serpentina

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
paulito
Bebedor de minis!
Registado: sexta mai 16, 2008 20:24

serpentina

Mensagempor paulito » sábado ago 01, 2015 15:45

estou neste momento em fase de adquirir, construir o meu equipamento para all grain, devagarinho que os euros andam fugidos.

independentemente do sistema que venha a optar vou sempre ter de arrefecer o mosto depois da fervura.

os permutadores de placas estão fora do meu orçamento, as serpentinas que encontro há venda ainda assim as acho um pouco caras e curtas....

eu sei que o melhor material seria o inox, mas isso só comprando. ouvi falar em alumínio mas não tenho acesso ao tubo, portanto fica fora de questão, tenho visto também serpentinas de cobre e estava tentado a fazer uma.

gostaria de saber se alguém usa ou usou, e quais as vossas opiniões, e possíveis problemas. como fazem a desinfecção e evitam ou eliminam a oxidação.

no que respeita a tamanhos o que me aconselham para 50l, tinha pensado em 25m de tubo de 3/8 ou 10mm o que dizem.

para este volume devo fazer uma serpentina simples ou dupla com de menor raio dentro de outra de maior?

obrigado a todos pela ajuda.

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Re: serpentina

Mensagempor nogueiraf » terça ago 04, 2015 15:47

Sinceramente se vais para medidas de tudo pequenas apostava numa dupla para teres uma maior zona de contacto

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
Necas
Beer Hunter
Registado: segunda mai 05, 2014 13:50

Mensagempor Necas » quinta ago 20, 2015 17:20

Concordo com o nogueiraf, com diâmetro pequeno é aconselhável fazer dupla volta.

Também tive o mesmo problema que tu e acabei por pôr mãos à obra e construir a minha serpentina.

Comprei tubo de cobre em rolo de 12mm se não me falha a memória ficou à volta de 50/55€ (Sinceramente não me recordo do comprimento que comprei). Este material é bastante usado na montagem de ar condicionado e "facilmente" maleável e normalmente vem em rolos de 30m que se tiveres sorte podes encontrar "casas" que te cortem a medida que precisares.

Um dos vídeos que me "inspirou" e me ajudou foi este:
https://www.youtube.com/watch?v=S94Lhp-bv8M
Em vez dos cobertores o que fiz foi ir enrolando/adaptando com muita calma e paciência o cobre em volta de um garrafão de vinho (foi o que me lembrei de usar e o que tinha à mão :mrgreen: ) e para fazer a volta exterior, usei uma lata que andava pela garagem que tinha diâmetro superior ao garrafão.

O que te aconselho e muito é cuidado na altura de fazeres as curvas mais acentuadas. Não tentes fazer à mão porque vais acabar por vincar o cobre e estragar material. Usa algo deste género:
https://www.dropbox.com/s/1a001i7fx06k0wu/evaporator03.JPG?dl=0

Com 2 braçadeiras e mangueira de jardim e tá feito :mrgreen:

Espero ter ajudado e força com isso :):)

Keep calm and drink beer!

Em produção
Imperial Stout

Engarrafada
Imperial IPA
Abadia
Coffee Oatmeal Stout
paulito
Bebedor de minis!

Mensagempor paulito » quinta ago 20, 2015 22:25

nem de proposito.... arranjei hj o cobre, 30m 3/8

eu pensei em tubo mais fino por conseguir meter mais metros logo maior superfície de contacto em relação há área interna...... de inico sei que vou ter que garantir uma velocidade elevada da agua mas é fácil.....

agora para fazer a serpentina só tenho de arranjar a panela primeiro, para fazer uma em relação à outra.

obrigado pelas dicas de construção e pelos links, mas penso que a construção vai ser pacifica... eu e o cobre já fomos apresentados e temos alguma confiança...... e ás vezes até á mão tem de ir :D

obrigado pelas dicas :) :)

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Mensagempor KaYs3r » sexta ago 21, 2015 22:20

Paulito,

Podias fazer um tópico a mostrar passo a passo a construção da serpentina ;-)

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
rodrigodias
Beer Hunter
Registado: segunda jun 01, 2015 18:18

Mensagempor rodrigodias » domingo ago 23, 2015 16:58

OI ONDE ARRANJARAM O TUBO

paulito
Bebedor de minis!

Mensagempor paulito » segunda ago 24, 2015 18:49

quando a fizer até posso fazer ;)
mas primeiro quero arranjar a panela para decidir com que medidas vou fazer a serpentina :) mas arranjar uma panela entre 80 a 100l boa bonita e barata não está fácil :(

paulito
Bebedor de minis!

Mensagempor paulito » segunda ago 24, 2015 18:56

não sei de que de onde é que és, mas tubo de cobre encontras em lojas de material de canalização ou junto de um canalizador, de quase certeza que os aki, leroi, maxmat .... de certeza que têm pode não ser ao melhor preço......

e também se deve arranjar pela net....

agora se quiseres serpentina em inox, já tem de ser feita com ferramentas especificas e por profissionais....

Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes