Fermentaçao lenta ou... inexistente?

Todas as fases de produção de uma cerveja, truques e dicas.
walkabouts
Já saca as caricas fora!
Registado: terça fev 03, 2009 14:44

Fermentaçao lenta ou... inexistente?

Mensagempor walkabouts » terça fev 03, 2009 20:49

Mestres cervejeiros!

Preciso de uma ajuda, pois apesar da paciência ser uma virtude, começo a achar que algo vai mal.

No passado domingo iniciei-me na lides cervejeiras com um kit da Brewferm, a Triple. Segui a receita incluída à risca, com as temperaturas sugeridas (mosto a 20 graus, fermento a levedar no copo com água a 25 graus), e actualmente o fermentador está em "banho maria" numa temperatura de 23 graus. No entanto, passado 3 dias, o borbulhador apresenta poucas evidencias de fermentação, apenas uma ligeira humidade. Começo a estranhar a demora e a ficar desapontado... A validade da lata está longe de ser atingida (Novembro de 2010), os cuidados sanitários foram tidos, por isso não sei que factor possa ser...

Uma duvida: é normal a tampa do borbulhador ser "laça" (nao fica firmemente presa)?

Ajudem-me, estou com as ansias e sem cerveja para me refrescar os animos! :)

Imagem
Imagem

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça fev 03, 2009 23:18

A tampa do balde de fermentação está hermeticamente fechada?
Verifica lá outra vez ;)

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Re: Fermentaçao lenta ou... inexistente?

Mensagempor pedro.m.reis » terça fev 03, 2009 23:22

walkabouts Escreveu:Mestres cervejeiros!
Uma duvida: é normal a tampa do borbulhador ser "laça" (nao fica firmemente presa)?

É. Queremos que o CO2 saia do balde ;)
Por falar nisso, quanta água existe no borbulhador? na foto não dá para ver (ou estou a ficar cegueta :) )

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
walkabouts
Já saca as caricas fora!

Mensagempor walkabouts » terça fev 03, 2009 23:46

Já fui confirmar, e sim, está hermeticamente fechada! Quanto à quantidade de água no borbulhador é mesmo só "vapor". Só tem aquelas bolhinhas de humidade, nao tem àgua... Que "raio" será?

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » terça fev 03, 2009 23:50

walkabouts Escreveu:Já fui confirmar, e sim, está hermeticamente fechada! Quanto à quantidade de água no borbulhador é mesmo só "vapor". Só tem aquelas bolhinhas de humidade, nao tem àgua... Que "raio" será?

É suposto colocar um pouco de água com desinfectante no borbulhador. Alias, a "borbulhação" é o CO2 a passar por essa água que colocaste lá....

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » quarta fev 04, 2009 2:46

Viva,

Aconselho-te a fazer o seguinte:
- Esperar!

Deixa a levedura trabalhar à velocidade dela...

Abraço,
Pedro

walkabouts
Já saca as caricas fora!

Mensagempor walkabouts » quarta fev 04, 2009 8:20

pedro.m.reis Escreveu:É suposto colocar um pouco de água com desinfectante no borbulhador. Alias, a "borbulhação" é o CO2 a passar por essa água que colocaste lá....

Pois... Pois é... Há alturas em me sinto burro. Há também alturas em que me sinto muito, muito burro. Pior ainda é quando me sinto como AGORA! Inocentemente, ou de uma forma excitada, saltei esse passo.. Ou seja, nao tinha colocado água no borbulhador... Ou seja o CO2 andou a passar pelo o borbulhador tipo autoestrada sem portagem.. Será que o facto de só agora, passado 3 dias, colocar a água no borbulhador irá afectar o resultado, ou terei eu uma bela mistela para ir cano abaixo?...

Obrigado pela vossa ajuda.

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta fev 04, 2009 10:19

walkabouts Escreveu:
pedro.m.reis Escreveu:É suposto colocar um pouco de água com desinfectante no borbulhador. Alias, a "borbulhação" é o CO2 a passar por essa água que colocaste lá....

Pois... Pois é... Há alturas em me sinto burro. Há também alturas em que me sinto muito, muito burro. Pior ainda é quando me sinto como AGORA! Inocentemente, ou de uma forma excitada, saltei esse passo.. Ou seja, nao tinha colocado água no borbulhador... Ou seja o CO2 andou a passar pelo o borbulhador tipo autoestrada sem portagem.. Será que o facto de só agora, passado 3 dias, colocar a água no borbulhador irá afectar o resultado, ou terei eu uma bela mistela para ir cano abaixo?...

Obrigado pela vossa ajuda.

Caro, nos ingredientes da cerveja não está "água do borbulhador". Isto é, não é essencial. Serve sim para evitar contaminação do mosto.
Bem, posto isto, colocares agora água (com agente desinfectante) no borbulhador não fará mal - vai em frente :).
Da minha pouco experiência diria que o facto de não teres colocado a água até agora não vai, por si só, estragar a cerveja a não ser que o borbulhador esteja num ambiente carregado de coisas más :)

Não te sintas mal... É normal estes pequenos lapsos ;)

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
walkabouts
Já saca as caricas fora!

Mensagempor walkabouts » quarta fev 04, 2009 10:56

Caro Pedro e restantes amigos, mais uma vez obrigado pelas respostas, que têm sido muito uteis, e que felizmente irao contribuir para que a proxima vez corra melhor e melhor.

Espero que o ambiente no "borbulhador" nao tenha sido hostil até agora, aliás a unica coisa hostil é a minha mulher a insistentemente perguntar se estraguei tudo.. Sim, porque ela tambem é grande fã de cerveja e está ansiosa com os resultados (infelizmente... já que a continuar assim deixo de ter o monopólio de ser o "barriguitas" cá de casa..).

Bem, vou acender uma velinha ao Santo Arnaldo, que com ajuda divina e a sabedoria dos mestres cervejeiros, certamente irá tudo acabar em bem!

Joao M. Santos

walkabouts
Já saca as caricas fora!

Mensagempor walkabouts » quarta fev 04, 2009 21:07

Só para dizer que o sacanita já gargareja... Afina a garganta meu cantor!

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quarta fev 04, 2009 21:31

walkabouts Escreveu:Só para dizer que o sacanita já gargareja... Afina a garganta meu cantor!

Et voila, mais um que ultrapassou o Sindroma-a-minha-primeira-cerveja-ainda-nao-borbulha :)

Caro João, isso está no bom caminho! ;)

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » quarta fev 04, 2009 22:09

Caro João, antes de mais sê muito bem.vindo ao Cervejas do Mundo, e acima de tudo, à produção artesanal de cerveja.
É com os erros que se aprende, e por isso não te preocupes, que nunca mais te voltas a esquecer do liquido no borbulhador.
Quanto ao resto, dá-lhe tempo. Uma das grandes virtudes que um cervejeiro deve ter é, sem dúvida, a paciência.
Ao final de uma semana, transfere para um segundo fermentador, e dá-lhe mais duas semanas à temperatura ambiente.
Engarrafa (não te esqueças do açúcar para a carbonatação :D ) e espera mais umas 3 semanas e terás uma bela cerveja.
Ok, ok, tou aqui a dar estes conselhos mas normalmente, ao final de 1 semana na garrafa, já estou a prová-la...

Um abraço e boas fermentações!

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
walkabouts
Já saca as caricas fora!

Mensagempor walkabouts » quinta fev 05, 2009 11:34

pedro.m.reis Escreveu:Et voila, mais um que ultrapassou o Sindroma-a-minha-primeira-cerveja-ainda-nao-borbulha :)!

Caro Pedro, ainda bem que é uma patologia frequente, pensei que este sintoma obsessivo-compulsivo fosse um exclusivo pessoal e intrasmissivel...

emsfc Escreveu:Caro João, antes de mais sê muito bem.vindo ao Cervejas do Mundo, e acima de tudo, à produção artesanal de cerveja.
É com os erros que se aprende, e por isso não te preocupes, que nunca mais te voltas a esquecer do liquido no borbulhador.
Quanto ao resto, dá-lhe tempo. Uma das grandes virtudes que um cervejeiro deve ter é, sem dúvida, a paciência.
Ao final de uma semana, transfere para um segundo fermentador, e dá-lhe mais duas semanas à temperatura ambiente.
Engarrafa (não te esqueças do açúcar para a carbonatação :D ) e espera mais umas 3 semanas e terás uma bela cerveja.
Ok, ok, tou aqui a dar estes conselhos mas normalmente, ao final de 1 semana na garrafa, já estou a prová-la...

Um abraço e boas fermentações!

Caro Edson, obrigado pela resposta e conselhos (quer aqui, quer no Blog, do qual sou fã confesso e ando a impigir à minha rede de amigos cobardolas, já que tá tudo á espera do resultado aqui do menino para se aventurarem!).

Esquecer-me do liquido do borbulhador, nunca mais! Aliás, nem percebo como é que alguem se pode esquecer de uma coisa tao basica! Amadores! :)

Quanto à paciência... terapeuticamente já comprei umas garrafitas para quando a paciência falta (nao sei se o sr. doutor aprova a terapia, mas remedio bom faz sempre bem!...)

A propósito do segundo fermentador, uma duvida. Até agora, tenho mantido o fermentador primário a 23 graus. Quando referes manter o segundo fermentador à temperatura ambiente, a que tenho no castelo de gelo que é a minha casa, é actualmente de +- 16 graus.. Segundo li num comment do Cerevisiae, 16 graus é uma boa temperatura para a segunda fermentaçao (ele refere baixar a temperatura de 2 a 5 graus em relaçao à primeira, ainda que no meu caso baixar essa temperatura, seria qualquer coisa como 21 a 18 graus). Mas presumo que os 16 graus funcionarão, nao?

Mais uma dúvida mais pertinente na minha mente intranquila.. Na receita, ao inves de açucar, usei um "beerkit enhacer" (50% glicose e 50% extracto de malte). Para a carbonatação é melhor usar este complemento, ou é mesmo melhor usar açucar?

Mais uma vez, obrigado por toda a ajuda que me têm dado e por toda a simpatia!

Joao Santos

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » quinta fev 05, 2009 14:33

Penso que os 16ºC serão suficientes. Em princípio, ao final de uma semana a fermentação já deve ter terminado. Mas isso é fácil de descobrires, através do borbulhador. Logo que pare de borbulhar, ou então se o borbulhar for muito escasso, é sinal que a fermentação parou, e aí a levedura já não necessitará de estar a uma temperatura de 23ºC.
Estas duas semanas no fermentador secundário serão benéficas a nível da maturação da cerveja, e por isso podes tê-la a temperaturas bem mais baixas do que a temperatura de fermentação.
Escolhe um lugar que seja frio, e não te preocupes que não irás ter problemas.
Em relação à carbonatação, eu sempre usei açúcar branco, e com bons resultados. O ideal será adicionares entre 6 a 7g de açúcar por cada litro de cerveja que tiveres. Tem atenção ao volume de cerveja que tens. Na minha primeira leva pensava que tinha 20L e afinal tinha um pouco menos e acabei com a cerveja excessivamente carbonatada.
Qualquer dúvida, é só perguntares.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

walkabouts
Já saca as caricas fora!

Mensagempor walkabouts » quarta fev 25, 2009 13:51

Desculpem estar a chatear com mais uma pergunta descaradamente inexperiente, mas prefiro ser um chato que um aventureiro fracassado! Tenho actualmente a cerveja a "repousar" no segundo fermentador já à 15 dias, a temperatura ambiente (entre os 16 e os 17 graus).

Agora o rol de duvidas...

- O açucar deve ser adicionado neste mesmo fermentador, ou a mistura deverá ser feita num outro fermentador? Já agora.. É melhor fazer uma calda de agua e açucar dissolvido, que irá juntar à cerveja, ou juntar directamente o açucar à cerveja?

- Já li a recomendaçao de utilizar açucar amarelo ao invez de branco, já que supostamente confere maior densidade á espuma. Confirmam isso? E no caso de usar açucar amarelo, a gramagem é a mesma, ou é ligeiramente superior? (esta é uma pergunta essencialmente de curiosidade, ja que penso usar açucar branco..)

- A temperatura a que as garrafas acabadas de engarrafar devem ficar durante a carbonataçao é idealmente de quantos graus? Tambem é temperatura ambiente (+- 16 graus) ? E depois do periodo de carbonataçao (a Brewferm recomenda no kit, 6 a 8 semanas), devem as garrafas ir para um local mais fresco?

- Ainda a proposito das garrafas... Normalmente até que altura as enchem? Quandos "dedos" / centimetros deixam de ar? Presumo que obviamente façam isto a "olho", de qualquer das maneiras será o que? Meio gargalo?

Desculpem o rol de perguntas, mas gostava tanto que corresse tudo bem á primeira!

Um abraço a todos os mestres,

Joao Santos

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sábado fev 28, 2009 17:07

Bem, vou tentar responder a algumas das tuas questões. Vamos por partes:

- antes de engarrafar a tua cerveja deves trasfega-la para um balde (no meu caso é a cuba filtrante sem o fundo falso) com torneira (que te vai facilitar o processo de engarrafamento) previamente desinfectado. Isto porque durante o processo de amadurecimento da cerveja vão-se depositar algumas partículas sólidas no fundo do fermentador que são indesejáveis na tua cerveja. É neste recipiente que se mistura o açúcar para o primming. Eu costumo misturar o açúcar com água, e fervo tudo durante uns 10 minutos para matar algum "intruso" que esteja no açúcar. Depois misturo esta calda com a minha cerveja e mexo bem para obter uma mistura homogénea;
- em relação ao tipo de açúcar, eu costumo usar açúcar branco, mas já li algures neste fórum, a recomendação de usar açúcar amarelo nas ales e açúcar branco nas lager. Quanto à gramagem, não faço ideia se é a mesma, talvez alguém mais sabido te possa esclarecer;
- eu armazeno as minhas garrafas à temperatura ambiente, embora tente sempre escolher um local mais quentinho durante as primeiras duas semanas. Após esse tempo (e após já ter aberto uma garrafa para confirmar a carbonatação), coloco-as num local mais fresco, e algumas no frigorífico :D :D :D
- para encher as garrafas utilizo uma válvula de enchimento (que aconselho vivamente). Com esta válvula deixas encher a garrafa por completo, e quando a retirares o volume diminui e ficas com o espaço ideal (aproximadamente meio gargalo);

Espero ter ajudado...

Abraço

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » sexta abr 10, 2009 20:19

Caro João, como vai essa Triple?

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
walkabouts
Já saca as caricas fora!

Mensagempor walkabouts » sábado abr 11, 2009 16:18

pedro.m.reis Escreveu:Caro João, como vai essa Triple?

Mmmmm.. Deliciosa! Foi uma enorme surpresa, que tem vindo a surpreender-me semana após semana. Sem dúvida que a espera tem beneficiado a sabor, a textura, a carbonatação. Tendo em conta que foi a minha primeira tentativa, não podia ter ficado mais contente com o resultado. O sabor é inequivocamente de uma Triple (evocando um sabor entre uma Chimay e uma La Trappe), com um paladar rico a cereal, sem se sentir excessivamente o sabor ou odor do alcool. Resumidamente: "escorrega" maravilhosamente e o prazer do palato é um encanto..

Actualmente estou com um segundo batch em fermentaçao, e acabei hoje de engarrafar uma Tarwebier (tambem da Brewferm, que fui buscar à minha loja preferida de Benfica... A já obrigatória "Loja da Cerveja Caseira"!)

Obrigado a todos pela ajuda neste forum de ajuda e entusiastica intercomunicaçao !

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » sábado abr 11, 2009 17:36

Hehehe.

Bem, após essa tarwe começa a ficar na hora de passar a extracto....
Já há planos?

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
walkabouts
Já saca as caricas fora!

Mensagempor walkabouts » domingo abr 12, 2009 10:17

pedro.m.reis Escreveu:Hehehe.

Bem, após essa tarwe começa a ficar na hora de passar a extracto....
Já há planos?

Por enquanto, ainda sem planos. O próxima questão é saber onde raio vou guardar as próximas, já que actualmente olho para a dispensa e com o olhómetro parece-me bem que nao cabem lá mais de 90/100 garrafas.. Para além desse pormenor, ainda me faltam mais 30 garrafas para daqui a 2 semanas engarrafar o batch actual.. Que isto de trazer garrafas do bar do emprego, para alem do bom aspecto e do chimfrim que faço no autocarro com o chocalhar de garrafas :) , é sempre à conta! Cambada de abstémios, se nao for eu a beber ao almoço, nem garrafas trazia!

Por esta altura, em que as minhas produçoes se limitam a kit, efectivamente começo a pensar "e se experimentasse acrescentar...", ou seja, com um catano, tou viciado nisto, e já começo a ler umas receitas.

Por isso, ainda sem planos (a nao se esvaziar a dispensa lentamente..) mas cheinho de vontade!

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo abr 12, 2009 16:18

Eh pá, se precisares de espaço, eu tenho cá em casa que chegue por isso mando-te a minha morada e mandas para cá isso tudo que eu trato bem delas! :D

Abraço

Dirk Naudts

pedro.m.reis
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » domingo abr 12, 2009 17:50

walkabouts Escreveu: Para além desse pormenor, ainda me faltam mais 30 garrafas para daqui a 2 semanas engarrafar o batch actual.. Que isto de trazer garrafas do bar do emprego, para alem do bom aspecto e do chimfrim que faço no autocarro com o chocalhar de garrafas :) , é sempre à conta! Cambada de abstémios, se nao for eu a beber ao almoço, nem garrafas trazia!

Bem, se precisas mesmo de garrafas, compra as grades (deposito). Foi o que eu fiz nos primeiros tempos.
Agora consegui que o dono de um restaurante (ou melhor, um amigo meu conseguiu) me guardasse as grolsh vazias... Mas ainda hoje passei uma tarde a lavar garrafas, uff seca! Tenho q começar a olhar para a solução barril + beergun....

In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
walkabouts
Já saca as caricas fora!

Mensagempor walkabouts » segunda abr 13, 2009 15:58

emsfc Escreveu:Eh pá, se precisares de espaço, eu tenho cá em casa que chegue por isso mando-te a minha morada e mandas para cá isso tudo que eu trato bem delas! :D

Abraço

Lol! Deixa estar, para alem da arrecadaçao em casa, eu ando a usar aqui um "barril portátil" (com torneira incorporada :lol: ). O unico problema é o sacana do cinto das calças, que já nao fecha :shock: !

pedro.m.reis Escreveu:Bem, se precisas mesmo de garrafas, compra as grades (deposito). Foi o que eu fiz nos primeiros tempos.
Agora consegui que o dono de um restaurante (ou melhor, um amigo meu conseguiu) me guardasse as grolsh vazias... Mas ainda hoje passei uma tarde a lavar garrafas, uff seca! Tenho q começar a olhar para a solução barril + beergun....

A soluçao de comprar grades com garrafas vazias, parece-me boa, enquanto nao arranjo um stock suficiente de vasilhame. Ou então, começo a melgar o dono de um bar, pode ser que consiga ter a tua sorte.. E sim, lavar garrafas é um frete! Já para não dizer que ouvir a mulher a dizer "lavas tao bem as garrafas, bem que podias fazer o mesmo com a loiça suja", nao é das maiores alegrias que podia ter...

jfoca
Bebedor de minis!
Registado: quarta abr 01, 2009 2:21

Mensagempor jfoca » terça mai 05, 2009 19:12

para não criar um tópico desnecessário, podiam-me só esclarecer uma coisa? Há alguma problema se no fermentador secundário a cerveja não fermentar? E mesmo que não haja problema, é grave manter a cerveja ali durante 1 ou 2 semanas? É que ela não chegou a borbulhar apesar do nível da água do borbulhador se tem mantido até agora (5 dias) todo para o lado e não com igual nivel dos dois lados... hummm espero nao ter sido confuso na explicação... :)

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » terça mai 05, 2009 22:43

A trasfega para o segundo fermentador é mais com o intuito de maturar a cerveja.
Apenas fazes a trasfega quando a fermentação termina, ou é já mínima, por isso não tem qualquer inconveniente. Até é aconselhável!
Aprendi uma técnica com o Feiticeiro do Tojal, que é a técnica 1, 2, 3, ou seja, uma semana no fermentador primário, duas no fermentador secundário e 3 na garrafa et voilá, pomada pronta a consumir.

Abraço

Dirk Naudts

Almaminha
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo out 04, 2009 10:31

Mensagempor Almaminha » quinta nov 05, 2009 19:16

Quando fazemos a transfega para o fermentador secundário, fazêmo-la com um sifão, certo? No meu caso, com fundo antissedimento... Então deixamos o sedimento no fermentador primário. E se ainda estiver a borbulhar "valentemente" no fim da primeira semana? Se deixamos a levedura no primeiro fermentador, vamos deixar muito por fermentar, não?

Por questões de dieta deixarei de beber cerveja durante 2 semanas. Calculo que perderei cerca de 14 dias :)
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » sexta nov 06, 2009 3:16

A cerveja irá continuar a fermentar porque a levedura está em suspensão na cerveja. A fermentação só termina ou é interrompida se as condições óptimas se alterarem (temperatura, disponibilidade de açúcares, concentração de álcool, etc).

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Almaminha
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Almaminha » sexta nov 06, 2009 15:05

Já agora, a minha iniciação no homebrewing foi um kit de stout. Faz amanhã 2 semanas e optei por deixá-la no fermentador primário para não complicar muito as coisas. Mas ainda borbulha. O que é que faço: deixo que acabe de fermentar ou engarrafo na mesma quando o calendário marcar os 14 dias?
Por uma questão de lógica deveria esperar até que acabasse, não é? E que o nível do líquido no borbulhador "equilibrasse" e não saíssem bolhas que é sinal de que já não há produção de CO2...

Outra pergunta se calhar parva: se engarrafar com a fermentação inacabada ficarei com a cerveja demasiado carbonatada? ou com as garrafas estilhaçadas? dependerá de quanto CO2 ainda estiver para se produzir com os açúcares que restarem, certo?

Por questões de dieta deixarei de beber cerveja durante 2 semanas. Calculo que perderei cerca de 14 dias :)
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta nov 06, 2009 22:01

Certo... Se ainda borbulha dá-lhe mais tempo. Tal como dizes, arriscas-te a ter uma cerveja com carbonatação a mais do que o pretendido, ou então... buuummm!
Dá-lhe mais tempo que ela não se estraga...
Boas fermentações!

Abraço

Dirk Naudts

Almaminha
Já saca as caricas fora!

Mensagempor Almaminha » sexta nov 06, 2009 22:12

Vocês já pensaram em escrever um livro? Sabem que se fartam!
Pois... só depois de perguntar é que li o que escreveu o John Palmer! Segundo o "How To Brew", até 3 semanas, não há problemas em manter o mosto no fermentador primário, só depois é que começam a aparecer os off-flavours derivados, entre outros factores, de estar o mosto em contacto com um sedimento tão "velho"(autólise da levedura, etc, etc).

Só há um problema: QUANTO MAIS TEMPO ESTIVER NO FERMENTADOR MAIS TEMPO DEMORO A PROVAR A MINHA PRIMEIRA BEJECA!!! :cry:

Voltar para “O PROCESSO DE ELABORAÇÃO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes