Posso demorar a responder devido à minha situação profissional no momento (metade da semana é passada na zona centro e não tenho garantias de aceder à WWW)
Força nisso!

ptlsousa Escreveu:Aqui estão as fotos da Sidra na garrafa (ex-garrafas de cerveja Russa)![]()
(img)
Reparem no grão de arroz (para a fermentação secundária)
(img)
O líquido ainda está ligeiramente turvo. Vai melhorar com o tempo!
Abraços,
Pedro Sousa
ptlsousa Escreveu:Boas,
O grão de arroz serve para proporcionar uma segunda fermentação (para carbonatar a Sidra) e serve como experiência (para comprovar uma hipótese que me surgiu recentemente).
De onde veio a ideia do grão de arroz?
Como moro na Região do Vinho Verde, desde cedo acompanhei as vindimas e sessões de acondicionamento (em garrafa) do vinho, tanto dos meus avós como de outros familiares e amigos.
Em determinada altura observei que durante o engarrafamento, algumas pessoas acrescentavam uma pequena quantidade de açucar ou um grão de arroz, para se proporcionar a carbonatação natural do vinho.
Em determinada altura, em conversa com os meus pais, estes relataram-me que, por vezes, as garrafas que levavam um grão de arroz, explodiam com a pressão excessiva que nelas se acumulava.
O que posso aprender com isto?
1 - As garrafas de cerveja (de 0,5 lt) aguentarão tal pressão (ou vai "saltar a tampa")?![]()
2 - Os microorganismos na cerveja são capazes de metabolizar os amidos do arroz?
3 - Quanto tempo demorará até que o grão desapareça na garrafa (isto se ela não rebentar)?
Agora coloco eu uma questão:
Rasec, és mesmo BrewMaster, ou é apenas o teu nickname?
Agradecido!
Abraço,
Pedro Sousa
ptlsousa Escreveu:Rasec,
A flora existente na sidra e/ou o PH ácido poderão hidrolizar o amido em açucares simples?
ptlsousa Escreveu:No caso do vinho, sei que o grão de arroz desaparece (demora uns meses) e em alguns casos permanece e fica preto.
Em determinadas cervejas, é usual adicionarem-se flocos de cereais não maltados (arroz, aveia, cevada, trigo e até centeio).
ptlsousa Escreveu:Aliás, ainda à quem ponha pedaços de carne de porco crua e/ou toucinho, dentro dos pipos de vinho (pendurada por um arame ou fio-de-norte no batoque).
Essa carne desaparece totalmente e torna o vinho muito melhor.... Acredita!
Pode soar estranho, mas entre os produtores de vinho aqui da região, é um facto comprovado e tomado como normal (os seus avós já actuavam assim).
ptlsousa Escreveu:A questão das garrafas pode também ser difícil de acreditar.
Já rebentaram garrafas em minha casa (rolha que salta, fundo que rebenta, garrafões partidos...) devido à pressão que se acumula.
Ainda ontem, soube de mais um caso destes na zona de Viseu (vinho com muito grau...).
QUERO FAZER CERVEJA PRETA E TENHO UMA DUVIDA, QUANTO AO AÇUCAR QUE NÃO
FERMENTA
JÁ TENTEI COM VÁRIOS MAS AINDA NÃO CONSEGUI DESCOBRIR QUAL É O AÇUCAR, PODE
ME AJUDAR???
O que é açúcar invertido?
O açúcar invertido na verdade é um xarope feito a partir do açúcar comum, a sacarose, submetido ao aquecimento na presença de alguma substância ácida (por exemplo, suco de limão ou ácido acético, que é um ácido presente em diversas frutas e no vinagre).
Tal procedimento provoca a quebra da sacarose em dois açúcares que formam a sua molécula: glicose e frutose.
O termo "açúcar invertido" decorre de uma característica física da sacarose, que se altera nesse processo: originalmente, um raio de luz polarizada que incide sobre a sacarose gira para a direita. Após o processamento descrito, a luz desvia para a esquerda.
O açúcar invertido é freqüentemente utilizado na fabricação de balas e, em menor escala, de biscoitos.
Sua presença nas balas previne a cristalização do açúcar, o que daria uma textura desagradável, arenosa, ao produto. Já no caso dos biscoitos, sua principal função é contribuir para fazer com que o alimento tenha uma coloração caramelada e para que fique macio.
BRUNO, DESCULPE NÃO FUI CLARO, TENHO DIFICULDADE EM FAZER A CERVEJA PRETA, DETALHE... NÃO CONSIGO DEIXAR ELA LEVEMENTE DOCE, NA ÚLTIMA VEZ QUE FIZ, TORREI UM POUCO O MALTE E COLOQUEI CARAMELO DESTE QUE A GENTE COLOCA EM SORVETES, MAS A CERVEJA QUE GOSTO DE FAZER EU SEMPRE EVITO DE PASTEURIZAR, AI VOCÊ JÁ DEVE IMAGINAR O ESTRAGO, ELAS COMEÇAM A ESTOURAR AS GARRAFAS, IMAGINO QUE SE TIVER ALGUM TIPO DE AÇUCAR QUE NÃO FERMENTA A CERVEJA DEVE FICAR LEVEMENTE DOCE E NÃO EXPLODE AS GARRAFAS.
SÓ PRA VOCÊ TER UMA IDÉIA COM AS CERVEJAS CLARAS EU CONSIGO CONTROLAR A FERMENTAÇÃO PARA NÃO EXPLODIR AS GARRAFAS, MAS NÃO CONSIGO O MESMO COM A CERVEJA PRETA, PERGUNTO O QUE TEM DE DIFERENTE COM A PRETA??, MINHA ESPOSA GOSTA MUITO DA CERVEJA PRETA, TIPO MALZIBER, O QUE EU DEVO FAZER PRA CONSEGUIR?
Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Na prática, existe!
Na prática, existe!
Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes