As minhas produções

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

As minhas produções

Mensagempor emsfc » quinta abr 17, 2008 22:19

Bom pessoal, já há muito tempo que andava para criar este post, mas por falta de tempo (e alguma paciência também) tal ainda não tinha sido possível. Mas parece que foi desta…
Pretendo com isto dar a conhecer aos meus caros “camaradas da luta” as minhas produções caseiras, de forma a poder partilhar e adquirir conhecimentos, receitas e experiências, e também ao mesmo tempo servir de incentivo aos “ainda não cervejeiros” a entrarem na produção caseira de cervejas.
Sei que para muitos o impedimento está a nível da logística da coisa, principalmente a nível de espaço. Eu faço cerveja num apartamento, por isso falta de espaço não é desculpa :D
Bom, tudo começou há um ano atrás, estava eu em Espanha a estagiar numa fábrica de produção de cerveja. Após algumas pesquisas no Google vim parar ao site do CdM, onde encontrei malta porreira sempre pronta a ajudar e a esclarecer dúvidas. Descobri a produção caseira de cerveja, e após uma longa fase de estudo (vários livros, sites e também alguma experiência a nível industrial) lá me decidi a comprar o equipamento. Achei que estava apto a entrar logo pela parte mais difícil, e decidi começar pela produção all-grain.
Comecei a minha produção no início deste ano. Já produzi uma Belgian Dubbel e estou em plena fase de produção de uma Imperial Stout.
Num futuro bastante próximo espero fazer alguns kits com um amigo, para fazermos uma garrafeira jeitosa para irmos bebendo regularmente cerveja caseira.
Tenho também alguns projectos pensados, como é o caso de uma wit, uma weizen, e no próximo Inverno uma pilsner. Vontade não falta, haja tempo…

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta abr 17, 2008 22:19

Belgian Dubbel

A minha primeira produção. Feita a partir de um kit-receita que comprei na Loja da Cerveja Caseira do nosso confrade Cerevisae. Achei que esta seria a forma mais segura de começar, já que era uma receita testada, onde tinha o processo todo descrito por onde me podia guiar.
Não resisti e fiz algumas alterações à receita, substituindo o açúcar branco por Candi Sugar (ou açúcar invertido) que eu próprio fiz, e adicionando ainda 10g de sementes de coentros moídas e um pau de canela no segundo fermentador.
Foi uma tarde de Domingo bastante longa (comecei ás 16h e só acabei à meia-noite), mas que valeu a pena. O processo em si correu da forma que esperava, sendo que o único erro que cometi foi ter-me esquecido de medir a densidade antes de colocar a cerveja no fermentador. Antes da ebulição estava em 1.062, por isso penso que deve ter ficado a rondar os 1.070.
Outro “erro” que cometi foi já na parte do engarrafamento. Durante o processo fui perdendo alguma cerveja tendo ficado no final apenas com 15L (pretendia fazer 20L). Acontece que fiz as contas do açúcar para o primming a 6g/L x 20L, porque não me tinha aprecebido da perda de cerveja durante o processo. Só me dei conta disso quando engarrafei a cerveja e fiz as contas ás garrafas que tinha no final. Conclusão, acabei por adicionar açúcar a mais.
Após 2 semana abri a primeira garrafa e fiquei bastante impressionado com os resultados. Gostei bastante da cerveja, mas não tive a oportunidade de a dar a provar a alguém realmente entendido. Tem uma espuma creme fantástica, que penso ser o resultado da utilização do Candi Sugar, e também do excesso de açúcar no primming :D
Há pouco tempo abri uma garrafa e notei que quando tirei a carica se formou espuma que subiu até à boca da garrafa, o que veio confirmar os meus receios no que toca ao excesso de carbonatação.
Tive também problemas no controlo da temperatura de fermentação. Cheguei à conclusão que o local onde coloquei o fermentador não foi o ideal. O tanque que utilizei levava muita água para fazer o banho-maría, e o termóstato que tenho não tem potência suficiente para aquecer tanta água até à temperatura pretendida. Mesmo assim consegui fermentar o mosto a temperaturas entre os 18 e 19ºC.
É com os erros que se aprende, e por isso espero vir a melhorar o meu processo produtivo conforme for fazendo mais uns lotes de cerveja.
Logo se vê no concurso, o que os peritos vão achar da minha cerveja…
Aqui ficam as fotos que tirei durante o processo.

A produção do Candi Sugar:

Imagem

O resultado final:

Imagem

A infusão:

Imagem

A brassagem:

Imagem

A filtração:

Imagem

A fervura:

Imagem

A fermentação em banho-maría no tanque de lavar a roupa :D

Imagem

O engarrafamento:

Imagem

As garrafas cheias:

Imagem

E a bela da pomada:

Imagem

Peço desculpa por algumas das fotos estarem de lado, mas só reparei depois de ter feito o upload no imageshack, e não me apeteceu estar a “uploadá-las” outra vez :D

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta abr 17, 2008 22:20

Imperial Stout

Após os resultados positivos da primeira leva, lá decidi fazer uma stout para o Concurso. Após alguma pesquisa optei por uma Imperial Stout. Elaborei uma receita a partir de várias que encontrei na net e lá comprei os ingredientes, optando desta vez pela Loja da Cerveja Artesanal do nosso camarada Rauchmalz..
Quero deixar claro que, tanto numa como noutra loja fui sempre bastante bem atendido, recomendando tanto uma como outra a qualquer pessoa que me peça a opinião. Por isso não tenho qualquer tipo de preferência por uma ou outra loja. Sei que são negócios que mantêm abertos mais pelo amor ao homebrewing, do que propriamente pelo lucro que têm, por isso é minha intenção continuar a repartir as minhas encomendas pelas duas lojas.
No que ao processo diz respeito, desta vez senti-me bem mais à vontade no que na minha primeira produção, por isso posso dizer que correu melhor. Aprendi algumas coisas com os erros anteriores, embora tenha voltado a perder cerveja durante o processo. Tenho apenas 15L de cerveja a fermentar.
Desta vez a explicação tem a ver com o lúpulo que utilizei. Da primeira vez utilizei pellets, mas desta vez foi em flor. Acontece que a flor como é seca, durante a fervura absorve muito mosto o que a faz inchar, logo aí perco em volume final de mosto. Deveria também ter usado um saco de musselina para as várias adições de lúpulo. Assim poderia no final retirar o lúpulo e escorre-lo bem para aproveitar o máximo de mosto possível.
Pelo menos fica a consolação de ter identificado a falha logo no início, e assim tenho a certeza que não vou errar nos cálculos do açúcar para fazer o primming.
Neste momento a cerveja já está no segundo fermentador, e dentro de uma semana espero engarrafa-la.
Desta vez optei por fazer um starter da minha levedura, uma vez que esta é uma cerveja de elevada densidade, e por isso queria ter mais quantidade de levedura para conseguir uma fermentação mais rápida e mais eficaz. O que é certo é que deu resultado e ao fim de 4 días já não borbulhava. Fiz o starter no dia anterior à produção, fervendo 0.5L de água e 100g de extracto de malte em pó. Arrefeci a 20ºC e adicionei a levedura que tinha activado antes 2 días. É uma prática que pretendo continuar a fazer durante as minhas próximas produções, já que notei uma melhoria significativa na minha fermentação.
Outra inovação que utilizei foi o Irish Moss. É uma alga marinha que ajuda na precipitação das proteínas, ajudando na clarificação da cerveja. Uma Imperial Stout, devido à sua cor, é uma cerveja que esconderia bem alguma turbidez que tivesse, mas resolvi usar na mesma.
Conto dar notícias quando abrir a primeira garrafa e provar o resultado.
Aqui estão mais algumas fotos do processo de produção.

O starter a fermentar a 20ºC:

Imagem

Os ingredientes:

Imagem

A brassagem:

Imagem

A filtração:

Imagem

A fervura:

Imagem

A lupulagem:

Imagem

A fermentação, desta vez numa bacia que comprei exclusivamente para as minhas fermentações:

Imagem

Abraço

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta abr 17, 2008 22:34

Apenas posso dizer: fantástico. Um verdadeiro estímulo para que começou com um semi-fracasso :).
Parabéns!

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » quinta abr 17, 2008 22:37

(App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App) (App)

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sexta abr 18, 2008 10:25

Certamente um dos melhores tópicos deste forum, principalmente pelo lado didático do mesmo, com o realce das coisas que correram menos bem e que ajudam quem vem a seguir!!

Tenho a certeza que essa RI Stout vai sair um mimo! Os juízes do Concurso vão sair de lá a andar de lado :mrgreen:

Continua com o bom trabalho, espero poder seguir-te as pisadas um dia!

Brewmaster
bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta abr 18, 2008 11:01

Rasec Escreveu:Certamente um dos melhores tópicos deste forum, principalmente pelo lado didático do mesmo, com o realce das coisas que correram menos bem e que ajudam quem vem a seguir!!

Subscrevo.

Obrigado pelo magnífico post Edson. Podiam-se sublinhar vários aspectos mas está tudo tão interessante que me vou abster de fazer mais comentários. Obrigado.

Abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta abr 18, 2008 19:21

Obrigado a todos, mas é com bastante prazer que criei este post. Era uma vontade que tinha há muito tempo e que só agora conseguí concretizar.
Tenho ainda pensado um blog onde pretendo fazer algo deste género, e acrescentar ainda mais algumas informações que já há algum tempo que vou recolhendo, no que diz respeito aos ingredientes, equipamentos e processo. O blog já está criado, falta tempo para lá escrever algo.
Tudo a seu tempo...

Abraço

Dirk Naudts

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sábado abr 19, 2008 1:32

Excelente tópico! Parabéns, Edson!
Espero que não te falte tempo para trabalhares no blogue....

Eu cá vou lutando para ir conseguindo fazer cerveja!

Essa Stout vai valer prémio! Acredita!

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo abr 20, 2008 23:21

Parece que afinal lá conseguí arranjar um tempo para tratar do blog.
Cá está o endereço:

http://www.brewingsessions.blogspot.com

Apareçam!!

Abraço

Dirk Naudts

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » domingo abr 20, 2008 23:44

Graaaande post e de certeza grandes cervejas que aí virão.

O blog também está um mimo.

Parabéns Edson

Abraço

Fernando

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda abr 21, 2008 15:29

Grande Edson.

estás em grande, sim senhor.

Eh pá avança com essas ideias. Estas no bom caminho. As tuas fotos quase que cheiram no ecrã ;-)

Estou, ansiosamente, à espera da tua inscrição no concurso. (ainda bem que estou no júri eh, eh, eh).

Boas cervejas,

Fernando

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » terça abr 22, 2008 16:57

Edson, visitei o teu site/blog, fiquei muito impressionado, parabéns, muito bem feito.

Talvez uma pequena sugestão: os links da "De Visita Obrigatória" deviam abrir num novo "Tab" ou numa nova janela do Browser, assim não sai do teu Blog. (mas é só minha opinião)

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça abr 22, 2008 18:34

tom_po Escreveu:Talvez uma pequena sugestão: os links da "De Visita Obrigatória" deviam abrir num novo "Tab" ou numa nova janela do Browser, assim não sai do teu Blog. (mas é só minha opinião)

Obrigado pela sugestão tom_po. Também concordo contigo. Vou tentar alterar isso.

Já cá não vinhas ao fórum há muito tempo. Então como vão as produções da Benedictum?

Abraço

Dirk Naudts

tom_po
BeerMaster
Registado: terça jan 30, 2007 9:34
Contacto:

Mensagempor tom_po » quarta abr 23, 2008 8:10

última sexta-feira fiz uma preta comum, malte muniche principal, malte pilsen e da Weyermann um pouco malte acido, cara-malte e sinamar (liquido). Vou colocar amanha nos baris, fiz cerca de 160 litros.

Mas vou começar um novo emprego (perto da Guarda), por isso vou ter pouco tempo. Até estou a pensar de vender o meu equipamento, era pena, mas provavelmente tinha que ser!

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta abr 23, 2008 9:46

Caro tom_po, entendo-te perfeitamente. Eu também gostava de ter mais tempo livre para me dedicar à produção caseira, mas tal não acontece.
É pena que tenhas que vender o teu equipamento, mas se te vais mudar para a Guarda, terei todo o gosto em te receber cá em Viseu para fazermos umas cervejas juntos.

Abraço

Dirk Naudts

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quarta abr 23, 2008 9:54

Espectáculo! (App)

Chamo à atenção do juri do concurso de cerveja caseira que devem apenas PROVAR o estritamente necessário para avaliar! :roll: Não é para beber que nem uns alarves! :((-

(a ver se sobra alguma coisinha para os curiosos que lá vão aparecer :wink: )

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sábado abr 26, 2008 19:43

Cá estão elas! Russian Imperial Stout na garrafa.

Imagem

OG: 1.090
FG: 1.030
Alc. (v/v): 8%

Segundo o BJCP, está dentro dos parâmetros característicos do estilo. Falta a análise sensorial da cerveja acabada, mas pela amostra que provei, já se nota bem o caramelo e o café.
Vamos lá ver se fica alguma coisa de jeito!

Abraço

Dirk Naudts

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo abr 27, 2008 0:10

emsfc Escreveu:Parece que afinal lá conseguí arranjar um tempo para tratar do blog.
Cá está o endereço:

http://www.brewingsessions.blogspot.com

Apareçam!!

Abraço

Parabéns Edson,

tenho andado com pouco tempo pelo que só hoje consegui fazer uma visita decente ao teu blogue. E só posso dizer que está muito bom. Um grande incentivo para quem queira começar a fazer cerveja.

Vai ser um ponto de visita obrigatória para ir verificando como vão as tuas produções!

Um abraço,

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo mai 11, 2008 20:07

E após duas semanas de espera, não aguentei e lá abrí a primeira garrafa.
Após a prova, aquí estão as ideias com que fiquei:

- côr negra, adequada ao estilo em questão;
- espuma abundante de côr creme, bastante cremosa e que perdurou durante bastante tempo;
- cerveja bastante encorpada, com sabores acentuados a malte torrado, caramelo e café;
- apesar de ter um teor alcoólico que já se pode considerar elevado (8% Abv.), este está muito bem mascarado;
- amargo acentuado devido ás grandes quantidades de lúpulo adicionadas;
- penso que no geral ficou uma cerveja bastante agrdável, boa para aquecer as noites ainda frescas que se fazem sentir.

Aquí está a foto da dita cuja:

Imagem
Imagem

Abraço

Dirk Naudts

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda jun 02, 2008 22:47

Aqui está a receita da minha Imperial Stout, que por sinal até ficou boa, por isso podem usar a receita à confiança :D

Imperial Stout

BJCP Style and Style Guidelines
-------------------------------

12-C Barleywine & Imperial Stout, Russian Imperial Stout

Min OG: 1.075 Max OG: 1.095
Min IBU: 50 Max IBU: 90
Min Clr: 52 Max Clr: 105 Color in EBC

Recipe Specifics
----------------

Batch Size (L): 20.00 Wort Size (L): 20.00
Total Grain (kg): 8.30
Anticipated OG: 1.0809 Plato: 19.52
Anticipated EBC: 176.3
Anticipated IBU: 66.9
Brewhouse Efficiency: 70 %
Wort Boil Time: 90 Minutes

Pre-Boil Amounts
----------------

Evaporation Rate: 5.00 Percent Per Hour
Pre-Boil Wort Size: 21.62 L
Pre-Boil Gravity: 1.0748 SG 18.15 Plato

Grain/Extract/Sugar

% Amount Name Origin Potential EBC
-----------------------------------------------------------------------------
81.3 6.75 kg. Pale Malt(2-row) Great Britain 74.27 7
6.0 0.50 kg. Crystal 120L America 69.19 158
6.0 0.50 kg. Roasted Barley Great Britain 58.81 1523
3.6 0.30 kg. Black Patent Malt Great Britain 54.65 1390
3.0 0.25 kg. Chocolate Malt Great Britain 69.19 1258

Potential represented as Yield, Coarse Grind As Is.

Hops

Amount Name Form Alpha IBU Boil Time
28.35 g. Northern Brewer Whole 8.50 34.3 90 min.
42.52 g. Wye Challenger Whole 7.50 21.1 30 min.
28.35 g. Wye Challenger Whole 7.50 9.3 20 min.
14.17 g. Wye Challenger Whole 7.50 2.3 2 min.

Yeast
-----

WYeast 1084 Irish Ale

Mash Schedule
-------------

Mash Type: Multi Step

Grain kg: 8.30
Water Qts: 17.58 - Before Additional Infusions
Water L: 16.64 - Before Additional Infusions

L Water Per kg Grain: 2.00 - Before Additional Infusions

Acid Rest Temp : 0 Time: 0
Protein Rest Temp : 0 Time: 0
Intermediate Rest Temp : 0 Time: 0
Saccharification Rest Temp : 67 Time: 60
Mash-out Rest Temp : 73 Time: 10
Sparge Temp : 0 Time: 0

Total Mash Volume L: 22.18 - Dough-In Infusion Only

All temperature measurements are degrees Celsius.

Notes
-----

Strike water temperature: 77ºC

Fermentation temperature: Primary - 20ºC - 1 week
Secondary - 2 weeks

Abraço

Dirk Naudts

barbas
BeerMaster
Registado: quinta set 27, 2007 20:13

Mensagempor barbas » segunda jun 02, 2008 23:04

emsfc Escreveu:Aqui está a receita da minha Imperial Stout, que por sinal até ficou boa, por isso podem usar a receita à confiança :D

"Boa" não é o adjectivo correcto. Estava FANTÁSTICA!!! :mrgreen:

Abraço

Fernando

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça jun 03, 2008 10:48

Duas questões:

- Fizeste as medições da OG e FG ? Tens valores?
- Que prog usas para guardar os dados das tuas produções?

emsfc Escreveu:Aqui está a receita da minha Imperial Stout, que por sinal até ficou boa, por isso podem usar a receita à confiança :D

Imperial Stout

BJCP Style and Style Guidelines
-------------------------------

12-C Barleywine & Imperial Stout, Russian Imperial Stout

Min OG: 1.075 Max OG: 1.095
Min IBU: 50 Max IBU: 90
Min Clr: 52 Max Clr: 105 Color in EBC

Recipe Specifics
----------------

Batch Size (L): 20.00 Wort Size (L): 20.00
Total Grain (kg): 8.30
Anticipated OG: 1.0809 Plato: 19.52
Anticipated EBC: 176.3
Anticipated IBU: 66.9
Brewhouse Efficiency: 70 %
Wort Boil Time: 90 Minutes

Pre-Boil Amounts
----------------

Evaporation Rate: 5.00 Percent Per Hour
Pre-Boil Wort Size: 21.62 L
Pre-Boil Gravity: 1.0748 SG 18.15 Plato

Grain/Extract/Sugar

% Amount Name Origin Potential EBC
81.3 6.75 kg. Pale Malt(2-row) Great Britain 74.27 7
6.0 0.50 kg. Crystal 120L America 69.19 158
6.0 0.50 kg. Roasted Barley Great Britain 58.81 1523
3.6 0.30 kg. Black Patent Malt Great Britain 54.65 1390
3.0 0.25 kg. Chocolate Malt Great Britain 69.19 1258

Potential represented as Yield, Coarse Grind As Is.

Hops

Amount Name Form Alpha IBU Boil Time
28.35 g. Northern Brewer Whole 8.50 34.3 90 min.
42.52 g. Wye Challenger Whole 7.50 21.1 30 min.
28.35 g. Wye Challenger Whole 7.50 9.3 20 min.
14.17 g. Wye Challenger Whole 7.50 2.3 2 min.

Yeast
-----

WYeast 1084 Irish Ale

Mash Schedule
-------------

Mash Type: Multi Step

Grain kg: 8.30
Water Qts: 17.58 - Before Additional Infusions
Water L: 16.64 - Before Additional Infusions

L Water Per kg Grain: 2.00 - Before Additional Infusions

Acid Rest Temp : 0 Time: 0
Protein Rest Temp : 0 Time: 0
Intermediate Rest Temp : 0 Time: 0
Saccharification Rest Temp : 67 Time: 60
Mash-out Rest Temp : 73 Time: 10
Sparge Temp : 0 Time: 0

Total Mash Volume L: 22.18 - Dough-In Infusion Only

All temperature measurements are degrees Celsius.

Notes
-----

Strike water temperature: 77ºC

Fermentation temperature: Primary - 20ºC - 1 week
Secondary - 2 weeks

Abraço

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça jun 03, 2008 11:29

OG: 1.090
FG: 1.030
% Abv.: 8%

Cumpriu todos os parâmetros exigidos para o estilo.

Quanto ao programa que uso, é o ProMash.

Foi uma receita complicada e com um investimento monetário relativamente elevado:

8.3 Kg de malte
35L de água engarrafada
113g de lúpulo
Levedura liquida Wyeast
Portes de envío
Mais custos de produção (sem contar com a mão-de-obra que é grátis)

Não fiz as contas mas não saiu nada barata, mas valeu bem a pena. Ficou uma cerveja bastante boa, ganhou um prémio no concurso, e ainda por cima me valeu uma serpentina de arrefecimento :D :D :D

Foi uma receita complicada porque não foi fácil fazer a brassagem de 8.3Kg de grão só com 17L de água. A panela não dava para mais por isso foi um bocado complicado para mexer tudo, mas acabou por correr bem.
Ainda por cima ainda arrefeço o mosto na banheira cheia de água com gelo, por isso podes imaginar o que é andar pela casa com uma panela de alumínio a pesar à volta de 30Kg...
Um conselho que te dou é que reduzas a receita para 15L. Acredita que o processo acaba por se tornar mais simples, porque assim podes fazer a brassagem com uma maior relação L água/ Kg grão, o que te facilita não só a brassagem, mas também a filtração.

Mais qualquer dúvida ou ajuda que precises, não hesites em perguntar.

Abraço

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça jun 03, 2008 11:35

O Promash exporta as receitas em formato beerxml?

Se sim, podes enviar o fich? O meu mail tá na assinatura.

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça jun 03, 2008 11:40

Não faço ideia, mas agora também não consigo ver isso. Na hora do almoço já posso ver isso no portátil.
Sei que dá para exportar em txt, e foi daí que copiei para colocar aquí no fórum, mas depois digo-te qualquer coisa.
Se der envio-te por mail.

Abraço

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça jun 03, 2008 11:41

Humm, parece que o promash não exporta em beerxml.
Vai aqui a ver se consegues converter http://www.beerxml.com/converter.htm

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça jun 03, 2008 11:43

Ok! Já estive a ver isso. Depois faço o download, converto para .beerxml e envio-te por mail.

Abraço

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça jun 03, 2008 11:51

Ok! Tks

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça jun 03, 2008 11:55

Parece que a minha próxima produção será um kit Brewferm Diabolo!
Vou aproveitar para alargar a oferta da minha garrafeira para partilhar com os amigos no Verão, por isso, como neste momento tenho pouco tempo livre, optei por me iniciar nos kits :D
Quanto ao processo de produção, este já está bem assimilado por isso não tenho grandes dúvidas em relação ao que fazer.
Precisava apenas de um esclarecimento: ganho alguma coisa em adicionar Irish Moss a uma cerveja de kit? Os kits costumam produzir muita turvação?
Pelo que percebi o kit Diabolo é uma Belgian Strong Ale semelhante à Duvel. Normalmente esta cerveja á bastante limpida, e eu quería conseguir algo do género.
Se alguém me puder esclarecer, agradecía, senão uso na mesma, porque mal também não deve fazer :)
Depois coloco aquí fotografías do processo.

Abraço

Dirk Naudts

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes