Página 1 de 1

Meu primeiro hidromel

Enviado: quarta out 15, 2008 12:15
por doudoufina
Caros amigos,
tendo pensado a já algum tempo lançar-me na produção de hidromel, consegui aranjar alguns minutos (no dia 5 de Outubro) para isso e agora tenho lá a dita substância no fermentador. Depois de encontrar algumas receitas, adaptei algumas e aqui vão os ingredientes para a minha:

6,5 litros de água
1,7kg de mel
1 limão médio
10 grãos de coentros
Levedura BREWFERM CHAMP
20g de “chips” de carvalho BREWFERM

Para começar preparei um pioneiro/stater da maneira seguinte:

20cl de água a +28/+30ºC
1 culher de açúcar
Levedura

Misturei isto tudo e deixei reposar 1 hora.
Depois aqueci o mel em banho-maria enquanto isto pus 4 litros de água até ferver. Depois meti o mel na água a ferver durante 10min. Pus o sumo do limão + os grãos durante 10min.
No fim disto o mosto foi para o fermentador onde já lá estavam 2,5 litros de água fria e adicionar o pioneiro.

Já lá vão +- 10 dias e aquilo lá está no fermentador, com alguma actividade (muito menos comparado com a actividade da cerveja).
No fim de 15 dias vou então transvasar para outro fermentador.
Pelo o que li por aí na net, é preciso no mínimo 3 meses para obter um produto que já se possa engarrafar ou pôr em barril de madeira.
Desta vez vou pôr em garrafas tipo champanhe de 0,75 e 1 litro visto ter feito pouca quantidade. Da próxima vou tentar fazer muito mais para poder pôr em barril de madeira entre 50 e 100 litros.

Para hoje é tudo, darei notícias da evolução desta produção.
O que acham disto e alguem já fez hidromel e dar-me alguma dica ou alteração a este procedimento?

Cumprimentos e até breve.

Enviado: quarta out 15, 2008 14:10
por emsfc
Muito boa a tua descrição.
Nunca tive a oportunidade de provar hidromel, mas já tive curiosidade em fazer um lote mas sinceramente, depois de saber que tinha que esperar tanto tempo para poder provar qualquer coisa, desisti logo da ideia.
Pode ser que um dia, quando me sinta com mais paciência, lá ponha qualquer coisa a fermentar.

Abraço

Enviado: quarta out 15, 2008 14:30
por canecao
Pois, a questão de estar à espera de alguns meses a vários anos para que um perodução de hidromel esteja pronta não deve ser fácil. Pelo menos para mim não seria...

Mas os poucos que já exprimentei fizeram-me ver que talvez valha a pena. Li à uns dias que aqui no Algarve havia um produtor que tinha juntado mel e medronho. também parece ser uma experiência interessante...

http://www.algarvemais.com/pt/ultimas-n ... ebida.html

Re: Meu primeiro hidromel

Enviado: segunda out 20, 2008 19:54
por Cerevisiae
Caro doudoufina

doudoufina Escreveu:...
6,5 litros de água
1,7kg de mel
1 limão médio
10 grãos de coentros
Levedura BREWFERM CHAMP
20g de “chips” de carvalho BREWFERM



mediste a densidade do mosto? Parece-me mel a menos. Claro que quando se fala em mel é sempre complicado, pois não há dois meis iguais.
A minha dúvida prende-se com o comportamento da levedura que escolheste. arriscas-te a ter um hidromel demasiado seco.

Achei curioso o uso de aparas. Usas-te as aparas logo na fermentação ou vais usa-las na maturação?


á lá vão +- 10 dias e aquilo lá está no fermentador, com alguma actividade (muito menos comparado com a actividade da cerveja).
No fim de 15 dias vou então transvasar para outro fermentador.
Pelo o que li por aí na net, é preciso no mínimo 3 meses para obter um produto que já se possa engarrafar ou pôr em barril de madeira.


parece menos actividade porque o mel não tem proteínas e logo não tens aquela espuma efusiva como no caso de uma cerveja. Existem outras razões para a fermentação ser mais lenta, mas demorava mto a escrever tudo.
Como o teu hidromel tem (suponho) uma densidade baixa talvez fique pronto em 1-2 meses.

Bom hidromel !

Enviado: terça out 21, 2008 15:31
por doudoufina
Caro Cerevisiae,

a densidade encontrada foi de 1.070 antes da adição da levedura.
Essa levedura BREWFERM CHAMP foi encontrada e indicada noutros sites e foruns por aí fora (sei muito bem que há leveduras próprias mas esta encontrei-a cá em Portugal).
Assim como as aparas, e estas estão a ser utilizadas na primeira fermentação, e quando irei transvasar (daqui 2 dias) irei repor novas aparas para um período de 2 a 3 meses.
O que achas disto? 2 ou 3 meses ou já não as utilizo?

Um abraço.

Enviado: terça out 21, 2008 23:43
por Cerevisiae
Viva,

Sou um apaixonado por hidromel, daí os meus comentários. Acho que é algo muito desconhecido em Portugal e podemos fazer coisas mto interessantes :-)

As leveduras de CHAMPAGNE são apropriadas para hidromel, só que mais para hidromel com maior densidade. Para um hidromel com esta densidade 1,070 vais acabar nos 0,99 e poucos, ou seja, muito seco e com pouco alcool. Regra geral não é bom, mas quem sabe. Pode ser um aperitivo interessante!
Para estas densidades usa-se normalmente levedura de cerveja, normalmente ALE.

Considera da prox vez tenta subir a densidade para os 1100-1130 (densidade típica p/ hidromel) e usar leveduras de vinho ou de hidromel. consegues encontra-las em Portugal (dizer mais era fazer publicidade)

Em relação às aparas vou falar com base no que sei de vinhos brancos. Não é bem a mesma coisa mas é comparável.

Usar madeiras na fermentação ou na maturação é completamente diferente. Na maturação vais aromatizar o vinho, adicionar notas de baunilha, balsamicas, etc e promover a microoxigenação. Ao usares na fermentação vais por a madeira a fermentar junto com o mosto. Vais extrair muito e mesmo muito, da madeira. Embora esta técnica permita vinhos fantásticos cheios de aromas complexos, vais ficar com a madeira a marcar muito o produto. necessitas de uma boa estrutura para suportar o "peso" da madeira de uma forma harmoniosa. Mais uma vez a densidade e também a acidez é de ter em conta.

Quando trasfegares prova e se a madeira estiver muito potente a a sobrepor-se a tudo não juntes mais na maturação. Se achas que está bom ou que podia levar mais um bocado força nisso!

Depois diz como é que ficou.

bom hidromel,

Fernando

Enviado: quarta out 22, 2008 9:37
por doudoufina
Caro Cerevisiae, muito obrigado pelos conselhos.
Vou então provar o produto e ver então se necessita ou não de mais aparas e esperar uns 2 meses.
Quando poder a seguir a esta primeira experiência, vou então fazer outra produção de hidromel, mas desta vez vou tentar obter á volta dos 50 litros.
Qual a quantidade de mel que me aconselhas? Para a levedura vou também tentar encontrar uma própria para hidromel cá por perto.
Muito obrigado por estes teus conselhos de "apaixonado". Espero tornar me também num deles.
Um abraço.