Uma resposta concludente

Anedotas, imagens curiosas, vídeos engraçados, sites a não perder. Um bom local para relaxar e combater a insónia!
VicMaP
BeerMaster
Registado: domingo dez 03, 2006 18:37
Contacto:

Uma resposta concludente

Mensagempor VicMaP » sexta jul 20, 2007 23:22

Em primeiro lugar, a dúvida se este texto terá cabimento neste capítulo, mas o nosso caro moderador está à vontade para o mudar se achar que se encaixa melhor noutro lado.

Sou um habitual leitor de semanários, mas a Focus nem sempre é comprada. E esta semana foi-o em devido à nota de capa sobre uma entrevista/reportagem com um dos homens fortes da Unicer, o sr. Pires de Lima. E ponho-o assim, uma vez que, chegado ao fim da leitura, não concluí sobre o que seria aquilo. A mim, pareceu-me mais até um texto de publicidade à cervejeira.
Mas enfim, se alguns de nós tínhamos alguma esperança que brevemente houvessem novidades sérias no panorama cervejeiro, desde logo pudemos concluir que, pelo menos dali nada haveria a esperar. O texto, é como disse, um mero panfleto publicitário, onde o "jornalista" se limita a acompanhar o gestor no seu périplo diário pelos mais destacados clientes nortenhos. Nada de novo, pelo contrário, a velha e costumeira preocupação com a liderança de mercado seja a que preço for. De fora, qualquer espécie de preocupação com a qualidade do que se vende, já para não falar daquele pondunor que alguns gestores ainda têm em apresentar a excelência do seu produto.
Para rematar, quando se apresenta como cervejas Especiais para consumidores exigentes, a Stout e a Abadia, ficamos elucidados sobre a noção de qualidade que o dito senhor tem.
Enfim, resta-me a consolação de que, a ser verdade o que afirma, de que acompanha todas as refeições com uma das suas cervejas, então tenho o prazer de, nesse aspecto, estar muito mais bem servido que este novo guru da nossa industria cervejeira :D

Abraço

Vic

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sábado jul 21, 2007 13:20

Caro Vic,

a promiscuidade entre a comunicação social em geral e diversas áreas da nossa sociedade, sejam elas a política, as grandes empresas ou outro tipo de interesses e lobbies, é algo com o qual temos de viver diariamente. Não me espanta nada essa notícia "à medida". Ainda no outro dia o ptlsousa postou um video de um telejornal da SIC, com mais uma notícia "à medida", neste caso da providência cautelar entre a Unicer e a Pedras. Para além de falarem na decisão do tribunal, desfavorável à Unicer, entrevistaram várias pessoas e, imagine-se, nenhuma defendia ou tentava perceber a posição da Pedras. Ainda me lembro do ar sábio de um dos empregados do snack-bar a opinar que Pedras para nome de cerveja não pegava! Nesse momento descobriu-se um novo concorrente para a área do mitos!!! :)

Estas notícias a pedido são algo de comum na nossa preça. Mas é também um fenómeno que percebo facilmente. Os cursos de comunicação social/jornalismo apareceram em inúmeras universidades sem que se tivessem feito estudos das saídas profissionais para toda essa rapaziada. O que acontece é que, hoje em dia, ser jornalista é uma profissão pouco estável e mal remunerada. Há sempre um estagiário que está disposto a receber menos que um jornalista já com carteira há alguns anos. Muitos jornalistas ganham pouco mais de 500/600 euros o que, para pessoas (na sua maior parte) licencidas acaba por ser pouco.

É por aí que as empresas e os partidos políticos se aproximam: sabem quanto ganha um assessor de imprensa de um partido ou RP de uma grande empresa? 500/600 CONTOS! Não euros! E onde é que essas empresas/partidos vão recrutar esses elementos? Alguns familiares e amigos, como é óbvio, mas também às redacções de jornais e televisões. Logo, uma pessoa que durante alguns anos tenha feito umas notícias adequadas em determinada direcção, pode ter alguma esperança de ver a sua situação salarial muito melhorada. É assim que as coisas se passam. Não quero com isto dizer que todos os jornalistas são uns corrompidos e que não têm nenhuma ética. Há excelentes jornalistas e repórteres na nossa praça mas há sempre uma fruta estragada no meio que vai deteriorando todo o material...

Conclusão: não, não me espanta essa notícia da Focus. Aliás, o gestor da unicer tem-se revelado uma desilusão. Provavelmente não para os accionistas mas para quem gosta verdadeiramente de cerveja. Usando uma linguagem vínica: muita parra e pouca uva.

O RTS tinha lançado um bom tópico sobre esse assunto:

http://cervejasdomundo.com/Forum/viewtopic.php?t=47

Abraço e bom fim-de-semana,

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sábado jul 21, 2007 14:03

bmxutos Escreveu:
Conclusão: não, não me espanta essa notícia da Focus. Aliás, o gestor da unicer tem-se revelado uma desilusão. Provavelmente não para os accionistas mas para quem gosta verdadeiramente de cerveja. Usando uma linguagem vínica: muita parra e pouca uva.

A verdade é que ele se tem revelado uma verdadeira desilusão para todos... apreciadores de cerveja, accionistas, funcionários da empresa... enfim, só o pessoal da Central é que parece que gosta dele!

Brewmaster
VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » sábado jul 21, 2007 17:05

Sem pôr em relevo qualquer das afirmações do Bruno em relação à qualidade de algum jornalismo, em virtude de as achar por igual, relevantes - diria que alguns jornalistas gostam de se tornar acólitos, abdicando assim do seu papel crítico - o que me parecia relevante para o senhor gestor em destaque no panfleto, seria ao menos aproveitá-lo para evidenciar iniciativas inovadoras ou dar notas das melhorias que estariam nos seus planos levar a cabo, com o fim de tornar o produto que vende digno de destaque.
Mas não. Ao que parece, a Unicer está bem e recomenda-se, tão bem que nem necessita melhorias.Que pobreza!

Abraço

Vic

P.S.- O que o inefável senhor escusava era de nos querer fazer passar por parvos, ao dizer que bebia o que produz a todas as refeições!

Rasec
THE BrewMaster
Registado: quinta set 21, 2006 22:50

Mensagempor Rasec » sábado jul 21, 2007 18:55

VicMaP Escreveu:

P.S.- O que o inefável senhor escusava era de nos querer fazer passar por parvos, ao dizer que bebia o que produz a todas as refeições!

Isso posso garantir-te que é verdade! Ou bebe água das Pedras, ou água Vitalis, ou bebe cervejas da Unicer. Nunca falha!

Brewmaster
Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Mensagempor Cerevisiae » segunda jul 23, 2007 19:18

Rasec Escreveu:
VicMaP Escreveu:

Isso posso garantir-te que é verdade! Ou bebe água das Pedras, ou água Vitalis, ou bebe cervejas da Unicer. Nunca falha!

como só bebe aquilo que produz/ conhece irá continuar a fazer mais do mesmo ... e achar que é o melhor do mundo

alguém lhe poderia sugerir variar um pouco e beber outras cervejas e tentar combina-las com a refeição, etc. Talvez ajude a!

VicMaP
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor VicMaP » segunda jul 23, 2007 20:07

Rasec Escreveu:
VicMaP Escreveu:

Bem...fico saber se é uma ironia ou não.
Agora, quanto às águas, admito perfeitamente, mas lá que me admira muito que nos meios que o senhor frequenta se sirva cerveja às refeições...

Vic

Voltar para “PARA DESCONTRAIR”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante