Air Lock

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
Jhames
O que é uma cerveja?
Registado: sábado jan 16, 2016 13:58
Untappd: Jhames

Air Lock

Mensagempor Jhames » segunda jan 18, 2016 15:56

Senhores(as), estou pesquisando a aquisição de um KIT de equipamentos aqui no Brasil, porém, ao questionar um vendedor sobre seu kit, em que faltava a válvula Air Lock, ele me informou que no kit dele e no processo dele, não se usa a válvula no momento da fermentação. Isso é comum? veja abaixo minha pergunta e resposta do vendedor:

"Bom dia, o Kit vem com a válvula Airlok?
Há 2 dias.
Olá Amigo Cervejeiro, Não somos adeptos do air lock, pois é um complicador na vida do cervejeiro iniciante, pois muitas vezes não saem àquelas bolinhas, e eles acham que a sua cerveja não esta fermentando. Nosso método é mais prático e eficiente deixamos apenas a tampa do fermentador por cima, sem lacrar.Tem mais de 15 anos que não utilizamos o air lock Neste processo durante a fermentação o ambiente será premiado com um delicioso Bouquet de Cerveja, além de favorecer a fermentação em contato com o oxigênio. Air lock não tem nenhuma precisão (desnecessário e obsoleto) ! Imperdível... Frete Grátis e Matéria Prima de Brinde (completa). Empresa Pioneira na Arte de Ensinar a Produzir Cervejas Especiais desde 1984. Cervejando... a Marca Original da sua Mini Cervejaria Conte com nosso Suporte Técnico Super Especializado Norberto Herrero !!!"

Aguardo sugestões.
Jhames

jmbrilha
Bebedor de minis!
Registado: terça ago 25, 2015 14:24

Re: Air Lock

Mensagempor jmbrilha » segunda jan 18, 2016 16:19

:)

dentro das minhas limitações de conhecimentos, penso que a resposta que te deram está completamente errada.

o air lock terá de existir para a cerveja respirar (deitar fora dióxido de carbono) e para não deixarem entrar impurezas na cerveja que deixam "maus sabores e maus odores" (como acidez, etc e tal) para não falar na oxidação da cerveja também.

sempre utilizei air lock e penso que ao ar apenas se fazem lambic (tipologia de cervejas que fermentam ao ar livro e são tendencialmente acidas).

mas os entendidos já te respondem com maior conhecimento!

boa sorte

joaosarmento
Já saca as caricas fora!
Registado: sábado jan 16, 2016 19:02
Untappd: joaosarmento

Mensagempor joaosarmento » terça jan 19, 2016 0:18

Boa noite Jhames
Comprei meu kit de fabricação no mesmo lugar que VC. No entanto tive problemas de contaminação na cerveja por não vedar o fermentador e não usar airlock, inclusive com larvas de moscas. Perdi 20 l de cerveja.
Mas o material vendido pelo sr. Herdeiro é bom. Já tenho o meu a 2 anos e ainda funciona bem.
Por isso sugiro usar o airlock e vedar o fermentador.
Se não tiver o airlock pode improvisar fazendo um pequeno furo no centro da tampa do fermentador, nesse furo VC coloca uma mangueira fina de forma que fique bem justa no furo. Basta passar uns 2 cm para dentro do balde. A outra ponta da mangueira VC coloca em um recipiente com alcool 70 % que pode ser uma garrafa de cerveja pequena.
Dessa forma quando sua cerveja estiver fermentando o gás carbônico vai sair pela mangueira, passar pelo álcool e o álcool vai impedir que ar contaminado entre no seu fermentador.
:):)

Jhames
O que é uma cerveja?

Mensagempor Jhames » terça jan 19, 2016 0:24

Issó aí João, eu penso em adaptar o airlock, porém eu ainda não comprei nenhum kit, estou pesquisando ainda. Este me parece ser em conta. Penso em adquirir o kit e com o tempo, vou substituindo por materiais mais nobres, como o inox por exemplo.
Mas valew sua contribuição.
Vamos aguardar mais companheiros opinarem para que possamos formar uma opinião.`.

João, você fez algum curso ou pesquisou e fez acontecer?

joaosarmento
Já saca as caricas fora!
Registado: sábado jan 16, 2016 19:02
Untappd: joaosarmento

Mensagempor joaosarmento » terça jan 19, 2016 0:29

Eu pesquise um pouco na internet mas no kit que comprei veio o curso passo a passo bem explicado.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » terça jan 19, 2016 11:14

Jhames a solução que o joaosarmento fala é o chamado blowoff tube, funciona muito bem e tem a vantagem de ser barato, recomento colocar fita à volta do tudo na zona da tampa, assim ajuda a tapar eventuais folgas e aberturas e ajuda a segurar

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Jhames
O que é uma cerveja?

Mensagempor Jhames » terça jan 19, 2016 11:56

Show! Meu curso será em Fevereiro, próximo mês, mas já estou ansioso e pensando sériamente e já me arriscar numa primeira cerveja. :roll:

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes