Receita de Cerveja de Trigo

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Receita de Cerveja de Trigo

Mensagempor d_pintassilgo » sexta dez 07, 2012 22:21

Boas.

Terminado os 4 primeiros kit's receita decidi tentar fazer uma receita, como a experiência é claramente pouca gostava de deixar aqui a minha (chamemos-lhe...) proto-receita para me darem opinião sobre o que mudar para 'a coisa' correr +- bem:

A ideia seria obter uma cerveja de trigo 'semelhante' á do kit da oficina da cerveja (já não tenho é a receita :( mas acho que acertei nos maltes) mas com uma cor ambar. A nivel de bitter, não tenho bem noção ainda á "correspondência" entre IBU e sabor, mas apontei para algo na ordem dos 24 IBU.

Estava a pensar em algo assim:
Batch Size: 25,00 L

Código: Selecionar todos

2,50 kg    Pilsner (2 Row) (3,0 EBC)    Grain    39,1 %
2,50 kg    Trigo Malt (3,0 EBC)    Grain    39,0 %
0,90 kg    Munich Malt (15,0 EBC)    Grain    14,0 %
0,21 kg    Caramel/Crystal Malt - 60L (120,0 EBC)    Grain    3,2 %
0,14 kg    Special B Malt (350,0 EBC)    Grain    2,2 %
31,07 gm    Cascade [6,70%] (75 min)    Hops    19,3 IBU
17,39 gm    Tettnang [4,00%] (30 min)    Hops    4,7 IBU

Mash       68,0 C    75 min
Mash Out 75,0 C    10 min

Quantidade á parte, o principal era saber se este tipo de combinação faz sentido ou se faz sequer sentido a questão.
Ou será que a questão devia de ser "Desenhar receitas, ou usar receitas de outros?" e não esta?

Obrigado desde já! ;)

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
lupulado
Beer Hunter
Registado: quinta jan 17, 2013 14:10

Re: Receita de Cerveja de Trigo

Mensagempor lupulado » sábado jan 26, 2013 13:53

d_pintassilgo Escreveu:Boas.

Terminado os 4 primeiros kit's receita decidi tentar fazer uma receita, como a experiência é claramente pouca gostava de deixar aqui a minha (chamemos-lhe...) proto-receita para me darem opinião sobre o que mudar para 'a coisa' correr +- bem:

A ideia seria obter uma cerveja de trigo 'semelhante' á do kit da oficina da cerveja (já não tenho é a receita :( mas acho que acertei nos maltes) mas com uma cor ambar. A nivel de bitter, não tenho bem noção ainda á "correspondência" entre IBU e sabor, mas apontei para algo na ordem dos 24 IBU.

Quantidade á parte, o principal era saber se este tipo de combinação faz sentido ou se faz sequer sentido a questão.
Ou será que a questão devia de ser "Desenhar receitas, ou usar receitas de outros?" e não esta?

Obrigado desde já! ;)

A minha de trigo é muito parecida com essa. Só ponho cascade, e faço uma brassagem de 60min. De resto é igual e tem ficado boa..

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta jan 31, 2013 15:30

d_pintassilgo Escreveu:Boas.

Obrigado desde já! ;)

viva,

Começando pelo fim é mais fácil seguir receitas, mas muito mais compensador criar receitas.

Agora indo ao ínicio, tudo depende do que consideras uma cervja de trigo. Uma Weizen, berliner weiss, dunkelweizen Wit, etc,. ? ou apenas algo que leve trigo ?

Se te estás marimbando apra os estilos está sempre OK. Dizes q é "Pintassilgo style" e é sempre boa desde que seja equilibrada.

Se pensares em termos de estilos a coisa muda um bocado.
Para uma cervja de trigo falta trigo. O trigo deve representar 45-60% dos maltes. A tua receita , com 1,056 e cor de 24 EBC, vai dar algo mais na zona de uma dunkelweiss a atirar para o clarinho. O amargor, para uma cerveja de trigo, é claramente excessivo deves apontar para 10 IBUs a menos.
A escolha dos lúpulos não é classica, mas deve funcionar bem.
Falta é saber qual a levedura. Se queres ter as características de uma weizen, ppor exemplo, deverás usar uma levedura que potencie a produção dos seus aromas característicos ao nível dos ésteres e dos fenólicos.

Tens duas perspectivas: ou tentas enquadrar num estilo ou partes para algo novo na terra de ninguém. Tudo depende daquilo que queres fazer / beber.

d_pintassilgo
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: quarta out 03, 2012 20:59
Contacto:

Mensagempor d_pintassilgo » domingo fev 17, 2013 0:16

Já foi feita, e bebida.
Digamos que ficou muito boa. :)

Acabou por ficar um pouco diferente do que tinha inicialmente planeado, e realmente no final ficou com trigo a menos do que queríamos.

Na próxima experiência estava a pensar em incrementar o trigo para algo na ordem dos 55%/60% e eventualmente adicionar um pouco mais de ambar mas deixando a cor igual. Trocar o lupulo para Sazz mantendo o Cascade. (para ver como fica, ainda não tenho bem a precepção do que que da que gosto).

Julgo que vou também baixar um pouco o amargor.

A levedura, até á data, nas 3 cervejas de/com trigo que fizemos usamos sempre Brewferm Blanche que 'diz' que é ideal para trigo.

"dream team" da "cervejaria" do Cardal
d_pintassilgo, s_marques, gato
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » quinta fev 21, 2013 21:50

A lev. brewferm blanche não é das melhores

Para algo mais fiel ao estilo experimenta p.ex. a fermentis w-06 ou a Wyeast 3068

boas cervejas,

Fernando

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes