Filtro em madeira

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: segunda fev 18, 2008 21:23
Contacto:

Filtro em madeira

Mensagempor doudoufina » domingo mai 11, 2008 14:28

Boa tarde,
já (ou só) vou na minha 6ª brassagem de kit (Brewferm e Muntons) e vou passar para a brassagem All grain. Vou me informando sobre procedimentos, receitas, técnicas, material a utilizar para elaboração da minha própria cerveja. Por isso tenho andado por este fórum (e outros também, franceses, belgas e ingleses). Tenho por isso já algumas dicas para a realização do meu sistema de brassagem. Tenho também encontrado algumas curiosidades como esta (link no final desta mensagem) que encontrei, é um vídeo sobre um grupo de amigos que se juntaram para a brassagem de cerveja caseira. O curioso neste vídeo (mesmo para mim que me estou a iniciar nesta actividade) é o facto de utilizarem um filtro em MADEIRA, que parece ser pinho, com alguns furos feitos á pressa. Fabricado a partir de tábuas.
O que pensam vocês, Mestres Cervejeiros, desta técnica?
Não haverá problemas de contaminação de futuras brassagens, visto que a madeira é porosa e difícil de lavar?
Para agora é tudo. Até breve para mais dúvidas minhas.
Um abraço a todos.

http://www.dailymotion.com/relevance/search/brassage/video/x4o1ic_jon-beer-brassage-amateur_tech

emsfc
Craft Beer Consultant
Registado: segunda abr 16, 2007 0:27
Contacto:

Mensagempor emsfc » domingo mai 11, 2008 20:30

Caro doudoufina,

força com essas brassagens all-grain, parece mais complicado do que realmente são.
Quanto a este filtro de madeira, é exactamente o mesmo que teres uma cuba filtrante. Como esta filtração é anterior à fervura do mosto não tens qualquer problema em termos de contaminação. Quer dizer, até podes ter, mas os microrganismos que passarem para o teu mosto não sobreviverão à fervura, por isso não há problema.

Abraço

"Artisanal is not a synonym for dirty and old-fashioned; it means brewing as one ought to, while at the same time applying modern know-how and technology"
Dirk Naudts

http://brewingsessions.blogspot.com
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda mai 12, 2008 1:46

Boas,

Essa matéria prima não é muito frequente nessa utilização. Porque será?

Acho mais simples a técnica do balde furado dentro de outro (que vai recolher o liquido).

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda jun 02, 2008 2:48

Viva,

Em teoria o filtro pode ser feito de qq material. Madeira serve. Aliás durante séculos usou-se madeira. A madeira tem alguns problemas:

- acumula microorganismos. Claro que o mosto ira ser fervido com consequente eliminiçaõ dos microorganismos. MAs tens um objecto de madeira potencialmente contaminado o espaço onde fazes cerveja!! A madeira é uma material poroso que oferece local para os microorganismos se fixarem e contaminarem o espaço envolvente.

- O facto de ficar molhada durante o lautering vai fazer com que mude te dimensões. poderás ter surpresas!

Sugestão: se não estas virado para comprara uma cuba-filtro pensa no sistema do Papazian de uma balde dentro de outro.

boas cervejas,

Fernando

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes