Russian Imperial Stout
Russian Imperial Stout
Boas,
Alguém com uma boa receita para uma Russian Imperial Stout que queira partilhar?
Alguém com uma boa receita para uma Russian Imperial Stout que queira partilhar?
- nogueiraf
- BeerMaster
- Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
- Untappd: nogueiraf
Re: Russian Imperial Stout
Tens sempre a da Brewing sessions que parece ter ficado em 1º lugar no 1º Concurso de cerveja caseira
Boas,
Obrigado. Por acaso já tinha passado por lá... Há algumas receitas que circulam na net, inclusive clones de algumas famosas.
A receita está com um fermento líquido que vou tentar substituir por outro... Vou fazer poucos litros e gostava de experimentar café.
Que me dizem sobre a adição de café, deveria ser adicionado em grão moído à moda do malte, comprado já moído, adicionado directamente ou protegido? Quantidades?
Obrigado. Por acaso já tinha passado por lá... Há algumas receitas que circulam na net, inclusive clones de algumas famosas.
A receita está com um fermento líquido que vou tentar substituir por outro... Vou fazer poucos litros e gostava de experimentar café.
Que me dizem sobre a adição de café, deveria ser adicionado em grão moído à moda do malte, comprado já moído, adicionado directamente ou protegido? Quantidades?
Tudo é possível!
Também depende do que queres ter na cerveja final... Mas eu ponderaria entre adicionar na fervura ou, melhor a meu ver, adicionar no fermentador, primário ou secundário, consoante quiseres. Depois, tens a hipótese de fazer um café com a prensa francesa (provavelmente não é assim que se chama, mas deve dar para entender o que me refiro) ou um expresso...
As quantidades dependem da quantidade de cerveja, as características da dita - densidade, IBU - e gosto pessoal.
Também depende do que queres ter na cerveja final... Mas eu ponderaria entre adicionar na fervura ou, melhor a meu ver, adicionar no fermentador, primário ou secundário, consoante quiseres. Depois, tens a hipótese de fazer um café com a prensa francesa (provavelmente não é assim que se chama, mas deve dar para entender o que me refiro) ou um expresso...
As quantidades dependem da quantidade de cerveja, as características da dita - densidade, IBU - e gosto pessoal.
Fermentador:
# RISpect 833
Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# Belgian Dark Strong Ale
# DoppelBock
# RISpect Russian Imperial Stout
# RISpect 833
Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock
O objectivo é ficar com um forte aroma e sabor a café. Vou optar pelo maturador nesta experiência, agora não sei se o facto de deitar o café já moído não irá ficar muitas partículas em suspensão e obrigar-me a filtrar a cerveja no final.
Conselhos neste aspecto?
Conselhos neste aspecto?
Eu metia um expresso lá para dentro, e provava. Se não chegasse, outro... e vias...
Fermentador:
# RISpect 833
Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock
# RISpect 833
Engarrafada
# Marzen / Oktorberfest
# DoppelBock
- nogueiraf
- BeerMaster
E que tal fazeres uma quantidade maior e divides em 2 partes, colocas expresso numa e café noutra
Pois vou dividir em 2.
Uma será a receita original e a outra será com adição de café. Quando falo de café estou a referir-me a café já moído comprado em supermercado das marcas conhecidas, portanto estou a imaginar um pó muito fininho... ou em grão...
Quando falam em café expresso estão a referir-se a quê?
Uma será a receita original e a outra será com adição de café. Quando falo de café estou a referir-me a café já moído comprado em supermercado das marcas conhecidas, portanto estou a imaginar um pó muito fininho... ou em grão...
Quando falam em café expresso estão a referir-se a quê?
- Nucleum
- Beer Expert
- Registado: terça mai 06, 2014 2:35
- Untappd: Nucleum
experimenta o cold brew coffee... nao tens os amargores do cafe feito a quente, é mais concentrado, e não precisas de o arrefecer... so precisas de o fazer de um dia para o outro, e filtrar
sugestões e intruções aqui: https://www.homebrewersassociation.org/ ... ffee-beer/
sugestões e intruções aqui: https://www.homebrewersassociation.org/ ... ffee-beer/
Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
Relativamente à adição de café, num kit Export Stout da Muntons, também decidi acrescentar café e foi mesmo café expresso normal acabado de tirar da máquina.
No meu caso para os 20L do kit, adicionei 5 chávenas de café e posso dizer que foi café a mais, nota-se no final de boca o amargo do café, por isso se fosse hoje para os mesmos 20L, reduzia a quantidade de café para 2 chávenas no máximo.
No meu caso para os 20L do kit, adicionei 5 chávenas de café e posso dizer que foi café a mais, nota-se no final de boca o amargo do café, por isso se fosse hoje para os mesmos 20L, reduzia a quantidade de café para 2 chávenas no máximo.
Keep calm and drink beer!
Em produção
Imperial Stout
Engarrafada
Imperial IPA
Abadia
Coffee Oatmeal Stout
Em produção
Imperial Stout
Engarrafada
Imperial IPA
Abadia
Coffee Oatmeal Stout
A adição desse café expresso, seja a frio ou a quente, não me soa lá muito bem... Acho que não é bem isso que procuro...
nogueiraf Escreveu:E que tal fazeres uma quantidade maior e divides em 2 partes, colocas expresso numa e café noutra
Ok, depois de algumas experiências com café com moagem extra fina, moagem média e expresso, vou optar por café expresso...

Última edição por aneker em segunda mai 04, 2015 16:40, editado 2 vezes no total.
Gravidade inicial pretendida não atingida.
A fermentar...
Se fosse agora teria dividido este lote em 4 para poder experimentar coisas logo a partir da fervura...
A fermentar...
Se fosse agora teria dividido este lote em 4 para poder experimentar coisas logo a partir da fervura...
- pedrovieira41
- Beer Expert
- Registado: quarta abr 22, 2015 10:20
Pergunta de amador: Quando na receita não menciona a etapa da fervura, pressupomos que fez 60min?
"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King
Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Depende do tipo de malte...
Se a receita tiver pilsner, por ex, é preferível os 90m para libertação de sabores e aromas indesejáveis...
Se não mencionar a temp de fervura, eu atiraria para os 90m em regra base. Caso contrário, poderão ser os 60m.
Se a receita tiver pilsner, por ex, é preferível os 90m para libertação de sabores e aromas indesejáveis...
Se não mencionar a temp de fervura, eu atiraria para os 90m em regra base. Caso contrário, poderão ser os 60m.
HAMR Escreveu:Depende do tipo de malte...
Então e o teste do iodo não conta?
- nogueiraf
- BeerMaster
aneker Escreveu:HAMR Escreveu:Depende do tipo de malte...
O iodo é para o mash!!!!

nogueiraf Escreveu:aneker Escreveu:HAMR Escreveu:Depende do tipo de malte...
O iodo é para o mash!!!!
Sim sim, tava distraído...
- pedrovieira41
- Beer Expert
- Registado: quarta abr 22, 2015 10:20
Obrigado pelo esclarecimento HAMR! 

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
- Stephen King
Fermenting:
Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
-
- Bebedor de minis!
- Registado: domingo jan 12, 2014 21:52
Deixo aqui a minha receita. Houve aspectos que poderiam ter corrido melhor que através de um tópico por mim colocado e onde obtive respostas esclarecedoras, a levedura foi insuficiente para a qtd efectuada e obtida. Mas a cerveja ficou mt boa 
7kg Pale Ale
1kg Crystal
0,5kg Cevada torrada
45gr Styrian Goldings aos 90
45gr Challenger aos 90
40gr Challenger aos 70
20gr Hallertau Mittelfruh aos 88
Levedura S-33
Mash a 66ºC
Qtd no fermentador 21L

7kg Pale Ale
1kg Crystal
0,5kg Cevada torrada
45gr Styrian Goldings aos 90
45gr Challenger aos 90
40gr Challenger aos 70
20gr Hallertau Mittelfruh aos 88
Levedura S-33
Mash a 66ºC
Qtd no fermentador 21L
Cumprimentos,
Nuno Fernandes
Nuno Fernandes
- Dulcídio
- Bebedor de minis!
- Registado: segunda ago 25, 2014 15:04
Eu fiz há pouco tempo uma imperial russian stout e ja a provei e tem um aroma forte a café sem nenhuma adição de café. Os males torrados acabam por ter essa característica.
Se alguém estiver interessado eu posso partilhar.
A receita tem imenso malte e no fim acabou por ter 12% de álcool. É uma cerveja forte e com um corpo incrível, parece quase um licor.
A adição de cereais na brassagem acabou por dar um corpo sedoso.
Com este alcool, já tenho uma cerveja para aquecer quando o inverno chegar
Se alguém estiver interessado eu posso partilhar.
A receita tem imenso malte e no fim acabou por ter 12% de álcool. É uma cerveja forte e com um corpo incrível, parece quase um licor.
A adição de cereais na brassagem acabou por dar um corpo sedoso.
Com este alcool, já tenho uma cerveja para aquecer quando o inverno chegar
-
- Bebedor de minis!
- Registado: domingo jan 12, 2014 21:52
Dulcidio, que levedura utilizaste e para quantos litros? Qdo referes que adicionaste cereais na brassagem, que cereais adicionaste? Obrigado
Cumprimentos,
Nuno Fernandes
Nuno Fernandes
- Dulcídio
- Bebedor de minis!
- Registado: segunda ago 25, 2014 15:04
eu adicionei
400gr de cereais de trigo
300gr de cereais de cevada
500gr de cereais de aveia
o fermento que usei foi safale S-05 que fiz um yeast starter onde adicionei por duas vezes novo extracto para multiplicar o máximo possível o fermento.
Ontem bebi uma que eu tinha um pouco de medo porque as primeiras que provei estavam muito forte, mas agora que maturou cerca de um mês posso dizer que é a melhor cerveja que fiz até agora e eu até não sou grande apreciador de stout's
400gr de cereais de trigo
300gr de cereais de cevada
500gr de cereais de aveia
o fermento que usei foi safale S-05 que fiz um yeast starter onde adicionei por duas vezes novo extracto para multiplicar o máximo possível o fermento.
Ontem bebi uma que eu tinha um pouco de medo porque as primeiras que provei estavam muito forte, mas agora que maturou cerca de um mês posso dizer que é a melhor cerveja que fiz até agora e eu até não sou grande apreciador de stout's
Ok. A cerveja ficou bastante boa mas o que eu procuro é uma parecida com esta: MIKKELLER Imperial Stout.
Alguém já a provou? Dicas ou uma clone???
Alguém já a provou? Dicas ou uma clone???
- goaman
- Amnesia Brewery
- Registado: domingo abr 20, 2014 22:40
- Untappd: Goaman
- Contacto:
Qual delas?
O Mikkeller tem dezenas (para não dizer centenas) de Imperial Stouts...
O Mikkeller tem dezenas (para não dizer centenas) de Imperial Stouts...
- goaman
- Amnesia Brewery
- Contacto:
Essa.... é mesmo muito boa!!!
Não encontrei nenhum clone dessa, mas encontrei da Mikkeller Beer Geek Breakfast, que não lhe fica atrás:

Não encontrei nenhum clone dessa, mas encontrei da Mikkeller Beer Geek Breakfast, que não lhe fica atrás:
The kit contains detailed recipe, malt and hops to approx. 25 liter. 25 liters. The recipe requires knowledge of allgrain-brewing. Besides this, use: Whitelabs WLP001 California ale Brewer's yeast.
NOTE: This malt is NOT rolled
Kit for cloning the ultimate breakfast "Mikkeller Beer Geek Breakfast" with permission from Mikkeller.
----------
Style: Oatmeal stout
Brewer: Mikkel Bjergsø & Kristian Keller
Volume: 25 liters
OG: 1073
FG: 1016
Alcohol: 7.5 % by vol.
Colour: 123 EBC (Black)
Bitterness: 116 IBU
BU/GU: 1.58
Fermentables
Pilsner Malt 3 EBC 4500 grammes
Flaked Oats 5 EBC 2000 grammes
Cara Munich 90 EBC 500 grammes
Smoked Malt 6 EBC 500 grammes
Chocolate Malt 500 EBC 500 grammes
Chocolate Malt 940 EBC 500 grammes
Roasted Barley 1150 EBC 500 grammes
Mash schedule
67/68 degrees for 75 minutes
Hops
Centennial 10% alpha 50 grammes 60 minutes
Cascade 5.7% alpha 50 grammes 60 minutes
Cascade 5.7% alpha 50 grammes 15 minutes
Centennial 10% alpha 50 grammes 5 minutes
Fermentation
Yeast: 1056 American Ale / WLP001
Obrigado Rui, vou experimentar essa a ver o que saí...
Já agora onde poderei comprar o wyeast1056?
Já agora onde poderei comprar o wyeast1056?
- goaman
- Amnesia Brewery
- Contacto:
Podes substituir qualquer uma dessas liquidas que eles indicam pela US-05 ou similar (desidratada) se quiseres... fica muito mais em conta.
Se quiseres mesmo utilizar liquidas (tens de ter material para fazer um starter antecipadamente), tens aqui a WLP001 a €8,64 + portes:
http://www.themaltmiller.co.uk/index.ph ... oductId=91
E a 1056 a €7,95 + portes aqui:
https://www.brouwland.com/en/our-produc ... fgVV9JVhHw
Se quiseres mesmo utilizar liquidas (tens de ter material para fazer um starter antecipadamente), tens aqui a WLP001 a €8,64 + portes:
http://www.themaltmiller.co.uk/index.ph ... oductId=91
E a 1056 a €7,95 + portes aqui:
https://www.brouwland.com/en/our-produc ... fgVV9JVhHw
Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante