CLONE do CLONE do DGMR

Apresente aqui as suas ideias de como poupar dinheiro, ou de melhorar as nossas produções, usando as nossas habilidades de bricolage
RAPOZINHO
Beer Hunter
Registado: sábado ago 27, 2016 18:30

CLONE do CLONE do DGMR

Mensagempor RAPOZINHO » quarta mai 03, 2017 19:44

Biba!

Antes de mais, o mérito a quem o tem:
Deixo todo o meu agradecimento ao DGMR pela preciosa ajuda e paciencia; sem a qual, eu não teria conseguido construir o meu "badbrew 1.0"!

É um clone do trabalho dele, com as devidas diferenças, mas é graças a ele que funciona!

Depois de meio ano passado, falta de tempo, puto a chatear, vários problemas (principamnete ao nível de soldaduras), etc.. lá consegui por o bicho a funcionar.;
Foi feito com um barril cerveja americano de 15.5 galons (cerca de 58 litros);
Falta terminar o chuveiro, lixar e polir, ou talvez isolar o exterior!
Desculpem a fala de qualidade:

Módulo de controlo!
Imagem

Vista geral:
Imagem

Imagem

Imagem

Resistencia 3000w:
Imagem

Fundo falso (forma de pizza furada à mão):
Imagem

Imagem

Bomba circulação e torneira
Imagem

Video funcionamento onde pode ver-se o chuveiro inacabado:
View My Video

KaYs3r
BeerMaster
Registado: terça set 11, 2012 1:15
Untappd: KaYs3r

Re: CLONE do CLONE do DGMR

Mensagempor KaYs3r » segunda mai 22, 2017 23:41

Então RAPOZINHO,

Conta lá as experiências. Isso está com muito bom aspecto. :):)

Parabéns.

César Veloso

Fermentadores
Primário #1: n/a
Secundário #1: n/a
Garrafeira
Belgian Triple (18/04/2016)
Belgian Triple (06/03/2016)
R.I.P.
AG: She Devil / Oatmeal Stout
Kits: Brewferm Triple / Brewferm Diabolo / Brewferm Oranje Bock / Brewferm Abdij
RAPOZINHO
Beer Hunter

Mensagempor RAPOZINHO » quarta mai 24, 2017 20:06

Boas!

No ultimo sábado foi o dia todo de volta da cerveja:

-Engarrafei 35 litros de uma pale ale feita há 3 semanas, para estrear a maquina, com lupulo selvagem que eu mesmo colhi;
(Foi repetição de uma receita que fez sucesso cá por casa!)

-Fiz 42 litros de uma adapatção da receita DR Smurto's APA (mas sem o lupulo amarrillo);

-Fiz mais 35 litros de uma Dubbel, que ficou um pouco escura mas com excelente aspecto e aroma!

A maquina começou por funcionar muito bem na primeira cerveja, mas depois na segunda começou a não fixar a temperatura no valor programado;
ou seja: eu programei 66,7º e ela fugia para os 72\76º sem eu ter alterado nada no pid!
Tive que programar valores mais baixos para conseguir a conversão dos amidos; que pelo teste do iodo foi conseguida.
Tenho que rever a literatura... (ou se alguem souber,que mande um bitaite..)

Tive problemas de circulação na APA porque cometi 2 erros (poderia ter sido grave):
Moagem com demasiada farinha (feita no moinho de café),
e para "ajudar" dicionei 800 g de flocos de aveia ainda a água estava nos 50 graus; :oops: :oops: :oops:

Resultado: quase entupiu tudo, e quase torrei a farinha que se agarrou à resistencia tb devido ao descontrolo da temperaura!!!

Corrigi a moagem para a dubbel, e alem de não haver turbidez, não houve má circulação; mas possivelmente poderia ter conseguido melhor eficiencia com moinho adequado!! :~~

O meu projecto de moinho de rolos tarda em sair do torneiro mecanico; :wink:
Só depois posso medir correctamente a minha eficiencia e programar melhor o beersmihth em função do meu equipamento.
Agora consegui cerca de 65 a 70 %!

Vou tb colocar um saco, não para BIAB, mas para remover o grão de uma só vez com mais facilidade.

O meu mash tun deve dar para produzir mais de 80 litros de mosto (dependendo do estilo), mas a minha panela de fervura é de 50 liros... :~~
Vou ter que fazer mais um investimento!

Neste momento estou a fazer um Stir Plate para os starters com um cooler de um PC; é facil....

Resumindo:
Tenho cerveja feita por mim no frigorifico pronta a beber; na cave a 15º em fase de priming; em 2 fermentadores que borbulhavam alegremente, e ainda várias ideias na cabeça....

(sem falar dos lupulos que tenho a crescer na varanda e no quintal :wink:)

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » segunda mai 29, 2017 14:51

Muito bom mesmo!!!
Sim o DGMR tem uma paciência de santo hehehe daqui a uns meses devo voltar a chatear outra vez a ver se acabo o meu projecto

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal
dgmr
Beer Hunter
Registado: quinta set 11, 2014 14:59

Mensagempor dgmr » terça jun 13, 2017 9:48

Viva pessoal,

Tenho andado um pouco ausente do mundo cervejeiro.

Obrigado pelas vossas palavras.

O teu sistema está com muito bom aspeto, algumas coisas a corrigir (que já falamos), mas louvo-te a paciência para fazeres esses furos todos no fundo falso.

Também já tive esse problema de “ over shooting” do PID mas acho que está relacionado com a posição do sensor.

Todos os que me conhecem, ou me vão conhecendo, sabem que ajudo sempre naquilo que posso. Aliás o espirito de participar num fórum é mesmo assim, ajudar e partilhar o que se sabe e aprender com o que é partilhado. Só assim um fórum tem vitalidade e se torna interessante.

Um abraço

RAPOZINHO
Beer Hunter

Mensagempor RAPOZINHO » terça jun 13, 2017 22:16

Biba!

E qual é a posição do sensor mais aconselhada?

Li algures que é no topo, junto à saida do tudo circulador;
É assim que eu tenho, mas isso obriga a ter a circulação ligada logo no inicio, pois de outra forma o nivel de àgua nao alcança o sensor...

Mas assim faz gastar mais energia porque a água em circulação demora mais tempo a aquecer e alem disso a bomba trabalha mais tempo!

Estou a pensar colocar o sensor no tubo que passa por baixo da panela... inicialmente não terei o liquido homogeneo a nivel de temperaturas, mas assim que atingir um valor proximo do strike ligo a cirgulação e acerto a coisa...

o que acham?

nogueiraf
BeerMaster
Registado: sexta jul 06, 2012 15:59
Untappd: nogueiraf

Mensagempor nogueiraf » quarta jun 14, 2017 15:42

Eu na minha vou colocar por baixo do fundo falso.

Filipe Nogueira

Sabor Artesanal

Voltar para “FAÇA VOCÊ MESMO”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante