Leveduras Mangroove Jacks

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Leveduras Mangroove Jacks

Mensagempor Melanoidin » sábado dez 26, 2015 16:17

Boas,

Abro este tópico para que se possa discutir um pouco os resultados que vamos obtendo com as diferentes leveduras que há no mercado. Provavelmente mais logo abro um também para a Fermentis (ou se alguém quiser ir adiantando serviço, força) mas como tenho agora a sair do forno um lote feito com MJ, vou falar um bocadinho destas.

Ora bem, abri na noite de Natal a primeira garrafa da minha Robust Porter (ou American Porter, como pelos vistos se chama agora) fermentada com a M03 (UK Dark Ale) e as impressões foram mistas. Por um lado, a cerveja ficou impecável. Bom corpo, boa espuma e persistente e os aromas a café e torrado que eu queria estão lá mas são totalmente abafados pelos aromas a ameixas maduras (parece-me isso) muito fortes. Contava com estes aromas e achei que combinavam com o aspecto geral da cerveja mas não esperava que abafassem tudo o resto. O malte devia ser dominado e apenas fica no fim de boca. A cerveja deixa um sabor espectacular na boca mas é uma pena que seja bem abafado por isto. Se calhar devia ter usado a M07 (British Ale) que pelo que já li tem um perfil muito mais neutro. Ah, faltou dizer que fermentou entre o 17-20 ºC.

A Porter acabou a carbonatação esta semana, vou ver se consigo fazer um lagering nas próximas semanas. Espero que com o tempo que os ésteres atenuam e se desenvolvam os aromas do malte.

Já agora, uma foto do animal:

Imagem

Boas cervejas!

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Paulo AG
BeerMaster
Registado: quarta nov 11, 2015 20:49
Contacto:

Re: Leveduras Mangroove Jacks

Mensagempor Paulo AG » sábado dez 26, 2015 18:43

Em cervejas terminadas, tenho uma experiência muito positiva com esse M03 Newcastle Dark (20ºC), com o M44 (18ºC). Fizeram o que deviam e acabaram como era suposto. Tenho uma lager com o Bohemian lager M84 e estou em fermentação. Arrancou bem e fez o trabalho base em 10 a 12 dias (12 ºC). Vou passar para secundário. A amostra está muito promissora. Já não se apanha quase nada de off flavours. Estou a ficar cliente da Mangrove.

Melanoidin
Beer Hunter

Re: RE: Re: Leveduras Mangroove Jacks

Mensagempor Melanoidin » sábado dez 26, 2015 18:55

Paulo AG Escreveu:Em cervejas terminadas, tenho uma experiência muito positiva com esse M03 Newcastle Dark (20ºC), com o M44 (18ºC). Fizeram o que deviam e acabaram como era suposto. Tenho uma lager com o Bohemian lager M84 e estou em fermentação. Arrancou bem e fez o trabalho base em 10 a 12 dias (12 ºC). Vou passar para secundário. A amostra está muito promissora. Já não se apanha quase nada de off flavours. Estou a ficar cliente da Mangrove.

Em termos de desempenho, nada a apontar. Fermentou como devia e diz que produz aromas a frutos pretos. Fez exactamente isso, não contava é que fosse tanto. Acredito que tenha sido mais uma escolha infeliz do que outro coisa.

Tenho no fermentador uma Saison em que estou a usar a belga deles e está com um cheiro fantástico. Dentro de uma semana vai a engarrafar.

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » domingo dez 27, 2015 14:29

Melanoidin Escreveu:
Paulo AG Escreveu:Em cervejas terminadas, tenho uma experiência muito positiva com esse M03 Newcastle Dark (20ºC), com o M44 (18ºC). Fizeram o que deviam e acabaram como era suposto. Tenho uma lager com o Bohemian lager M84 e estou em fermentação. Arrancou bem e fez o trabalho base em 10 a 12 dias (12 ºC). Vou passar para secundário. A amostra está muito promissora. Já não se apanha quase nada de off flavours. Estou a ficar cliente da Mangrove.

Em termos de desempenho, nada a apontar. Fermentou como devia e diz que produz aromas a frutos pretos. Fez exactamente isso, não contava é que fosse tanto. Acredito que tenha sido mais uma escolha infeliz do que outro coisa.

Tenho no fermentador uma Saison em que estou a usar a belga deles e está com um cheiro fantástico. Dentro de uma semana vai a engarrafar.

Atenuou um pouco com o tempo. Após 3 a 4 meses está mais maltes e torrados, mas esse M04 tem de facto uma impressão digital marcada.

Nucleum
Beer Expert
Registado: terça mai 06, 2014 2:35
Untappd: Nucleum

Mensagempor Nucleum » domingo dez 27, 2015 18:29

Os esteres frutados são produzidos durante o crescimento das leveduras, inocular mais levedura leva a uma menor produção de aromas e inocular menos leva a uma maior produção. Pode ser uma questão de ajustar o tamanho do inóculo.

Anyone can drink, but takes intelligence to enjoy a Beer - Stephen Beaumont
Melanoidin
Beer Hunter

Mensagempor Melanoidin » domingo dez 27, 2015 20:44

Nucleum Escreveu:Os esteres frutados são produzidos durante o crescimento das leveduras, inocular mais levedura leva a uma menor produção de aromas e inocular menos leva a uma maior produção. Pode ser uma questão de ajustar o tamanho do inóculo.

Faz sentido, vou fazer ajustes da próxima. Também não rehidratei (foi a última vez que o fiz) e isso ainda diminuiu o número de células viáveis, deve ter ajudado à missa.

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » domingo dez 27, 2015 21:36

Nucleum Escreveu:Os esteres frutados são produzidos durante o crescimento das leveduras, inocular mais levedura leva a uma menor produção de aromas e inocular menos leva a uma maior produção. Pode ser uma questão de ajustar o tamanho do inóculo.

E arejar vs não arejar? Num último workshop ouvi uma série de argumentos sobre o negativo que é arejar ou oxigenar qd usamos levedura seca. Qd é líquida já é o contrário. Podes deixar-nos aqui a tua opinião sobre isto, Nucleum?

Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » domingo dez 27, 2015 21:46

Melanoidin Escreveu:

Faz sentido, vou fazer ajustes da próxima. Também não rehidratei (foi a última vez que o fiz) e isso ainda diminuiu o número de células viáveis, deve ter ajudado à missa.

:):)

Nucleum
Beer Expert

Mensagempor Nucleum » domingo dez 27, 2015 21:57

Paulo AG Escreveu:E arejar vs não arejar? Num último workshop ouvi uma série de argumentos sobre o negativo que é arejar ou oxigenar qd usamos levedura seca. Qd é líquida já é o contrário. Podes deixar-nos aqui a tua opinião sobre isto, Nucleum?

Normalmente as leveduras secas durante o próprio processo de produção acumulam os lipidos necessários à replicação das células, e cuja síntese é dependente de oxigénio, e como as células estão num estado de dormência essas reservas não são utilizadas até serem re-hidratadas e re-activadas. Contudo, dependendo do estilo e densidade da cerveja pode não haver reservas suficientes para o desempenho ideal das células. As leveduras liquidas também são produzidas na presença de oxigénio, mas como são células vivas e activas as reservas delas são utilizadas para vários processos, e por isso o oxigénio é fundamental.

Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » terça dez 29, 2015 20:29

Nucleum Escreveu:
Paulo AG Escreveu:E arejar vs não arejar? Num último workshop ouvi uma série de argumentos sobre o negativo que é arejar ou oxigenar qd usamos levedura seca. Qd é líquida já é o contrário. Podes deixar-nos aqui a tua opinião sobre isto, Nucleum?

Normalmente as leveduras secas durante o próprio processo de produção acumulam os lipidos necessários à replicação das células, e cuja síntese é dependente de oxigénio, e como as células estão num estado de dormência essas reservas não são utilizadas até serem re-hidratadas e re-activadas. Contudo, dependendo do estilo e densidade da cerveja pode não haver reservas suficientes para o desempenho ideal das células. As leveduras liquidas também são produzidas na presença de oxigénio, mas como são células vivas e activas as reservas delas são utilizadas para vários processos, e por isso o oxigénio é fundamental.

Obrigado, excelente exposição! :):)

Melanoidin
Beer Hunter

Mensagempor Melanoidin » domingo jan 03, 2016 20:02

Uma semana e picos depois, está a evoluir bem.

O sabor forte a frutos negros atenuou um pouco e nota-se muito mais o sabor a café e torrado. O sabor deixado pela levedura continua mais forte do que eu pretendia mas está bastante mais equilibrado. Dei a provar a amigos há uns dias e as reacções foram muito positivas (ok, opiniões de amigos são sempre suspeitas). O que me "chateia" é que sei que nenhum deles é particularmente adepto de Porters/Stouts, particularmente dos sabores fortes a café :lol:

Num próximo lote vou experimentar dividí-lo: metade com a M03 e metade com a US-05 da Fermentis.

Entretanto está na hora de engarrafar a minha Saison com a M27. Estou mortinho por ver como está.

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Melanoidin
Beer Hunter

Mensagempor Melanoidin » segunda jan 11, 2016 0:20

Saison com M27 engarrafada com um aroma picante fantástico. Comeu tudo como era esperado.

Daqui a três meses vemos os resultados.

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » segunda jan 11, 2016 20:33

O M84 fez o trabalho esperado durante primário. Achei muito interessante a ausência de aromas. A prova que fiz na trasfega para secundário é muito promissora. Está muito limpo. Podia bem fazer tipo KellerBier e engarrafar para consumir nova. Vou manter o plano e manter o secundário a 4-6 ºC durante 6 semanas antes de nova prova.
É a cerveja do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=wZ85aM7v1LY

Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » quinta mar 31, 2016 20:30

Ponto de situação do M84:
Fez um trabalho excelente, rápido e eficaz. Custou-lhe, só "cair". Parece que o bicho gosta de se manter em suspensão... De qualquer forma, vou usá-lo muito provavelmente no futuro. Fiquei muito satisfeito.
Fiz um video da prova desta lager:
http://thefullmug.com/language/pt/cerveja-em-casa-red-ale-e-munchener-helles/

melon
Bebedor de minis!
Registado: domingo dez 16, 2012 19:05

Mensagempor melon » sábado abr 30, 2016 16:00

Fiz há 13 dias fiz uma triple e usei as leveduras m31 nos primeiros dias tinha a arrecadação perfumada como nunca incrível mesmo no primário 8 dias passou de 1.084 para 1.008 e ao provar a amostra tinha um sabor que metia medo só álcool com a mistura de um sabor parecido com os fumos dos escapes de certas motos se calhar é o offflavor parecido com solventes . Quando engarrafar faço uma actualização

Enviado do meu SM-G903F através de Tapatalk

Luis Eleuterio
Gíria Craft Beer
Registado: terça mai 27, 2014 13:19
Untappd: Luis Eleuterio

Mensagempor Luis Eleuterio » domingo mai 01, 2016 15:00

melon Escreveu:Fiz há 13 dias fiz uma triple e usei as leveduras m31 nos primeiros dias tinha a arrecadação perfumada como nunca incrível mesmo no primário 8 dias passou de 1.084 para 1.008 e ao provar a amostra tinha um sabor que metia medo só álcool com a mistura de um sabor parecido com os fumos dos escapes de certas motos se calhar é o offflavor parecido com solventes . Quando engarrafar faço uma actualização

Esses "sabores" não serão problemas da levedura mas de fermentação com temperaturas descontroladas.

melon
Bebedor de minis!

Mensagempor melon » domingo mai 01, 2016 15:16

A temperatura esta sempre entre os 20 a 22

melon
Bebedor de minis!

Mensagempor melon » domingo mai 01, 2016 15:19

Sinceramente não sei talvez do balde mas ainda tenho esperança que que com o tempo limpe

Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » domingo mai 01, 2016 20:33

Estranho porque isso é característico de fermentação a temperatura alta. Produção de esse tipo de álcoois. Se for isso, infelizmente, não vai limpar...

ppecas
Bebedor de minis!
Registado: quinta abr 14, 2016 16:12

Mensagempor ppecas » segunda mai 02, 2016 18:18

A levedura só produz off flavors se entrar em stress, por falta de nutrição ou vitaminas ou quantidade de população desadequada.

Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » quarta mai 04, 2016 20:11

Se a temperatura de fermentação for muito alta, produzem-se grandes quantidades de álcoois pesados. Dão um sabor forte a solventes.

melon
Bebedor de minis!

Mensagempor melon » domingo mai 08, 2016 10:06

Tirei outra sample agora está nos 1.006 e o sabor que não sei identificar tipo fumo de escape ainda esta presente mas bem menor quase que desapareceu axo que lhe vou dar mais duas semanas no secundário

Paulo AG
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor Paulo AG » quinta abr 20, 2017 21:25

Usei o M31 pela primeira vez mas a minha experiência foi optima. inicio a 21ºC teve o arranque mais rápido e exuberante da minha experiência como homebrewer, acho. Louco completamente. Atenuou acima dos 85%! E deixou um perfile de esteres e fenois adorável e bem Belga. Único a apontar é que custa a "cair". Mantém-se em suspensão. Daqui em diante vai ser a primeira escolha em Belgas que necessitem esteres furtados marcados. Adorei

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante