Goibniu - O Deus cervejeiro

Anedotas, imagens curiosas, vídeos engraçados, sites a não perder. Um bom local para relaxar e combater a insónia!
r3b3l
Beer Hunter
Registado: sexta dez 28, 2007 13:17

Goibniu - O Deus cervejeiro

Mensagempor r3b3l » domingo dez 30, 2007 18:47

Apenas uma curiosidade.

Na mitologia celta irlandesa, os Deuses eram mortais, até serem derrotados numa batalha pelos filhos de Mil (entenda-se pelos humanos) vindos da península ibérica, na zona da Galiza.. Após a batalha, o Deus ferreiro dos Tuatha dé Danann (o povo da Deusa Danann em gaélico irlandês), Goibniu, e Manannan mac Lir, filho do mar e conhecedor de todos os encantamentos, deram um banquete para os Deuses, o banquete das Eras, em que foi servido um porco que embora fosse morto, cozinhado e comido, rapidamente voltava á vida para ser novamente morto, cozinhado e comido, acompanhado por uma ale, feita por Goibniu, conhecida como a ale da imortalidade, que conferiu aos Deuses o seu estatuto imortal.

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » domingo dez 30, 2007 19:37

Bom, vocês estragam-me os planos!!! Logo agora que eu ia tornar o fórum numa coisa virada para bebedeiras, gaijas e tremoços, vêm-me com cultura e fazer cerveja em casa. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Obrigado pelo pedacinho de cultura r3b3l. Sabe bem de vez em quando para variar do mosto, saaz ou do lautering.

Abraço,

ptlsousa
Beer Master
Registado: quarta set 06, 2006 22:56

Mensagempor ptlsousa » segunda dez 31, 2007 2:54

E sabiam que os os povos celtas quando presentes na, agora, península ibérica, faziam cerveja com os cereais, pão com farinha de bolota e vinho com as uvas?
O vinho guardavam-no para ocasiões especiais em família e a cerveja para festividades em geral.

Esta cultura da cerveja "recuou" na Europa, ocupando uma faixa que a atravessa de Norte a Sul. Nessa faixa incluem-se a Inglaterra, Holanda, Bélgica, Alemanha, República Checa e Polónia.

[Baseado em algum texto que li em algum lado...]

Cerevisiae
8ª Colina
Registado: segunda dez 04, 2006 0:12
Contacto:

Re: Goibniu - O Deus cervejeiro

Mensagempor Cerevisiae » quarta jan 09, 2008 22:31

r3b3l Escreveu:.... acompanhado por uma ale, feita por Goibniu, conhecida como a ale da imortalidade, que conferiu aos Deuses o seu estatuto imortal.

Alguém tem a receita desta Ale ? Com uma Lager não funciona ?

OK vou fazendo Ales até dar com a receita :))

Bormanico
Bebedor de minis!
Registado: terça fev 24, 2009 0:47

Mensagempor Bormanico » terça fev 24, 2009 14:12

ptlsousa Escreveu:E sabiam que os os povos celtas quando presentes na, agora, península ibérica, faziam cerveja com os cereais, pão com farinha de bolota e vinho com as uvas?
O vinho guardavam-no para ocasiões especiais em família e a cerveja para festividades em geral.

Esta cultura da cerveja "recuou" na Europa, ocupando uma faixa que a atravessa de Norte a Sul. Nessa faixa incluem-se a Inglaterra, Holanda, Bélgica, Alemanha, República Checa e Polónia.

[Baseado em algum texto que li em algum lado...]

Todo o tópico é interessante, mas gostava de saber mais informção sobre a cerveja cá no tempo dos celtas/lusitanos. Tens algum link ou documento que me aconselhes?

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Re: Goibniu - O Deus cervejeiro

Mensagempor mitos » segunda mar 23, 2009 21:35

Cerevisiae Escreveu:
r3b3l Escreveu:.... acompanhado por uma ale, feita por Goibniu, conhecida como a ale da imortalidade, que conferiu aos Deuses o seu estatuto imortal.

Alguém tem a receita desta Ale ? Com uma Lager não funciona ?

OK vou fazendo Ales até dar com a receita :))

Oh feiticeiro do tojal

se calhar o problema era do porco e nao da ale

digo eu nao sei ;-)

Voltar para “PARA DESCONTRAIR”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante