FERMENTADORES CÓNICOS EIS A QUESTÃO?

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
cervejeiroanonimo
Beer Hunter
Registado: quinta jan 16, 2014 17:29

FERMENTADORES CÓNICOS EIS A QUESTÃO?

Mensagempor cervejeiroanonimo » quinta mai 07, 2015 20:51

boa tarde

estou a precisar de adquirir fermentadores de 100 litros, qual a vossa opinião dos fermentadores cónicos compensarão

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: FERMENTADORES CÓNICOS EIS A QUESTÃO?

Mensagempor nogueiraf » sexta mai 08, 2015 14:05

Depende dos fermentadores e para que utilização, porque se for apenas para fazeres normalmente sem qualquer controlo de temperatura acho que os plásticos são muito mais econômicos que os inox e então cônicos nem se fala

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » sábado mai 09, 2015 8:01

nogueiraf Escreveu:Depende dos fermentadores e para que utilização, porque se for apenas para fazeres normalmente sem qualquer controlo de temperatura acho que os plásticos são muito mais econômicos que os inox e então cônicos nem se fala

pois eu sei que o controlo da temperatura no inox e um problema, mas tenho uma adega toda em pedra praticamente debaixo da terra e para fazer lager nao tem qualquer problema.

e verdade que o preço e bastante superior mas pelo que tenho lido e visto potencialmente fará uma cerveja melhor

Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Mensagempor Nucleum » domingo mai 10, 2015 0:19

Os de inox tem a vantagem que duram mais e a limpeza é mais eficiente... Não há acumulação de células e material em micro-fracturas como acontece no plastico...

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » quarta mai 27, 2015 16:34

já encomendei a construção do fermentador cónico de 100 litros

as vantagens para mim são as seguintes
- um único fermentador como primário secundário e engarrafamento
-poder retirar a levedura de melhor qualidade para reaproveitar
-menos área de contacto da cerveja com a levedura no fundo dizem que cria menos off flavors
-vou optar por uma tampa inteira em cima para poder mexer o priming etc facilitar o dryhope

pedro.m.reis
BeerMaster
Registado: quinta jan 10, 2008 2:00
Contacto:

Mensagempor pedro.m.reis » quinta mai 28, 2015 15:43

cervejeiroanonimo Escreveu:já encomendei a construção do fermentador cónico de 100 litros

-menos área de contacto da cerveja com a levedura no fundo dizem que cria menos off flavors
-vou optar por uma tampa inteira em cima para poder mexer o priming etc facilitar o dryhope

Qual o preço que conseguiste?
Que tipo de aço vais usar?
Tem atenção às soldaduras. Não sei o nome técnico mas li em qq lado que se a soldadura não é feita como deve ser criam-se micro-poros que após estarem infectados nunca mais consegues sanitizar...

In beer there is strength,
In wine wisdom,
In water bacteria.

Nos Fermentadores
MySaison
Nas Garrafas
Chocolate Porter
Mature Weizen
Abidji (finishing...)
Tripel (Finishing...)
SW1
Na calha
Na sei.
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » quinta mai 28, 2015 16:18

pedro.m.reis Escreveu:
cervejeiroanonimo Escreveu:já encomendei a construção do fermentador cónico de 100 litros

Qual o preço que conseguiste?
Que tipo de aço vais usar?
Tem atenção às soldaduras. Não sei o nome técnico mas li em qq lado que se a soldadura não é feita como deve ser criam-se micro-poros que após estarem infectados nunca mais consegues sanitizar...

o preço ainda não tenho o final mas e muito mais barato do que encontrar ai feitos vai ser feito numa empresa que faz cubas de vinho as soldas são óptimas são todas verificadas com radiografia
quanto ao aço inox vai ser o standard das cubas de vinho

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » sexta mai 29, 2015 16:27

hmmm de Guimarães?!!? será que é num sitio que começa em A e acaba em nox??

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
cervejeiroanonimo
Beer Hunter

Mensagempor cervejeiroanonimo » sexta mai 29, 2015 17:03

nogueiraf Escreveu:hmmm de Guimarães?!!? será que é num sitio que começa em A e acaba em nox??

por acaso não vai ser

freskhu
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta jun 18, 2015 15:50

Mensagempor freskhu » quinta jun 18, 2015 17:44

Nao necessitas de controlar as soldaduras por radiografia, liquidos penetrantes é muito mais barato e chega perfeitamente.
Aliás, radiografia é somente para soldaduras de topo a topo, nao acredito que uma panela tenha topo a topo mas sim soldaduras de canto. Se realmente tem raio x ou raio gama pede para te darem o filme!
Devido à corrosão deves usar o inox aisi 316L, essas empresas normalmente usam o 304; O aisi 304 não é tão bom para estes ambientes e sofre de corrosão intergranular.
Em caso de haver porosidades na soldadura, vai haver contaminação e propagação do defeito.
Líquidos penetrantes até podes fazer tu, a técnica é muito simples e garantes a sanidade do cordão à superfície.
Eles devem soldar isso a TIG, um dos principais defeitos alem dos poros é a inclusão do eletrodo de tungsténio que pode ter até 2% de tório (material altamente radioactivo). Cuidado com isso!
Se a soldadura no interior não tiver a melhor qualidade com por exemplo bordos queimados, vais ter muita dificuldade em limpar essas zonas.
Espero ter ajudado,
Um abraço

Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Mensagempor Nucleum » quinta jun 18, 2015 18:48

freskhu Escreveu:Nao necessitas de controlar as soldaduras por radiografia, liquidos penetrantes é muito mais barato e chega perfeitamente.
Aliás, radiografia é somente para soldaduras de topo a topo, nao acredito que uma panela tenha topo a topo mas sim soldaduras de canto. Se realmente tem raio x ou raio gama pede para te darem o filme!
Devido à corrosão deves usar o inox aisi 316L, essas empresas normalmente usam o 304; O aisi 304 não é tão bom para estes ambientes e sofre de corrosão intergranular.
Em caso de haver porosidades na soldadura, vai haver contaminação e propagação do defeito.
Líquidos penetrantes até podes fazer tu, a técnica é muito simples e garantes a sanidade do cordão à superfície.
Eles devem soldar isso a TIG, um dos principais defeitos alem dos poros é a inclusão do eletrodo de tungsténio que pode ter até 2% de tório (material altamente radioactivo). Cuidado com isso!
Se a soldadura no interior não tiver a melhor qualidade com por exemplo bordos queimados, vais ter muita dificuldade em limpar essas zonas.
Espero ter ajudado,
Um abraço

:):) :):)

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes