas ou uvas, entre outros frutos... no caso da cerveja, o líquido açucarado - vulgo mosto é obtido porque alguém teve a feliz ideia de extrair os açucares de cereais pela adição de água a temperatura controlada...

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda ago 06, 2007 23:11

Caro Sid ,

OK usaste açúcar , logo a coisa fermentou !! ufa. È que ás vezes aparece-me gente com ideias mto estranhas e nem se lembram que para a levedura produzir álcool é necessário uma fonte de açúcar.

não vou comentar as tuas afirmações sobre o malte e brassagem, se não nunca mais acabamos...

Acho a a ideia gira, uma solução açucarada de café a fermentar ! Conheço um tipo que está a fazer uma espécie de ginger ale de forma semelhante: açúcar amarelo e gengibre e levedura claro.
Apesar de não ser um purista (basta ver os meus posts sobre a Reinheitsgebot) tenho dificuldade em chamar cerveja à bebida obtida a partir de açúcar. Na minha opinião, cerveja é uma bebida fermentada à base de cereais. Isto não diminui uma bebida de açúcar e café ou qualquer outra coisa, é apenas uma questão de definição. Se souber bem estou-me nas tintas para o nome !!!!!!

Tens toda a razão no que diz respeito ao facto da fermentação do pão ser semelhante à da cerveja. Acontece que o paõ coze e aquele aroma de levedura desaparece. Experimenta usar levedura de cerveja a sério nas tuas bebidas e notarás uma grande diferença ... para melhor

Quando falei da filtração estava com medo que de um sistema caseiro tipo pano num funil. Acreditem há quem use !!! Se tens um sistema de filtração que minimiza o contacto como ar deve correr bem. Em principio acho que não há necessidade de filtrar. Ao usar uma levedura com as características de floculação adequadas consegue-se uma bebida límpida e sem "off-flavors" de fermento.

PS: eu sei o que é néctar, usei a palavra no sentido literário e não no sentido científico, obviamente !

Sid
O que é uma cerveja?

Ingredientes

Mensagempor Sid » terça ago 14, 2007 10:17

Boas a todos mais uma vez,

como tinha dito estava a ver se preparava uma cerveja a partir de grão de café.
consegui arranjar grão de café de um lote especial e portanto estou a guardá-lo para o efeito.
vou tentar arranjar café verde e ver se consigo fazer malte para a cerveja ser ainda melhor (mas esta solução não me parece tão viável!!! :( )
mas tenho um sério problema :roll: o facto de não conseguir arranjar lúpulo. aliás, não conseguir arranjar mais de um tipo de lúpulo... e outro problema é não conseguir encontrar fermento cervejeiro!
estive a pesquisar e encontrei que nas "ervanárias" encontra-se levedura de cerveja... mas não tenho a certeza se vai funcionar correctamente uma vez que pode ter outro tipo de aditivos!

moro no porto e aqui não se encontra nenhuma casa da especialidade~... o que torna difícil encontrar os produtos certos!!!
e a solução de enviar pela cerveja caseira não me parece muito viável (não sei porquê, mas não me inspira grande confiança!!!)

se alguém souber de algum sítio onde se possa encontrar estes produtos agradeço a informção!!!

abraço

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça ago 14, 2007 12:53

Penso que a loja da cerveja caseira é das poucas, ou senão, a única solução que tens. Penso que é a única do género em Portugal, e apesar de ainda não ter comprado nada, é uma loja que me dá toda a confiança. O dono da loja é membro aqui do forum, e penso que alguns dos outros membros já terão comprado material lá e nunca tiveram qualquer tipo de problema.
Se mesmo assim não quiseres comprar o que necessitas na loja da cerveja caseira, embora eu ache que é o melhor sitio para o fazer, penso que podes fazer uma propagação de levedura a partir de levedura de algumas cervejas de reconhecida qualidade. As cervejas que sofrem uma refermentação na garrafa com o objectivo de fazer a sua carbonatação, possuem sempre um pequeno depósito no fundo da garrafa. Se tiveres o máximo cuidado com as qustões de higiene, penso que facilmente poderás colocar essa levedura num mosto, ou então num meio rico em nutrientes, e assim consegues obter uma boa quantidade de levedura de boa qualidade. É claro que corres sempre o risco de a levedura já não estar nas melhores condições, devido a más condições de transporte da cerveja, mas isso são outras questões.
Mas uma vez mais, aconselho-te a comprares o que precisas na Loja da Cerveja Caseira, já que têm uma enorme variedade, que de lupulo, quer de levedura, e penso que não terás qualquer tipo de problemas com o material.
Espero ter ajudado.
Abraço

olhapatraz
O que é uma cerveja?
Registado: sábado dez 02, 2006 14:18

Mensagempor olhapatraz » sexta ago 17, 2007 12:49

Boas!!
Encontrei mais um site que vende material para fazermos a nossa cerveja!!
Tem tudo o que é preciso, grande variedade de lupulo e de outros ingredientes..
É sinal que esta arte está a evoluir neste nosso pais!!

Visitem www.cervejartesanal.com

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » sábado ago 18, 2007 10:03

nao gosto lojas / sites na Internet, onde não tem informações nenhums, "com quem" estamos a falar...
eu quero sempre saber, deonde compramos, sem obrigação dum registo imediato!

é estranho para mim, não ter nenhuma informação sobre o "dono" da página, pensei, que era obrigatório, de presentar o tal "impressum"!!??

olhapatraz
O que é uma cerveja?
Registado: sábado dez 02, 2006 14:18

Mensagempor olhapatraz » sábado ago 18, 2007 14:08

Mas possui uma secção de contactos, com todos os dados da loja...fica na zona de Coimbra..
Eu já lá fiz compras e são excelentes!!
Atendimento 5*!!

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » sábado ago 18, 2007 16:01

ahhhh, ok, não tinha visto isso....
os contactos costumam-estar no topo nos menus...mas tudo bem

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Re: Ingredientes

Mensagempor beertruck » segunda ago 20, 2007 12:14

Sid Escreveu:Boas a todos mais uma vez,

como tinha dito estava a ver se preparava uma cerveja a partir de grão de café.
consegui arranjar grão de café de um lote especial e portanto estou a guardá-lo para o efeito.
vou tentar arranjar café verde e ver se consigo fazer malte para a cerveja ser ainda melhor (mas esta solução não me parece tão viável!!! :( )
mas tenho um sério problema :roll: o facto de não conseguir arranjar lúpulo. aliás, não conseguir arranjar mais de um tipo de lúpulo... e outro problema é não conseguir encontrar fermento cervejeiro!
estive a pesquisar e encontrei que nas "ervanárias" encontra-se levedura de cerveja... mas não tenho a certeza se vai funcionar correctamente uma vez que pode ter outro tipo de aditivos!

moro no porto e aqui não se encontra nenhuma casa da especialidade~... o que torna difícil encontrar os produtos certos!!!
e a solução de enviar pela cerveja caseira não me parece muito viável (não sei porquê, mas não me inspira grande confiança!!!)

se alguém souber de algum sítio onde se possa encontrar estes produtos agradeço a informção!!!

abraço

Sid,

Compreendo perfeitamente o teu receio pois eu também não me atiro de cabeça para estas coisas da internet quando não sabemos quem é o nosso interlocutor. Na verdade, nunca sabemos quem é que está do outro lado.

No caso específico da Loja da Cerveja Caseira (do nosso colega de fórum e meu amigo, Cerevisiae), posso-te garantir que podes ter absoluta confiança.

Mas, lá esta... como também não me conheces...

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda ago 20, 2007 12:40

É sempre com prazer que vejo surgir mais uma loja/site/blog dedicado à nobre bebida que é a cerveja. Portanto, se apareceu mais uma loja com artigos para homebrewing na região de Coimbra, louve-se o facto.

Relativamente à questão do registo e dos contactos, costumo ter uma abordagem prática: faço uma primeira aquisição, pequena, para ver como a coisa corre. Se tudo correr bem, faço uma segunda compra, desta vez um pouco maior, para ver se tudo continua ok. E por aí fora. Neste caso, sendo este meio tão pequeno, presumo que nenhuma empresa se apresente sem um mínimo de qualidade, já que se qualquer coisa corresse mal, rapidamente seria divulgado na nossa comunidade. Logo, desejo boa sorte à Cervejartesanal.

Finalmente, no que concerne à Loja da Cerveja Caseira, posso considerar-me suspeito relativamente à sua análise, pois patra além de conhecer o dono, posso-me considerar amigo dele pelo que temo que a minha abordagem seja subjectiva. Se me perdoarem tal facto, digo-vos que é uma loja de inteira confiança, com atendimento personalizado e conhecedor da matéria.

Mantenho também contacto com os donos de duas lojas no Brasil que me parecem também muito boas: http://www.cervejaartesanal.com.br/ e http://www.cervejando.com/

Abraço,

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » terça ago 21, 2007 11:44

Finalmente, no que concerne à Loja da Cerveja Caseira, posso considerar-me suspeito relativamente à sua análise, pois patra além de conhecer o dono, posso-me considerar amigo dele pelo que temo que a minha abordagem seja subjectiva. Se me perdoarem tal facto, digo-vos que é uma loja de inteira confiança, com atendimento personalizado e conhecedor da matéria.

Também nunca tive qualquer problema nas inúmeras encomendas que fiz na Loja da Cerveja Caseira.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça set 18, 2007 14:16

Sid Escreveu: outra questão pertinente é o da oxidação. mas julguei que fosses abordá-la no processo de fermentação e não neste. contudo, quero referir que o processo de oxidação ocorrerá quando a substância (neste caso a cerveja) entra em contacto com o ar - oxigénio (daí o nome oxidação :o )...
como se efectuarmos uma filtragem em sistema fechado o líquido não entra em contacto com o ar o problema da oxidação não se põe...

Aproveitando a abordagem aqui feita ao processo de oxidação, deixo aqui partes de um texto retiradas de uma tese (e respectiva entrevista a um jornal) defendida por uma aluna brasileira destinada a entender a estabilidade oxidativa da cerveja.

"O resultado, apresentado como dissertação de mestrado no Departamento de Ciências de Alimentos da FEA, é que, no fim de sua vida de prateleira, a cerveja perde até 50% de sua capacidade antioxidante, conferida principalmente por compostos fenólicos, em especial flavonóides, grupo de compostos químicos encontrados em alimentos como frutas, vegetais, vinhos e cereais. No caso da cerveja, esses compostos são provenientes do malte e do lúpulo.

“As atividades antioxidantes dos flavonóides auxiliam tanto a própria bebida, retardando seu envelhecimento, como também podem contribuir para a prevenção de diversas doenças, como as degenerativas e do coração, devido ao seqüestro de radicais livres do plasma sangüíneo”, disse Priscila à Agência FAPESP.

Segundo ela, a cerveja contém cerca de 400 miligramas por litro (mg/l) de compostos fenólicos, enquanto o suco de goiaba, por exemplo, tem cerca de 700 mg/l e o suco de uva entre 1 e 2 gramas por litro. “Essa concentração é de fenóis totais, que incluem ácidos fenólicos e flavonóides como chalconas, flavanonas e flavonóis”, explicou.

Durante quatro meses de testes, a cada dez dias a pesquisadora colheu amostras e realizou cinco tipos de testes bioquímicos diferentes, além de análises sensoriais para identificação de modificações no aroma e sabor.

“Os resultados mostram que a cerveja pode perder, até o décimo quinto dia após a fabricação da bebida, até 35% de seus compostos fenólicos. Depois disso, a ação desses compostos se mantém constante até o sexto mês, quando se encerra a vida de prateleira média das cervejas, podendo perder mais 15% nesse período de estocagem do produto”, disse.

Nas análises sensoriais ao longo do envelhecimento, a pesquisadora constatou indicadores característicos do processo de oxidação da bebida, como o conhecido “gosto de papelão”.

“Isso é gerado pelo aumento da concentração de um aldeído presente na cerveja, chamado trans-2-nonenal. Além disso, há aumento do gosto doce e diminuição do amargo. Isso ocorre devido à reação de Maillard, efeito químico causado pela mistura de proteínas e açúcares”, disse. "

Interessante...

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » terça set 18, 2007 15:54

Não gosto de ser pessimista, mas não vai ser assim tão simples...
Experimenta!

Filtra metade da cerveja que fizeste e deixa a outra metade por filtrar.
Depois diz o resultado.

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta set 19, 2007 0:29

viva,

O excerto da tese relatado pelo Bmxutos é muito interessante. A influência dos polifenóis com antioxidantes está muito bem documentada no vinho. Também é conhecido o fenómeno da diminuição gradual do teor destes compostos devido a precipitação conjunta com proteínas, co-polimerizações, condensações e uma vasta panóplia de reacções químicas.

um composto citado: o trans-2-nonenal é actualmente um dos mais temidos no mundo cervejeiro. Esta substância transmite o sabor / aroma oxidado em quantidades tão baixas como 0,00001 mg / L ! O pior é que este composto pode ser gerado na cerveja mesmo na ausência de oxigénio, ou seja mesmo minimizando o contacto com o oxigénio podemos ter aromas a cerveja velha e oxidada. o problema parece estar ligado à enzima lipoxigenase existente no malte. O principal cuidado a ter é na qualidade e frescura do malte.

pegando no comment do ptlsousa:
tenho muitas dúvidas num sistema caseira / artesanal que impeça de facto a oxidação! A sugestaõ do ptlsousa de fazer um teste parece-me muito razoável. Parte do meu doutoramento incidiu na filtração de vinhos e deixer dizer-vos que filtrando consegue-se um produto límpido, cristalino e com boa apresentação ... e sabor ? Pois é sabor perde-se sempre complexidade e algumas nuances com a filtração! O problema da filtração é que vai remover para além dos colóides responsáveis pela turvação, macromoléculas que dão corpo À bebida e aromas que estão (de forma ainda não conhecida) ligados a estas mesmas macromoléculas. Resultado qualquer bebida perde carácter ao ser filtrada. Compreendo que a limpidez seja importante na apresentação do produto, mas tem um preço ....

saudações cervejeiras,

Fernando

Sid
O que é uma cerveja?

boas a todos

Mensagempor Sid » quarta out 03, 2007 14:41

olá estimados cervejeiros...

aqui estou eu novamente após uma pausa merecida para férias!
fiquei contente por ver que o fórum não pára...

caro ptlsousa,

não percebi muito bem a tua questão mas se o problema é fazer a filtragem em sistema fechado, o problema não se põe porque a cerveja sai do balde de fermentação através de mangueira e passa pelo filtro e chega à garrafa, sem nunca ter entrado em contacto com o ar ( anão ser quando está a cair dentro da garrafa...

abraço

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta out 03, 2007 17:05

fiquei curioso:

Que tipo de filtro?
porosidade?

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta out 03, 2007 20:12

Sid Escreveu:não percebi muito bem a tua questão mas se o problema é fazer a filtragem em sistema fechado, o problema não se põe porque a cerveja sai do balde de fermentação através de mangueira e passa pelo filtro e chega à garrafa, sem nunca ter entrado em contacto com o ar ( anão ser quando está a cair dentro da garrafa...

É fácil de perceber!
A filtração pode correr lindamente, obtendo-se uma cerveja com uma cor espectacular.

Mas raciocina através da lógica: - Quanto mais passos (ou complicações) existirem no processo de produção de cerveja em casa, mais variáveis (condicionantes da qualidade da cerveja) vão existir no processo.

... se pudesse, eu fermentava a cerveja no mesmo recipiente onde fervi o mosto...

Lembra-te de que esta é apenas a minha opinião. Há por aí muitos cervejeiros com mais experiência que eu, cuja opinião terá muito valor...

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta out 04, 2007 2:01

Caro Sid,

Que tal ficou essa "cerveja" de café?

Apesar de o teres afirmado, o café não é um cereal. É sim a semente da baga do cafeeiro. Vê em http://pt.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9.

Percebo a tua preocupação com a a filtração, provavelmente moeste o café e preocupas-te com a borra.

Sid Escreveu:mas tenho um sério problema o facto de não conseguir arranjar lúpulo. aliás, não conseguir arranjar mais de um tipo de lúpulo... e outro problema é não conseguir encontrar fermento cervejeiro!

Que levedura usaste? Levedura do ervanário ou levedura de pão? A primeira está morta (é usada como suplemento alimentar). Eu já testei a levedura do ervanário há mais de 6 anos atrás e por diversas vezes...

Se não consegues encontrar lúpulo e não tens confiança para o comprar na Loja da Cerveja Caseira, como moro perto do Porto, posso tentar ajudar-te... a menos que queiras ir a Ponte de Lima ou à Guarda, colhê-lo de um sítio que conheço...

Só mais uma coisa, aposta nessa experiência do malte porque açúcar amarelo fermentado equivale a rum por destilar.

Eu já passei por esse caminho...

Os ingredientes têm sempre razão!

Qualquer coisa que precises, avisa!

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!
cdmhb
Já saca as caricas fora!
Registado: sábado mai 25, 2013 14:54

Mensagempor cdmhb » quarta mai 29, 2013 22:40

Alguém sabe se chegou a haver nova produção de cerveja de café?

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta mai 30, 2013 0:35

Passaram 6 anos e continuo a aguardar...
Talvez daqui a 6 anos tenhamos uma resposta!

Pelo sim pelo não, faço uma Barley Wine... Se não houver resposta... há B.W.! :D

Abraço,

P. Sousa

Na prática, existe!

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 20 visitantes