qual o equipamento...

Materiais necessários à produção de cerveja artesanal, receitas cervejeiras, sites e livros com informações sobre como produzir cerveja.
doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: segunda fev 18, 2008 21:23
Contacto:

qual o equipamento...

Mensagempor doudoufina » quinta jul 17, 2008 18:03

Olá, decidi-me em preparar o meu futuro sistema de brassagem de cerveja, e de acordo com os conselhos de alguns, optei então para as cubas feitas de aço inox (água quente e ebulição). Já consegui 2 barris de cervejas de 50 litros, agora equipados com torneiras e termómetros.
Já vou agora numa dezena de kits lupulados tipo BREWFERM/MUNTONS, vou passar agora ao extracto de maltes não lupulados. Já elaborei um arrefecedor (em cobre) para imersão. Para a fase seguinte do todo grão (daqui alguns meses) já tenho um recipiente (tipo geleira) isotérmico todo em aço inox de 40 litros, já equipado com torneira de despejos, para fazer a brassagem à Americana, por infusão do grão. Penso acrescentar a esta última um chuveiro interno para a recirculação do mosto como também um termómetro. Tenho agora algumas perguntas sobre este material:
- até que volume de cerveja posso eu preparar,
- extracto de maltes em pó ou em líquido,
- aquecimento a gás com fogareiro tipo mamuth (+ - 8500W) ou eléctrico (? W),
- ofereceram me um arrefecedor (em aço inox) para imersão, qual o melhor, cobre ou aço?
Sei que são muitas perguntas mas são importantes para mim, para não me enganar no material a adquirir.
Até breve.

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » domingo jul 20, 2008 23:36

Boas,

Eu não percebo nada! Mas deixo a minha leiga opinião:

- até que volume de cerveja posso eu preparar,
Isso depende do tipo de cervejas que estiveres a fazer e do seu extracto original. Ou seja, se fizeres uma cerveja utilizando pouco malte obtens uma cerveja mais fraca (à qual podes sempre adicionar extractos de malte para a fortalecer), se usares muito malte, tens a limitação do volume de água que utilizas e podes não conseguir tirar todos os fermentáveis do malte.

- extracto de maltes em pó ou em líquido,
Não faço ideia! Depende do extracto, do que esperas obter, etc... Experimenta os dois tipos e decide!

- aquecimento a gás com fogareiro tipo mamuth (+ - 8500W) ou eléctrico (? W),
O que gostares mais ou o que for mais conveniente (mais barato, mais acessível, mais pratico, mais seguro, etc)

- ofereceram me um arrefecedor (em aço inox) para imersão, qual o melhor, cobre ou aço?
O cobre tem um melhor coeficiente térmico (ou lá o que chama a isso) mais adequado e é mais facilmente molhável a quente (o contacto com a água é melhorado).
Mas se te ofereceram, usa-o.

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor doudoufina » segunda jul 21, 2008 12:14

Olá, quando digo até que volume de cerveja posso eu preparar, quero dizer, qual a quantidade máxima de liquido (no final, na ebulição) posso ter num barril de 50 litros, por causa do borbulhamento da ebulição, assim como da evaporação. Com o aquecimento a gás não haverá caramelização do grão no fundo do barril ou devo eu utilizar um fundo falso/filtro...

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » terça jul 22, 2008 0:15

Para evitar a caramelização basta ir mexendo o grão e evitar que fique demasiado tempo no fundo do recipiente!

doudoufina
Aprendiz de Cervejeiro
Contacto:

Mensagempor doudoufina » terça jul 22, 2008 9:16

Ok, obrigado por tudo, e até breve para mais dúvidas.

Voltar para “MATERIAIS, RECEITAS E MANUAIS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes