Cabeças de tiragem em Portugal

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: segunda fev 18, 2008 21:23
Contacto:

Cabeças de tiragem em Portugal

Mensagempor doudoufina » quarta mar 16, 2011 17:27

Boas.
Na minha caminhada para "montar uma pequena cervejaria" ou "Bar" lá em casa, tenho andado à procura pela Net dos materiais.
Necessito neste momento duma cabeça de tiragem (tipo aquela do site em anexo) para barris de 30 ou 50 litros tipo Unicer, Central de cerveja ou outros disponíveis em Portugal.

Só me falta saber o modelo necessário, TYPE M ou TYPE A ou outro tipo.

Alguém me pode informar ?

Obrigado a todos.

http://cgi.ebay.fr/ws/eBayISAPI.dll?VISuperSize&item=170604235167

.

doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor doudoufina » terça mar 22, 2011 22:27

Olá.
Ninguém para me informar então sobre a norma da cabeçasd de barris cà em Portugal ?..
.

paulo oliveira
O que é uma cerveja?
Registado: terça out 21, 2008 14:21

Mensagempor paulo oliveira » terça abr 19, 2011 23:39

doudoufina Escreveu:Olá.
Ninguém para me informar então sobre a norma da cabeçasd de barris cà em Portugal ?..
.

Tenta " Os tres cervejeiros, Lda "

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta dez 26, 2007 0:37
Contacto:

Mensagempor titus » terça abr 26, 2011 15:29

Doudofina,

Curioso que também ando com a mesma ideia. Sendo mais uma maneira de eliminar a tremenda canseira que é engarrafar um lote da nossa cerveja (canseira relativa, leia-se, pois quem corre por gosto não cansa).

A minha ideia é armazenar/carbonatar os lotes nos mini-barris de 5L e utilizar uma pequena máquina de tirar cerveja em barril, tipo Super Bock Xpress, mas ao mesmo tempo compatível com os mini-barris à venda no mercado (mercado da UE claro, que cá em PT so conheço Heineken e Kostritzer).

De momento tenho em vista um modelo da Russell Hobbs ou da Bier-Box, ambas só comercializadas em França (parece-me...), que se podem adquirir através da Pixmania.pt.
Para tirar cerveja não pressurizada (apenas carbonatada), estas permitem utilizar "cartuchos" de CO2 proprios, pelo que pretendo adaptar o sistema para usar garrafas de CO2 convencionais, com o respectivo regulador de pressão.

Assim perguntava-te a ti doudofina (ou a alguem que esteja por dentro), em que solução estas a pensar: nas máquinas de tiragem comercias? Se sim, quem vende e a que preço?
E as garrafas de CO2? Onde se pode adquirir/alugar uma e posteriormente encher (sem ser na Brouwland)?

Abraços!

doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor doudoufina » quinta abr 28, 2011 15:43

Caro Titus,
da minha parte, já desisti da procura de máquina para tiragem de cervejas de tipo comercial (tipo SB ou Sag...).
Primeiro, por não saber de que tipo são as cabeças de tiragem (não os vendedores das cervejas SB ou Sag... me souberam dizer o modelo...) para poder procurar.
Segundo por ser difícil encontrar uma máquina em bom estado (nem em mau estado encontrei, pelo menos na minha zona, e porque dizem que são propriedades dessas companhias... eh eh).
Por isso optei por ir para o modelo de barris mais pequenos, de tipo CocaCola. Com 1 entrada de CO2, 1 saída de cerveja e uma portita superior (facilita o enchimento e a limpeza bo barril) são assim mais práticos. As Cabeças de tiragem são mais pequenas, mais práticas também.
Neste caso, em vez de utilizar uma máquina de tiragem refrigerada com uma botija de gás e 1 barril exteriores, optei por utilizar um frigorífico doméstico com o barril no seu interior assim como a botija e com a aplicação duma torneira na porta. Pode~se optar pela utilização de uma arca congeladora horizontal com uma torre superior, mas fica mais carro.
Tendo eu agora um sócio para a brassagem e o consumo da cerveja, já fizemos esta operação em casa dele. Funciona tudo bem. Agora é a minha vez. Irei por fotos logo que tenha acabado a operação.
O material pesquisado em lojas Online da especialidade (nos States, em França ou na Alemanha) assim como nos vários Ebay (mais generalista). É só pesquisar que se encontrar muita coisa lá fora. Em Portugal, só encontrámos na loja do Porto e mencionada mais acima por paulo oliveira e que tem um kit com este equipamento.
No nosso caso o material veio de França por também já estarmos em contacto com a loja á muito tempo.
Agora, no caso das pequenas máquinas domésticas que já falastes, pode ser uma boa opção para pequenas produções e/ou pequenos consumos. Mas tens que ter em conta várias coisas como:
- tipo de barril: 5 ou 6 litros, pressurizados ou não, com ou sem torneira incorporada, reutilização ou não do barril...
- tipo de máquina: qual o sistema de frio, com Bomba de ar (a esquecer) ou utilização de botija de CO2...
- No caso de ser uma máquina com CO2, só conheço BIERMAXX onde se possa utilizar botijas de CO2 maiores (de 500g para cima) com um adaptador e uma tubagem própria. Pode-se encontrar na Internet em França, Espanha, Alemanha.
- Se for uma com aqueles pequenos cartuchos de CO2, eu não ia para isso, gastas mais, não tem pressão suficiente e é preciso andar sempre a substitui-las.
- Se for com bomba de ar. É de evitar.
- Aquela que referenciastes como Xpress, também é para esquecer porque só usa barris pequenos na própria marca e que não dão para reutilizar.
- Os barris já pressurizados com torneira incorporada são práticos porque não precisam de máquina. É só pô-los no frigorífico e já está. A cerveja que se encontra por cá é que não é grande coisa, mas isso é só a minha opinião.
Para a questão de custos, uma máquina de tirar cerveja tipo comercial em bom estado será uma opção cara, sem falar da dificuldade em encontrar. Uma máquina de tipo doméstica BOA será tão cara (ou mais ainda) que a opção de transformar um frigorífico doméstico, porque pode se utilizar o frigorífico que temos em casa (se a nossa Madame deixar…) ou então comprar um para o efeito e que se pode depois utilizar para coisas normais. È mesmo uma questão de optar por uma coisa ou outra.
Como já disse mais acima, irei depois colocar imagens da transformação dos frigoríficos. Se podes esperar até lá para ver como é… espera…
Também podes entrar em contacto com o Pedro da loja do Porto, que ele também poderá informar sobre o assunto e dar te conselhos.
Abraços.
.

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » sexta abr 29, 2011 17:44

Caro Doudoufina,

Vejo que foste pra soluçao do frigorifico com torneira. Confesso que é uma solução interessante e facil de executar num frigorifico. Por curiosidade, de que loja francesa mandaste vir o material? Link? Aguardamos essas fotos. :)
Do nosso sistema, também esquecemos as comerciais por serem bastante caras (mesmo em 2ª mão mas em boas condições) e vamos optar por uma Bier-Box Pro, das tais soluções compactas.
Esta permite colocar todo o tipo de mini-barris de 5L e 6L, pressurizados ou não, e também garrafa de CO2. Como não pretendemos usar das pequenas, vamos ter de fazer uma "ligeira" alteração ao sistema de alimentação de CO2, de forma a termos uma linha para o exterior ligada a uma garrafa de CO2 já grandita. Nada que não se possa fazer com engenho e arte. :wink:
Necessitamos de uma garrafa de CO2 maior, pois também a vamos utilizar para carbonatar as nossas produções (carbonatação forçada).
O enchimento da garrafa com CO2 alimentar (Aligal 2), em principio irá ser feito pela Air Liquide, que foi a unica marca que me enviou orçamento. Contactei por mail tambem a Gasin, Linde e Praxair mas não obtive mais nenhuma resposta. Julgo que será uma questao de telefonar para os pontos de fornecimento para saber os preços na hora.
A Air Liquide pede 9,60 Eur/kg +IVA de Aligal 2, mas também ha que ter em conta que um 1 kg de CO2 dá para tirar muitos litros de cerveja.

Em relação aos mini-barris para as nossas produções, vamos utilizar de 5L novos. Os comerciais que existem no mercado são mesmo mto poucos: Heineken, SB, Kostritzer e uma marca belga que não conheço.
Sabes de alguma loja na Europa que envie para Portugal? Contactei duas francesas especializadas em cerveja em barril e so vendem para França...

Abraço

doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor doudoufina » sábado abr 30, 2011 21:06

Olá.
Assim á pressa aqui vão algumas lojas online que vendem barris e/ou máquinas domésticas. Não é para fazer publicidade, é só para ajudar:

http://www.selection-biere.com/
http://www.saveur-biere.com/index.php
http://www.lahoublonniere.be/index.php
http://brouette-de-bieres.com/accueil
http://www.pompe-a-biere.com/
http://shopfr.belgianshop.com/acatalog/PerfectDraft.html
http://www.bierseidla.de/shop/
http://www.the-home-brew-shop.co.uk/acatalog/The_Easy_Keg_5ltr.html
http://www.stompthemgrapes.com/

Agora só falta confirmar se envie para cá e qual é preço.
Continuo a dizer que uma boa máquina a usar com barris de 5 litros e botija de gás seria a BierMaxx, já que existe um acessório para substituit os pequenos cartuchos por uma botija maior sem alterar ou danificar a máquina.

Abraço.
.

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quarta mai 04, 2011 17:09

Caros doudoufina e titus,

Em primeiro lugar devo concordar: engarrafar é uma seca !! pode-se é ir bebendo algo para hidratar ;-)

Para que teve a oportunidade ir à extinta Loja da Cerveja Caseira deve ter visto e bebido, cerveja que era tirada de uma tanqueta ou keg tipo coca-cola dentro de um frigorífico. é extramamente fácil adapatar um frigorífico para o efeito. Podes furar a porta e colocar lá a torneira e toda a tubaria fica dentro do frigo. No meu caso tinha um daqueles frigoríficos pequenos, onde colocava dois kegs e uma botija de 2kg de CO2. No cimo do frigo tinha uma torre com duas torneiras.
Este tipo de sistemas baseado no frogorífico tem um problema para quem vive num apartamento ocupa muito espaço e torna-se díficil convencer a Dama a ocupar todo aquele espaço na cozinha para cerveja.

Acabei por optar por uma máquina tipo as normais dos cafés e restaurantes, mas bastante mais pequena que vive alegremente na cozinha e ocupa +/- o mesmo espaço que o micro-ondas.

E deixem-me acrescentar BARRIS é a solução! Desde que mudei para os barris nunca mais olhei para trás. Faço +/- 20L por batch. Com as perdas acabo com 18,5-19L, ou seja um keg cheio! Por vezes sobra um pouquinho e lá encho uma garrafa, mas muito raramente.
Existem também kegs de 9L que são práticos para dividir o lote em 2 e assim fica menos tempo a uso minimizando o risco da cerveja se estragar.

Relativamente aos barris de 5L nunca gostei. é certo que nunca usei máquina, punha o barril no frigo e pronto. Os barris aguentam pouca pressão, por vezes ficam inchados e deformados. Com o tempo ganham ferrugem. São difíceis de lavar, etc. O pior é que naõ consgui uma regulação decente da pressão interna e a cerveja ou saia de esquicho com imensa espuma ou saia muito devagar.

Para finalizar nada melhor que chegar a casa ir à minha maquina e tirar uma cervejinha à pressao... HUMM TÃO BOM !

saudações cervejeiras,

Fernando

titus
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor titus » quinta mai 05, 2011 17:21

Fernando,

Resposta mto eloquente que eu ja conheço e o Doudofina de certeza tb. :P
Vamos masé ao que interessa:

"Acabei por optar por uma máquina tipo as normais dos cafés e restaurantes, mas bastante mais pequena que vive alegremente na cozinha e ocupa +/- o mesmo espaço que o micro-ondas. "

Marca, modelo, fabricante, fornecedor?

Fornecedor e preço para carregar a garrafa de CO2?

Acho que se responderes a isto ajuda bem mais do que constatações que são um facto consumado, tipo:

"Para finalizar nada melhor que chegar a casa ir à minha maquina e tirar uma cervejinha à pressao... HUMM TÃO BOM ! "

:wink:

Quanto aos mini-barris, a ver vamos... :P

Abraço

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes