keg 5l

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
ricardo valentim
Beer Hunter
Registado: quinta out 25, 2012 18:51

keg 5l

Mensagempor ricardo valentim » domingo ago 04, 2013 19:37

já alguém usou os kegs de 5l que funcionam com co2?
O que têm a dizer deles? a cerveja sai boa como se fosse de garrafa? depois de tirar a primeira, tem de se beber depressa ou aguenta bem 1 mês?

estou-me a referir a estes: http://oficinadacerveja.pt/products-page/kegerator/kit-mini-kegs-5-litros/

Boas cervejas,
Ricardo Valentim

miguelbbm
Bebedor de minis!
Registado: segunda nov 12, 2012 19:43

Re: keg 5l

Mensagempor miguelbbm » domingo ago 04, 2013 20:38

A minha experiência com eles não foi nada boa. O sistema de extração não funciona bem, na medida que a cerveja saía com demasiada pressão, isto é, só saía espuma e consequentemente a cerveja que acabava no copo estava já sem gás. Contudo, talvez alguém tenha conseguido resolver esta questão.

SOTEC
Já saca as caricas fora!
Registado: quarta abr 03, 2013 19:09

Mensagempor SOTEC » domingo ago 04, 2013 22:31

Olá Ricardo,

Normalmente cada "panelada" de cerveja que faço "engarrafo" sempre pelo menos 1 keg 5 Lt.

Na minha opinião a qualidade da cerveja é boa, pode variar da mesma que engarrafei em garrafas mas isso devesse a outros factores.

Vantagens: engarrafo 5 Lt de uma forma rapida, são menos 10 garrafas, menos 10 caricas etc, (no meu caso k só utilizo garafas de 0,5 Lt).

Desvantagens: DETESTO lavar estes kegs.

Bomba de CO2 versus bomba manual

Se é para juntar uns amigos e "despachar" os 5 Lt, então o melhor é a bomba manual, é mais facil de controlar e o "ar" não se paga.

Se é para ir bebendo durante algum tempo, então o CO2, é preciso ter alguma "sensibilidade" com a rodinha, eu o k faço é ir adicionando aos pouco conforme vou usando (não tenho o Co2 sempre aberto).
Se dura 1 mes, não faço a minima ideia, normalmente um barril destes não me dura nem um dia, o pessoal por aki gosta de beber!!!!!

Espero ter ajudado

ricardo valentim
Beer Hunter

Mensagempor ricardo valentim » segunda ago 05, 2013 0:24

Em primeiro lugar, obrigado pelas respostas.

SOTEC Escreveu:Na minha opinião a qualidade da cerveja é boa, pode variar da mesma que engarrafei em garrafas mas isso devesse a outros factores.

não queres desenvolver?

cada botija de co2 dá para quanto?

cumprimentos,
Ricardo Valentim

SOTEC
Já saca as caricas fora!

Mensagempor SOTEC » segunda ago 05, 2013 17:48

Olá,

Referia-me a factos como por exemplo, nem sempre armazeno o keg no mesmo sitio das garrafas, as temperaturas podem ser ligeiramente diferentes logo o produto final tb pode apresentar algumas pequenas diferenças.

A quantidade de gas tb pode ser ligeiramente diferente das garrafas, mas no geral estou a referir-me a diferenças muito, mesmo muito pequenas.

Alem disso, não sendo pasteurizada, sendo um "organismo vivo", o facto de 1 estar num recipiente com 5 Lt e outra num de 0,5 Lt, pode pode eventualmente "evoluir" de forma diferente.

Em relação à botija, sei que dá à vontade para um keg e sobra, mas não sei se dá para 2 kegs.

Mais uma vez, é apenas a minha opinião!

Espero ter ajudado

melon
Bebedor de minis!
Registado: domingo dez 16, 2012 19:05

Mensagempor melon » segunda ago 05, 2013 20:18

ja tentei com varias quantidades de açúcar e sem sucesso. A próxima tentativa e depois de 3 dias de engarrafar era meter o barril num frigorífico a temperaturas de 10º c

SOTEC
Já saca as caricas fora!

Mensagempor SOTEC » segunda ago 05, 2013 22:53

Só 3 dias, isso não é pouco tempo? e a que temperatura?

melon
Bebedor de minis!

Mensagempor melon » terça ago 06, 2013 13:14

nas instruções fala em ficar vários dias a uma temperatura de 15-20ºc e depois varias semanas entre 10-15º. na minha garagem tenho uma temperatura constante entre 20-16ºc ao longo do ano por isso tenho de arranjar um frigorífico para testar se a cerveja absorve mais co2

SOTEC
Já saca as caricas fora!

Mensagempor SOTEC » terça ago 06, 2013 13:46

Mas qual é o problema da cerveja do keg, é ficar com muito gas ou pouco gas?

melon
Bebedor de minis!

Mensagempor melon » terça ago 06, 2013 13:59

nao tem gas na cerveja (bolhas) apesar de ter bastante pressão no keg antes de ligar o co2

SOTEC
Já saca as caricas fora!

Mensagempor SOTEC » terça ago 06, 2013 14:19

Bem. . .

O que eu custumo fazer, é encho o keg e deixo durante pelo menos 6/7 dias a uma temperatura entre os 18º e os 24º, depois mudo para um frigorifico, + ou - o mesmo k faço com as garrafas.

Quando uso o keg, coloco a bomba de extracção e sirvo a cerveja muito calmamente sem abrir o Co2, e só quando deixa de haver pressão é que adiciono um pouco de CO2, e assim até acabar a cerveja.

El_Zorro
Bebedor de minis!
Registado: segunda mai 21, 2012 21:11

Mensagempor El_Zorro » terça ago 20, 2013 22:58

Conforme vem descrito nas instruções deve-se usar cerca de 1/3 do açucar de carbonatação que usariam para as garrafas, uma vez que o restante gás será dado na extracção com a botija de CO2. Em teoria preserva-se cerca de 15 dias (uma vez que não vai haver oxigénio dentro do barril, logo não oxida...). No meu caso nunca demorei mais de 24 horas... Estou contente. Única chatisse: lavar e sobretudo SECAR os barris convenientemente...

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça ago 20, 2013 23:47

Eu já experimentei 2 barris destes, uma cerveja de trigo e uma preta. Em ambas não notei diferenças para a cerveja que tinha engarrafado, incluindo o gás. Usei 8g de açúcar por L. Uma botija de gás dá perfeitamente para 1 barril. O que faço é, começo por tirar a cerveja sem adicionar CO2, só quando começar a não sair é que ligo o gás. No barril de cerveja preta nem foi preciso usar gás extra, usando este método. Ambos os barris foram colocados no frigorifico umas 2h antes de ir para a máquina e depois tiveram mais 1h na máquina. Em cerca de 1h30 os barris foram esvaziados. Os barris são muito fixes quando é para servir para amigos, não sei se a cerveja ficaria boa uma semana depois de o barril ser aberto.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta ago 21, 2013 19:39

Só uma cena que vi no Continente, uma daquelas cenas de manter as garrafas frescas mas para baril de 5L era da Sagres

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » quarta ago 21, 2013 21:39

Vê primeiro se é compatível com barris sem marca, que se vendem nas lojas cervejeiras. Se quiseres dessas máquinas tens um monte delas no OLX.

ricardo valentim
Beer Hunter

Mensagempor ricardo valentim » quarta ago 21, 2013 23:39

quero agradecer a todos pelas respostas... :):) em principio também vou comprar uns barris e experimentar.

Cumprimentos,
Ricardo Valentim

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes