Panela Eléctrica Brewferm

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
ppedroso
Beer Hunter
Registado: quarta fev 19, 2014 22:25

Panela Eléctrica Brewferm

Mensagempor ppedroso » terça jan 05, 2016 21:45

Viva a todos,

Gostava de saber a opinião da malta acerca desta panela aqui:
http://www.oficinadacerveja.pt/loja/ela ... ew-25.html

Alguém tem/usou ou já viu alguém usar ou tem alguma ideia se valerá a pena este investimento?

Apesar de saber que existem algumas diferenças (nomeadamente no preço), esta panela pode ser similar à Grainfather ou à Braumeister (peço desculpa aos fãs das respectivas panelas se estou a cometer aqui alguma injúria :wink: )

Obrigado.

jmbrilha
Bebedor de minis!
Registado: terça ago 25, 2015 14:24

Re: Panela Eléctrica Brewferm

Mensagempor jmbrilha » quarta jan 06, 2016 11:55

boas,

tenho uma igual há cerca de 6 meses... se quiseres saber como funciona podes acompanhar um dia de produção.
esta é a minha primeira panela, portanto não tenho muitas referências.
dos vídeos que vi na net acerca da grainfather e da braumeister, parece-me que a braumeister é a bimby da cerveja e faz tudo sozinha, controlando os tempos dos patamares e tudo. a grainfather controla a temperatura, mas não os tempos nos patameres...

esta não controla nada... ahahahha acho mto difícil controlar a temperatura na altura do mashing, o que é chato, porque te obriga a estar sempre a controlar o termómetro. é claro que com o tempo aprendes alguns truques para aguentar a temperatura, mas tens estar sempre de olho aberto durante o mashing.
de resto parece-me bastante potente, faz a fervura nas calmas... :)
é bem fácil de lavar e o equipamento parece-me bem! já a tenho há 6 meses e já fiz umas 10 brassagens com ela, parece-me bem. tem 3 anos de garantia, o que me tranquiliza bastante.

pelo preço pareceu-me uma escolha acertada para mim, comprei em promoção de lançamento, portanto ficou a 500€.
se quiseres ter uma brassagem mais tranquila, vai para a grainfather. a grainfather tem bomba para recirculação? tem serpentina para arrefecimento pelo menos, não é?!

qualquer dúvida diz
abraço

Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Mensagempor Melanoidin » quarta jan 06, 2016 12:04

Já agora, roubando o tópico, há alguma panela com controlo de temperatura com capacidade de 50L para além da Braumeister?

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » quarta jan 06, 2016 13:52

Jmbrilha, Obrigado pela resposta e pelas informações. Foram importantes.

Mas fiquei com uma dúvida: como fazes a filtragem/aspersão após a brassagem? Vi um ou outro vídeo em que em ambas as situações tinham uma mangueira ligada à torneira, que por sua vez estava ligada a uma bomba que fazia recircular todo o mosto para que na ponta da mangueira saísse por cima do malte. É assim que fazes ou tens outra forma (ou seja, retirando da equação a bomba de recirculação, que digamos sinceramente, dispensava por completo fazer esse investimento)?

Obrigado mais uma vez.

jmbrilha
Bebedor de minis!

Mensagempor jmbrilha » quarta jan 06, 2016 15:10

boas ppedroso,

atualmente estou a fazer a recirculação do mosto de forma manual, ou seja, abro a torneira, encho um jarro de mosto e despejo por cima da cama de cereais com uma espátula para espalhar e amortecer a queda de água... este processo é uma seca dos diabos, por isso já mandei vir uma solar pump food grade que comprei no ebay mas ainda não chegou!

vou utilizar a bomba para fazer a recirculação e asperção do mosto na cama de cereais e assim fazer uma filtração como deve ser!!

a bomba da brewferm para esta panela são uns 100eur e no ebay comprei a bomba por uns 20 eur acho. agora é esperar que chegue e comprar os tubos e aspersor para a testar :) dp posso dar feedback

se quiseres ver a panela a funcionar este domingo de manha vou fazer o mosto e ao final da tarde a fervura... se estiveres por lisboa, podes dar um pulo lá em casa e ainda te ofereço uma das minhas :)

abraço

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » sexta jan 08, 2016 13:37

Boas jmbrilha,

Obrigado desde já pelas explicações e agradeço o convite, mas este domingo vai ser dificil. Mas podemos combinar para outra altura, porque não?

A aspersão que estava a pensar, era exactamente assim como fazes (aliás, é assim que eu faço na minha panela normal).

Depois de montares essa bomba de recirculação, hás-de colocar aqui como correu para ver se vale a pena seguir os mesmos passos.

Em principio amanhã vou ver se consigo ir à Oficina da Cerveja para dar uma vista de olhos na panela ;)

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » domingo jan 10, 2016 11:42

Viva,

Acabei por adquirir a panela BeerBrew 25lt. Pareceu-me ser realmente uma boa compra e um excelente upgrade ao meu processo de fabricaçao da cerveja. Agora conseguirei controlar bem as temperaturas e a aspersão será menos complicada a partir de agora.

Tenho só um problema, andei à procura, mas não encontrei e talvez o Jmbrilha me possa ajudar: precisava de ajustar o perfil do equipamento no Beersmith.

Jmbrilha, achas que me consegues dar uma ajuda..?

Obrigado

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça jan 12, 2016 14:20

ppedroso Escreveu:Viva,

Acabei por adquirir a panela BeerBrew 25lt. Pareceu-me ser realmente uma boa compra e um excelente upgrade ao meu processo de fabricaçao da cerveja. Agora conseguirei controlar bem as temperaturas e a aspersão será menos complicada a partir de agora.

Tenho só um problema, andei à procura, mas não encontrei e talvez o Jmbrilha me possa ajudar: precisava de ajustar o perfil do equipamento no Beersmith.

Obrigado

Procura os tutoriais no site do beersmith como fazer as configurações, explica lá muita coisa

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
jmbrilha
Bebedor de minis!

Mensagempor jmbrilha » quarta jan 13, 2016 10:46

ppedroso Escreveu:Viva,

Obrigado

Boas,

no beersmith selecionei um equipamento standard que eles tinham para lá... se calhar devia melhorar esta escolha, n é!?

:D :D :D :D :D :D :D :D

pedrovieira41
Beer Expert
Registado: quarta abr 22, 2015 10:20

Mensagempor pedrovieira41 » quarta jan 13, 2016 15:04

jmbrilha Escreveu:
no beersmith selecionei um equipamento standard que eles tinham para lá... se calhar devia melhorar esta escolha, n é!?

:D :D :D :D :D :D :D :D

Se quiseres ter alguma precisão eu diria que sim. Nunca vais saber dados como taxa de evaporação, perdas no fundo da panela, etc até testares empiricamente. É um dia chato, mas assim ficas com tudo afinadinho para a próxima e reduzes a margem de erro na OG obitda face à esperada. :)

"A man who lies about beer, makes enemies."
- Stephen King

Fermenting:
F1: Tio Balinhas - Witbier 2.0
F2: Empty
F3: Empty

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
Rudolph - Xmas Fail Quadrupel
jmbrilha
Bebedor de minis!

Mensagempor jmbrilha » quarta jan 13, 2016 15:54

Sinceramente ainda não domino nada do tema das OG e FG e companhia. Nem sei mexer com o meu densímetro!! :((-

Também não domino aquele teste que se faz com iodo (acho que é iodo, n é?) para saber se já posso terminar a brassagem. Mas como faço normalmente 3/4 patamares de temperaturas e acho que deve chegar, não?!
[50 graus 20minutos] se tiver flocos não maltados
[66/67 graus 60minutos] mash in com recirculação
[72/73 graus 15minutos] mash out com a
[75 graus] sparge 5 litros - questão do sparge: sendo que tenho um cesto, deve ser feito com o grão dentro da panela ou já fora da panela a escorrer?

Ao adicionar sempre agua até a panela chegar ao máximo não estou a controlar a densidade final, não é?! E devia controlar para ser mais fiel à receita, right? <<<>>>

Tipicamente faço a brassagem com uns 17 litros, perco uns tantos, faço sparge com 5 litros, adiciono o restante até chegar ao limite máximo da panela e consoante a fervura estar mais ou menos ativa, consigo colocar a fermentar entre 19 a 21 litros.

basicamente não faço ideia de qual é o álcool que as minhas cervejas têm, mas dão moca!! :D :D :D :D :D e são bem boas de beber AHHAAHHA

mas já agora se me conseguirem ajudar com a questão do sparge agradeço!

nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » quarta jan 13, 2016 16:29

Quanto mais forem as definições correctas no vosso equipamento, mais correctamente os dados do beersmith saem, podem atirar valores ao calhas e depois ir ajustando com o tempo, mas como o Pedro disse uma tarde a ferver ajuda a definir por exemplo a taxa de evaporação que é das que mais implicações na quantidade de água a usar. Para a calcular colocam estilo 20L de água a ferver assim que começar a ferver contam 1 hora, depois vêm que quantidade de água resta e o que falta é a taxa de evaporação :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
jmbrilha
Bebedor de minis!

Mensagempor jmbrilha » quarta jan 13, 2016 17:18

nogueiraf Escreveu:Quanto mais forem as definições correctas no vosso equipamento, mais correctamente os dados do beersmith saem, podem atirar valores ao calhas e depois ir ajustando com o tempo, mas como o Pedro disse uma tarde a ferver ajuda a definir por exemplo a taxa de evaporação que é das que mais implicações na quantidade de água a usar. Para a calcular colocam estilo 20L de água a ferver assim que começar a ferver contam 1 hora, depois vêm que quantidade de água resta e o que falta é a taxa de evaporação :):)

obrigado pela explicação, ficou agora claro para mim perceber como se faz esse teste!

num próximo dia de frio, em vez de ligar o aquecedor, faço o teste para aquecer a sala!!! AHAHHAH

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quinta jan 14, 2016 11:44

jmbrilha Escreveu:Sinceramente ainda não domino nada do tema das OG e FG e companhia. Nem sei mexer com o meu densímetro!! :((-

Também não domino aquele teste que se faz com iodo (acho que é iodo, n é?) para saber se já posso terminar a brassagem. Mas como faço normalmente 3/4 patamares de temperaturas e acho que deve chegar, não?!
[50 graus 20minutos] se tiver flocos não maltados
[66/67 graus 60minutos] mash in com recirculação
[72/73 graus 15minutos] mash out com a
[75 graus] sparge 5 litros - questão do sparge: sendo que tenho um cesto, deve ser feito com o grão dentro da panela ou já fora da panela a escorrer?

Ao adicionar sempre agua até a panela chegar ao máximo não estou a controlar a densidade final, não é?! E devia controlar para ser mais fiel à receita, right? <<<>>>

Tipicamente faço a brassagem com uns 17 litros, perco uns tantos, faço sparge com 5 litros, adiciono o restante até chegar ao limite máximo da panela e consoante a fervura estar mais ou menos ativa, consigo colocar a fermentar entre 19 a 21 litros.

basicamente não faço ideia de qual é o álcool que as minhas cervejas têm, mas dão moca!! :D :D :D :D :D e são bem boas de beber AHHAAHHA

mas já agora se me conseguirem ajudar com a questão do sparge agradeço!

Eu não sou muito fã do cesto porque gosto de fazer sparge sempre com o grão com algum mosto. Tenho mais eficiência assim, mas há quem goste primeiro de escorrer tudo. Aí acho que não tens outra hipótese porque se não levantares o cesto vais ter sempre demasiado mosto. e vais acabar por não lavar grão nenhum.
Uma vantagem em controlares os volumes de água é o facto de poderes fazer full volume sparge, ou seja, sparge até chegares ao volume de fervura inicial que precisas para chegar ao volume necessário. A vantagem é extraíres mais açúcar.
O teste do iodo é para isso que serve, mas também ainda não o fiz, não acho que interesse muito para o produto final. Interessa-te mais a OG pré-fervura que te permite saber a eficiência da brassagem.
Quanto à OG e FG não é vital para fazeres cerveja, mas eu gosto de ter alguma atenção nisso para poder replicar a receita com rigor. Mas não tenho dúvidas que quem não usa esta matemática consegue com a experiência dominar mais ou menos estes fatores de uma forma intuitiva. Se gostas como elas saem, é o que interessa! :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
jmbrilha
Bebedor de minis!

Mensagempor jmbrilha » quinta jan 14, 2016 12:18

pedrovieira41 Escreveu:
Eu não sou muito fã do cesto porque gosto de fazer sparge sempre com o grão com algum mosto. Tenho mais eficiência assim, mas há quem goste primeiro de escorrer tudo. Aí acho que não tens outra hipótese porque se não levantares o cesto vais ter sempre demasiado mosto. e vais acabar por não lavar grão nenhum.
Uma vantagem em controlares os volumes de água é o facto de poderes fazer full volume sparge, ou seja, sparge até chegares ao volume de fervura inicial que precisas para chegar ao volume necessário. A vantagem é extraíres mais açúcar.
O teste do iodo é para isso que serve, mas também ainda não o fiz, não acho que interesse muito para o produto final. Interessa-te mais a OG pré-fervura que te permite saber a eficiência da brassagem.
Quanto à OG e FG não é vital para fazeres cerveja, mas eu gosto de ter alguma atenção nisso para poder replicar a receita com rigor. Mas não tenho dúvidas que quem não usa esta matemática consegue com a experiência dominar mais ou menos estes fatores de uma forma intuitiva. Se gostas como elas saem, é o que interessa! :)

Obrigado pelos teus inputs Pedro! já me ajudaste a perceber melhor o tema do sparge e possivelmente vou passar a fazer um full volume sparge ou pelo menos passar de 5 litros para 10 litros o volume de sparge para aproveitar mais açucares.

qual a eficiência normal que se tem com uma panela destas ou com uma grainfather / braumeister?

ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » quinta jan 14, 2016 13:32

Boas,

Obrigado a todos pelas explicações. Acreditava que houvesse já algum perfil definido para este equipamento para o Beersmith...fazia sentido tendo em conta que é um equipamento barato e fácil de adquirir a nível internacional.

Aparentemente enganei-me e então vou tentar fazer o meu perfil por tentativa/erro. Não é o ideal (se já tivesse a papinha toda feita é que era eheheh), mas vamos a isso ;)

Obrigado,

pedrovieira41
Beer Expert

Mensagempor pedrovieira41 » quinta jan 14, 2016 13:58

jmbrilha Escreveu:
pedrovieira41 Escreveu:qual a eficiência normal que se tem com uma panela destas ou com uma grainfather / braumeister?

Por muito boas que sejam, essas máquinas não são a "Bimby" do homebrewing, é preciso unhas para ter uma boa eficiência! :mrgreen:
Penso que está convencionado de uma forma geral que mais de 75% é uma excelente eficiência, entre 70% e 75% é boa e abaixo de 70% já começa a ser progressivamente menos boa. Eu ainda não consegui chegar aos 70% no meu sistema, fico sempre entre os 62% e os 68%. Mas o beersmith dá para adaptar a eficiência para o que tu quiseres, ou seja, compensas com a adição de mais um pouco de malte. :)

- Stephen King

Fermenting:

Bottled:
Tio Balinhas - Witbier
ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » sábado jan 16, 2016 14:14

nogueiraf Escreveu:Quanto mais forem as definições correctas no vosso equipamento, mais correctamente os dados do beersmith saem, podem atirar valores ao calhas e depois ir ajustando com o tempo, mas como o Pedro disse uma tarde a ferver ajuda a definir por exemplo a taxa de evaporação que é das que mais implicações na quantidade de água a usar. Para a calcular colocam estilo 20L de água a ferver assim que começar a ferver contam 1 hora, depois vêm que quantidade de água resta e o que falta é a taxa de evaporação :):)

Olá,

Acabei agora de fazer o teste, mas surgiu-me uma dúvida: A panela deve ficar com a tampa fechada, aberta ou meio aberta para fazer o teste?

Experimentei das duas formas com 25LT:
1- a fervura total de uma hora com a tampa sempre fechada: não perdeu praticamente nada de água (talvez uns 10dl);
2 - a fervura total de uma hora com a tampa meio aberta: perdeu 1,75LT de água.

Portanto, a duvida reside em: durante o tempo de fervura e de brassagem o que consideram que deve ser feito? A tampa fechada, aberta ou meio aberta?

Obrigado!

Silva
Beer Hunter
Registado: quinta out 15, 2015 22:15

Mensagempor Silva » sábado jan 16, 2016 20:43

ppedroso Escreveu:

Olá,

Acabei agora de fazer o teste, mas surgiu-me uma dúvida: A panela deve ficar com a tampa fechada, aberta ou meio aberta para fazer o teste?

Experimentei das duas formas com 25LT:
1- a fervura total de uma hora com a tampa sempre fechada: não perdeu praticamente nada de água (talvez uns 10dl);
2 - a fervura total de uma hora com a tampa meio aberta: perdeu 1,75LT de água.

Portanto, a duvida reside em: durante o tempo de fervura e de brassagem o que consideram que deve ser feito? A tampa fechada, aberta ou meio aberta?

Obrigado!

Acho que posso ajudar, o teste deveria ser realizado sem a tampa, normalmente a fervura é feita com a panela completamente destacada (uma questão de libertação de compostos que podem dar origem a compostos menos agradáveis).

Se o que queres é saber a taxa de evaporação por hora basta fazer o teste sem tampa durante uma hora, o volume perdido será o valor que irás inserir no programa, mesmo que para uma determinada cerveja tenhas mais tempo de fervura o programa irá fazer os ajustes.

Eu não uso esse tipo de panelas (eu é à antiga, panela e fogão), mas para mim brassagem tampa fechada fervura sem tampa.

Espero ter ajudado.

Em garrafa Dubbel
ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » domingo jan 17, 2016 18:25

Obrigado Silva, experimentei com a tampa fechada e perdi 2 LT na evaporação....bastante até...não pensava que fosse tanto.

Bom, agora toca de definir todos os parâmetros no Beersmith!

Thanks

Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » domingo jan 17, 2016 18:40

ppedroso Escreveu:Obrigado Silva, experimentei com a tampa fechada e perdi 2 LT na evaporação....bastante até...não pensava que fosse tanto.

Bom, agora toca de definir todos os parâmetros no Beersmith!

Thanks

Tampa fechada?

2 litros por hora até é um valor normal.

Boas cervejas.

Em garrafa Dubbel
ppedroso
Beer Hunter

Mensagempor ppedroso » domingo jan 17, 2016 18:42

Ups, enganei-me.....queria dizer com a tampa aberta (ou sem tampa) ehehehe

Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » domingo jan 17, 2016 18:50

Sim mais uma coisa que pode ser que ajude, como a minha panela é só de 19l, para esticar mais o tamanho do lote, a panela vai até ao limite (a contar com a subida repentina de espuma quando chegas à fervura) e no final acrescento água fria para repor o volume perdido para a evaporação, sei que há mais pessoas a fazer o mesmo pelo que li no fórum.

Tem a vantagem de ajudar mais um pouco ao arrefecimento do mosto.

Em garrafa Dubbel
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » segunda jan 18, 2016 10:46

Silva Escreveu:Sim mais uma coisa que pode ser que ajude, como a minha panela é só de 19l, para esticar mais o tamanho do lote, a panela vai até ao limite (a contar com a subida repentina de espuma quando chegas à fervura) e no final acrescento água fria para repor o volume perdido para a evaporação, sei que há mais pessoas a fazer o mesmo pelo que li no fórum.

Tem a vantagem de ajudar mais um pouco ao arrefecimento do mosto.

Não te esqueças de definir isso no beersmith também :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » segunda jan 18, 2016 19:01

nogueiraf Escreveu:

Por acaso nunca me dei ao trabalho de definir o meu equipamento, no final apenas vejo o volume e a densidade obtidos e vou ao separador de diluições e ajusto a densidade ao meu objectivo.

Sim eu sei sou um bocado trolha. :oops:

Em garrafa Dubbel
nogueiraf
BeerMaster

Mensagempor nogueiraf » terça jan 19, 2016 11:07

Silva Escreveu:
nogueiraf Escreveu:

Por acaso nunca me dei ao trabalho de definir o meu equipamento, no final apenas vejo o volume e a densidade obtidos e vou ao separador de diluições e ajusto a densidade ao meu objectivo.

Se colocares essas definições o beersmith faz os cálculos por ti :):)

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Silva
Beer Hunter

Mensagempor Silva » terça jan 19, 2016 13:34

nogueiraf Escreveu:
Silva Escreveu:
nogueiraf Escreveu:

Se colocares essas definições o beersmith faz os cálculos por ti :):)

Tenho de ver isso, mas obrigado pela dica.
:):)

Em garrafa Dubbel

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante