Receitas de Hidromel - Suave

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
Avatar do Utilizador
Nucleum
Beer Expert
Mensagens: 190
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Localização: Goteborg - Sweden
Untappd: Nucleum

Receitas de Hidromel - Suave

Mensagempor Nucleum » quarta nov 12, 2014 3:37

Ingredientes:

8 kgs de mel de boa qualidade
água mineral suficiente para 18 litros
6 gramas de nutrientes para leveduras
Levedura Lalvin 71b-1122
Preparo:

Sanitize todo seu equipamento. Se ainda não entendeu a importância de sanitizar corretamente todo o equipamento leia este post.

Misture o mel e a água. Aqueça o mel se desejar para facilitar na hora de dissolver na água. A gravidade deve ficar em torno de 1.120, o que é uma gravidade relativamente alta para início de fermentação, o que requer atenção em todos os passos.

Assim que misturar o mel e a água, mexa seu mosto vigorosamente para colocar oxigênio lá dentro. Você irá repetir isso pelos próximos dois dias para que as leveduras tenham todo o oxigênio que elas vão precisar para se multiplicar e garantir uma boa quantia de células para a fermentação.

Após oxigenar o mosto, prepare a levedura. A Lalvin 71b-1122 é um fermento que é vendido na forma desidratada, portante existem cuidados para reidratá-la. Se você tem dúvidas leia este post. Após a levedura estar reidratada coloque-a no mosto.

Adicione metade do nutriente para leveduras. Eu particularmente recomendo o nutriente da Wyeast mas existem muitas outras no mercado que são de excelente qualidade. Um dos componentes mais importantes que deve existir é o DAP (Diamonium Phosphate) que fornece nitrogênio para o processo de fermentação. Vale a pena conferir se o nutriente que você comprou contem o DAP.

Após uma semana de fermentação adicione o restante do nutriente.

Assim que a fermentação primária der sinais de ter terminado faça a primeira trásfega. Não espere demais para realisar as trafegas ou corre o risco de ocorrer autólise. Após, proceda com as demais trasfegas até o mosto estar clarificado e pronto para engarrafar. Você pode usar algum agente clarificante para limpar seu hidromel mais rapidamente, se desejar. Eu já usei e gosto da bentonia enológica para este fim.

Engarrafe e aproveite.

Fonte: Aqui


Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes