Xarope de Cerveja (para as constipações e gripes)

Cozinhar com cerveja ou acompanhar uma refeição com cerveja. O que vai bem com o quê? Cocktails, Sidra, Sake, Café, Chá. Partilhe com o fórum as suas bebidas preferidas.
ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Xarope de Cerveja (para as constipações e gripes)

Mensagempor ptlsousa » sábado set 30, 2006 0:39

Boas...

É com agrado que partilho com a malta deste forum, uma receita já muito antiga, destinada a combater as constipações, dores de garganta e/ou gripes.

Ingredientes:
0,33 litros de cerveja preta c/ álcool
500 gramas de açucar amarelo
2 paus de canela

Procedimento:
1 - Colocar o açucar num tacho largo.
2 - Acrescentar a cerveja e os paus de canela.
3 - Mexer até o açucar se dissolver totalmente.
4 - Levar a lume brando, mexendo sempre.
5 - Quando a mistura levantar fervura (quase transbordar), retirar do lume e deixar arrefecer.
6 - Guardar num frasco.

Este xarope tem um sabor muito bom, o qual recomendo a experimentar mesmo que dele não precisem! :D

Por vezes o xarope cristaliza e é necessário aquece-lo para se tornar mais fluído.

Experimentem e deixem a vossa opinião...

Um Abraço,
Pedro Sousa

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado set 30, 2006 16:40

Antes de mais parabéns!
Escreveu a mensagem 500 do fórum do CdM. É já um número aceitável para um fórum que ainda não completou 5 meses. E que melhor maneira de comemorar do que com uma receita destas! Aliás, permita-me que discorde um pouco de si: isto não cura só gripes, dores de garganta e constipações. Uma mistura destas cura, de certeza, maus olhados, verrugas, males de amor e até espandilose! Já me estou a imaginar a bebericar esta iguaria, junto a uma lareira numa fria e chuvosa noite de Inverno. Que maravilha!
Sei que tb há uma mistura de uma porter que leva gema de ovo e acho que canela, mas ainda não a consegui descobrir.... :? tz com mais umas pesquisas....

Abraço,

Bruno
CervejasDoMundo.com
Última edição por bmxutos em sábado set 30, 2006 17:20, editado 1 vez no total.

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » sábado set 30, 2006 17:02

:D :D :D

Segundo algumas pessoas, esta mistura faz crescer cabelos aos calvos e carecas.... :D :D :D

Noites de Inverno?
...talvez se misturar um pouco de aguardente neste xarope se invente um belo licor de cerveja e canela...

:roll: :roll: :roll:

Abraços,
Pedro Sousa

Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » terça nov 14, 2006 20:35

já tinha lido esta excelente receita do ptlsousa. acho que a vou por em pratica hoje. Tou com uma carraspana em cima que mal abro os olhos. tenho a impressão q este xarope me vai saber melhor q todos os outros q já tomei! :lol: pena é q a cerveja preta não possa ser uma magna....

Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » terça nov 14, 2006 20:37

só uma duvida: não tenho açucar amarelo em casa. será que um bocado de mel não dá o jeito necessário? thks

ptlsousa
Beer Master

Mensagempor ptlsousa » quarta nov 15, 2006 11:33

Boas...

Sinceramente, apoio a ideia de experimentar com o mel. Mas desta forma não posso garantir que é um bom xarope, pois sempre o conheci como feito a partir de açúcar amarelo.

Abraço,
P. Sousa

Chuck Reid Escreveu:Na teoria, não existe diferença entre Teoria e Prática.
Na prática, existe!
canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » segunda jan 29, 2007 0:06

experimentei hoje esta receita e apesar de não ter a certeza de ter melhorado, posso dizer que me soube muito bem! :P Enfim, lá vou ter de recorrer ao cêgripe!!!

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado set 12, 2009 8:43

Receita que me foi enviada pela Sr.ª Vitória Freire que referiu que a mesma já era utilizada pela sua avó (ainda que com algumas alterações):

"Uma cerveja preta, 250 gr de açúcar amarelo, (roubo sempre no açúcar) duas colheres de mel e uma laranja partida aos quartos. Eu acrescento: um pouco de alecrim, poejos e duas ou três folhas de eucalipto, fica bom.
Depois de juntar estes ingredientes à cerveja, vai ao lume a ferver até ficar em xarope, côa-se e toma-se no final das refeições, é muito agradável e alivia a tosse e a garganta."

Biratan
O que é uma cerveja?
Registado: sábado set 18, 2010 21:00

Mensagempor Biratan » domingo set 19, 2010 18:30

Muito bom mesmo! Meio calvo, já posso tentar a sorte! rs

Voltar para “CERVEJA, COMIDA & OUTRAS IGUARIAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante