Site sobre cerveja caseira

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Site sobre cerveja caseira

Mensagempor mitos » quarta ago 23, 2006 11:58

a unica contribuição q posso dar sobre este tema é o endereço dum site q visitei:

www.cervejacaseira.com

e q tem tudo o q é preciso pra fazer cerveja artesanal em pequenas quantidades

achei mto interessante e gostava de experiemntar

se houver alguem interessado em partilhar esta aventura podiamos combinar qq coisa pra partilhar os custos envolvidos

Cerbejolas
Beer Hunter
Registado: quarta mai 31, 2006 0:59

Mensagempor Cerbejolas » quarta ago 23, 2006 15:45

a unica contribuição q posso dar sobre este tema é o endereço dum site q visitei:

www.cervejacaseira.com

e q tem tudo o q é preciso pra fazer cerveja artesanal em pequenas quantidades

Boas! Já conhecia este site e já varias vezes tive para me lançar numa mini-produção de cerveja caseira. Não sei o que tem evitado que me lance de cabeça neste projecto. Talvez a falta de tempo seja o fcato de maior importância.
Mas um destes dias perco a cabeça e compro um daqueles kits que els para lá tem. Mais pela piada do que qq coisa.
Gosto também de um site (penso que americano): http://www.homebrewheaven.com/
Aliás, nos EUA à muita produção deste género e casas a vender artigos para fazer cerveja em casa. infelizmente a oferta por cá é bem menor.... :(

Cheers!

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quarta ago 23, 2006 16:17

bem entao parece q ja somos 2. deixa la ver se aparece mais alguem e ainda formamos a cooperativa dos produtores amadores de cerveja ;-)

acho q o meu problema é espaço pq me lembro de aquilo serem depositos de 30 litros e eu moro num apartamento pequeno.

a questao do custo dava a volta partilhando c mais gente.

vamos ver como esta ideia evolui, real/ achava bem giro tentar algo do genero, mais so pra ver o q saia dali

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » quarta ago 23, 2006 19:18

Também já conheço esse site (ou melhor... dei uma vista de olhos por lá há uns meses). Tinha-o guardado nos meus favoritos para, assim que tivesse algum tempo, estudar a coisa com mais cuidado. Ainda não voltei lá, mas que, mais tarde ou mais cedo, gostava de fazer uma experienciazita, lá isso gostava...

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quinta ago 24, 2006 12:19

eh eh eh eu nao disse q haveria mais, ja somos 3

era bem giro de facto arranjarmos um local e uma maneira de fazermos umas brincadeiras destas

era a nossa consagraçao como verdadeiros amantes de cerveja :-)

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Olá malta...

Mensagempor ptlsousa » quinta set 07, 2006 3:35

Apesar de só ter descoberto este Forum hoje, agradeço desde já aos intervenientes pela bela ideia que tiveram.

Moro no Distrito do Porto e FAÇO CERVEJA EM CASA !!!
Sim, é verdade!
Gostava de discutir algumas ideias com cervejeiros.

Já fiz malte à alguns anos atrás, ou melhor, tentei (porque os amidos não converteram totalmente em açucares simples e a cerveja resultante parecia sopa, apesar de saber a cerveja).

De momento faço cerveja de Kit's e aconselho vivamente a experimentarem.

Um Abraço,
P. Sousa

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quinta set 07, 2006 9:18

ola amigo sousa

eh pa isto é uma palavra de encorajamento pra nos aqui por baixo q andamos a pensar no assunto

parabens pla ousadia

sera q nospodia dar mais algumas informações sobre esse seu fabrico de cerveja artesanal? plo q percebo compra ja os kits de materiais primas prontas a usar e depois é so utiliza-los no equipamento q tem, certo?

onde comprou o equipamento? na www.cervejacaseira.com? e as materias primas de onde manda vir?

obrigado desde ja plas ajudas q nos possa dar

e um dia destes temos q experimentar essa sua maravilhosa cerveja

abraços

mitos

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta set 07, 2006 20:44

Boas...
Tudo começou à, cerca de, 6 anos atrás...
O meu irmão, que é mais velho, na altura andava na faculdade e tinha acesso à internet. Um dia ecomeçamos a discutir como seria feita a cerveja, como gostamos de experiências (culinária, fazer cidra, ect..) e como já tinha lido num livro como era o processo de produção da cerveja, ele lembrou-se de pesquisar na internet sobre este assunto.

Passou algum tempo e lá decidimos que seria fácil fazer malte.
Compramos alguns tipos de lúpulo, leveduras, uma válvula de fermentação e dois livros (um sobre cerveja de trigo e o outro sobre Vinho de Cevada).
Depois de ler imenso acerca do processo, fizemos experiências com fermento de padeiro em soluções de água com açucar, água com extracto de malte em pó (vendem nos hipermercados), água com farinha de milho, etc...

Lá fizemos o malte.
Tentamos fazer a cerveja e aconteceu o seguinte:
- Na 1ª vez, o malte ficou muito moido (quase em pó, com o moinho de café ) e ao adicionar a água quente formou-se uma papa. Vimos logo que algo não estava bem. Mas deixamos fermentar para ver se chegava a algum lado. As galinhas e os patos adoraram. ;)
- Na 2ª vez, o malte ficou mais granulado mas fermentou pouco. O processo de conversão dos amidos em acuçares, pelas enzimas do malte, não correu muito bem. Suponho que isto aconteceu devido ao malte ter sido muito seco e torrado no forno. O mosto era castanho escuro, deveria ser pálido (o malte pálido sofre uma secagem e menos , ou até nenhuma, torrefação), para conter mais enzimas.

Depois do sucedido e das queixas sucessivas da nossa mãe (ocupação da cozinha, forno ligado o dia todo, etc...), ponderamos em deixar passar algum tempo e ler mais umas "coizitas" acerca do fabrico caseiro de cerveja.

Entretanto com a faculdade e as miúdas, o meu mano não tinha muito tempo disponível.

Quis saber o que tinha corrido mal.
Enviei alguns emails para autores de livros de "homebrewing", dos quais recebi respostas a solicitar que comprasse os seus livros (óbvio...) e extraisse de lá a resposta às minhas dúvidas... Mas um deles respondeu ao email espantado pelo facto de ter começado a fazer cerveja pela parte mais difícil!

Mais tarde, fiz algumas brassagens (mosto) e testei com iodo para saber se estava tudo OK!
A maior dificuldade é fracturar o grão de malte correctamente sem o moinho próprio para malte. O improviso paga-se caro!
Descobri que o malte estava pouco maltado.

Continua....

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta set 07, 2006 23:09

Continuando... (depois do jantar escreve-se melhor :) )

Faço uma resalva:
O primeiro material que, eu e o meu irmão, compramos foi do site http://www.the-home-brew-shop.co.uk/

Após ter descoberto um dos problemas (com o malte), achei que devia pôr em práctica os conhecimentos adquiridos nas aulas de Tecnicas Laboratoriais de Química e Biologia. Revi os apontamentos sobre leveduras e acuçares simples e compostos.

Entretanto (quase à um ano atrás), como sou um grande apreciador de bom vinho e participo em vindimas de familiares, comprei um mustímetro, uma proveta (para o mustímetro) e um termómetro. Isto veio a ser útil na vindima (ao determinar o grau alcoólico provável do vinho) e claro, na cerveja.

Fiz outros testes com o malte (que entretanto já deve ter passado do prazo de validade :) :) :) ) e tirei algumas conclusões.

Depois ganhei coragem e comprei o Kit Brewferm Abdij de extracto de malte em http://www.cervejacaseira.com.

Imagem

Correu bem! Aliás, muito bem! O único reparo que fiz, foi uma ligeira nota de fermento no sabor.
Aroma espectacular!
8% Vol. Álcool (e fazia efeito....Wowww ;) )
Segundo os meus colegas, amigos e familiares: Estava muito boa! Deve ter sido por isso que não sobrou nenhuma, apesar de eu querer guardar algumas garrafas para saber se melhorava com o tempo.

Imagem
As garrafas são de meio litro e vieram do Lidl.

Imagem
Obsrvam o depósito de fermento que surge pela segunda fermentação em garrafa?

À alguns meses atrás, comprei dois Kit's de extracto do mesmo site, um da Muntons e outro da Brewferm, respectivamente, Midland Mild Ale e Ambiorix. Esta escolha foi determinada pelo facto de os Kit's que desejava estarem esgotados (Bock e Wheatbeer).

Imagem
Imagem

O Mild Ale deixou um bocado a desejar. Acho k é um Kit vocacionado para a quantidade e não para a qualidade.
Notei de novo o tal sabor a fermento (que desaparece com o tempo), mas da próxima já sei como evitar isso. De novo, a avaliação dos meus amigos e familiares foi muito positiva (mas começo a desconfiar da sua sinceridade ;) ).

De momento, tenho a Ambiorix à espera de ser feita.
Na passada segunda-feira, a título de brincadeira e porque tinha algumas maçãs a apodrecer no quintal, fiz cerca de dois litros de cidra que está a fermentar (prometo fotos em breve).

Nesse mesmo dia, chegou o medidor de PH digital que comprei no Ebay.

Hoje encomendei cevada e trigo numa loja de cereais.
Vou voltar a tentar fazer malte.
Como devem ter percebido, o meu mano já não anda nestas aventuras devido à falta de tempo. Continua a ser o meu conselheiro nestas matérias devido aos imensos artigos que já leu.

Estou a planear dar o salto do extracto para o malte muito em breve.
Preciso de um bom moinho e de uma "panela especial-de-corrida com fundo falso" para fazer a brassagem (estou pouco habituado aos termos em português).

De momento é tudo!

Um Grande Abraço à malta do forum,
Pedro Sousa

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta set 08, 2006 0:39

Caro Pedro,

os seus dois textos são fabulosos, quer o de antes, quer o de depois do jantar! E ainda por cima com fotografias a ilustrar!!! :D

Confesso que todos os processos que descreveu e termos que utilizou me demonstraram que estou muito verdinho nesta coisa de tentar fazer cerveja em casa. Tinha já pensado em comprar um kit no cervejacaseira mas acho que é melhor atirar-me primeiro à leitura, à semelhança do que fiz quando iniciei o gosto pela prova de cerveja.

Algum livro que me aconselhe?

Um abraço,

Bruno
CervejasDoMundo

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta set 08, 2006 1:11

Agradeço o elogio! Mas o importante é saber que existe alguem que lê, que gosta e se interessa...

Mau! Então não ajudei em nada! Ia começar e agora já não???

Amigo, compra lá o Kit, lê as instrucções e se não entenderes alguma coisa, pergunta-me. Se eu não souber, procuro quem saiba e depois digo!

Não é preciso tirar nenhum curso para fazer cerveja!
Cerveja é pão líquido!
Fazer pão é fácil! As nossas mães e avós fazem/faziam!

Vá lá, precisas de:
- Kit;
- Fermentador (balde, jerrican, garrafão ou outro recipiente com tampa de 30 lts ou mais);
- Colher de plástico para mexer o mosto;
- Garrafas para engarrafar;
- Cápsulas para as garrafas (barato);
- Aparelho de Encapsular (vai a uma drogaria ou loja de acessórios para vinho, a minha custou 8,00 €) e
- se não quiseres encapsular, existem garrafas de 0,75 lts com rolha de mola a cerca de 1,50 € (como as de gasosa de antigamente ou como as de Grolsch de 0,5 lts que também são boas).

Se quiseres marcar alguma diferença, arranjas um segundo fermentador, porque é esse pormenor que está a fazer com que a minha cerveja saiba um pouco a fermento (devia trasfegá-la para o 2º fermentador ao fim de uns dias, para eliminar o depósito).

Vá lá! Mãos à obra!

Abraço,
Pedro Sousa

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta set 08, 2006 1:27

Amigo Pedro,

está quase a convencer-me :)
Agora é só convencer a minha namorada que todo o processo não vai ocupar muito espaço e que não nos vai "roubar" tempo e fico pronto a iniciar-me nestas lides! :D

Estou no site do cervejacaseira e eles têm vários kits. Qual acha que seja o melhor para começar? O Brewferm Triple ou o Oud Bruin parecem-me bastante interessantes mas tz não sejam os mais fáceis...

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta set 08, 2006 3:33

Amigo Bruno,
Como no site http://www.cervejacaseira.com/Produtos/Catalogo.htm tem pouca informação acerca do procedimento que o Kit requer, fui agora mesmo buscar as intrucções do Kit Brewferm Ambiorix (as instrucções destes Kit's são semelhantes, apenas mudam as quantidades de água e açucar a acrescentar, assim como a percentagem de álcool e volume obtido).

O procedimento é exactamente igual!
Mas há diferenças que convém discutir. O Kit Oud Bruin permite fazer 12 lts com 6% Vol. álcool (necessita da adição de 830 gramas de açucar) e com o Kit Triple obtem-se 9 lts com 8% Vol. álcool (com a adição de 500 gramas de açucar).

A Triple é boa para guardar por bastante tempo (conserva-se melhor por ter mais álcool), melhora o sabor e o corpo. Também acho que beneficias em começar por fermentar uma cerveja clara (e de preferência num ferementador claro ou transparente), porque assim vês o que se está a passar e deixa de ser um mistério. :D

A Oud Bruin tem menos álcool e mais volume (podes beber mais e não embriaga tanto). Requer a adição de mais açucar do a Triple, o que significa que não é tão genuína como a Triple (o açucar não substitui o malte). Tambem tens mais garrafas para lavar e engarrafar com a Oud Bruin.

Acho que a Triple é uma óptima escolha!

Acho que também me está a piscar o olho.... :lol:

Não tens problema com cheiros de fermentação e ocupa pouco espaço.

Vê se tens um local dentro de casa, onde a temperatura média ao longo do dia, seja aproximadamente 25ºC ( entre 22 e 25ºC).
Se tiveres dificuldade, colocas previamente um copo de água nos locais onde prevês que a temperatura seja essa, e horas depois medes a temperatura com um termómetro em todos os copos e registas a temperatura, hora e local ( fazes isto, pelo menos, de manhã, ao meio-dia e à noite).

A temperatura não pode oscilar muito.

É neste ponto que tenho sorte, tenho uma cave (22ºC no Verão e 18ºC no Inverno).

Abraço,
Pedro Sousa

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta set 08, 2006 9:52

eh pa tou fascinado com isto, deve ser uma experiencia fantastica e acho q o pedro sabe real/ o q faz

tou exacta/ como o bruno, quase quase quase a dar este passo, so preciso mm dum empurrao

oh bruno agora q temos consultor temos mm q avançar, acho q vou comprar um kit e arranjar maneira de o meter no apartamento (como nao ha namorada ao barulho facilita mto) ;-)

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sexta set 08, 2006 16:19

:D :D :D

Cerbejolas
Beer Hunter
Registado: quarta mai 31, 2006 0:59

Mensagempor Cerbejolas » sexta set 08, 2006 19:29

EStive a ver o site do cerveja caseira e eles já têm um conjunto mínimo para uma pessoa começar a fazer cerveja!
Por 33,5€ temos o fermentador, balde 30L, sifão-mini, válvula engarrafamento, capsulador e 100 cápsulas. Não percebo mto disto mas parece-me um bom negócio.
A Maria é que não vai gostar nada quando lhe aparecer com isto na marquise! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado set 09, 2006 2:14

Deixo aqui uma ideia:

Se tiver tempo, pode fazer como eu e procurar esse material em drogarias, loja dos trezentos, marroquinos, etc...

O dinheiro que poupa, pode gastar em Kit's!

Abraço,
P. Sousa

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sexta set 22, 2006 13:56

Estive a ler este tópico com alguma atenção e fiquei absolutamente fascinado pelas descrições do ptlsousa.

Magnífico trabalho de curiosidade! Ousadia fantástica!

Se eu puder ajudar em algumas das tuas dúvidas força.

NOTA - já reparei que é normal neste forum os membros se tratarem na 3ª pessoa (vulgo "você"), normalmente em foruns trato toda a gente por "tu", espero que isso não constitua nenhum problema.

Brewmaster
beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » sexta set 22, 2006 17:48

Rasec Escreveu:NOTA - já reparei que é normal neste forum os membros se tratarem na 3ª pessoa (vulgo "você"), normalmente em foruns trato toda a gente por "tu", espero que isso não constitua nenhum problema.

No problem! Tb prefiro, mas quando me tratam por "você", normalmente tenho dificuldade em responder tratando por "tu". Mas acho que já está na altura de "quebramos o gelo"!...

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta set 22, 2006 19:06

Espero que não me levem a mal mas como administrador tenho tendência a tratar todos por você, simplesmente porque há pessoas que não gostam de ser automaticamente tratadas por tu. Logo, tratar uns por você e outros por tu pode originar situações de desconforto e pensamentos de que posso beneficiar este ou aquele em algo.

É claro que quem me quiser tratar por tu está à vontade. Tb o prefiro. Aliás, se a ideia dos encontros para provas de cerveja for para a frente, podem ter a certeza que vou tratar a todos por tu! :wink:

Abraços,

Bruno
CervejasDoMundo.com

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça set 26, 2006 18:59

Bom, dos artigos que o Pedro falou, já só me faltam o encapsulador e o kit. Relativamente ao primeiro, comprei umas garrafas de Grolsch, que, como o Pedro sugeriu, podem servir para substituir a falta dele.
Estou apenas à espera de ver como corre a minha experiência com a sidra para ver se não faço nenhum estrago e se os vizinhos não se queixam. :D

Quanto ao kit continuo inclinado para o Breferm Triple. Alguém sabe qual é o prazo médio de validade de um kit destes? É que nunca sei se vou ter tempo pra fazer uma experiência destas ou não. Comprar o kit é mesmo o mais fácil...

Abraços,

Bruno.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta out 04, 2006 14:12

Bruno,

Não te preocupes com o prazo, excepto se for para aguardar 6 ou mais meses.

Faz e vês como é fácil!

A maioria dos sites complica demasiado o processo! Talvez para vender acessórios ou por desconhecer a simplicidade do processo...

Lembra-te de que os egípcios já faziam cerveja (se eram boa, não sei).
E se eles conseguiam, tu também consegues (tens mais de 2000 anos de conhecimentos sobre cerveja, do que eles).

Força nisso!

... tenho uma a fermentar... :D

Abraço,
Pedro Sousa

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quinta out 05, 2006 12:35

Boas...

Aqui apresento as poucas fotos que tirei no dia 29 de Setembro. As minhas desculpas por não ter documentado esta actividade como pretendia. Apesar de a máquina fotográfica estar ali à mão, a necessidade de pôr a conversa em dia como meu mano e a Grolsh que bebiamos, não evitaram a distração...

Imagem
O kit em questão é o Ambiorix da Brewferm, adquirido na loja da cerveja caseira (http://www.cervejacaseira.com).

Depois de retirar o rótulo (com água quente), fica-se com uma lata (onde está o extracto de malte líquido e lupulado). É necessário colocar esta lata em água muito quente durante 10 minutos (para que o extracto fique mais fluído).

Abre-se a lata com um abre-latas e coloca-se o conteúdo no fermentador (o material a utilizar tem de estar bem limpo e desinfectado).

Imagem
Adiciona-se 11 litros de água (temperatura ambiente).
Desta vez utilizei água engarrafada porque estou a semana toda fora de casa e sabia que não ia ter tempo para trazer água da fonte (que costumo utilizar). Desta forma, parto do princípio que a água não contém microorganismos, não preciso de a ferver e esperar que arrefeça.

Utiliza-se mais um litro de água quente para dissolver bem o extracto de malte que fica nas paredes interiores da lata e adiciona-se ao fermentador.

Adiciona-se 2 litros de água (onde se dissolve um Kilo de açucar ou, no meu caso, 1050 gramas de açucar candy), ao fermentador.

Agita-se para que se forme uma mistura uniforme.

Imagem
Este é o meu fermentador High-Tech! :D
O único senão deste fermentador é quando se quer limpar a sujidade no interior. Como o braço não entra lá dentro, tem de ser a lixívia a "arrancar" tudo...

Imagem
Verifica-se a temperatura do mosto (para saber se é necessário arrefecer antes de adicionar as leveduras).

Imagem
Medi a densidade inicial com o densímetro ( obtive, depois de consultar a tabela de correcções da temperatura, OG 1060 a 15ºC).
Reparem na embalagem da levedura!

Imagem
Se estiver quase na temperatura alvo (20 -22ºC), pode-se adicionar as leveduras. Mas antes disso, introduzi ar no mosto com uma bomba de oxigenação de aquário e uma pedra difusora (previamente desinfectada).
Desta forma, as leveduras têm algum oxigênio para iniciar a fermentação com vigor. Este passo é muito importante se tiverem fervido a água que utilizam (porque retiraram os gases da água durante a fervura).

Há uma regra muito boa para a oxigenação:
- Oxigenar antes da fermentação é BOM, depois é muito MAU!

Imagem
Este é o aspecto da superfície do mosto depois de arejado com a bomba de aquário.

Hidratei as leveduras com água a 25ºC (cerca de 150 ml). Dissolvi bem e adicionei ao mosto. Agitei levemente e coloquei o borbulhador.

Imagem
Coloquei o fermentador num local onde não existe grande variação da temperatura (22ºC).
Desta vez, envolvi o fermentador numa toalha. :D

Daqui a pouco (porque já se passou uma semana), vou tranferir a cerveja para outro fermentador High-Tech (um jerican com torneira), para evitar que fique turva.

Espero ter ajudado!
Desculpem alguma falha, a minha cabeça está às ordens da gripe...
Espero que passe rápido, pois não posso beber bebidas frescas (cerveja) com a garganta neste estado...

:D :D :D

Abraço,
Pedro Sousa

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quinta out 05, 2006 12:41

oh pedro

mais uma vez fiquei fascinado ao ver este relato e mais uma vez os meus parabens

essa deve ser uma aventura mm gira e ve-se q dominas bem o processo

as melhoras pra gripe e boa sorte pra esse precioso liquido ;-)

muito obrigado por partilhares estas cenas connosco aqui

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta dez 14, 2006 0:46

Bom, nem que seja para chamar a atenção aos mais distraidos para a magnifica experiência que o Pedro Sousa partilhou connosco no início desta thread, vou aproveitar este tópico para vos falar de uma cerveja argentina chamada Moydrum.

Tomei conhecimento desta cerveja através de um e-mail que o próprio produtor me enviou, relatando a história da sua cerveja artesanal, ao mesmo tempo que me enviou umas fotos. Portanto, a Cerveja Artesanal Moydrum é fabricada em Rosário, Argentina e podem visitá-la no site: www.moydrum.com.ar

Sinceramente, ao ver as fotos e as garrafas, pareceu-me que a cervejaria estaria mais próxima de uma produção industrial, mesmo que pequena, do que de uma produção completamente artesanal. Acho que podemos classificá-la como microcervejaria.

Independentemente disso, o amigo Esteban pareceu-me simpático e pronto.... já estou aqui a divulgar-lhe a cerveja. Apesar de eu achar que, infelizmente, nenhum de nós vai ter a possibilidade de a experimentar nos próximos tempos... Alguém tem uma viagem programada à Argentina? :roll:

Imagem
Imagem
Imagem

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta dez 28, 2006 0:51

Vou voltar bastante atrás, ao início deste tópico iniciado pelo mitos e que falava do site da Loja da Cerveja Caseira. Recebi recentemente um email extremamente simpático do proprietário da Loja onde, entre outros assuntos, fiquei a saber que, a partir do próximo ano, se preparam para iniciar Cursos e Workshops. Aliás, a primeira actividade inicia-se já em Janeiro, com um curso de prova de cerveja! Trata-se de uma excelente notícia e vem mais uma vez provar que a mentalidade existente na sociedade relativamente à cerveja está aos poucos a mudar! E são iniciativas como estas que ajudam a promover essa alteração. Portanto, deixo aqui uma salva de palmas e um muito obrigado ao dono da Loja da Cerveja Caseira!

http://www.cervejacaseira.com/

Imagem

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » quinta dez 28, 2006 15:46

bmxutos Escreveu:Vou voltar bastante atrás, ao início deste tópico iniciado pelo mitos e que falava do site da Loja da Cerveja Caseira. Recebi recentemente um email extremamente simpático do proprietário da Loja onde, entre outros assuntos, fiquei a saber que, a partir do próximo ano, se preparam para iniciar Cursos e Workshops. Aliás, a primeira actividade inicia-se já em Janeiro, com um curso de prova de cerveja! Trata-se de uma excelente notícia e vem mais uma vez provar que a mentalidade existente na sociedade relativamente à cerveja está aos poucos a mudar! E são iniciativas como estas que ajudam a promover essa alteração. Portanto, deixo aqui uma salva de palmas e um muito obrigado ao dono da Loja da Cerveja Caseira!

http://www.cervejacaseira.com/

Imagem

Já estive a ver o programa que me parece bastante interessante. Os €48 é que são puxadotes...

RTS157
Beer Expert
Registado: quarta mai 31, 2006 0:13

Mensagempor RTS157 » quinta dez 28, 2006 17:40

bmxutos Escreveu:Vou voltar bastante atrás, ao início deste tópico iniciado pelo mitos e que falava do site da Loja da Cerveja Caseira. Recebi recentemente um email extremamente simpático do proprietário da Loja onde, entre outros assuntos, fiquei a saber que, a partir do próximo ano, se preparam para iniciar Cursos e Workshops. Aliás, a primeira actividade inicia-se já em Janeiro, com um curso de prova de cerveja! Trata-se de uma excelente notícia e vem mais uma vez provar que a mentalidade existente na sociedade relativamente à cerveja está aos poucos a mudar! E são iniciativas como estas que ajudam a promover essa alteração. Portanto, deixo aqui uma salva de palmas e um muito obrigado ao dono da Loja da Cerveja Caseira!

[/img][/URL]

Excelente iniciativa!!! Concordo com o bmxutos em relação aos pequenos passos que se estão a dar no sentido de se mudar as mentalidades portuguesas em relação à cerveja. E um curso de prova de cervejas é um excelente ponto de partida para alguns. Pena ser tão "short notice", senão inscrevia-me de certeza! Eventualmente fica para uma próxima oportunidade.

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » sexta dez 29, 2006 15:20

RTS157 Escreveu:

[/img][/URL]

Excelente iniciativa!!! Concordo com o bmxutos em relação aos pequenos passos que se estão a dar no sentido de se mudar as mentalidades portuguesas em relação à cerveja. E um curso de prova de cervejas é um excelente ponto de partida para alguns. Pena ser tão "short notice", senão inscrevia-me de certeza! Eventualmente fica para uma próxima oportunidade.

Short notice? É a 28.01.2007!...

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sexta dez 29, 2006 17:37

E então, alguém está a ponderar ir a esse curso?

Sinceramente não acho o preço nada caro, um evento deste género sai caro de preparar, convidar algum orador / formador, material de formação, produto, lucro da empresa :wink: , enfim, são tudo coisas que saem caro!

O preço dos workshop então, acho mesmo muito em conta! O programa parece divertido e bem feito. Resumidamente, acho que é uma iniciativa louvável! Quem tem disponibilidade devia aproveitar!

Brewmaster

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes