Keg pumps: Prós e Contras?

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
ppedroso
Beer Hunter
Registado: quarta fev 19, 2014 22:25

Re: Keg pumps: Prós e Contras?

Mensagempor ppedroso » segunda set 21, 2015 17:39

Obrigado pela ajuda pedrovieira. Fiquei esclarecido!

Vou ler mais alguma coisa sobre essa carbonatação no Keg para não dar erros;)

Thanks!

dgmr
Beer Hunter
Registado: quinta set 11, 2014 14:59

Mensagempor dgmr » terça set 22, 2015 11:23

Acho o preço dessas botijas um autêntico disparate. 16g CO2 ao preço de 1Kg em garrafas tradicionais.
Só tem utilidade se quiseres levar o keg para um brewday ou algo assim.

Na minha opinião não há nada como o sistema tradicional. Keg, Garrafa CO2, regulador e torneira.

É mais barato no médio/longo prazo e muito mais versátil.

Para mim engarrafar era um pesadelo. Desde que ando com os Keg’s é sempre a abrir.

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » terça set 22, 2015 12:26

dgmr Escreveu:Acho o preço dessas botijas um autêntico disparate. 16g CO2 ao preço de 1Kg em garrafas tradicionais.
Só tem utilidade se quiseres levar o keg para um brewday ou algo assim.

Na minha opinião não há nada como o sistema tradicional. Keg, Garrafa CO2, regulador e torneira.

É mais barato no médio/longo prazo e muito mais versátil.

Para mim engarrafar era um pesadelo. Desde que ando com os Keg’s é sempre a abrir.

Sabes quanto dura uma cápsula de 16g de CO2 num soda keg? E num mini keg de 5L?

Dizer que é versátil é relativo, parece-me. Depende sempre de várias variáveis. Salvo alguns eventos excepcionais eu demoro bastante tempo a beber 15 ou 20L de uma cerveja e tenho espaço limitado no frigorífico. Com barris de 5L consigo ter 4 ou 5 referências minhas prontas a servir para quando trago pessoal a casa, quando vou a casa de amigos posso levar estes mini kegs que cabe no frigorífico deles, tem várias opções e acho que isto também entra no domínio da versatilidade. Também posso abrir um e deixar dois para outras ocasiões.

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » terça set 22, 2015 14:14

Pedro,

Quanto às tuas perguntas acho, em abono da verdade, que ninguém te saberá responder uma vez que vai depender do espaço que deixares em vazio.

Eu digo que é pouco versátil por quê?
Porque:
    Não permite fazer a carbonatação forçada. Logo mais duas semanas até provares a cerveja.
    Nunca sabes quando acaba a capsula. Logo deixas a cerveja desprotegida.
    Quando enches o barril gastas pelo menos uma cápsula a purgar o ar do barril e provavelmente nem consegues, aumentando o risco de oxidação.
    Se não tiras o ar não tens a cerveja protegida.
    Se vais fazer a segunda fermentação no barril e como ele é fechado (pequeno orifício) nunca terás a certeza que está bem limpo.

Para teres 2 referências prontas a servir tens de ter 2 adaptadores que ainda custam algum.

Para oferecer a uns amigos ou mandares para uma competição podes engarrafar com a famosa BeerGun.

http://www.cervejartesanal.com/produto/ ... -garrafas/

e gastares esse dinheiro ou engarrafas lowcost

https://www.youtube.com/watch?v=CwIbFQcHYyo

Claro que é tudo muito lindo, mas se não tens espaço de frio...

Cada sistema tem as suas vantagens e desvantagens. Os barris acabam por ser muito mais dispendiosos a médio/longo prazo, basta ver que eu compro 1Kg de CO2 por 0,90€ + IVA ou 1.11€ com iva e uma cápsula de 16g custa 1,23. Parece-me um roubo.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça set 22, 2015 14:45

Cada caso é um caso mas como disse o dgmr muitas das vantagens e desvantagens de cada sistema não vou alongar.
Aquilo que recomendo é leiam, pesquisem e tentem esclarecer as duvidas antes de decidirem avançar em qualquer dos modos.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » terça set 22, 2015 16:24

dgmr Escreveu:Pedro,

Quanto às tuas perguntas acho, em abono da verdade, que ninguém te saberá responder uma vez que vai depender do espaço que deixares em vazio.

Eu digo que é pouco versátil por quê?
Porque:
    Não permite fazer a carbonatação forçada. Logo mais duas semanas até provares a cerveja.
    Nunca sabes quando acaba a capsula. Logo deixas a cerveja desprotegida.
    Quando enches o barril gastas pelo menos uma cápsula a purgar o ar do barril e provavelmente nem consegues, aumentando o risco de oxidação.
    Se não tiras o ar não tens a cerveja protegida.
    Se vais fazer a segunda fermentação no barril e como ele é fechado (pequeno orifício) nunca terás a certeza que está bem limpo.

Para teres 2 referências prontas a servir tens de ter 2 adaptadores que ainda custam algum.

Para oferecer a uns amigos ou mandares para uma competição podes engarrafar com a famosa BeerGun.

http://www.cervejartesanal.com/produto/ ... -garrafas/

e gastares esse dinheiro ou engarrafas lowcost

https://www.youtube.com/watch?v=CwIbFQcHYyo

Claro que é tudo muito lindo, mas se não tens espaço de frio...

Cada sistema tem as suas vantagens e desvantagens. Os barris acabam por ser muito mais dispendiosos a médio/longo prazo, basta ver que eu compro 1Kg de CO2 por 0,90€ + IVA ou 1.11€ com iva e uma cápsula de 16g custa 1,23. Parece-me um roubo.

Obrigado pelas dicas, vou ter isso em atenção (apesar que há pessoal a usar botijas de 1kg em barris de 5L e está explicada a adaptação no youtube). Mas a cerveja vai refermentar no keg e produzir CO2 que vai acabar por ocupar o lugar entre o oxigénio e a cerveja não? Visto que o oxigénio sobe. Claro que não é tão bom como meter CO2, mas esse risco também existe nas garrafas, ainda que o headspace seja inferior. Já agora, coloco aqui outra desvantagem do sistema de 5L, os kegs acho que são muito sensíveis e penso que não devem ser usados com amolgadelas.
Mas ainda assim, a maioria dessas vantagens à excepção da "Não permite fazer a carbonatação forçada", são vantagens que se relacionam com a qualidade/durabilidade da cerveja, não as enquadraria no domínio da versatilidade. Apenas a minha opinião! :):)

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
dgmr
Beer Hunter

Mensagempor dgmr » terça set 22, 2015 16:48

Tens razão não é versatilidade, mas se somares a tudo isso o facto de puderes engarrafar quando queres ou te apetece ou tem de ser, acho o sistema bem versátil.

Nota que o oxigénio não sobe, como dizes. Ele mistura-se com dióxido de carbono e entra em contacto com a cerveja, tal e qual como nas garrafas porém numa superfície maior. Daí ser necessário purgar o keg.

Acima de tudo quis mostrar-te alguns pontos fracos do mini barris.
Tudo tem as suas vantagens e desvantagens. Cada qual escolhe o que melhor lhe serve.

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes