Questão sobre fermentação

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
Gustavix
Já saca as caricas fora!
Registado: segunda mai 19, 2008 11:12

Questão sobre fermentação

Mensagempor Gustavix » terça mai 20, 2008 12:19

Olá pessoal.

Domingo fiz a minha primeira cerveja, uma Pils de Kit.

No entanto, e embora tenha seguido todas as instruções à letra, até agora ainda nao vi nem uma bolhinha de CO2 no borbulhador.

Poderei ter feito alguma coisa errada? É possivel que a levedura não esteja boa?
Abri o fermentador hoje, e a unica coisa que vejo é alguma espuma.
Tenho o fermentador num local sem luz, a uma temperatura proxima dos 18 - 20º

Obrigado pela atenção

Gustavo

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » terça mai 20, 2008 13:20

Viva,

Se tem espuma muito provavelmente já começou a fermentar. Verifica se a tampa está mesmo bem fechada! Veerifica tb a rolha.

boas cervejas,

Fernando

Gustavix
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Gustavix » terça mai 20, 2008 14:06

Boas,

Isso foi tudo verificado. A tampa está presa com fita para não abrir e a rolha esta bem vedada.

Lembrei-me agora de uma coisa. Eu em vez de adicionar 500g de açucar à mistura, adicionei cerca de 700g. Não sei se faz alguma diferença :roll:
Mas se dizes que ter espuma é bom sinal, já fico mais descansado. Acho que era muito mau fazer logo asneira da primeira vez :-|

Obrigado pela resposta

Gustavo

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça mai 20, 2008 18:07

Tal como diz o cerevisae, se tem espuma é porque está a fermentar, o que indica que está a produzir álcool e CO2, CO2 esse que se está a escapar por qualquer lado menos pelo borbulhador.
Verifica melhor se tens tudo bem vedado. Pressiona ligeiramente a tampa do fermentador e vê se o liquido do borbulhador sobe. Se não subir é sinal que o ar se está a escapar por outro lado qualquer.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
Gustavix
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Gustavix » terça mai 20, 2008 20:04

OK. Foi patada minha :oops:
O fermentador estava mal fechado...Agora ja borbulha frenéticamente :lol:

Uma questão...A cerveja pode ter ficado estragada por ter o fermentador mal fechado?

Obrigado

Gustavo

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » terça mai 20, 2008 21:35

Gustavix Escreveu:OK. Foi patada minha :oops:
O fermentador estava mal fechado...Agora ja borbulha frenéticamente :lol:

Uma questão...A cerveja pode ter ficado estragada por ter o fermentador mal fechado?

Obrigado

Gustavo

Deve estar tudo a 100%, ainda hoje muitas cervejas por esse mundo fora fermentam em tanques abertos ao mundo e nem por isso deixam de ser excelentes cervejas! :wink:

Sem stresses vais ter aí uma boa cerveja!

Brewmaster
Gustavix
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Gustavix » quarta mai 21, 2008 11:21

OK,

Obrigado pelos comentários.
Depois vou postando as fotos :lol:

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quinta mai 22, 2008 22:31

Boas,

Uma Pils a 18ºC?

Gustavix
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Gustavix » sexta mai 23, 2008 17:12

Pois....acho que é esse exactamente o problema...
Embora tenha borbulhado freneticamente durante um dia ou dois, a fermentação quase que parou.
Acho que vou tentar a solução do banho maria para aumentar um pouco a temperatura.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta mai 23, 2008 17:26

Gustavix Escreveu:Pois....acho que é esse exactamente o problema...
Embora tenha borbulhado freneticamente durante um dia ou dois, a fermentação quase que parou.
Acho que vou tentar a solução do banho maria para aumentar um pouco a temperatura.

Gustavo,

acho que o que o ptlsousa se estava referir era precisamente o contrário. Uma Pils é uma lager e portanto a temperatura de fermentação deve ser mais baixa, talvez entre 9 e 13º. Deves é tentar colocar o fermentador num local mais fresco...

Abraço,

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta mai 23, 2008 17:45

Gustavo,

Estás a seguir algumas instruções/receita?

Gustavix
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Gustavix » sábado mai 24, 2008 2:13

Olá.

Estou a seguir as instruções do kit, mas estou a ter alguma dificuldade em manter uma temperatura constante no local onde tenho o fermentador...

Vou este fim de semana tentar "remediar" a situação com o banho maria, e ver se tudo corre bem :lol:

Vou dando noticias ehehehe

Obrigado,

Gustavo

Gustavix
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Gustavix » sábado mai 24, 2008 2:16

Ok. ja consegui baixar a temperatura.... Vamos ver se a menina fica um pouco mais contente :lol:

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mai 29, 2008 23:17

Só os meus €0,05

As pils são lagers mas as de kit têm levedura Ale. Logo a temperatura 18º num deve estar muito errado. Mas quem pode esclarecer melhor e que as vende e o livro de instruções que a acompanha. Room temperature = +- 18º.

Para arrefecer o balde podes sempre por em banho maria e se não chegar acrescenta uma ventoinha ;)

E vai dando notícias do processo!

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta mai 30, 2008 0:47

... essa foi nova para mim! :shock:

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » sexta mai 30, 2008 9:37

ptlsousa Escreveu:... essa foi nova para mim! :shock:

Essa qual? Do levedura ou da ventoinha? :P

Os kits têm todos a mesma levedura.... E é ALE pois é mais facil de utilizar ;)

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda jun 02, 2008 1:58

De facto os kits vêm todos com levedura ALE

quem quiser uma lager pode sempre substituir a levedura do kit por uma de lager. Resulta!

1 abraço,

Fernando

Almaminha
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo out 04, 2009 10:31

Re: Questão sobre fermentação

Mensagempor Almaminha » segunda nov 16, 2009 16:08

Gustavix Escreveu:No entanto, e embora tenha seguido todas as instruções à letra, até agora ainda nao vi nem uma bolhinha de CO2 no borbulhador.

Poderei ter feito alguma coisa errada? É possivel que a levedura não esteja boa?

Gustavo

Sabem o que é que já me aconteceu?
Tudo bem e a funcionar e deixou de borbulhar passado um dia. Conferi e reconferi, carregava na tampa do fermentador e saíam borbulhas e!!! só depois é que me apercebi de que o borbulhador estava pouco metido e escapava CO2 entre aquele e a borracha. Ora pois: um empurrãozinho e de novo a borbulhar.

Não é que o material tem sempre razão?

Por questões de dieta deixarei de beber cerveja durante 2 semanas. Calculo que perderei cerca de 14 dias :)
Benfas
Já saca as caricas fora!
Registado: terça ago 10, 2010 23:31

Mensagempor Benfas » sexta ago 27, 2010 20:40

ptlsousa Escreveu:Boas,

Uma Pils a 18ºC?

Eu comecei hoje o meu primeiro batch de cerveja: um kit de Lager da Muntons. O meu problema é exactamente o oposto: temperatura a mais! Não consigo baixá-la dos 27º, quando a recomendada é de 18º - 20º... será que conseguirei uma fermentação decente a esta temperatura ou os bichinhos armar-se-ão em preguiçosos com o calor?

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta ago 27, 2010 22:12

A temperatura muita alta de início pode não ser um problema apesar de ser conveniente que a baixes rapidamente para valores mais "normais". O que é importante é que a levedura se multiplique e a fermentação comece. Riscos? Alguns off flavors e uma fermentação mais rápida, o que pode parecer interessante mas não o é necessariamente.

As temperaturas altas podem também realçar o álcool, o que mais uma vez não é necessariamente bom, pois pode ficar excessivamente agreste. Por curiosidade, deixo aqui um link para uma tabela com alguns off flavors e suas origens:

http://www.winning-homebrew.com/off-flavors.html

Benfas
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Benfas » sábado ago 28, 2010 14:10

bmxutos Escreveu:A temperatura muita alta de início pode não ser um problema apesar de ser conveniente que a baixes rapidamente para valores mais "normais". O que é importante é que a levedura se multiplique e a fermentação comece. Riscos? Alguns off flavors e uma fermentação mais rápida, o que pode parecer interessante mas não o é necessariamente.

As temperaturas altas podem também realçar o álcool, o que mais uma vez não é necessariamente bom, pois pode ficar excessivamente agreste. Por curiosidade, deixo aqui um link para uma tabela com alguns off flavors e suas origens:

Obrigado pela dica, Bruno!

Efectivamente, embora a temperatura tenha baixado para 24 - 25º o raio do borbulhador debita CO2 com uma fúria do catano... Problemas da inexperiência, tentar fazer uma Lager com este calor... Ehe! Mas pelo menos não tive o (pelo que tenho lido) habitual problema de principiante de ainda não ver o fermentador a borbulhar... :)

Ainda vou tentar baixar mais um bocado a temperatura, a ver o que acontece. Vou deixando aqui comentários sobre o progresso da coisa...

Mais uma vez, muito obrigado!

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado ago 28, 2010 14:40

Benfas Escreveu:
bmxutos Escreveu:A temperatura muita alta de início pode não ser um problema apesar de ser conveniente que a baixes rapidamente para valores mais "normais". O que é importante é que a levedura se multiplique e a fermentação comece. Riscos? Alguns off flavors e uma fermentação mais rápida, o que pode parecer interessante mas não o é necessariamente.

Obrigado pela dica, Bruno!

Efectivamente, embora a temperatura tenha baixado para 24 - 25º o raio do borbulhador debita CO2 com uma fúria do catano... Problemas da inexperiência, tentar fazer uma Lager com este calor... Ehe! Mas pelo menos não tive o (pelo que tenho lido) habitual problema de principiante de ainda não ver o fermentador a borbulhar... :)

Ainda vou tentar baixar mais um bocado a temperatura, a ver o que acontece. Vou deixando aqui comentários sobre o progresso da coisa...

Mais uma vez, muito obrigado!

Bom, com essas temperaturas não estava à espera que estivesses a produzir uma Lager... :mrgreen:

Nesse caso estás mesmo muuuuito acima do normal. Estás a utilizar levedura de ale?

Benfas
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Benfas » sábado ago 28, 2010 17:35

bmxutos Escreveu:
Bom, com essas temperaturas não estava à espera que estivesses a produzir uma Lager... :mrgreen:

Nesse caso estás mesmo muuuuito acima do normal. Estás a utilizar levedura de ale?

Sim, pelo menos assim o suponho... Embora a cerveja seja uma lager, tanto quanto tenho lido a Muntons fornece levedura de Ale com os seus kits... Aliás, a temperatura que eles recomendam nas instruções é de entre os 18º e os 20º... pelo que suponho que seja mesmo de Ale...

Mas também não desisto à primeira! Se esta correr mal hei-de fazer a melhor Ale do mundo! :D (Para dizer a verdade, a única razão pela qual meti numa Lager foi por ser a cerveja mais consumida em Portugal, e pode ser que com esta experiência recrute mais meia dúzia de entusiastas para o homebrewing... ehe!)

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes