Receitas de Hidromel - Clássico

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
Avatar do Utilizador
Nucleum
Beer Expert
Mensagens: 190
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Localização: Goteborg - Sweden
Untappd: Nucleum

Receitas de Hidromel - Clássico

Mensagempor Nucleum » quarta nov 12, 2014 3:36

Hidromel Clássico Seco (Dry Show Mead)

Ingredientes:

6,35 kg
15 litros de água mineral de boa qualidade
1 sachet do fermento Lalvin D-47
5 gramas de nutrientes para leveduras
Preparo:

Limpe maravilhosamente bem todos os utensílios, superfícies de trabalho, fermentadores, airlockers, absolutamente tudo o que terá contato com o mosto em produção.

Com essa quantidade de mel e água você vai ter uma gravidade original a cerca de 1.080 a 1.090 o que vai finalizar com alcool por volume a cerca de 11% a 12,5%.

Coloque a água no fermentador, dissolva o mel por completo. Use o densímetro para tirar a gravidade original e anote isso. Aqueca 50ml de água a cerca de 38 – 40°C e coloque o fermento, aguarde 15 minutos e mexa bem. Coloque o fermento no mosto, certificando-se de que a diferença de temperatura entre o fermento e o mosto não é maior do que 10°C. Se colocar o fermento com essa diferença de temperatura você certamente vai atrapalhar a qualidade da fermentação pelo choque térmico causado nas leveduras.

Peque uma pequena quantidade do mosto e adicione 2 gramas do nutrientes para leveduras e retorne no fermentador. Oxigene seu mosto, mexendo vigorosamente, chacoalhando o fermentador, enfim, da maneira que conseguir colocar oxigenio dentro do mosto. A oxigenação pode ser repetida no segundo e terceiro dia de fermentação. Nestes próximos dois dias adicione o restante do nutriente para leveduras também garantindo assim um início de fermentação vigoroso e saudável.

Monitore a fermentação cuidadosamente. Assim que a fermentação der sinal de diminuir o ritmo deve-se fazer a primeira trásfega para evitar que a quantidade enorme de leveduras existente entrem em autólise e acabem com nosso maravilhoso hidromel.

Nos próximos dias ou semanas realize trasfegas sempre que houver borra acumulada no fundo do fermentador. E faça as trasfegas usando sifonamento ou usando torneiras no fundo do fermentador. Mas usando apenas a gravidade e sem incorporar oxigenio no hidromel, pois nessa fase ocorrerá certamente oxidação e não queremos isso!!!

Assim que o hidromel estiver completamente clarificado você pode engarrafar seu hidromel. Recomendo que aguarde 6 meses pelo menos, o ideial seria 1 aninho, para depois apreciar seu encantador hidromel clássico.


Fonte - Aqui


Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes