Check List para produção de cerveja

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
Necas
Beer Hunter
Registado: segunda mai 05, 2014 13:50

Check List para produção de cerveja

Mensagempor Necas » domingo out 12, 2014 21:51

Como já referi noutro tópico, no passado sábado foi dia da minha 1ª produção a solo, e logo em dose tripla... Brewferm Diabolo / Brewferm Triple e Brewferm Oranje Bock :shock:

Pois bem, resolvi seguir o conselho doutro membro aqui do fórum que referia a criação de uma Checklist que nos ajude ao longo do processo.
E foi efectivamente o que em alguns momentos me safou do stress :):) .

A Checklist está pensada para produção apartir de kits iniciais (tipo Brewferm) e é composta, por 3 fases:
- Elaboração
- Transfega
- Engarrafamento

Além do material necessário em cada etapa, tem também os passos que fui recolhendo nas pesquisas que fui fazendo.
Está adapatada ao meu equipamento, mas seguramente que será igual a muitos de vós.

Seguem imagens da mesma:
Imagem

Imagem

Imagem

Como penso ser algo que me pode ajudar a mim mas também a todos os interessados, deixo assim o link para que possam fazer o download da mesma.
Envio info em folha de Excel e também em pdf.
Link para download - https://www.dropbox.com/sh/0cp1oso0wmau ... MLYAa?dl=0

Como é óbvio, espero que vos seja útil, mas com toda a certeza pode ainda ser melhorada, e nesse sentido, peço a vossa colaboração.
Por isso pessoal com + ou - experiência, venham de lá as vossas opiniões/críticas, por forma a se conseguir algo que nos possa ajudar a todos.

Cheers!

Keep calm and drink beer!

Em produção
Imperial Stout

Engarrafada
Imperial IPA
Abadia
Coffee Oatmeal Stout
nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: Check List para produção de cerveja

Mensagempor nogueiraf » quinta out 16, 2014 10:52

Efetivamente parece completa (terei de ver com mais detalhe aqui no trabalho não dá)
quanto à produção acho que fizeste mal, deverias ter feito apenas 1 e depois verificavas se algo não correu tão bem e corrigias nos outros

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Dreamjoy Blue
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta out 18, 2013 21:40

Mensagempor Dreamjoy Blue » quinta out 16, 2014 21:25

Usaste o fermento dos kits, ou utilizaste outros?

Necas
Beer Hunter
Registado: segunda mai 05, 2014 13:50

Mensagempor Necas » sexta out 17, 2014 13:44

Nogueiraf,

Apesar de parecer demais para alguém que só agora começou, penso que até correu bem. Tirando a questão de arrefecer o mosto antes de colocar a temperatura...
Mas sim, percebo as tuas palavras e o teu conselho.

Dreamjoy Blue,
Até ver dos 4 kits produzidos (1 já engarrafado e 3 em produção), sempre usei os fermentos que vêm com os kits.
Também já em outros posts, reparei que existe mais pessoas com essa questão, porque aparentemente alguns fermentos podem não ser os mais indicados.
Mas nesse campo sinceramente não te consigo ajudar, visto não ter experiência nenhuma neste "mundo", mas seguramente outros membros mais "rodados" te poderão dar opinião acerca disso.

Keep calm and drink beer!

Em produção
Imperial Stout

Engarrafada
Imperial IPA
Abadia
Coffee Oatmeal Stout
goaman
Amnesia Brewery
Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
Untappd: Goaman
Contacto:

Mensagempor goaman » sexta out 17, 2014 19:53

+1 aqui que usou os fermentos dos kits. Nenhum problema até agora.

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes