equipamento para all grain

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
paulito
Bebedor de minis!
Registado: sexta mai 16, 2008 20:24

equipamento para all grain

Mensagempor paulito » sábado ago 01, 2015 15:28

boa tarde amigos cervejeiros :D

nos últimos tempos tenho procurado muita informação sobre equipamentos e técnicas e acho que estou mais indeciso do que quando comecei <<<>>>

o que eu pretendia era um sistema onde fosse possível fazer até 50l de inicio os lotes seriam mais pequenos mas assim que apanha-se o jeito poder aumentar sem me preocupar com o equipamento. por isso gostava de optar por um equipamento que quer pela quantidade, quer pela qualidade obtida me pode-se satisfazer durante bastante tempo.

como de momento só possuo um fogão industrial de um queimador e uma panela que não sei de momento de quantos litros mas deve ser +-20, vou ter de comprar/adaptar tudo e preferia gastar dinheiro uma só vez.

assim sendo.

mash tun - parece-me um sistema pratico quando se trabalha só com uma temperatura, apesar de para fazer o mash out não ser muito pratico. quando se tem necessidade de ter várias rampas parece-me que é um quebra cabeças....

rims - gosto da ideia, parece-me ter alguma dificuldade no bom controlo e estabilidade da temperatura.

herms - penso que mais estável em termos de temperatura envolve maior logística e custos.

biab - bastante prático só necessitando de um panela, não é dos mais eficientes.

sistema mais tradiconal com varias panelas - mais trabalhoso e para melhorar e automatizar alguns processos aumento de custos.

não sei se bem mas de momento estou mais inclinado para uma das duas ultimas mas gostaria de ouvir as vossas opiniões :D
partindo deste ponto pretenderia fazer algumas alterações ás panelas não sei se de imediato, se no futuro. mas vou deixar este assunto para depois...

para estes sistemas e para a quantidade que pretendo qual o tamanho das panelas que me recomendariam.

no sistema biab vi utilizar o tradicional saco, vi também sistemas idênticos mas usando uma panela perfurada no interior. quais as vantagens desvantagens de um em relação ao outro?

li também que é bastante útil recircular o mosto durante a brassagem, para uniformizar a temperatura e evitar a caramelização. nessa recirculação o retorno deve ser feito novamente perto do fundo junto há parede da panela para criar um redemoinho ou pelo topo da panela? isto para os dois sistemas, nas em especial para o biab.

uma ultima nota. o meu sistema poderá vir a ter resistência eléctrica, mas só para manutenção ajuste de temperatura, o grosso do aquecimento terá de ser feito a gás, visto já ter o fogareiro e a instalação eléctrica não permitir a colocação de um resistência de grande potencia.

sei que é um grande testamento e muitas perguntas, por isso peço desculpa mas tenho de começar a definir a minha vida....

obrigado a todos pelas respostas e sugestões

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: equipamento para all grain

Mensagempor nogueiraf » segunda ago 03, 2015 15:28

se tens fogão e panela, experimenta o BIAB é simples e o investimento curto, e depois com mais conhecimento começas a fazeres as tuas escolhas.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
paulito
Bebedor de minis!

Mensagempor paulito » segunda ago 03, 2015 18:24

boa tarde obrigado pela resposta, eu pelo que tenho visto e para começar também estou um bocado inclinado para o biab ou algo parecido com ele. mas vou organizar as ideias e duvidas e já as venho expor. :D

quanto há panela que eu possuo ele deve ser de +-20 l (tenho-me esquecido de ir confirmar), a ideia seria ela servir como apoio para aquecer água ou assim, uma panela de 20l em biab penso que dará lotes muito pequenos. penso +- 1ol será ?

eu queria a médio prazo chegar aos 50l, e surgiram-me uma ideias maradas :mrgreen: vou organiza las um pouco para as expor num tópico a ver se os mestres cervejeiros aprovam.

a ver se não foram de férias.....

paulito
Bebedor de minis!

Mensagempor paulito » segunda ago 03, 2015 18:27

se mais alguém quiser comentar ou deixar opiniões ou falar do seu equipamento, são sempre bem vindos :D

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça ago 04, 2015 16:05

Depende sempre da receita, mas já dá para "testares as águas" :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante