Método simples de brassagem???

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Método simples de brassagem???

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mar 13, 2008 20:50

Viva.

Ainda não provei a minha primeira cerveja de kit e já estou a pensar em "dar o salto".
Tenho 2 problemas. O segundo será a fervura, mas primeiro a brassagem:

Estou farto de ler, e parece que quanto mais leio mais confuso fico...
Infusão, step, decotion, ufff ... sistemas RIMs HERMS, grrr

Afinal, para quem está a começar, e sem entrar em loucuras de panelas com termostatos e coisas afins, o que é preciso?
O que eu estou a pedir é a vossa experiência prática :) e se possível um método "fool proof", simples e barato para eu me iniciar na brassagem :)
Existe? :D

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quinta mar 13, 2008 21:29

Compra um Kit de grão e as tuas dúvidas dissipam-se...
Até lá, não leias mais nada! :mrgreen:

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mar 13, 2008 21:37

ptlsousa Escreveu:Compra um Kit de grão e as tuas dúvidas dissipam-se...

Hehehe, na pode ser.
Seja qual for o método que venha descrito, vou ter sempre que comprar alguma coisa....... Seja o cooler de picnic, o RIM, o HERM ou o que seja :)

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta mar 13, 2008 22:27

pedro.m.reis Escreveu:

Hehehe, na pode ser.
Seja qual for o método que venha descrito, vou ter sempre que comprar alguma coisa....... Seja o cooler de picnic, o RIM, o HERM ou o que seja :)

É claro que vais precisar de fazer um upgrade ao teu equipamento. Convém teres 2 panelas, uma de 30L e outra de 15L por exemplo. Tb tens que ter uma cuba filtrante e assim não precisas de inventar nada com os coolers de pic-nic. Um moínho para malte também é essencial.
O grande investimento é este, e de resto é só mais uma ou outra coisa, mas nada de muito caro.
Quanto à primeira receita, segue o conselho do ptlsousa, compra um kit-receita que é só seguir as instruções, e não te precisas de estar a preocupar com a receita e com o processo, porque vem lá tudo descrito. Foi isso que eu fiz, e não me arrependo nada.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mar 13, 2008 22:49

emsfc Escreveu:
pedro.m.reis Escreveu:

Hehehe, na pode ser.

É claro que vais precisar de fazer um upgrade ao teu equipamento. Convém teres 2 panelas, uma de 30L e outra de 15L por exemplo. Tb tens que ter uma cuba filtrante e assim não precisas de inventar nada com os coolers de pic-nic. Um moínho para malte também é essencial.
O grande investimento é este, e de resto é só mais uma ou outra coisa, mas nada de muito caro.
Quanto à primeira receita, segue o conselho do ptlsousa, compra um kit-receita que é só seguir as instruções, e não te precisas de estar a preocupar com a receita e com o processo, porque vem lá tudo descrito. Foi isso que eu fiz, e não me arrependo nada.

Abraço

2 panelas??? Tão? Uma para aquecer água para a brassagem, e a outra?
Na de 30L pode-se aquecer a água e ferver o mosto certo?

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta mar 13, 2008 22:53

Sim. Mas na fase da filtração do mosto na cuba filtrante, vais precisar de adicionar ainda mais água do que aquela que utilizas-te para fazer a brassagem. Em lotes de 20L utilizas mais ou menos mais 15L de água a cerca de 70ºC para conseguires retirar a maior quantidade de açúcares que fica no resto de grão que esta na cuba.
Eu conseguí fazer tudo só com uma panela, mas facilita muito ter uma segunda. Neste caso, a segunda panela é opcional.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mar 13, 2008 22:55

emsfc Escreveu:
Abraço

Ora deixa cá fazer contas :D

Panelas: €100(?) ok, no mínimo €60
Moinho: €60
Cuba: €55
---------------
+- €170

Eu tenho algum jeito para bricolage..... deixa cá ver o que consigo fazer com material alternativo :D

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta mar 13, 2008 23:02

Com algum jeito para bricolage, consegues sempre dar a volta à situação, e improvisar o equipamento.
Se reparares nos fórums de homebrewing, a maior parte do equipamento que usam é tudo feito em casa, recorrendo a barris de cerveja, coolers de pic-nic, etc. É só ter algum jeito e também algum dinheiro é claro.
Eu no meu caso optei por comprar já tudo feito, mas é um investimento inicial elevado, e que é preciso ter em conta, já que se trata de um hobby, e não um negócio. Mas não me arrependo do dinheiro que gastei, e que ainda espero gastar. Quando beberes a tua própria cerveja vais saber porquê :)

Abraço

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mar 13, 2008 23:05

Pois é essa a grande dúvida :) como vai sair a minha primeira cerveja .... bem dou + uma hipotese se esta primeira não ficar decente... :D

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta mar 13, 2008 23:36

pedro.m.reis Escreveu:Pois é essa a grande dúvida :) como vai sair a minha primeira cerveja .... bem dou + uma hipotese se esta primeira não ficar decente... :D

Só uma???!!! Acho que uma actividade tão interessante como fazer cerveja merece mais hipóteses! :wink:

Acho que não deves esmorecer caso a tua primeira e segunda e terceira cervejas saiam menos bem. O processo de elaboração tem tantas variáveis que muita coisa pode ocorrer. Agora, não sei se já tiveste oportunidade de experimentar uma cerveja feita em casa mas possso-te dizer que quando ela sai bem, vale todas as outras sete, oito ou nove tentativas que ficaram para trás e que correram mal!

Força com essa produção. Abraço,

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mar 13, 2008 23:38

bmxutos Escreveu:
pedro.m.reis Escreveu:Pois é essa a grande dúvida :) como vai sair a minha primeira cerveja .... bem dou + uma hipotese se esta primeira não ficar decente... :D

Só uma???!!! Acho que uma actividade tão interessante como fazer cerveja merece mais hipóteses! :wink:

Acho que não deves esmorecer caso a tua primeira e segunda e terceira cervejas saiam menos bem. O processo de elaboração tem tantas variáveis que muita coisa pode ocorrer. Agora, não sei se já tiveste oportunidade de experimentar uma cerveja feita em casa mas possso-te dizer que quando ela sai bem, vale todas as outras sete, oito ou nove tentativas que ficaram para trás e que correram mal!

Força com essa produção. Abraço,

Heheh, enfim, se ao fim de 2 ou 3 tentativas não ficar com nada decente para beber é melhor desistir do assunto :)

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Re:

Mensagempor seriuskiller » quarta fev 20, 2013 13:57

bmxutos Escreveu:Só uma???!!! Acho que uma actividade tão interessante como fazer cerveja merece mais hipóteses! :wink:

Gosto da tua forma de pensar, mais que uma para perder a virgindade!

Quanto a equipamento, para levar ao minimo até podes dispensar a cuba filtrante e usar uns sacos de brassagem.

Simplificando é meter os grãos moidos em água a 67ºC durante hora e meia. Até podes meter em água fria e depois aquecer a panela, assim sempre está mais uns minutos na gama 40º a 50º. Depois é ferver durante o mesmo tempo com lupulo e arrefecer. Aqui é que podes precisar de uma serpentina para arrefecer rápido, mas se fizeres algo em torno dos 12 litros arrefeces rápido colocando a panela na banheira por exemplo. Depois é juntar a levedura e mexer com uma colher de plastico, uns 30 minutos se aguentares ou uns 5 minutos se te cansares, foi o meu caso na minha primeira cerveja de KIT e ficou boa. Basicamente a forma simplificada é esta. As complicações começam quando queres a cerveja mais assim ou mais assado, mas para primeira vez acho que isto chega, depois de provares o resultado pensas no que poderia ficar melhor e aí sim, vais ter de mudar algumas coisas para ires de encontro ao que queres. Mas na forma simplificada já tens cerveja no fim e pode ser boa. Tens é de ter cuidado em ter tudo limpo e desinfectado.

seriuskiller
BeerMaster

Re: Método simples de brassagem???

Mensagempor seriuskiller » segunda mar 04, 2013 8:47

Este domingo estive a engarrafar. Usei um tubo com uma válvula no fundo para o efeito, é muito fixe, enche a garrafa sem fazer nenhuma espuma. Antes tinha de esperar um pouco para a espuma desaparecer e cabar de encher, agora é sempre a andar. Não precisas de andar a abrir e a fechar a torneira, é só pressionar o fundo da garrafa contra a válvula e está feito.

http://www.cervejartesanal.com/produto/ ... ara-sifao/

Por 2,5€ acho que vale a pena.

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » segunda mar 04, 2013 13:04

Eu também uso, é muito útil, recomendo :):)

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
jlobo
Beer Hunter
Registado: terça jul 23, 2013 20:49

Mensagempor jlobo » sexta ago 23, 2013 20:32

pessoal tenho algumas duvidas no processo "ALL GRAIN", eu com uma panela um fogão e um balde de filtração posso passar a esta faze certo? eu tenho visto que existe sacos própios para a brasagem... porque a maioria não os usa? e a cuba filtrante tipo esta: http://www.cervejartesanal.com/produto/ ... filtrante/, serve para filtrar depois de fazer a brasagem mas reparei que o pessoal usa umas geladeiras modificadas para esse efeito... porque? desculpem tantas perguntas mas gosto de perceber o que leio o vejo aqui no forum...

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » domingo ago 25, 2013 12:45

Com esse material podes perfeitamente fazer cerveja a partir de grão, tens é de efectivamente usar o saco de brassagem usando o método BIAB (Brew in a bag) e assim podes dispensar o uso da cuba filtrante.
A geleiras é para fazer o mashing e funciona também para a filtragem.
Recomendo-te o How to brew do John Palmer que podes ler online, é muito claro e consegues facilmente obter conhecimento para todas as etapas do all-grain

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » domingo ago 25, 2013 18:26

pessoal tenho algumas duvidas no processo "ALL GRAIN", eu com uma panela um fogão e um balde de filtração posso passar a esta faze certo?
Sim podes, falta-te um termómetro para controlares a temperatura.

eu tenho visto que existe sacos próprios para a brasagem... porque a maioria não os usa?
Eu já usei, é bastante prático. O problema do saco tem haver com o rendimento que não é o melhor. Nada que aumentar a quantidade de cereal não resolva.

e a cuba filtrante tipo esta: http://www.cervejartesanal.com/produto/ ... filtrante/, serve para filtrar depois de fazer a brasagem mas reparei que o pessoal usa umas geladeiras modificadas para esse efeito... porque? A vantagem da geleira é que não deixa sair o calor. Com a panela vais estar sempre de aquecer o mosto porque o calor vai-se perdendo, com a geleira ao fim de 45min a temperatura desceu um grau. Usando a geleira já não precisas também da cuba filtrante porque a geleira já vai filtrar. Por experiencia própria também acho que a filtração com a cuba é muito lenta e com a geleira ou o saco é um instante.

jlobo
Beer Hunter

Mensagempor jlobo » domingo ago 25, 2013 21:23

Obrigado pessoal pela ajuda... seriuskiller eu ja tenho termómetro, e um digital mas axo que serve...
nogueiraf realmente li o How to brew do John Palme e e muito útil para iniciantes...
Mas agora fiquei com duas dúvidas, como controlar o ph da água? eu uso água engarrafada mas o ph e ligeiramente mais alto que o ideal, será que faz muito diferença?
Segunda duvida é em relação ao moinho para moer o malte, tem de ser um próprio? eu tenho visto preços e são muito caros, o meu pai tem um moinho para moer o milho, tem 2 opções para moer em pó, e se mudar para o outro filtro fica em grão miudinhos... será que este não da?

brunosoliveia
BeerMaster
Registado: sábado mar 16, 2013 18:03
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » segunda ago 26, 2013 2:00

jlobo Escreveu:Obrigado pessoal pela ajuda... seriuskiller eu ja tenho termómetro, e um digital mas axo que serve...
nogueiraf realmente li o How to brew do John Palme e e muito útil para iniciantes...
Mas agora fiquei com duas dúvidas, como controlar o ph da água? eu uso água engarrafada mas o ph e ligeiramente mais alto que o ideal, será que faz muito diferença?
Segunda duvida é em relação ao moinho para moer o malte, tem de ser um próprio? eu tenho visto preços e são muito caros, o meu pai tem um moinho para moer o milho, tem 2 opções para moer em pó, e se mudar para o outro filtro fica em grão miudinhos... será que este não da?

Boas,

Em relação ao ph da água há alguns produtos que podes usar para o acertar com o que te pede na receita, sendo eles quimicos ou mesmo malte.
Os americanos usam uma picadora de cozinha para desenrascar a moagem de malte. O melhor seria ele ser moído por um moinho próprio mas se não quiseres investir podes sempre pedir o malte já moído.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » segunda ago 26, 2013 15:02

Usas ácidos para descer o ph. Diferentes ácidos podem ser usados para realçar diferentes aspectos da cerveja. Não precisas de te chatear muito com isso por agora, quando dominares outras coisas mais importantes podes pensar nisso. O termômetro digital dá, mas acho o antológico mais prático

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta ago 28, 2013 14:30

jlobo Escreveu:Obrigado pessoal pela ajuda... seriuskiller eu ja tenho termómetro, e um digital mas axo que serve...

Preocupa-te apenas em fazer a cerveja com os passos certos, ph da água deixa para a proxima :):)
Quanto ao moinho podes tentar na parte de grão miudo o malte deve sair com a casca inteira mas separada do miolo e com alguma farinha.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
jlobo
Beer Hunter

Mensagempor jlobo » quarta ago 28, 2013 23:11

Eu vou usar água engarrafada, o ph vai ficar como esta, não deve ter assim tanta influencia na cerveja penso eu... e em relação ao malte vou encomendar já moído, para já e mais fácil assim...

seriuskiller
BeerMaster

Mensagempor seriuskiller » quinta ago 29, 2013 9:02

Fazes bem, nesta altura não vale apena eestares a pensar muito nisso, isso é bom quando estas a tentar fazer algo em concreto, como copiar uma cerveja ou criar algo novo. Vais ficar com uma cerveja muito boa na mesma, ou se não ficar, não será por causa disso.

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sábado ago 31, 2013 0:14

jlobo Escreveu:Eu vou usar água engarrafada, o ph vai ficar como esta, não deve ter assim tanta influencia na cerveja penso eu... e em relação ao malte vou encomendar já moído, para já e mais fácil assim...

Cuidado que o malte moído tem um espaço curto de tempo para ser utilizado, pois depois começa a ficar "velho" e perder as qualidades

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sábado ago 31, 2013 0:42

La por fora as indicações que dão é que o malte moído aguenta ate 3 semanas em saco normal

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
jlobo
Beer Hunter

Mensagempor jlobo » sábado ago 31, 2013 13:13

O malte vem embalado em vácuo, e eu vou comprar pouca quantidade, ou seja quantidade para um receita... se durar 3 semanas e mais que suficiente... obrigado pessoal...

brunosoliveia
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor brunosoliveia » sábado ago 31, 2013 13:51

Eu no início comprava malte moido numa das maiores lojas de alemanha e o malte vinha num saco normal sem ser em vácuo. não é pelo malte te ficar uns dias moido sem estar embalado em vácuo que vai perder as qualidades, ou tu fazes um processo excelente de extração de todas as qualidades do malte na brassagem ou senao vais estar sempre a perder qualidades do malte.

Bruno Oliveira

Loja do Cervejeiro
HAMR
BeerMaster
Registado: sexta jul 12, 2013 20:37

Mensagempor HAMR » sexta out 11, 2013 17:42

Boa tarde,

Vou aproveitar este tópico para fazer algumas questões que tenho sobre o All Grain (que estou a estudar pelo método do BIAB):

1. É necessário comprar Iodo para verificar se o amido foi todo transformado? Ou os 90mins à temperatura certa chegam?

2. O mesmo para o PH. Haverá alguma razão para o pH não estar entre o 5.2 e o 5.5?

3. Termómetro: tenho um termómetro destes: http://www.cervejartesanal.com/produto/ ... ermometro/
Penso que este não dá, devido à escala não ser suficiente...
Estava a pensar adquirir este: http://www.cervejartesanal.com/produto/ ... m-10-110c/
O que sugerem?

4. Arejamento após o arrefecimento: se mexer vigorosamente o mosto durante alguns minutos não é suficiente para o arejamento? Ou terei que comprar mesmo a bomba de ar?

Cumps

Gimleu
BeerMaster
Registado: quinta nov 17, 2011 10:18

Mensagempor Gimleu » sexta out 11, 2013 18:14

Boa tarde!

Eis as minhas visões face as tuas questões:

1. Eu nunca usei o iodo... Claro que se tiveres tens noção da conversão do amigo, mas se não tiveres não vais ter pior cerveja... Poderás ter uma cerveja ligeiramente diferente em termos de corpo mas é isso...

2. Há imensas razoes para que o pH esteja fora desse intervalo, a começar logo pela agua que usares, e também dos maltes. Em teoria, e corrijam.me se estiver errado, maltes mais torrados / pretos tendem a acidificar mais o mosto do que os menos torrados. Podes tentar contrabalançar o pH da agua que usas com os maltes. Eu uso água engarrafada também por essa razão: tento misturar agua (vá, a olhómetro!) que me deixe um pH na água de 5,8 ou 5,9, mais coisa menos coisa. Com o malte e a brassagem o pH há.de cair para os 5,5 ou 5,6. De qualquer forma, lgo que o pH não esteja demasiado fora desses limites, não vais ter má cerveja... Poderás ter uma cerveja ligeiramente diferente...

3. É mesmo esse!

4. Depende da cerveja em questão... Até um OG de 1,060, abanares bem o fermentador deve funcionar sem problemas. Para mais do que isso, convém ter uma oxigenação bem mais eficaz (há quem diga que num BarleyWine, uma re.oxigenacao ao fim de 12 h de fermentação é benéfico...). A bomba é o ideal, claro. Também há o tubinho com o buraquito com um nome pomposo (efeito de...?). No entanto, já vi uns vídeos de malta, quando fazem a trânsfega para o fermentador primário, deixam o mosto cair um metrito e que conseguem oxigenar assim. Obviamente que as contaminações são um problema potencial...

Espero ter ajudado!

Abraço,
Miguel Damas

Fermentador:

# RISpect 833

Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
jlobo
Beer Hunter

Mensagempor jlobo » sexta out 11, 2013 19:48

Mas para iniciantes penso que não e muito importante o ph, é sim se quiseres fazer alguma receita em específica, e o arejamento tb penso que consegues mexendo bem, deves e ficar com o braço em "brasa"... lol mas para começar axo que não te deves preocupar muito com pormenores mas sim fazer e ganhar experiencia. Isto dito por mim que tb não tenho grande experiencia...

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes