Últimas dúvidas antes do primeiro kit

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
nicko
Beer Hunter
Registado: domingo set 25, 2011 12:13

Re: Últimas dúvidas antes do primeiro kit

Mensagempor nicko » sexta out 05, 2012 11:09

Sim, julgo que podes fazer isso.

Contudo, idealmente, medias antes a densidade para verificar se fermentou tudo. E se ainda estivesse longe do valor expectável mantinha mais um pouco no primário.

Todavia, tendo em conta os valores de temperatura de fermentação anunciados e como julgo ter percebido, já iniciou a fermentação na 2ª feira, penso que já podes fazer a transfega para o secundário.

Se não fosses utilizar um secundário, diria para manter mais uns dias (ou mesmo uma semana) no fermentador primário (e único). Mas sse pretende fazer a trasfega da cerveja (sim, por esta altura já é cerveja ;) ) para um secundário, julgo por esta altura poderes já sifonar a cerveja e deixá-la lá mais uma semanita... se ainda tiver alguma coisa a fermentar pode fazê-lo lá...

Agora atenção para o processo de sifonar. De notar que não queres estragar a cerveja e oxidá-la agora, ou pior infectá-la. A verdade é que pode acontecer se não se tomarem as devidas precauções. Por outro lado interessa não a mexer muito, nem transferir o 'trub' do fundo...

PS - Mas mede a gravidade. Parte da piada (pelo menos no inicio) está nos métodos de controle de todo o processo... e é a melhor forma de aprender!

Boa sorte

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » sexta out 05, 2012 11:18

Medi depois de já ter o açúcar e estava em 1.075. Vou medir outra vez

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
nicko
Beer Hunter

Mensagempor nicko » sexta out 05, 2012 11:33

Mas a ideia é medir antes de iniciar a fermentação (o que fizeste) OG - 1.075.

E medir no fim da fermentação FG - ?

Aliás, para entenderes se a fermentação está de facto concluida (ou perto disso) terás de medir.

A 'borbulhação' é apenas um indicador por vezes falível... o tempo (os 4/5 dias) tb te dá uma ideia que o processo possa ter corrido 'normalmente'... mas nem sempre é assim.

Deves agora medir a densidade para perceberes em que estádio está a fermentação. Por outro lado também, para calculares o grau alcoolico...

nicko
Beer Hunter

Mensagempor nicko » sexta out 05, 2012 11:50

À partida tudo deve estar bem, não te preocupes!

Se fizeres a trasfega deves ter o cuidado de ter tudo bem esterilizado.

Também não deixes 'cair' a cerveja no fermentador secundário, que isso oxigena a cerveja, algo que não queres por esta altura. Utiliza um tubo de PVC até ao fundo do fermentador secundário, ou melhor, um sifão daqueles próprios.
Mantem as tampas por cima dos 'baldes' durante o processo, mesmo que só pousadas.

...

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » sexta out 05, 2012 12:06

Já fiz a transfega, acho que correu tudo bem.
Confesso que não gostei nada do aspeto daquilo, mas depois notei que cheirava a cerveja :-) Fiz a transfega, deitei cerveja na pipeta e medi, dava 1.025, ganhei coragem e provei, não estava mau, tendo entre conta que ainda não está pronta e estava quente :-)

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » sexta out 05, 2012 14:45

O meu post já vai tarde, mas eu tinha-a deixado mais uns dias, e só fazia a trasfega na segunda-feira. Mesmo que a fermentação já estivesse concluída (mas pela FG:1.025 não me parece que esteja), não lhe fazia mal se estivesse mais uns dias.
Eu sei que custa esperar, também sofro do mesmo mal, mas acredita que vale a pena!
Uma semana no fermentador primário, duas semanas no fermentador de guarda e três semanas na garrafa! Estas são palavras sábias do Feiticeiro do Tojal, e ele sabe o que diz!

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » sábado out 06, 2012 16:57

Mas o borbulhador estava completamente parado, a água já tinha recuado um bocado, vai afetar a qualidade da cerveja? :(

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » sábado out 06, 2012 20:10

Pela FG a 1.025, supostamente a fermentação ainda não acabou. Pelas minhas contas á FG deverá ficar em 1.015, ou lá perto.
O borbulhar do fermentador é um indício de maior ou menor actividade de fermentação, mas o facto de não borbulhar não significa que a fermentação tenha terminado.
A melhor forma de saber se a fermentação parou é através da leitura da FG.
Um utensílio que poderás pensar em arranjar no futuro é uma pipeta para retirar amostras do fermentador.

Imagem

De qualquer das formas não te preocupes que a cerveja não vai ficar estragada :D
A fermentação termina entretanto no 2º fermentador, desde que as temperaturas não baixem muito e a levedura adormeça.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"

Dirk Naudts

andrferreira028
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo set 30, 2012 22:05

Mensagempor andrferreira028 » domingo out 07, 2012 5:05

Boas, tenho estado acompanhar este topico, e tenho uma duvida que gostava de partilhar, e se alguem me pode se ajudar agradeci a. Eu fiz atraves do kit Pilsen da Brewferm, a passar para o segundo fermentador, fez bastante espuma, ou seja, "oxidei" a cerveja certo? Significa que ficou estragada?

Cumprimentos a Todos.

emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo out 07, 2012 11:51

Nas trasfegas deve evitar-se ao máximo oxigenar a cerveja, para evitar a oxidação.
Utilizar um sifão na trasfega é o ideal, para que a cerveja passe de um recipiente para o outro de forma "calma".
No teu caso, como foi feita a trasfega?

Abraço,

Dirk Naudts

andrferreira028
Já saca as caricas fora!

Mensagempor andrferreira028 » domingo out 07, 2012 13:49

Com um sifão, mas ia mexendo bastante, e "saiu" a espuma, pode ter ficado estragada? Outra duvida que tenho é quanto é quanto ao tempo de fermentação, ao final, de uma semana no primeiro fermentador, o borbulhador deixou de estar activo, mas mesmo assim passei para o segundo, e mesmo assim ele continua sem actividade, será que o processo de fermentação já acabou?

Cumprimentos,
André Ferreira

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 07, 2012 14:18

Como o Edson diz, e muito bem, "A melhor forma de saber se a fermentação parou é através da leitura da FG". E acreditem que ele percebe do que fala, digo eu que já tive a sorte de experimentar as produções dele.

A aparente inexistência de actividade no fermentador não significa necessariamente que a fermentação tenha terminado. No menu "O processo de elaboração" há já várias entradas sobre fermentações paradas ou aparentemente inexistentes. Um exemplo: viewtopic.php?f=28&t=969

Abraço,

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » domingo out 07, 2012 14:32

Eu pensei que a fermentação era acabada no 2o fermentador :-(

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » domingo out 07, 2012 17:13

Fui agora ver, e o borbulhador está parado, o nível da água está igual nas duas partes do borbulhador, e o balde já não está inchado. Isto é normal? Deixo estar? Não vai estragar a cerveja ao estar assim parada?

Obrigado :):)

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 07, 2012 22:02

César, passaste a cerveja para o fermentador de guarda há dois dias, certo? Como estão as temperaturas na sala onde está o fermentador?

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » domingo out 07, 2012 22:26

bmxutos Escreveu:César, passaste a cerveja para o fermentador de guarda há dois dias, certo? Como estão as temperaturas na sala onde está o fermentador?

Certo, tenho um termómetro no fermentador, e marca 23º

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo out 07, 2012 22:38

Então agora não há muito mais a fazer. É tentar manter a temperatura uniforme durante alguns dias e ter muita paciência! :D

Se tudo tiver corrido bem a fermentação deve ainda estar a decorrer, apesar de forma menos pujante do que no fermentador primário. Pelos valores que apresentaste há uns posts atrás ainda devem subsistir muitos açúcares por fermentar. Há quem abane ligeiramente o fermentador para "acordar" os bichos. Podes tentar isso.

Abraço,

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » domingo out 07, 2012 22:44

Vou aguardar mais um dia, se não houver actividade dou-lhes um abanão para ver se acordam :-<>

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
andrferreira028
Já saca as caricas fora!

Mensagempor andrferreira028 » segunda out 08, 2012 2:20

Eu medi a densidade da minha pilsen em kit, e marca 1.002, mas ainda falta mais uma semana no segundo fermentador, no folheto dizia q a densidade final seria, 1.001, acham que vai no bom caminho? apesar de ir ficar sem espuma :(

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 08, 2012 10:16

andrferreira028 Escreveu:Eu medi a densidade da minha pilsen em kit, e marca 1.002, mas ainda falta mais uma semana no segundo fermentador, no folheto dizia q a densidade final seria, 1.001, acham que vai no bom caminho? apesar de ir ficar sem espuma :(

Sim, parece estar bem. Se calhar nem precisa de ficar a segunda semana no segundo fermentador. Quando estiver nos 1.001 podes engarrafá-la, para que a atenuação não seja demasiada. Agora, porque é que achas que ela vai ficar sem espuma?

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » segunda out 08, 2012 16:02

KaYs3r Escreveu:Vou aguardar mais um dia, se não houver actividade dou-lhes um abanão para ver se acordam :-<>

Ao testar a densidade da cerveja, se todos os utensílios usados estiverem sanitizados, posso abrir o fermentador e voltar a deitar lá a cerveja?

Senão quando estiver pronta a engarrafar já só tenho praí 1 ou 2 litros :P

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » segunda out 08, 2012 19:02

Já medi, já está a 1.010 que é o valor recomendado para engarrafar, o que faço agora? Deixo estar mais tempo ou é melhor engarrafar?

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
andrferreira028
Já saca as caricas fora!

Mensagempor andrferreira028 » segunda out 08, 2012 19:14

bmxutos Escreveu:
andrferreira028 Escreveu:Eu medi a densidade da minha pilsen em kit, e marca 1.002, mas ainda falta mais uma semana no segundo fermentador, no folheto dizia q a densidade final seria, 1.001, acham que vai no bom caminho? apesar de ir ficar sem espuma :(

Sim, parece estar bem. Se calhar nem precisa de ficar a segunda semana no segundo fermentador. Quando estiver nos 1.001 podes engarrafá-la, para que a atenuação não seja demasiada. Agora, porque é que achas que ela vai ficar sem espuma?

Porque eu a passar do primeiro fermentador, para o segundo, oxidei bastante a cerveja, fez bastante espuma, eu pensava tivesse que fazer como se faz a passar da panela para o primeiro fermentador, "arejar" a cerveja.

Cumprimentos,
Bruno

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 08, 2012 19:53

andrferreira028 Escreveu:
bmxutos Escreveu:

Porque eu a passar do primeiro fermentador, para o segundo, oxidei bastante a cerveja, fez bastante espuma, eu pensava tivesse que fazer como se faz a passar da panela para o primeiro fermentador, "arejar" a cerveja.

Cumprimentos,
Bruno

Boas.

A oxidação durante a produção pode ter diversos efeitos, mas a não formação de espuma não seria aquele com que mais me preocuparia. Em princípio a tua cerveja terá espuma.

Agora... há outras questões que podem advir da oxidação. Regra geral, quando achamos que oxidámos muito a cerveja devemos bebê-la nova, isto é, engarrafar, deixar carbonatar, em seguida, e se possível, metê-las no frigorífico (o frio retarda a oxidação) e... toca a beber. Quanto mais tempo estiver na garrafa mais possibilidades tem de ganhar sabores estranhos. Entre esses off-flavors o mais comum é podermos encontrar o sabor a cartão/papel, a cerveja parece velha. São coisas que acontecem e há mesmo muito boa cerveja comercial que se apresenta oxidada, portanto...

Abraço,

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » segunda out 08, 2012 20:25

KaYs3r Escreveu:Já medi, já está a 1.010 que é o valor recomendado para engarrafar, o que faço agora? Deixo estar mais tempo ou é melhor engarrafar?

Segundo o BeerSmith, vou ter uma cerveja com 8,6% de álcool :mrgreen: :):)

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda out 08, 2012 21:23

KaYs3r Escreveu:
KaYs3r Escreveu:Já medi, já está a 1.010 que é o valor recomendado para engarrafar, o que faço agora? Deixo estar mais tempo ou é melhor engarrafar?

tens no fermentador secundário desde quando?
Já agora li que se deve adicionar uma colher de chá de açucar por cada 0,5l de cerveja antes de engarrafar, também tens esta percentagem?

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
emsfc
Craft Beer Consultant
Contacto:

Mensagempor emsfc » segunda out 08, 2012 21:27

Uma ajuda -> http://tastybrew.com/calculators/priming.html

Só têm que fazer as conversões.

Abraço

Dirk Naudts

KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » segunda out 08, 2012 21:37

nogueiraf Escreveu:
KaYs3r Escreveu:

tens no fermentador secundário desde quando?
Já agora li que se deve adicionar uma colher de chá de açucar por cada 0,5l de cerveja antes de engarrafar, também tens esta percentagem?

Está no segundo fermentador desde sexta-feira passada só.

Segundo as instruções do kit, tenho que adicionar 8g/l para a densidade de 1.010

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
KaYs3r
BeerMaster

Mensagempor KaYs3r » segunda out 08, 2012 22:46

A cerveja pode estar assim parada sem estar a fermentar durante muito tempo?

:(((

César Veloso

Fermentadores
Garrafeira
R.I.P.
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda out 08, 2012 22:55

Engarrafa. Força! :):)

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes