Serpentina de Cobre

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
andrferreira028
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo set 30, 2012 22:05

Serpentina de Cobre

Mensagempor andrferreira028 » terça out 16, 2012 22:34

Boa Noite a todos os cervejeiros, vou fazer no próximo sabado uma receita all grain e a minha duvida é sobre o arrefecimento do mosto, acho que a maioria dos cervejeiros, usa a serpentina, mas já ouvi dizer que a serpentina não pode ser usada porque contamina a cerveja, fica com bacterias. Gostaria de saber a vossa opiniao sobre isto? (Ah e já agora deixo vos umas fotos da serpentina que fiz e com o motor de frigorifico que vou ligar, para refrescar muito mais rapido)

Cumprimentos a todos os Cervejeiros,
André Ferreira
Anexos
14102012044.jpg
14102012044.jpg (177.19 KiB) Visto 8299 vezes
14102012047.jpg
14102012047.jpg (168.7 KiB) Visto 8299 vezes
14102012046.jpg
14102012046.jpg (178.66 KiB) Visto 8299 vezes

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: Serpentina de Cobre

Mensagempor nogueiraf » quarta out 17, 2012 14:51

Em primeiro parabéns pela serpentina, no meu ver apenas tens um problema que é a parte de baixo tem de estar virada para cima, pois quer a entrada quer a saida de água é pela parte de cima.

Se utilizares biochem oxi para descontaminar a serpentina não tens problemas em contaminar a cerveja.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
andrferreira028
Já saca as caricas fora!

Mensagempor andrferreira028 » quarta out 17, 2012 16:31

Boas, sim eu vou ter de dar menos uma volta na serpentina, e virar para cima. Eu uso Chemipro Oxi, tambem serve para descontaminar certo?

telmott
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 21, 2012 13:15

Mensagempor telmott » quarta out 17, 2012 17:44

lá está, desde que mergulhes a serpentina na solução de chemipro antes de a meteres no mosto, tudo bem. :):)

isso ligado ao motor do frigorífico vai arrefecer em tempo recorde ;)

parabéns pela construção

Abraços

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » quarta out 17, 2012 17:51

E o que passa por dentro da serpentina ao usar o motor? Água, algum líquido próprio, algum gás?

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » quarta out 17, 2012 18:36

KaYs3r Escreveu:E o que passa por dentro da serpentina ao usar o motor? Água, algum líquido próprio, algum gás?

Se tivesses algum gás de refrigeração e o conseguisses colocar em circuito fechado isso era fabuloso! :D

Mas num mundo real (de custos, entenda-se) a opção usual é água. Podem também dar-se banhos de gelo, banhos de água fria, etc., apesar da serpentina ser um método relativamente acessível e muito eficiente.

O arrefecimento rápido é importante, ainda que não essencial, para um bom batch. Evita-se, por exemplo, a formação de compostos sulfurados (DMS) que podem dar mau sabor à cerveja, ao mesmo tempo que se propicia a produção de uma cerveja menos turva, promovendo que as proteínas existentes no mosto se precipitem para o fundo, o que, finalmente, facilita o processo de filtragem.

andrferreira028
Já saca as caricas fora!

Mensagempor andrferreira028 » quinta out 18, 2012 1:46

Sinceramente ainda não sei bem como vou fazer, a parte de montar o circuito, não vai ser comigo, é um amigo meu que arranja frigoríficos e monta ar condicionados, e ele é que me vai ajudar a fazer o circuito. Mas eu acho que vais passar aquele gás frio que os odores do frigorifico têm, chega a ir aos 7ºC , porque isto é um motor de um frigorifico industrial. Mas vou metendo fotos quando estiver pronto.

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » quinta out 18, 2012 9:37

Cuidado para não congelares o mosto :mrgreen:

Por acaso já tinha pensado no tubo de cobre usado no Ar Condicionado, pergunta lá ao teu colega onde se compra esse tubo e +- o preço por metro ;)

Obrigado.

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
andrferreira028
Já saca as caricas fora!

Mensagempor andrferreira028 » quinta out 18, 2012 15:52

Boas, esse amigo meu trabalha na zona de Lisboa, e acho que deve comprar por la isso, mas eu vou perguntar ao certo em que loja. Mas um rolo de tubo de 50 metros com 8.9mm de diametro, custa lhe 100euros mais coisa menos coisa. Por isso é que sai bastante barato fazer assim uma serpentina.

Cumprimentos a todos,
André Ferreira

andrferreira028
Já saca as caricas fora!

Mensagempor andrferreira028 » segunda out 29, 2012 17:47

Pessoal deixo vos aqui mais uma foto, afinal liguei a serpentina directamente a um ar condicionado, em vez de circular água, circula uma gas que arrefece muito mais.

Cumprimentos a todos.
Anexos
IMG_1740.jpg
INVENÇÃO!!!
IMG_1740.jpg (222.03 KiB) Visto 8247 vezes

telmott
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor telmott » segunda out 29, 2012 17:53

Lol, isto é muito à frente!!!

neste caso tens de ter cuidado, mas é para não congelar dentro da panela.

:):)

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta nov 01, 2012 23:51

andrferreira028 Escreveu:Pessoal deixo vos aqui mais uma foto, afinal liguei a serpentina directamente a um ar condicionado, em vez de circular água, circula uma gas que arrefece muito mais.

Cumprimentos a todos.

Impressionante! O que o engenho humano é capaz! Está excelente, parabéns. :):)

andrferreira028
Já saca as caricas fora!

Mensagempor andrferreira028 » domingo nov 04, 2012 23:16

bmxutos Escreveu:
andrferreira028 Escreveu:Pessoal deixo vos aqui mais uma foto, afinal liguei a serpentina directamente a um ar condicionado, em vez de circular água, circula uma gas que arrefece muito mais.

Cumprimentos a todos.

Impressionante! O que o engenho humano é capaz! Está excelente, parabéns. :):)

Boa Noite pessoal secalhar algum de voces certamente me pode ajudar. Então é assim fiz uma cerveja de trigo com OG 1.06, uma cerveja "muito densa" , meti no 1º balde de fermentação, e parece me nao existir actividade no fermentador, a temperatura esta +/- entre os 20ºC

Cumprimentos Rapaziada

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo nov 04, 2012 23:22

Nunca houve actividade?

Que tipo de levedura utilizaste? Estava "fresca"?

andrferreira028
Já saca as caricas fora!

Mensagempor andrferreira028 » domingo nov 04, 2012 23:30

A levedura que utilizei foi esta http://cervejartesanal.com/produto/ingr ... che-trigo/ , brewferm blanche. A levedura não estava no frigorifico, mas a cozinha onde fiz é bastante fria, é uma cozinha antiga. O borbulhador deve ter tido alguma actividade, porque o nivel da agua estava diferente de como eu deixei, mas aparentemente o borbulhador estava sem actividade.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo nov 04, 2012 23:42

A temperatura da sala onde está o fermentador é a indicada para o estilo/levedura? É que já começa a estar algum frio.

Dá uns ligeiros abanões ao fermentador para tentar "acordar" a levedura. Faz novamente uma medição à densidade para ver se houve alguma alteração à tua OG. Diz-nos depois qual é o valor.

Abraço,

telmott
Aprendiz de Cervejeiro

Mensagempor telmott » segunda nov 05, 2012 10:15

pode ser a questão da temperatura, este tempo mais frio pode estar a abrandar a actividade da levedura.

mas não tem mesmo actividade nenhuma, nem uma bolha de meia em meia hora por exemplo?

Abraços.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » segunda nov 05, 2012 18:12

andrferreira028 Escreveu:A levedura que utilizei foi esta http://cervejartesanal.com/produto/ingr ... che-trigo/ , brewferm blanche. A levedura não estava no frigorifico, mas a cozinha onde fiz é bastante fria, é uma cozinha antiga. O borbulhador deve ter tido alguma actividade, porque o nivel da agua estava diferente de como eu deixei, mas aparentemente o borbulhador estava sem actividade.

Quando fizeste o starter testaste a levedura para ver se ele estava boa? Podes fazê-lo reidratando a levedura seca num bocado de água morna e em seguida adicionas o açúcar, para ver se alguma coisa acontece. Ao fim de 30m/1h devem começar a aparecer algumas bolhas ou mesmo espuma, sinal de que a levedura está activa. Algumas leveduras desidratadas podem não arrancar, por serem velhas ou pelas condições de armazenamento.

Se continuares sem qualquer tipo de actividade tenta fazer um novo starter e com ele lá para dentro. Não é o melhor método mas por vezes tem mesmo de ser.

É por isso que gosto mais das leveduras líquidas, que em geral trazem menos destes problemas. Infelizmente os kits só costumam vir com leveduras secas, pelo que há que trabalhar com o que temos.

Abraço,

andrferreira028
Já saca as caricas fora!

Mensagempor andrferreira028 » segunda nov 05, 2012 23:45

bmxutos Escreveu:
andrferreira028 Escreveu:A levedura que utilizei foi esta http://cervejartesanal.com/produto/ingr ... che-trigo/ , brewferm blanche. A levedura não estava no frigorifico, mas a cozinha onde fiz é bastante fria, é uma cozinha antiga. O borbulhador deve ter tido alguma actividade, porque o nivel da agua estava diferente de como eu deixei, mas aparentemente o borbulhador estava sem actividade.

Quando fizeste o starter testaste a levedura para ver se ele estava boa? Podes fazê-lo reidratando a levedura seca num bocado de água morna e em seguida adicionas o açúcar, para ver se alguma coisa acontece. Ao fim de 30m/1h devem começar a aparecer algumas bolhas ou mesmo espuma, sinal de que a levedura está activa. Algumas leveduras desidratadas podem não arrancar, por serem velhas ou pelas condições de armazenamento.

Se continuares sem qualquer tipo de actividade tenta fazer um novo starter e com ele lá para dentro. Não é o melhor método mas por vezes tem mesmo de ser.

É por isso que gosto mais das leveduras líquidas, que em geral trazem menos destes problemas. Infelizmente os kits só costumam vir com leveduras secas, pelo que há que trabalhar com o que temos.

Abraço,

A proxima quinta feira vai fazer 8dias que meti no 1º fermentador, eu vou medir a densidade, se estiver igual ao inicial, faço um novo starter, e espero que fique mais ou semana no 1ºfermentador, certo? Caso contario continuo o processo. Só mais uma duvida, caso a levedura este boa, a densidade final esperada no 1ºfermentador, ainda nao é a densidade final da receita, pois não? por isso é que continua mais duas semanas no 2ºfermentador certo?

Cumprimentos,
André Ferreira

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça nov 06, 2012 10:00

Bom, oito dias no primeiro fermentador teria sido o suficiente, se a fermentação se tivesse processado. Tens mesmo de fazer uma nova medição.

O 2º starter só mesmo se a densidade não se tiver minimamente alterado, caso contrário é de evitar. E sim, a densidade que vais medir ainda não é a FG.

Abraço,

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » terça nov 06, 2012 14:27

Bem vou descrever a minha experiência do primeiro kit (ainda no fermentador)

Não começou logo a mostrar actividade no borbulhador, era o fermentador que não estava correctamente fechado;
no caso de contacto directo com tijoleira, a actividade era muito reduzida ou nula, colocando um tapete ou jornais a coisa melhorou;
Esta no segundo fermentador à alguns dias sem actividade, dando uns pequenos abanões (sugerido pelo Bruno) notei ontem alguma actividade no borbulhador.

Ou seja o melhor é não desesperar e ter calma, dar uns pequenos abanões e garantir que o fermentador está bem fechado

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta nov 07, 2012 14:42

nogueiraf Escreveu: garantir que o fermentador está bem fechado

Muito, muito importante!!! :):)

Vai correr tudo bem.

Abraço,

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta nov 16, 2012 11:09

Só um pequeno detalhe

eu não usaria chemipro oxi em cobre.
( .. bem tb não usaria cobre ... mas isso é outra história )

não precisas de desinfectar a serpentina. basta lava-la bem. o "truque" é colocares a serpentina no mosto (sem iniciar a passagem do fluído refrigerante) aaprox. 5 minutos antes do final da fervura. A própria fervura é que vai desinfectar a serpentina, sem químicos !

diz-me uma coisa isso ligado ao arcondicionado funciona bem ? não força demasiado o aparelho ?
Quanto tempo demorou a a rrefecer ?

cumps

Fernando

ricardo valentim
Beer Hunter
Registado: quinta out 25, 2012 18:51

Mensagempor ricardo valentim » sexta nov 16, 2012 11:27

e o que usarias em vez de cobre Fernando?

Cumprimentos,
Ricardo Valentim

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta nov 16, 2012 16:33

ricardo valentim Escreveu:e o que usarias em vez de cobre Fernando?

Cumprimentos,
Ricardo Valentim

viva,

o cobre já quase não é usado na indústria alimentar uma vez que as concentrações máximas admissíveis de cobre nos alimentos é cada vez mais baixa. Isto associado a algumas limitações do cobre no que diz respeito a contacto com produtos alcalinos. por outro lado, o cobre subiu imenso de preço !

O cobre é interessante para o homebrewer porque é extremamente maleável permitindo a qualquer "artista" construir uma serpentina funcional.

agora uma pequena experiência: antes de mergulhares a serpentina de cobre no mosto elá está com uma coloração acastanhada.
Mergulhas e arrefeces o mosto e quando retiras a serpentina está bonita! com o cobre brilhante apresentando a sua cor natural.
O que aconteceu ?

Os óxidos de cobre que estavam à superfície do emtal em contacto com o mosto ligeiramente ácido (pH na casa dos 5) e quente dissolveram-se e passaram para o mosto e a superfície do metal ficou exposta. Inadvertidamente estás a ingerir cobre !
Calma não é motivo para pânico ! Durante anos as caldeiras eram feitas em cobre. O que se passa é que o uso de cobre na fervura/arrefecimento do mosto vai aumentar o teor deste metal na bebida e actualmente os teores máximos admissíveis são bastante baixos, daí ter caido em desuso.

Se já tens uma serpentina de cobre ignora este post e vive tranquilo. Provavelmente não te irá acontecer nada. Os limites que são impostos são bastante conservadores.

Em relação a um material alternativo, caso seja possível recomento aço inox. Resiste muito melhor a soluções ácidas e alcalinas, sendo seguro para usos alimentares. O problema é que uma serpentina em inox poderá ser mais difícil de obter.

Nota: a minha ideia não é lançar o pânico a quem já tenha uma serpentina de cobre. Quem estiver a ponderar uma nova serpentina de arrefeciemnto deverá considerar seriamente o uso de uma em inox.

boas cervejas,

Fernando

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sexta nov 16, 2012 20:10

Para tentar tirar a ideia de pânico do cobre, lembrem-se que nas cervejeiras existem inúmeros equipamentos em cobre.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sexta nov 16, 2012 21:39

nogueiraf Escreveu:Para tentar tirar a ideia de pânico do cobre, lembrem-se que nas cervejeiras existem inúmeros equipamentos em cobre.

Na esmagadora maioria o cobre é só por fora para ficar bonito. Por dentro é inox :roll:

quando visitares uma cervejeira verás ...

Fernando

ricardo valentim
Beer Hunter
Registado: quinta out 25, 2012 18:51

Mensagempor ricardo valentim » sábado nov 17, 2012 1:50

Fernando, eu não tenho nenhuma serpentina, mas tenciono fazer, o problemas está, que mesmo com algumas ferramentas, não é fácil fazer uma serpentina de inox... e comprar uma fica bastante dispendioso! se o cobre está caro o inox não está atrás...

Não sei como vou fazer, mas tenho de procurar/pesquisar, pois para Janeiro quero fazer a minha primeira all grain...

cumprimentos,
Ricardo Valentim

Cerevisiae
8ª Colina
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » sábado nov 17, 2012 14:47

ricardo valentim Escreveu:Fernando, eu não tenho nenhuma serpentina, mas tenciono fazer, o problemas está, que mesmo com algumas ferramentas, não é fácil fazer uma serpentina de inox... e comprar uma fica bastante dispendioso! se o cobre está caro o inox não está atrás...

Não sei como vou fazer, mas tenho de procurar/pesquisar, pois para Janeiro quero fazer a minha primeira all grain...

cumprimentos,
Ricardo Valentim

avança com o cobre !

provavelmente o álcool é mais toxíco que o cobre :lol:

cumps

Fernando

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » sábado nov 17, 2012 15:39

Cerevisiae Escreveu:
nogueiraf Escreveu:Para tentar tirar a ideia de pânico do cobre, lembrem-se que nas cervejeiras existem inúmeros equipamentos em cobre.

Na esmagadora maioria o cobre é só por fora para ficar bonito. Por dentro é inox :roll:

quando visitares uma cervejeira verás ...

Fernando

Epá desta não sabia!! estamos sempre a aprender :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes