Controlo de temperatura - aquecimento

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Controlo de temperatura - aquecimento

Mensagempor Melanoidin » quinta nov 19, 2015 19:56

Boas,

Comprei um STC 1000 que devo receber nos próximos dias e estava a pensar ligar a um cabo ou cinta de aquecimento à volta do fermentador mas entretanto pus-me a pensar em altera.

Não seria mais eficaz colocar por exemplo uma daquelas resistências usadas para aquecer água (algo de 3W ou 4W) dentro do mosto? Algum problema com qualidade alimentar? Sugestões alternativas?

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
ppedroso
Beer Hunter
Registado: quarta fev 19, 2014 22:25

Re: Controlo de temperatura - aquecimento

Mensagempor ppedroso » quinta nov 19, 2015 23:43

Não sei se colocar material desse tipo dentro do mosto será boa opção. Estou a pensar como seria difícil sanitizar esse equipamento e de como esse material poderia ser dissolvido ao longo do tempo com o mosto, criando sabores no resultado final da cerveja.

Eu também tenho um controlador desses e se tiveres um frigorífico ao qual o controlador esteja ligado, tens uma ou duas opções para o caso do aquecimento. Uma delas está descrita noutro tópico (é só pesquisar) e é 1 resistência para aquaários térreos, que existem em lojas animais. Outra solução é 1 resistência parecida com a descrita anteriormente que é vendida na Oficina da Cerveja. A solução que eu optei é um pouco mais barata. Coloquei 3 lâmpadas de 25 watts cada dentro do frigorífico e sempre que o controlador reconhece que é necessário aumentar a temperatura, as lâmpadas são ligadas. Por norma não ficam ligadas mais que 2 a 3 minutos e quando a temperatura está estável, elas raramente ligam. Mas isso também tem a ver com a temperatura que definires para fazer a fermentação.

Paulo Gabriel
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta set 26, 2014 15:19

Mensagempor Paulo Gabriel » sexta nov 20, 2015 11:22

Contribuição: Uso um aquecedor de aquário dentro do fermentador e até agora tenho me dado bem. A potência do aquecedor é proporcional ao volume de água (neste caso de mosto). Mas isso vem indicado no próprio equipamento. O único inconveniente é se quiseres alterar a temperatura a meio do processo da fermentação teres que abrir o fermentador com as chatices que isso pode eventualmente trazer.
Quanto à higienização o que eu faço é ter um recipiente onde coloco o aquecedor de "molho" numa solução de água oxigenada e de àlcool até ser usado novamente.

Melanoidin
Beer Hunter
Registado: quinta out 22, 2015 14:20
Untappd: diocunha

Re: RE: Re: Controlo de temperatura - aquecimento

Mensagempor Melanoidin » sexta nov 20, 2015 11:42

Paulo Gabriel Escreveu:Contribuição: Uso um aquecedor de aquário dentro do fermentador e até agora tenho me dado bem. A potência do aquecedor é proporcional ao volume de água (neste caso de mosto). Mas isso vem indicado no próprio equipamento. O único inconveniente é se quiseres alterar a temperatura a meio do processo da fermentação teres que abrir o fermentador com as chatices que isso pode eventualmente trazer.
Quanto à higienização o que eu faço é ter um recipiente onde coloco o aquecedor de "molho" numa solução de água oxigenada e de àlcool até ser usado novamente.

Essa solução é capaz de ser interessante. Posso tentar ligar um gajo desses ao controlador. Quanto custa uma coisa dessas?

Garrafa
#American Porter
#European Pale Ale
#Hoppy Saison

Fermentador
#Vienna Lager

Próximas
#Imperial IPA
#Hefeweizen
#Doppelbock
#Black IPA
figasjunior
Bebedor de minis!
Registado: segunda fev 24, 2014 0:20

Mensagempor figasjunior » sexta nov 20, 2015 12:36

Olhem que já saiu o novo brewpi! Que ajuda a fazer isso e mais uma data de coisas.
Quem tem dedos para a tecnologia e não quer errar, acho que isto é uma boa solução.

http://www.brewpi.com/

Paulo Gabriel
Já saca as caricas fora!
Registado: sexta set 26, 2014 15:19

Mensagempor Paulo Gabriel » sexta nov 20, 2015 13:59

Depende do volume do fermentador. Para 50 litros são precisos de 50 wats, o que custa mais ou menos 20€.( 1 wat para cada litro de água). E não precisas de ligar nada já que o aquecedor é, ele próprio, uma resistência com reostato.

rxaves
Beer Hunter
Registado: quarta out 01, 2014 19:54

Mensagempor rxaves » sábado nov 21, 2015 12:38

Eu estou a fermentar pela primeira vez com control de temperatura, arranjei um frigo velho um aquecedor de agua para aquarios e um STC 1000... coloquei o aquecedor de agua no fundo do frigorifico e ate agora funciona mt bem, tenho uma variação de nem 1 grau, ou seja a temperatura ronda sempre os 20 e como minimo os 19.5 como maximo nunca vi passar dos 20.6 ( falo de temperaturas do ambiente dentro do frigorifico.

um problema que me surgiu foi que tive de desligar a parte do frio, ou entao era um loop infinito entre aquece arrefece...pena o stc 1000 nao dar para colocar temp maxima e minima...

"Para beber não falta gente, o F*****DO é arranjar quem ajude a engarrafar!"
25L allgrain
KIT : 46L - Wheat Beer | 40L - KIT +Mel | 36L - Diabolo | 46L - Pilsner |13L - BarleyWine |12L - Framboos
rui_monteiro
Bebedor de minis!
Registado: segunda jun 22, 2015 9:58

Mensagempor rui_monteiro » terça dez 01, 2015 11:44

rxaves Escreveu:
um problema que me surgiu foi que tive de desligar a parte do frio, ou entao era um loop infinito entre aquece arrefece...pena o stc 1000 nao dar para colocar temp maxima e minima...

Viva,

Resolves esse problema muito facilmente. Coloca uns 10 min. para o tempo de reacção. Nunca mais tive stress, senão, era a guerra entre compressor e aquecedor e o único vencedor disto era a EDP :D

ab.

seriuskiller
BeerMaster
Registado: sábado dez 01, 2012 14:13

Mensagempor seriuskiller » terça abr 26, 2016 19:12

Pessoalmente uso um frigorifico com uma resistencia tubular lá dentro, assim tanto arrefece como aquece. O sensor de temperatura está dentro do frigorífico, por isso o que controlo é a temperatura dentro do frigorífico e não a temperatura do mosto. No entanto, tenho um termómetro no fermentador e consigo meter o mosto à temperatura que quiser, apenas demora um pouco mais de tempo a chegar lá do que com uma cinta, no entanto, isso até é bom, para não stressar a levedura. Para não estar sempre a alternar entre frio e calor coloco um hiato de 3ºC entre o aquecimeto e o arrefecimento. Para além disso vejo a temperatura exterior, se tiver por exemplo 15ºC no exterior e quiser fermentar a 21ºC, coloco a parte de aquecimento a 21ºC com histerese a 1ºC e de arrefecimento a 24ºC. Assim o aquecimento desliga-se aos 22ºC e liga-se aos 20ºC, o arrefecimento nunca se vai ligar.

jlobo
Beer Hunter
Registado: terça jul 23, 2013 20:49

Mensagempor jlobo » terça ago 30, 2016 0:48

Boas pessoal, vou aproveitar este tópico para colocar uma questão, eu finalmente meti mãos a obra e fiz um fermentador, comprei um frigorífico usado por 60€ um aquecedor tubular de 45w por 28€, um stc 1000 por 8€, caixa e tomadas para fazer a instalação por 8€ e mais uns acessórios, no total gastei cerca de 110€. Ate aqui fiquei satisfeito liguei tudo com ajuda do SR. youtube e vai de testar.
No teste coloquei uma garrafa de 1,5l de agua dentro do frigorífico, sonda dentro da garrafa e vai de ligar o sistema, estava a 22.6ºc arrefecei bastante rápido ate aos 18ºc que eu pretendia, ai desligou o frio o problema começou aqui a temperatura continuou a baixar ate aos 16.3ºc, como tinha programado para uma oscilação de 1ºc o aquecimento ligou ate aos 18ºc novamente. e ficou nisto ate eu desligar o sistema. A nivel de eficiência não esta como eu esperava e imagino o consumo de electricidade.
Alguém pode dar uma dica para melhorar este problema?

cristianot
O que é uma cerveja?
Registado: sábado abr 02, 2016 7:14

Mensagempor cristianot » quinta out 06, 2016 16:26

jlobo Escreveu:Boas pessoal, vou aproveitar este tópico para colocar uma questão, eu finalmente meti mãos a obra e fiz um fermentador, comprei um frigorífico usado por 60€ um aquecedor tubular de 45w por 28€, um stc 1000 por 8€, caixa e tomadas para fazer a instalação por 8€ e mais uns acessórios, no total gastei cerca de 110€. Ate aqui fiquei satisfeito liguei tudo com ajuda do SR. youtube e vai de testar.
No teste coloquei uma garrafa de 1,5l de agua dentro do frigorífico, sonda dentro da garrafa e vai de ligar o sistema, estava a 22.6ºc arrefecei bastante rápido ate aos 18ºc que eu pretendia, ai desligou o frio o problema começou aqui a temperatura continuou a baixar ate aos 16.3ºc, como tinha programado para uma oscilação de 1ºc o aquecimento ligou ate aos 18ºc novamente. e ficou nisto ate eu desligar o sistema. A nivel de eficiência não esta como eu esperava e imagino o consumo de electricidade.
Alguém pode dar uma dica para melhorar este problema?

Na opção F3 aumentar o tempo de resposta para 10min. Certificar que a temperatura que está a ser medida é a do mosto e não a do interior do frigorífico.

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes