I Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mai 27, 2008 10:50

Eis um vídeo - com pouca qualidade, avisa-se desde já - relativo à entrega dos prémios do concurso.

http://www.youtube.com/watch?v=bDS1D8pxVug

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça mai 27, 2008 12:53

Depois deste vídeo, fiquei com pena de não ter ido. Pelo que me parece o evento foi um sucesso, já que conseguiram ter bastantes participantes, bastantes cervejas, e pelos vistos muita animação.
Mais uma vez muitos parabéns à organização e a todas as pessoas que de uma forma ou de outra tornaram este evento possível! Espero sinceramente que este tenha sido o primeiro de muitos eventos, e concerteza que os próximos que virão terão ainda mais sucesso. Muitos parabéns!!

Quanto às minhas cervejas, não estava nada à espera que ficassem bem classificadas. Apesar de gostar bastante delas, ainda não tinha tido o feedback de pessoas que realmente saibam apreciar e avaliar uma cerveja, por isso fiquei bastante surpreendido e ao mesmo tempo contente por terem sido premiadas.
O importante para mim foi ter participado e ter contribuído com alguma coisa para que este evento fosse para a frente. É claro que um prémio sabe sempre bem... :D Assim já vou poupar algum dinheiro na serpentina que precisava mesmo de comprar :D :D :D

Mais uma vez parabéns à organização e a todos os participantes!

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça mai 27, 2008 18:05

bmxutos Escreveu:Eis um vídeo - com pouca qualidade, avisa-se desde já - relativo à entrega dos prémios do concurso.

Grande espírito! Momento histórico no panorama underground Português :mrgreen: :mrgreen:

Boas surpresas nas votações, principalmente com a presença de uma senhora, a ideia que o mundo da cerveja é um mundo de homens está muito errada, ao longo da minha (curta) experiência de cervejeiro conheci excelentes cervejeiras, e alguns dos maiores mestres cervejeiros do mundo da actualidade... são mulheres!!!

Apelo a todos os que têm fotos e vídeos do evento que façam upload dos mesmos, partilhem tudo o que têm pois estou sedento de saber mais.

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mai 27, 2008 19:48

A pedidos de várias famílias, aqui ficam mais algumas fotos, neste caso da churrascada que teve lugar em Monsanto:

O pessoal começa a matar a sede
Imagem

A área de churrasco
Imagem

O ptlsousa apanhado com a mão na massa :mrgreen:
Imagem

Eis o nosso mitos em verdadeira posição de ataque ao lombo
Imagem

Na próxima imagem destaque para as já famosas bolachas do mitos, no tupperware à esquerda
Imagem

A nossa fonte de abastecimento onde, para além de alguns excelentes exemplares caseiros dos nossos concorrentes, se destacaram nas comerciais umas Baltika do beertruck, uma Great Divide Imperial Stout e uma 3 Fonteinen Oude Gueuze minhas e umas 3 Monts e La Binchoise Noel do barbas.
Imagem

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » terça mai 27, 2008 20:45

parabéns a todos os participantes, organizadores, vencedores, e todos os outros! :mrgreen:

Não estive presente este ano mas quem sabe numa futura organização!

Cheers!!! (b)

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça mai 27, 2008 23:12

Damm
E eu em tras-os-montes, com frio, chuva, à lareira a comer chouriço assado.

Porca miséria...

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Mensagempor VicMaP » quarta mai 28, 2008 11:40

Pois é, também tive pena por não ter ido.
Fica para a próxima.
Parabéns aos organizadores, e também aos amadores cervejeiros pelas "obras" apresentadas, que pelos vistos foram excelentes, e claro, aos grandes vencedores.

Grande iniciativa!

Abraço a todos

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta dez 26, 2007 0:37
Contacto:

Mensagempor titus » quarta mai 28, 2008 19:40

Muitos parabens aos vencedores e acima de tudo, aos organizadores a quem lhes tiro o chapéu. É destas iniciativas que precisamos... :wink:

Gostei particularmente das tacinhas... :mrgreen: Sempre dá pra encher de bejeca quando não houver copo à mão... Ehehehe :D

Abraço

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quarta mai 28, 2008 19:54

Excelente organização! Sim senhor...

Eu estava aqui a pensar e concluí que o Mitos devia abrir um restaurante!
O serviço estava *****!

Beberam-se lá umas cervejas muito curiosas (aquela Geuze marcou, pareceu má mas depois viciou...).

Sem dúvida, um evento a repetir!

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
carregado
O que é uma cerveja?
Registado: sábado mar 29, 2008 14:00

Parabéns!!

Mensagempor carregado » quinta mai 29, 2008 10:13

Foi com muito gosto que participei como provador das vossas 29 cervejas! Fiquei de facto impressionado pela boa qualidade geral da maioria das cervejas. Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!!

Contem comigo para mais provas! e quem sabe se o bichino do homebrewing não me volta e um dia submeto uma das minhas a concurso...(Miguel lá terias que me devolver o equipamento 8) )

Como não sou visitante assiduo do forum, aqui deixo o meu email para que se necessitarem de algo (ou mesmo que seja só para dizer mal da Sagres :evil: ) me possam contactar.

philippe.godineau(a)centralcervejas.pt
Última edição por carregado em sexta mai 30, 2008 8:11, editado 1 vez no total.

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mai 29, 2008 10:54

Caro Philippe,
Só peço desculpa por te ter obrigado a provar um exemplar que não estava nas melhores condições :)

Mas na próxima prometo que irá uma cerveja sem contaminações e off flavours :)

Obrigado pela tua participação no evento!

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Re: Parabéns!!

Mensagempor Rasec » quinta mai 29, 2008 11:47

carregado Escreveu:Foi com muito gosto que participei como provador das vossas 29 cervejas! Fiquei de facto impressionado pela boa qualidade geral da maioria das cervejas. Parabéns aos vencedores e a todos os participantes!!

Contem comigo para mais provas! e quem sabe se o bichino do homebrewing não me volta e um dia submeto uma das minhas a concurso...(Miguel lá terias que me devolver o equipamento 8) )

Como não sou visitante assiduo do forum, aqui deixo o meu email para que se necessitarem de algo (ou mesmo que seja só para dizer mal da Sagres :evil: ) me possam contactar.

Olá Philippe, só um conselho, edita o teu e-mail no post anterior para algo como

philippe.godineau (a) centralcervejas.pt

só para evitar que algum bot apanhe o endereço e te comece a fustigar com centenas de mails de spam por dia. Por muito que não se goste da Sagres (desculpa, não resisti :wink: ) os servidores da Central não merecem essa provação.

Brewmaster
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta mai 29, 2008 20:29

Caro Phillipe, bemvindo ao Cervejas do Mundo.
Antes de mais muito obrigado pela participação no concurso. As tuas apreciações técnicas serão de grande utilidade para todos podermos melhorar as nossas cervejas.
Aparece por cá mais vezes, e vê lá se no próximo concurso já participas como concorrente...

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

rodrigohen
O que é uma cerveja?
Registado: quinta jan 24, 2008 18:18
Contacto:

Mensagempor rodrigohen » sexta mai 30, 2008 14:49

Pessoal, parabens pela inicativa do concurso. Não deve ser fácil fazer cerveja num país dominado por vinhos (de ótima qualidade, diga-se de passagem).

abraços

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta mai 30, 2008 15:11

Caro rodrigohen,

tens toda a razão. Portugal tem realmente uma cultura vinícola bastante enraizada, mas aos poucos lá se vai conseguindo fazer alguma coisa.
Aos poucos lá vão surgindo cervejas estrangeiras fora do normal, a preços relativamente acessíveis.
O concurso foi já um grande passo, e penso que dentro de 2 ou 3 anos, o homebrewing será já uma realidade com maior expressão, e em vez de participarem 17 cervejeiros (que por si só já é um número bastante bom), teremos já 50 cervejiros.
Assim esperamos...

Abraço

Dirk Naudts

rodrigohen
O que é uma cerveja?
Registado: quinta jan 24, 2008 18:18
Contacto:

Mensagempor rodrigohen » sexta mai 30, 2008 15:34

ah sim, 17 cervejeiros (e quase 30 cervejas diferentes, se não me engano) para um primeiro concurso de cervejas, num país com a cultura vinícola que tem Portugal, é um número que julgo fantástico.
Torço para que cada vez mais e mais cervejeiros se juntem para os próximos concursos.
Abraço

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta mai 30, 2008 17:53

Obrigado a todos pelas vossas palavras.

Foi também para mim um enorme prazer participar num evento como este.

Esperemos que muitos outros se sigam e que a nossa querida cerveja seja cada vez mais (bem) divulgada.

Ainda tenho mais umas fotos para postar. A ver se mais logo trato da coisa.

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda jun 02, 2008 1:39

Viva

Em primeiro lugar desculpem a minha ausência, mas tudo isto coincidiu com um pico de trabalho a nível profissional.

Em primeiro lugar obrigado a todos pelo apoio especialmente a quem concorreu. Tenho que agradecer ao Bruno, que foi incansável, desde comprar troféus, colar etiquetas, colocar as cervejas no frigorífico, arrumar a Loja, ... fez de tudo! um grande abraço

O meu grande agradecimento ao Júri em especial ao Philippe amigo de longos anos e que acedeu ao meu convite com entusiasmo e vontade de participar. Tenho que fazer uma boa cerveja para te agradecer condignamente.
O meu obrigado também ao João Afonso, que admiro como crítico de vinhos, e mostrou que também sabe apreciar cervejas!
Nota: O João Afonso esteve neste fim-de-semana a iniciar-se fazendo uma Wit!

E finalmente, a pedido de muita gente (e algumas ameaças) já está on-line a classificação do concurso. Vejam em:

http://www.concurso.cervejacaseira.com/

Gostaria de salientar alguns aspectos. Primeiro a qualidade das cervejas que foram a concurso. Ao nível da classificação geral é interessante reparar na classificação das 10 primeiras, algumas até muito próximas.
As stouts sofreram algum défice ao nível da classificação devido ao cansaço do júri. De qualquer modo é de salientar que a vençedora na categoria Stout com 128 pontos teria sido segunda caso houvesse apenas uma categoria.

Os meus parabéns a todos os que participaram, em especial aos que venceram.

Quem for ao próximo encontro na 4ª feira poderá provar algumas das cervejas vencedoras, apareçam!

Saudações cervejeiras,

Fernando

cervisiafilia
Beer Hunter
Registado: quarta set 05, 2007 18:36
Contacto:

Mensagempor cervisiafilia » segunda jun 02, 2008 13:15

PARABÉNS!
Os meus sinceros parabéns a todos os participantes!!!!!
Parabéns aos incansáveis organizadores que tão brilhantemente levaram a cabo esta tarefa que parecia impossível (impossível se faz, milagre se deixa para amanhã).
Parabéns aos senhores jurados, puderam experimentar excelentes cervejas portuguesas.
Aguardemos a próxima, aposto que os jurados voltarão e haverá novos candidatos - aposto que haverá mais concorrentes - aposto que haverá mais divulgação e aposto que sairá uma associação, grupo ou sei lá o que, algum organismo para defender, divulgar e desenvolver a cerveja artesanal portuguesa.

PS. - Desculpem-me a tardia parabenização mas fiquei um bom tempo sem micro, mas já estou de volta.

Um abraço!
As Antigas Cervejarias Brasileirashttp://cervisiafilia.blogspot.com.br
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda jun 02, 2008 14:20

cervisiafilia Escreveu:PARABÉNS!
Os meus sinceros parabéns a todos os participantes!!!!!
Parabéns aos incansáveis organizadores que tão brilhantemente levaram a cabo esta tarefa que parecia impossível (impossível se faz, milagre se deixa para amanhã).
Parabéns aos senhores jurados, puderam experimentar excelentes cervejas portuguesas.
Aguardemos a próxima, aposto que os jurados voltarão e haverá novos candidatos - aposto que haverá mais concorrentes - aposto que haverá mais divulgação e aposto que sairá uma associação, grupo ou sei lá o que, algum organismo para defender, divulgar e desenvolver a cerveja artesanal portuguesa.

PS. - Desculpem-me a tardia parabenização mas fiquei um bom tempo sem micro, mas já estou de volta.

Muito obrigado pelas palavras, Carlos! O seu incentivo foi também muito importante. Não sou pessoa para grandes apostas mas, se as suas apostas se concretizarem, ficarei por certo muito feliz!

Cerevisiae Escreveu:Em primeiro lugar obrigado a todos pelo apoio especialmente a quem concorreu. Tenho que agradecer ao Bruno, que foi incansável, desde comprar troféus, colar etiquetas, colocar as cervejas no frigorífico, arrumar a Loja, ... fez de tudo! um grande abraço

Obrigado!
O sentimento é recíproco.

Chamo a atenção para as classificações e para muitos aspectos interessantes que elas revelam.

Só mais uma nota para o "nosso" Edson que esteve, de facto, magnífico. Como o Fernando disse, a Stout dele ficaria em 2º lugar na classificação da categoria geral. Uma performance notável!

Agora resta-nos esperar pelo próximo. Quem sabe não se antecipam as coisas e fazemos um concurso para cervejas de Natal!!! :wink:

Abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda jun 02, 2008 15:58

bmxutos Escreveu:Agora resta-nos esperar pelo próximo. Quem sabe não se antecipam as coisas e fazemos um concurso para cervejas de Natal!!! :wink:

Eu alinho!!!

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » segunda jun 02, 2008 20:04

Esse tipo de cervejas não são feitas normalmente com 1 ano de antecedência?

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda jun 02, 2008 20:22

Eu acho que não. Normalmente as cervejeiras produzem essas cervejas especialmente para essa datam nas penso que não será com um ano de antecedência.

No entanto podes já começar a pensar na tua :D :D :D

Abraço

Dirk Naudts

paulito
Bebedor de minis!
Registado: sexta mai 16, 2008 20:24

Mensagempor paulito » segunda jun 02, 2008 23:31

vi á bocadinho o video da entrega dos prémios.

gostei bastante do protocolo e formalismo presente em tão solene momento :mrgreen: :mrgreen:

para ficar perfeito só faltaram as miudas (daquelas pouco menos geladas que as cervejas) para a entrega dos premios aos vencedores :lol:

o ambiente de amizade e brincadeira que se vivia deixa ver que foi um dia fantástico :lol:

RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » terça jun 03, 2008 11:54

bmxutos Escreveu:Eis um vídeo - com pouca qualidade, avisa-se desde já - relativo à entrega dos prémios do concurso.

Os meus sinceros parabéns pela iniciativa. Sem dúvida um marco no monótono panorama cervejeiro português!

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » terça jul 01, 2008 18:49

(Mais vale tarde do que nunca...)

Muitos parabéns a todos (organização, participantes e juri).

Foi um dia para ficar na história da cerveja em Portugal!!!

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo jul 20, 2008 15:42

Então e a ideia do II Concurso com cervejas de Natal, vai para a frente ou não?
Se realmente houver vontade de avançar com a ideia, seria bom começar a pensar nisso com alguma antecedencia, para ver se conseguimos que as coisas corram ainda melhor.
Quem quiser participar também pode começar a pensar nas receitas e fazer as cervejas com calma, até porque as cervejas de Natal tendem a ser cervejas bastante fortes, e penso que ganhariam alguma coisa com estágios mais prolongados na garrafa.

Já sabem que podem contar comigo, como participante, e como organizador naquilo que puder ajudar!

Abraço

Dirk Naudts

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes