termostato digital para frigorifico

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
flipe5
Já saca as caricas fora!
Registado: domingo abr 19, 2015 21:37
Contacto:

termostato digital para frigorifico

Mensagempor flipe5 » quinta jul 16, 2015 17:10

Boa tarde pessoal,

Alguem que saiba como se faz a ligação deste termostato da campini?
Eu puz a alimentação nos pinos 6 e 7. a sonda de temperatura nos pinos 9 e 10. e a saida para o frigorifico nos pinos 1 e 3. Mas não funcionou.
Ficha tecnica: http://www.campinicorel.it/cmsCampini/Prodotti/pagina_Prodotto_en-61.html

http://img.gforum.tv/img/d767e64b7d6b4531def36a35e4ccffae5375707e.JPG
http://img.gforum.tv/img/737cd314c3f80a888ee55eb97d075d4dc5b4fe75.JPG

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: termostato digital para frigorifico

Mensagempor nogueiraf » sexta jul 17, 2015 17:12

Não consigo ver a ficha tecnica do PID

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
flipe5
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor flipe5 » sábado jul 18, 2015 1:07

a ficha técnica não diz muito acerca da montagem.

http://www.campinicorel.it/cmsCampiniFiles/pdf/prodotti_schemi-c03.pdf

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda jul 20, 2015 16:25

Tira uma foto ao esquema de ligações do PID (a etiqueta no PID)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
flipe5
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor flipe5 » quarta jul 22, 2015 16:26

nogueiraf Escreveu:Tira uma foto ao esquema de ligações do PID (a etiqueta no PID)

Não tem esquema de ligações. o único esquema é o que se vê na foto por cima controlador.

Imagem

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quinta jul 23, 2015 11:14

sem ter a certeza, tenta no 10 e 12 para a sonda

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
paulito
Bebedor de minis!
Registado: sexta mai 16, 2008 20:24

Mensagempor paulito » quinta jul 23, 2015 12:53

parace-me que a sonda está bem...

há ai um peneno pormenor logo respondo agora não posso

paulito
Bebedor de minis!

Mensagempor paulito » quinta jul 23, 2015 19:08

antes de mais peço desculpa por não ter respondido há bocado mas não podia mesmo.....

vamos lá ver ser eu consigo ajudar.

não conheço esse termostato, mas pelo que conheço de outros e por esse esquema, ele será unipolar e de "contacto seco". ele só corta um fio e permite cortar uma tensão diferente da de alimentação, os pinos 1 e 3 servem para isso, funcionam como interruptor, logo tem de se shuntar entre a fase e o 3 e 1 sai para o compressor. o neutro shunta-se da linha de neutro directo ao compressor.

não sei quais os teus conhecimentos de electricidade, e não sei se me fiz entender..... acredito que não. a ver se daqui a pouco consigo carregar um rabisco a ver se ajuda.

quanto há sonda penso que esteja bem, quando o ligaste o que aparecia no mostrador, uma leitura de temperatura correcta ou algum erro, normalmente quando não tem sonda ou esta dá um valor muito fora costumam dar erro.....

não sei até que ponto está a intervir no frigorífico, se o está a alterar mesmo retirando o seu termostato de origem, ou se estás só a intercalar na linha de alimentação, se for este o caso e partindo do principio que o frigorífico é para elaboração de cerveja não deves ter problemas até que o termostato interno avarie (regula-o para a mínima temperatura, máximo funcionamento) .

paulito
Bebedor de minis!

Mensagempor paulito » quinta jul 23, 2015 19:36

vamos ver se ajuda.

Imagem

flipe5
Já saca as caricas fora!
Contacto:

Mensagempor flipe5 » domingo jul 26, 2015 0:49

paulito Escreveu:antes de mais peço desculpa por não ter respondido há bocado mas não podia mesmo.....

vamos lá ver ser eu consigo ajudar.

não conheço esse termostato, mas pelo que conheço de outros e por esse esquema, ele será unipolar e de "contacto seco". ele só corta um fio e permite cortar uma tensão diferente da de alimentação, os pinos 1 e 3 servem para isso, funcionam como interruptor, logo tem de se shuntar entre a fase e o 3 e 1 sai para o compressor. o neutro shunta-se da linha de neutro directo ao compressor.

não sei quais os teus conhecimentos de electricidade, e não sei se me fiz entender..... acredito que não. a ver se daqui a pouco consigo carregar um rabisco a ver se ajuda.

quanto há sonda penso que esteja bem, quando o ligaste o que aparecia no mostrador, uma leitura de temperatura correcta ou algum erro, normalmente quando não tem sonda ou esta dá um valor muito fora costumam dar erro.....

não sei até que ponto está a intervir no frigorífico, se o está a alterar mesmo retirando o seu termostato de origem, ou se estás só a intercalar na linha de alimentação, se for este o caso e partindo do principio que o frigorífico é para elaboração de cerveja não deves ter problemas até que o termostato interno avarie (regula-o para a mínima temperatura, máximo funcionamento) .

Muito obrigado pela ajuda. Está bastante perceptível a imagem e a explicação :)
A temperatura marcava correctamente, mas o frigorífico estava sempre a funcionar, ou seja, o termostato digital não estava a regular nada. o frigorífico estava á temperatura normal dele. Vou experimentar com esta configuração e depois deixo feedback ;) O objectivo é usar o frigorífico para a fermentação e maturação para manter temperaturas mais estáveis e ideais.

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes