Pseudo-clone da Electric Brewery

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
Avatar do Utilizador
daniel.colaço
Bebedor de minis!
Mensagens: 39
Registado: quarta set 21, 2016 11:10
Localização: Lisboa

HLT 90% concluído...

Mensagempor daniel.colaço » domingo abr 07, 2019 22:25

OK, hoje foi dia de montar o Hot Liquor Tank... comprei uma panela de 50L daquelas mais comuns nestes meios... preferia uma Silampos, mas esta saiu um bocadinho mais em conta. A tarefa que me deixava mais apreensivo era furar a panela, nunca tinha furado Inox e o receio era de que a broca resvalasse e danificasse a área circundante ao buraco... eu gosto de deixar as coisas com um aspecto o mais impecável possível.

Os furos que tinha que fazer eram só para introduzir o parafuso central dos furadores de chapa que usei para fazer os buracos circulares à medida da resistência, das torneiras e da entrada e saída da serpentina HERMS; eis o buraco que fiz para a resistência.
Imagem

Optei por montar toda a solução sem recorrer a soldaduras, tal como no site http://www.TheElectricBrewery.com, em que me inspirei; a solução aí proposta, aparentemente, é usada pela Blichmann Engineering nos seus equipamentos. A montagem da resistência ficou qualquer coisa como isto...
Imagem
Imagem

Depois foi só fazer os restantes furos e instalar as torneiras e, por último, a serpentina HERMS. O único ponto em que tenho receios de que possam ocorrer fugas é precisamente na acoplagem da resistência, porque quer a torneira que comprei quer a serpentina inspiram muita confiança, é mesmo bom material. E ficou assim depois de tudo montado.
Imagem
Imagem

E eis o interior; note-se que arranjei maneira de a resistência passar entre duas voltas da serpentina, o que me permitiu instalá-la bastante próximo do fundo da panela e assim aumentar a possibilidade de ela estar sempre submersa em água quente.
Imagem

Instalei um pick up tube improvisado ligado à torneira de escoamento; é em ângulo, suponho que isso ajude a que a água flua de forma circular dentro da panela e a esperança é de que isso ajude a uniformizar a temperatura e a transferência de calor para a serpentina.
Imagem

Falta-me ainda prolongar um pouco este tubo que liga à válvula de recirculação, de forma a que a água que entra escorra ao longo do bordo da panela sem criar grande turbulência e ajude ao movimento circular da água...
Imagem

...e instalar o cabo de alimentação, é claro, mas isso é para depois de estar 200% seguro de que não entra água na caixa que usei como protecção dos contactos da resistência.

Mas olhando bem para a coisa... não estou nada insatisfeito com o aspecto final...



Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante