I Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mai 15, 2008 22:58

bmxutos Escreveu:Boas pessoal,

já falta pouco mais de uma semana para o nosso Concurso e entretanto já recebemos mais de uma dúzia de cervejas concorrentes. Não está muito mal. Mas como somos gulosos queremos sempre mais!!! Portanto, aos produtores que ainda não enviaram, vamos lá a fazer um esforço e a enviar essas cervejas para o Concurso.

Nos próximos dias vamos dando mais pormenores sobre o local de realização do Concurso, o almoço e convívio que também ocorrerão, assim como outros pormenores relacionados.

Abraço,

Aceitam cerveja "verde"? :)
Tenho ali 35L de cerveja com uma semana de garrafa .... :)
(feitas de kit e de uma especie de extracto heeheheh)

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta mai 15, 2008 23:18

pedro.m.reis Escreveu:
bmxutos Escreveu:Boas pessoal,

já falta pouco mais de uma semana para o nosso Concurso e entretanto já recebemos mais de uma dúzia de cervejas concorrentes. Não está muito mal. Mas como somos gulosos queremos sempre mais!!! Portanto, aos produtores que ainda não enviaram, vamos lá a fazer um esforço e a enviar essas cervejas para o Concurso.

Nos próximos dias vamos dando mais pormenores sobre o local de realização do Concurso, o almoço e convívio que também ocorrerão, assim como outros pormenores relacionados.

Abraço,

Aceitam cerveja "verde"? :)
Tenho ali 35L de cerveja com uma semana de garrafa .... :)
(feitas de kit e de uma especie de extracto heeheheh)

Claro! O importante é o cumbíbio. :mrgreen:

Não te asseguro é que ganhes!!!! :))

Abraço.

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mai 15, 2008 23:22

bmxutos Escreveu:
Claro! O importante é o cumbíbio. :mrgreen:

Não te asseguro é que ganhes!!!! :))

Abraço.

Uff, eu tenho a impressão que a SWMBO vai querer ir passar o fds fora :(
Não pudemos nos anteriores pois a mini-SWMBO esteve doentita....
Aguardemos serenamente....

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
Canecas
Moderador
Registado: sexta nov 17, 2006 9:07
Contacto:

Mensagempor Canecas » sexta mai 16, 2008 17:33

Boas.

So uma pergunta (não sei se ja fopi respondido). Avisaram os maiores meios de comunicações do pais para tal evento? TV´s, jornais, rádios?

P.S. Convidaram a Confraria da Cerveja? <-- Ler com ironia :lol:

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado mai 17, 2008 12:26

Canecas Escreveu:Boas.

So uma pergunta (não sei se ja fopi respondido). Avisaram os maiores meios de comunicações do pais para tal evento? TV´s, jornais, rádios?

P.S. Convidaram a Confraria da Cerveja? <-- Ler com ironia :lol:

Sim, mandámos um press para vários meios de comunicação nacionais, regionais e locais. Vamos fazer agora uma segunda investida e lançar um novo press, já com o local do evento, juri, etc, etc.

Só por curiosidade, convidámos mesmo a Confraria da Cerveja. Ou melhor, convidámos um membro para o júri que não vem como representante da Confraria mas como simples apreciador e conhecedor de cerveja! :wink:

Só para fazer um update à informação que consta de alguns posts atrás, já temos mais de 20 cervejas a concurso e contamos ainda ter mais algumas até à data limite de entrega. Não me parece mau...

Abraço,

Canecas
Moderador
Registado: sexta nov 17, 2006 9:07
Contacto:

Mensagempor Canecas » domingo mai 18, 2008 6:30

bmxutos Escreveu:o local do evento

Ja se pode saber onde é?

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mai 19, 2008 11:56

Canecas Escreveu:
bmxutos Escreveu:o local do evento

Ja se pode saber onde é?

O almoço é em Monsanto (uma churrascada) e o Concurso será na Loja da Cerveja Caseira, em Benfica.

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » segunda mai 19, 2008 12:45

bmxutos Escreveu:Sim, mandámos um press para vários meios de comunicação nacionais, regionais e locais. Vamos fazer agora uma segunda investida e lançar um novo press, já com o local do evento, juri, etc, etc.
Quando estiver pronto, avisa!...
bmxutos Escreveu:Só para fazer um update à informação que consta de alguns posts atrás, já temos mais de 20 cervejas a concurso e contamos ainda ter mais algumas até à data limite de entrega. Não me parece mau...
Muito bom! (App)

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » segunda mai 19, 2008 22:15

bmxutos Escreveu:Vamos fazer agora uma segunda investida e lançar um novo press, já com o local do evento, juri, etc, etc.

Atenção às datas!! Com o feriado no meio, o pessoal vai começar a fechar as edições dos jornais mais cedo. Amanhã era um bom dia para mandar o novo press. Se precisarem de alguma coisa, digam.

Abraço

Fernando

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda mai 19, 2008 22:30

Caros confrades,

Depois de recebidas e contadas as inscrições as inscrições para o I concurso de cervjas caseiras e artesanais os números são os seguintes:

16 cervejeiros (boa sorte a todos)

28 cervejas !!!

e temos um pouco de tudo: Pilsen, Bock, Pale Ale, Amber ALe, Rauchbier, Stout, Porter, Dubbel, Barley Wine, etc. e muito etc.

Os nossos cervejeiros estão de parabéns pelas participações e entusiasmo. Um especial obrigado à malta de fora de Lisboa que enviou as cerveja spelo correio e apesar dos portes de envio não deixou de marcar presença.

Espero que no dia 25 possamos ter um agradável convívio e troca de ideias sobre o nosso hobby favorito.

Até domingo ... (!!!C)

Fernando

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda mai 19, 2008 22:41

Para um primeiro concurso, 28 cervejas não está nada mau!

Os meus parabéns à organização!

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mai 19, 2008 23:59

barbas Escreveu:
bmxutos Escreveu:Vamos fazer agora uma segunda investida e lançar um novo press, já com o local do evento, juri, etc, etc.

Atenção às datas!! Com o feriado no meio, o pessoal vai começar a fechar as edições dos jornais mais cedo. Amanhã era um bom dia para mandar o novo press. Se precisarem de alguma coisa, digam.

Abraço

Fernando

Como o confrade barbas bem referiu, amanhã será uma boa data para lançar o último press.

Já tenho uma lista bastante boa de meios de comunicação nacionais e regionais para os quais irei enviar um email com o teor do comunicado.

Todavia, toda e qualquer divulgação é sempre bem vinda, pelo que se algum dos confrades tiver algum bom contacto num dado órgão de comunicação, a gerência agradece essa ajuda extra na divulgação do press.

Podem encontrar o documento em:

http://www.cervejasdomundo.com/I%20Conc ... as%20e.doc

Um abraço,

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça mai 20, 2008 0:22

Cerevisiae Escreveu:Caros confrades,

Depois de recebidas e contadas as inscrições as inscrições para o I concurso de cervjas caseiras e artesanais os números são os seguintes:

16 cervejeiros (boa sorte a todos)

28 cervejas !!!

e temos um pouco de tudo: Pilsen, Bock, Pale Ale, Amber ALe, Rauchbier, Stout, Porter, Dubbel, Barley Wine, etc. e muito etc.

É pá, excelentes números!!!!

Já são todos vencedores, e eu ainda por cima vou estar em PT no dia 25, ai se Lisboa não ficasse a 300 kms :?

Tenho a certeza que o evento vai ser o maior sucesso! Tirem muitas fotos!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mai 20, 2008 18:34

bmxutos Escreveu:
barbas Escreveu:

Abraço

Fernando

Como o confrade barbas bem referiu, amanhã será uma boa data para lançar o último press.

Já tenho uma lista bastante boa de meios de comunicação nacionais e regionais para os quais irei enviar um email com o teor do comunicado.

Todavia, toda e qualquer divulgação é sempre bem vinda, pelo que se algum dos confrades tiver algum bom contacto num dado órgão de comunicação, a gerência agradece essa ajuda extra na divulgação do press.

Podem encontrar o documento em:

http://www.cervejasdomundo.com/I%20Conc ... as%20e.doc

Um abraço,

O press já seguiu. Mais uma etapa concretizada. Agora é esperar que alguém lhe pegue. Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mai 20, 2008 18:57

Caríssimos,

antes do Concurso de cervejas caseiras que estamos a organizar, pensámos em fazer um almoço de convívio entre o júri, concorrentes, visitantes, mirones, etc.

Considerámos várias hipóteses para a realização do mesmo mas chegámos à conclusão que por limitações de espaço, tempo e outras, a melhor opção será a de efectuarmos um churrasco na zona do Monsanto em Lisboa.

Para tal, convidámos o churrasqueiro-mor de Lisboa e de muitos concelhos em redor: o confrade mitos! Ele, com a sua sapiência e muitas anos a virar frangos, irá ajudar-nos a pôr de pé este evento.

O conceito da coisa é o seguinte: reunião do pessoal num local específico por volta das 10:30-11h (poderá ser a Loja da Cerveja Caseira ou um local central como em frente ao Califa, um conhecido café da zona de Benfica); romagem ao local do churrasco onde o confrade mitos iniciará as hostilidades; degustação de umas morcelas, salsichas, azeitonas, pão, etc.; cerca das 15h acaba-se o festim e ruma-se à LCC para levarmos a cabo o Concurso em si. O que acham?

O que será necessário? Em primeiro lugar, e mais importante que tudo, a vossa presença. De seguida que tragam umas cervejas para acompanhar o repasto (podem e devem ser cervejas diferentes das que levam a concurso; a melhor opção será mesmo por cervejas comerciais). Depois, que se disponham a dividir o custo da compra das iguarias, algo que penso não deverá ultrapassar os 5-6€ por cabeça (o mitos depois nos dirá).

Nós levaremos pratos, copos, talheres, carvão, comida, geleiras, etc, etc.

O que é que eu preciso? Que me confirmem, se possível até 6ª ao fim do dia, a vossa presença, por forma a comprar-se a quantidade certa de comida. Esta informação seguirá por pm para todos e o Fernando da LCC ficou de convidar os seus clientes que não são membros do fórum.

Estão convidados todos os membros do fórum, seus acompanhantes, meros visitantes, enfim, todos os que gostam de uma boa cerveja, boa conversa e boa companhia.

Esperamos poder contar com a vossa presença (e com a ajuda do S. Pedro).

Um abraço,

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » terça mai 20, 2008 21:00

bmxutos Escreveu:
O conceito da coisa é o seguinte: reunião do pessoal num local específico por volta das 10:30-11h (poderá ser a Loja da Cerveja Caseira ou um local central como em frente ao Califa, um conhecido café da zona de Benfica); romagem ao local do churrasco onde o confrade mitos iniciará as hostilidades; degustação de umas morcelas, salsichas, azeitonas, pão, etc.; cerca das 15h acaba-se o festim e ruma-se à LCC para levarmos a cabo o Concurso em si. O que acham?

Contem comigo!!

É preciso levar alguns comes ou vocês tratam disso e depois fazemos contas? Quanto a bebida ainda tenho por aqui umas 75 cl da La Binchoise e 3 Monts para levar. :)

Abraço

Fernando

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mai 20, 2008 22:00

Rasec Escreveu:
É pá, excelentes números!!!!

Já são todos vencedores, e eu ainda por cima vou estar em PT no dia 25, ai se Lisboa não ficasse a 300 kms :?

Tenho a certeza que o evento vai ser o maior sucesso! Tirem muitas fotos!

300 kms não! São apenas 298,5. O que não é nada, como se percebe! :mrgreen:

Sabes que gostaríamos de poder contar contigo pelo que se surgir uma hipótese, ainda que pequena, cá te esperamos.

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça mai 20, 2008 22:03

barbas Escreveu: Contem comigo!!

É preciso levar alguns comes ou vocês tratam disso e depois fazemos contas? Quanto a bebida ainda tenho por aqui umas 75 cl da La Binchoise e 3 Monts para levar. :)

Abraço

Fernando

Como disse no email acima, os comes ficam por conta do mitos e logo fazemos as contas. Acho que não poderíamos ficar em melhores mãos (vide o churrasco anterior). Aliás, se vissem a ementa que ele já preparou... só não a divulgo para não me estar a antecipar ao mestre. Mas promete! :P

Quanto às birras parecem-me muito bem.

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta mai 21, 2008 12:16

Última edição por bmxutos em quinta mai 22, 2008 13:48, editado 1 vez no total.

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mai 22, 2008 2:56

Caros

Com muitíssima pena minha, não poderei estar presente, mas estarei representado pela "Maria".

Aos organizadores os parabéns!
Aos concorrentes boa sorte!
Aos juízes, errr... hummm, não tratem mal a "Maria" é jovem e sem experiência de vida ainda... :oops:
Aos convivas, divirtam-se!

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta mai 22, 2008 13:41

Também com muita pena minha, não vou poder estar presente. No Sábado à tarde tenho casório e por isso no Domingo não vou estar em condições para fazer 600Kms no mesmo día.
Espero que seja um grande evento e que todos se divirtam!

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
titus
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta dez 26, 2007 0:37
Contacto:

Mensagempor titus » quinta mai 22, 2008 14:23

O staff da Projest Brewery também não vai estar presente, com muita pena nossa.
Já é de louvar esta iniciativa e dou os meus parabens aos organizadores. Que sirva para abrir os olhos de muita gente...

Aos concorrentes, boa sorte e não se esqueçam que quem vai lucrar com isto são os juízes (com as provas). :mrgreen:

Abraço,

Tito Santos

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quinta mai 22, 2008 22:16

Boas,

Contem comigo!

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
nordik
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta set 21, 2007 17:52
Contacto:

Mensagempor nordik » sexta mai 23, 2008 1:28

Boas malta.. fiquei muito contente com esta iniciativa.. não é que vá concorrer mas posso sempre levar uns copos para fazerem as provas.

Onde estão a pensar fazer o encontro para o almoço ?

abraço
Tiago

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta mai 23, 2008 8:03

nordik Escreveu:Boas malta.. fiquei muito contente com esta iniciativa.. não é que vá concorrer mas posso sempre levar uns copos para fazerem as provas.

Onde estão a pensar fazer o encontro para o almoço ?

abraço
Tiago

Boas,

se tudo correr bem, isto é, se o tempo ajudar, o almoço far-se-á numa zona do Monsanto propícia a churrascos e piqueniques.

Infelizmente, começo a ficar com receio que o S. Pedro não queira ajudar... mas é algo que ficará decidido até ao fim do dia de hoje.

Abraço,

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta mai 23, 2008 22:57

Caríssimos,

ficou finalmente definido o horário de realização do I Concurso de Cervejas Caseiras e Artesanais. Tiveram que se fazer algumas alterações, não só devido à presença de uma parte do júri como também para que existam melhores condições de degustação das cervejas.

Eis pois o horário definitivo para o próximo dia 25 de Maio:

10:45 - Encontro à porta da Loja da Cerveja Caseira

http://www.cervejacaseira.com/images/mapa_loja.jpg

11:00 - Início da prova de cervejas

12:45 - Fim da prova e partida para o churrasco na zona do Monsanto

13:00 - Churrascada

16:00 - Fim do almoço e regresso à Loja da Cerveja Caseira

16:15 - Ordenação da classificação e entrega dos prémios

16:30 - degustação geral das cervejas a concurso (pelo menos das que sobraram...) e confraternização.

Espero que possam comparecer, quer ao almoço quer aos diferntes períodos na LCC.

Um abraço,

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sexta mai 23, 2008 23:06

Vai ser uma manhã dura... :D :D :D

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mai 26, 2008 14:25

Caríssimos,

este será o primeiro de alguns posts que visam dar a conhecer como decorreu o I Concurso de Cervejas Caseiras e Artesanais. Lamento as coisas sairem a conta-gotas mas o tempo disponível não é muito.

Antes de tudo gostaria de agradecer a todos os participantes, produtores e restantes convivas, por terem tornado este evento num grande convívio de apreciadores de cerveja. Boas cervejas, conversa dinâmica, excelentes pessoas, foram estes os ingredientes que resultaram num dia muito bem passado e numa grande jornada de divulgação da cultura cervejeira.

Em primeiro lugar, queria agradecer a diversas pessoas sem as quais tudo teria sido bem mais difícil:

- ao meu co-organizador Fernando, da Loja da Cerveja Caseira, pelo empenho que colocou na realização do evento e por ter feito os possíveis e os impossíveis para levar esta tarefa a bom porto, muitas vezes com óbvio prejuízo da família, loja e trabalho.

- aos confrades barbas e beertruck pela excelente ajuda que nos deram durante a realização da prova em si. Sem eles teríamos almoçado lá para as 16h...

- ao churrasqueiro-mor mitos, pelo maravilhoso almoço que pensou e confeccionou, pelas horas que aguentou sozinho em Monsanto à espera dos restantes convivas e pelo grande empenho que sempre coloca nestas actividades.

Imagem

- ao João Afonso e ao Philippe Godineau por nos terem ajudado com a sua experiência a tornarmos a avaliação das cervejas mais objectiva e interessante.

Imagem

- um agradecimento enorme ao pessoal que veio de fora de Lisboa, alguns de bem longe como Espinho, Paredes ou Maia. Neste caso, permitam-me um abraço especial para o ptlsousa e namorada, um bom amigo e grande cervejeiro.

- enfim, haveria muitas mais pessoas para agradecer, nomeadamente a esposa do Fernando que também deu uma grande ajuda, ao pessoal que sempre nos incentivou a levar esta ideia para a frente (cervisiafilia, AcervA carioca, McQueen, emsfc, Rasec, pedro.m.reis, Vic, etc, etc, etc) e a tantos outros que, espero, possam estar presentes numa segunda edição deste evento.

Um grande abraço a todos,

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » segunda mai 26, 2008 17:15

E um grande, enorme, aliás, GIGANTESCO agradecimento ao Bruno por passo a passo estar a criar um movimento que ninguém julgava possível!! É com enorme alegria que vejo estas fotografias, e espero para o ano poder estar presente a competir neste concurso!

A minha vénia pessoal para ti...

E agora descose-te lá e conta quem ganhou? :mrgreen: :mrgreen:

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda mai 26, 2008 22:22

Rasec Escreveu:E um grande, enorme, aliás, GIGANTESCO agradecimento ao Bruno por passo a passo estar a criar um movimento que ninguém julgava possível!! É com enorme alegria que vejo estas fotografias, e espero para o ano poder estar presente a competir neste concurso!

A minha vénia pessoal para ti...

E agora descose-te lá e conta quem ganhou? :mrgreen: :mrgreen:

Muito obrigado pelas bonitas palavras. A presença das pessoas e o sucesso do concurso compensam todos aqueles momentos de desânimo e de algum cansaço! Acho que de facto as coisas correram bastante bem. Um total de 30 cervejas a concurso de 17 cervejeiros (penso que são estes os números) demonstram que o homebrewing está definitivamente lançado no nosso país e que agora será sempre a crescer!

Quanto à classificação, o Fernando irá divulgar as notas atribuídas a cada cerveja e outros aspectos ligados à avaliação. Mas, para matar a vossa curiosidade, aqui ficam os vencedores em cada estilo:

Categoria Stout:
1º Lugar - Edson Costa com uma Russian Imperial Stout
2º Lugar - Miguel Abrantes
3º Lugar - Susana Faria com a "Faria Stout" (Dry Stout)

Categoria Geral
1º Lugar - Alexandre Varela com uma Old Ale
2º Lugar - Luís Fernandes com a McQueen
3º Lugar - Edson Costa com uma Belgian Dubbel

Pontos a destacar:

- há alguma confusão entre o nome das cervejas e o estilo a que pertencem. Como não tenho os papéis comigo, estou a fazer isto de cabeça... :roll:

- temos uma senhora vencedora, o que é um facto de destaque, pois há a tendência para pensar que esta nobre actividade é essencialmente executada por homens. É algo que ainda é verdade mas que se espera que venha a equilibrar no futuro.

- parabéns ao "nosso" emsfc pelos dois prémios conquistados. A Imperial Stout estava pujantíssima e com grande qualidade.

- o também "nosso" McQueen animou a festa e foi compensado (justamente, refira-se), com o 2º prémio da categoria geral.

- parabéns támbém ao Alexandre Varela e Miguel Abrantes. penso que não são membros do fórum (pelo menos eu não associo o nick ao nome) mas apresentaram cervejas de excelente qualidade.

- finalmente, os parabéns a todos os que participaram. Só o facto de participarem já faz de todos vencedores.

Um abraço,

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes