I Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quinta jan 24, 2008 22:55

Concordo!

É difícil, com tantos detalhes a tratar, lembrar de tudo!
Eu acho o regulamento óptimo e não faria melhor.

Espero é que surjam bastantes cervejeiros no concurso e que tenha disponibilidade para estar em Lisboa no dia 25 de Maio, juntamente com alguns amigos.

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » quinta jan 24, 2008 22:58

r3b3l Escreveu:Ai o único problema é o facto da inscrição ser feita a quando da entrega da cerveja engarrafada. Ai as cápsulas vinham tarde demais....

A alterar-se o regulamento para as cápsulas únicas, altera-se também o método de inscrição, antecipando-a no tempo. :wink:

Abraço

Fernando

r3b3l
Beer Hunter
Registado: sexta dez 28, 2007 13:17

Mensagempor r3b3l » quinta jan 24, 2008 23:00

Bem, não era minha intenção levantar ondas... Apenas esclarecer uma duvida. Também concordo que o regulamento está bastante bom, e que é difícil pensar em todas as possibilidades. Tenho tanto interesse em que o concurso corra sobre rodas como todos vós, visto ser um grande passo para o nosso hobbie (e para a cerveja) em Portugal.

Abraço,
Miguel
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » quinta jan 24, 2008 23:13

Para mim parece-me mais fácil e mais lógico, que cada um entregue as garrafas e caricas que quiser, os copos são marcados nos bastidores e entregues aos juizes apenas com um número.

É assim que se fazem provas cegas em todo o lado. :lol:

Se quiserem saber como se organiza uma prova oficial digam, com marcações de copos, códigos, etc.

Brewmaster
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quinta jan 24, 2008 23:20

r3b3l Escreveu:Bem, não era minha intenção levantar ondas

Miguel

Esta é altura ideal para levantar ondas, dúvidas, questões existenciais, etc. :D

Neste momento somos uma dúzia de gatos pingados que se conhece pessoalmente ou vai-se conhecendo virtualmente aqui no Fórum. Se tudo correr bem com este Concurso, para o ano seremos 2, 3 ou 4 dúzias. Se neste momento temos confiança e relacionamento pessoal com as pessoas que estão a organizar a coisa, no futuro temos de arranjar medidas para que não possa ser posta em causa a seriedade ou independência dos resultados.

Abraço

Fernando

PS: Estou para aqui a atirar postas de pescada, mas não entendam os meus posts como algo oficial da organização. São apenas opiniões pessoais que julgo darem algum contributo à causa :D

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » quinta jan 24, 2008 23:29

barbas Escreveu:Miguel

Esta é altura ideal para levantar ondas, dúvidas, questões existenciais, etc. :D

Claro! Antes agora que no dia do concurso! :P

Abraço,

Miguel
barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » quinta jan 24, 2008 23:30

Rasec Escreveu:Para mim parece-me mais fácil e mais lógico, que cada um entregue as garrafas e caricas que quiser, os copos são marcados nos bastidores e entregues aos juizes apenas com um número.

A ideia não só é simples como me parece a ideal para constar no Regulamento :wink:

No entanto, com o actual Regulamento, partindo do princípio que o nosso confrade Cerevisiae será um dos júris, as garrafas vão direitinhas à mão dele :mrgreen:

Abraço

Fernando

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta jan 25, 2008 0:02

O meu amigo Rasec resumiu aquilo que eu vinha dizer. Mas como às vezes ando à volta do assunto e não consigo sintetizar o suficiente, a ideia que ele expressou representa bem o que penso.

Sendo este um 1º Concurso, o objectivo fulcral é que ele se realize, que tenha um bom número de participantes e que estes, no final, tenham gostado da iniciativa, convívio, e que anseiem pelo concurso do próximo ano.

Dito isto, agradeço os vossos elogios ao regulamento. De facto, não dá para pensar em tudo e ainda poderão surgir duvidas mas acho que não há a necessidade de pormos muitas restrições e pormenores. Só tentei definir minimamente o tamanho das garrafas, cápsulas, não existencia de rotulos, etc. Surgiu agora esta questão das swing-top. Tudo bem, poderíamos ter previsto isso visto eu próprio saber que muitos cervejeiros apreciam bastante estas garrafas pela facilidade no engarrafamento. Mas não há que ter vergonha de fazer melhoramentos e tornar algo ainda mais forte e resistente. Portanto, as cápsulas de swing-top irão para o regulamento.

Independentemente disso, a prova decorrerá como o Rasec referiu. Será uma prova cega em que alguém serve a bebida ao juíz, que apenas a identificará por um número e ponto final. O objectivo de definir requisitos mínimos para as garrafas, cápsulas, etc, era apenas para que se apercebessem que quanto mais descaracterizados vierem as vossas produções tanto melhor. Isso apenas ajudará o júri e a organização. Mas ninguém irá eliminar, num 1º concurso, um conjunto de garrafas lá por elas virem com caricas vermelhas. Há questões mais importantes que poderão levar à eliminação de uns exemplares, mas não estas.

O Regulamento estará actualizado amanhã.

Obrigado pelas vossas contribuições. Abraço,

papa-léguas
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: sexta out 13, 2006 13:02

Mensagempor papa-léguas » sexta jan 25, 2008 10:41

Boa ideia!!!!!!!!!!!!

Parabéns pela iniciativa. desejo boa sorte aos organizadores e a quem concorrer! :):)

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta jan 25, 2008 11:18

Rasec Escreveu:Para mim parece-me mais fácil e mais lógico, que cada um entregue as garrafas e caricas que quiser, os copos são marcados nos bastidores e entregues aos juizes apenas com um número.

É assim que se fazem provas cegas em todo o lado. :lol:

Se quiserem saber como se organiza uma prova oficial digam, com marcações de copos, códigos, etc.

Ora era exactamente isto que eu estava a pensar fazer. Aliás as provas de vinho são feitas assim. Um preparador deita o vinho nos copos que são identificados normalmente por um código aleatório de 3 algarismos. Os copos vêm num tabuleiro para a sala de prova e o provador tem um conjunto de copos À sua frente e uma ficha para preencher. O provador nem faz ideia do vinho que está a provar.

Só é necessário alguém para encher os copos. Estes questões praticas irão resolver-se. Claro que o regulamento não está escrito em pedra! está sujeito a alterações e melhoramentos. E obviamente neste 1º concurso iremos aprender muito e as coisas que correrem bem ou menos bem irão reflectir-se no regulamento do próximo ano.

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » sexta jan 25, 2008 13:25

Cerevisiae Escreveu: Estes questões praticas irão resolver-se. Claro que o regulamento não está escrito em pedra! está sujeito a alterações e melhoramentos. E obviamente neste 1º concurso iremos aprender muito e as coisas que correrem bem ou menos bem irão reflectir-se no regulamento do próximo ano.

É esse o espírito!!! (App) (App) (App) (App)

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta jan 25, 2008 13:52

Fiz então uma pequena melhoria ao Regulamento. Caso surjam mais dúvidas/sugestões, cá estaremos para as debater.

Abraço,

zacpinto
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda jul 02, 2007 15:45

Mensagempor zacpinto » sábado jan 26, 2008 16:36

Boas!!

Penso que o importante é mesmo a realização do concurso, com alguma seriedade claro, para que seja reconhecido o devido valor ao evento por parte de todas entidades externas. De resto, penso que a prova cega contorna qq problema de identificação do produtor.

Por isso Malta vamos la a esse concurso...

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta jan 31, 2008 11:28

Boas!

O meu amigo Luís, do site http://www.katembe2.com que, para quem ainda não conhece, aconselho uma visita, pois é unanimemente considerado o melhor site de pesca em língua portuguesa, criou um banner alusivo ao nosso concurso de cervejas caseiras e artesanais, que colocou na 1ª página do seu site. O banner está no topo da página e faz parte de um conjunto de banners rotativos, pelo que poderão não o visualizar logo na primeira visita. Por isso convém fazer várias visitas!!! :wink:

Tal divulgação é extremamente positiva pois o Katembe chega a um número de pessoas muito superior ao que o CdM pode chegar, dado o elevado número de visitantes diários que tem.

É mais uma colaboração na divulgação deste nosso evento.

Em breve estará disponível a ficha de inscrição no concurso, ao mesmo tempo que já se está a trabalhar em detalhes logísticos, escolha do júri, etc, etc.

Portanto, cervejeiros caseiros, uni-vos!!! )-)-!

Abraço,

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta jan 31, 2008 15:42

bmxutos Escreveu:O meu amigo Luís, do site http://www.katembe2.com que, para quem ainda não conhece, aconselho uma visita, pois é unanimemente considerado o melhor site de pesca em língua portuguesa, criou um banner alusivo ao nosso concurso de cervejas caseiras e artesanais, que colocou na 1ª página do seu site. O banner está no topo da página e faz parte de um conjunto de banners rotativos, pelo que poderão não o visualizar logo na primeira visita. Por isso convém fazer várias visitas!!! Wink

Já tinha visto enquanto procurava informação sobre as marés.
De facto, a pesca nocturna na costa é a única coisa que me faz esquecer a agitação do dia-dia. Recomendo! Mas não se aventurem sozinhos...

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » terça fev 05, 2008 22:52

A isto é que eu chamo uma coisa bem feita!... Óptima ideia muito bem concretizada!... Venha o dia 25 de Maio!... Estou ansioso por provar o produto dos cervejeiros nacionais...

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta fev 20, 2008 0:00

Por incrível que pareça o primeiro interessado é do ... BRASIL Eeeeekkkkk..

vou transcrever o e-mail que me enviou:

Olá,

Meu nome é Alencar, sou um produtor caseiro da cidade de Belo Horizonte (Brasil).
Tomei conhecimento do concurso através da internet e gostaria de saber se cervejeiros caseiros do Brasil podem participar do concurso enviando suas cervejas por via postal.

Obrigado,

Acho complicado e caro o envio de cervejas a partir do Brasil, mas porque não ? :~~

1 abraço,

Fernando

Rasec
THE BrewMaster

Mensagempor Rasec » quarta fev 20, 2008 0:50

hahaha,

isso é fantástico!!

Brewmaster
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta fev 20, 2008 2:07

Pede uma caipirinha para mim!

:D :D :D

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta fev 20, 2008 23:23

Na falta de participantes portugueses, porque não? Mas o ideal é serem participantes de Portugal, já que é um concurso nacional, mas tal como já disse, se não houverem participantes portugueses em número aceitável, porque não estnder o concurso a outros países, neste caso o Brasil.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta fev 21, 2008 11:30

Cerevisiae Escreveu:Por incrível que pareça o primeiro interessado é do ... BRASIL Eeeeekkkkk..

vou transcrever o e-mail que me enviou:

Olá,

Meu nome é Alencar, sou um produtor caseiro da cidade de Belo Horizonte (Brasil).
Tomei conhecimento do concurso através da internet e gostaria de saber se cervejeiros caseiros do Brasil podem participar do concurso enviando suas cervejas por via postal.

Obrigado,

Acho complicado e caro o envio de cervejas a partir do Brasil, mas porque não ? :~~

1 abraço,

Fernando

Apesar de ser um concurso em Portugal e de eu não acreditar que faltarão concorrentes portugueses, não vejo nada contra a participação de pessoas de outras nacionalidades, ainda para mais se do Brasil. Temos muitos membros brasileiros no fórum, muitos visitantes do site (e sei que o Fernando também recebe muitos contactos através da LCC), deram-nos um forte apoio no desenvolvimento do concurso, portanto...

Se alguém se dá ao trabalho de, desde tão longe, querer participar num concurso deste género, ir pagar uns portes que não devem ser nada baratos, apenas pelo amor à causa, penso que não devemos limitar a sua participação.

Abraço,

r3b3l
Beer Hunter

Mensagempor r3b3l » quarta fev 27, 2008 11:00

A partir de quando é que se pode fazer a inscrição?

Abraço,

Miguel
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta fev 28, 2008 11:41

r3b3l Escreveu:A partir de quando é que se pode fazer a inscrição?

Boas.

A ficha de inscrição já está elaborada. Faltam ultimar alguns detalhes. Espero que em breve possa estar online....

belinho
Bebedor de minis!
Registado: domingo fev 17, 2008 21:06
Contacto:

Mensagempor belinho » terça mar 04, 2008 23:11

viva,

para mim esta ideia do concurso é exelente! pena que ainda agora comecei a fazer a minha primeira cerveja a partir de kit e nao vou participar com ela, mas enfim, mas tenho a certeza que vão aparecer muitos cervejeiros com muito boas cervejas e isso é que interessa.

se calhar foi falta de atenção... mas ja se falou do local?

abraço

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta mar 05, 2008 0:34

Oi belinho.

Sim, já se tem uma ideia do local, assim como de outros aspectos importantes para a organização de um concurso do género. Mas como ainda estamos a cerca de 3 meses do evento, ainda não se adiantaram muitos pormenores. O mais importante pareceu-nos o facto de lançar a ideia e marcarmos uma data, para que os cervejeiros tenham tempo de preparar as suas receitas e testá-las. Há cervejas que exigem longos tempos de fermentação ou maturação pelo que convinha avisar com alguma antecedência. Tudo o resto é para começar a tratar afincadamente muito em breve.

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mar 17, 2008 11:35

Caríssimos,

o nosso confrade barbas tinha-se disponibilizado para ajudar a nossa organização a elaborar um press release para divulgação do concurso junto da comunicação social e não só.

Eis o excelente trabalho que nos apresentou que ponho, agora, à vossa consideração.

Caso gostem, o que presumo será o sentimento generalizado, peço-vos que o façam chegar a alguns dos vossos contactos que tenham a possilidade de ajudar na divulgação do nosso concurso.

Eis o texto para vossa apreciação:

http://w15.easy-share.com/1699875990.html

Abraço e um muito obrigado ao Fernando pelo magnífico texto.

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda mar 17, 2008 19:40

Lido e aprovado. Obrigado ao barbas pela grande contribuição.
Assim que esteja aprovada, farei chegar esta press release ao máximo de pessoas que conseguir. Todos juntos tentaremos e faremos com que este seja o primeiro de muitos concursos.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » segunda mar 17, 2008 20:01

Por mim, está óptimo!

Força com isso!

Abraço,

P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta mar 28, 2008 23:18

Boas,

Bem começamos a definir o júri do concurso. Para além de mim e do bruno, fiz alguns contactos temos os seguintes membros para o Júri:

Bruno Aquino, Cervejas do Mundo

Fernando Gonçalves, Loja da Cerveja Caseira

João Afonso, Crítico de Vinhos e apreciador de cervejas

Philippe Godineau, Técnico Cervejeiro, Confraria da Cerveja

acho que temos um bom corpo de jurados, agora só falta confirmar os concorrentes ...

força nas fermentações :D

Fernando

barbas
BeerMaster

Mensagempor barbas » sábado mar 29, 2008 19:05

Excelente elenco, sem dúvida. Para além da prata da casa parece-me bastante ajuizado incluir um profissional do ramo e um "outsider" com o gabarito do João Afonso.

Os meus parabéns ao Fernando e Bruno pela escolha

Abraço

Fernando

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes