Pseudo-clone da Electric Brewery

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
daniel.colaço
Bebedor de minis!
Registado: quarta set 21, 2016 11:10

HLT 90% concluído...

Mensagempor daniel.colaço » domingo abr 07, 2019 22:25

OK, hoje foi dia de montar o Hot Liquor Tank... comprei uma panela de 50L daquelas mais comuns nestes meios... preferia uma Silampos, mas esta saiu um bocadinho mais em conta. A tarefa que me deixava mais apreensivo era furar a panela, nunca tinha furado Inox e o receio era de que a broca resvalasse e danificasse a área circundante ao buraco... eu gosto de deixar as coisas com um aspecto o mais impecável possível.

Os furos que tinha que fazer eram só para introduzir o parafuso central dos furadores de chapa que usei para fazer os buracos circulares à medida da resistência, das torneiras e da entrada e saída da serpentina HERMS; eis o buraco que fiz para a resistência.
Imagem

Optei por montar toda a solução sem recorrer a soldaduras, tal como no site http://www.TheElectricBrewery.com, em que me inspirei; a solução aí proposta, aparentemente, é usada pela Blichmann Engineering nos seus equipamentos. A montagem da resistência ficou qualquer coisa como isto...
Imagem
Imagem

Depois foi só fazer os restantes furos e instalar as torneiras e, por último, a serpentina HERMS. O único ponto em que tenho receios de que possam ocorrer fugas é precisamente na acoplagem da resistência, porque quer a torneira que comprei quer a serpentina inspiram muita confiança, é mesmo bom material. E ficou assim depois de tudo montado.
Imagem
Imagem

E eis o interior; note-se que arranjei maneira de a resistência passar entre duas voltas da serpentina, o que me permitiu instalá-la bastante próximo do fundo da panela e assim aumentar a possibilidade de ela estar sempre submersa em água quente.
Imagem

Instalei um pick up tube improvisado ligado à torneira de escoamento; é em ângulo, suponho que isso ajude a que a água flua de forma circular dentro da panela e a esperança é de que isso ajude a uniformizar a temperatura e a transferência de calor para a serpentina.
Imagem

Falta-me ainda prolongar um pouco este tubo que liga à válvula de recirculação, de forma a que a água que entra escorra ao longo do bordo da panela sem criar grande turbulência e ajude ao movimento circular da água...
Imagem

...e instalar o cabo de alimentação, é claro, mas isso é para depois de estar 200% seguro de que não entra água na caixa que usei como protecção dos contactos da resistência.

Mas olhando bem para a coisa... não estou nada insatisfeito com o aspecto final...

Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante