depois de uns tempos a fazer cerveja em casa com uma panela Brewferm, uma geleira cilíndrica Igloo que converti em mash tun e mais uns baldes de plástico, comecei a pensar que seria interessante arranjar um equipamento um bocadinho mais sofisticado... podia comprar uma Braumeister ou uma Grainfather, mas confesso que acabo por achar mais piada ao hobby com a componente de "do it yourself", por isso preferi lançar-me à aventura... se não resultar, mais tarde logo compro uma coisa qualquer.
A ideia é ver se é possível fazer uma versão mais pequena e económica da Electric Brewery do Kal Wallner (http://www.theelectricbrewery.com), retirando algumas coisas eventualmente opcionais e fazendo umas adaptações por conta das diferenças existentes entre a distribuição eléctrica no Canadá/EUA e na Europa. Além do facto de eu estar a construir uma coisa que, neste momento, não me cabe em casa (problema a abordar mais tarde), há mais um conjunto de diferenças significativas relativamente ao original:
- Na Electric Brewery, Kal Wallner recorre a componentes de "calibre" (e preço) industrial... PIDs, botões, a própria caixa, as panelas... eu não queria ir tão longe, por razões óbvias prefiro usar componentes um pouco mais em conta e, sempre que possível e necessário, que eu possa substituir facilmente sem ter que procurar muito.
- O Kal Wallner usou resistências de 5.500W em panelas de 75 litros... uma resistência de 5.500W num sistema monofásico de 230V consome perto de 23 amperes... é demasiado. Tenho conhecimento de vários fabricantes nacionais de resistências que dispõem de modelos de 6.000W, o que seria adequado, mas que se destinam a instalações eléctricas trifásicas; e de facto, creio que para esta dimensão faria muito mais sentido utilizar um quadro trifásico... o que para já está fora de questão. Vou fazer um downsizing para panelas de 50 litros, no máximo, com resistências de 3.000W; isto já anda mais na ordem dos 13 amperes, é capaz de fazer mais sentido...
- Como a decisão do tópico acima me demorou algum tempo a tomar, e eu não queria estar muito tempo parado, comecei o projecto precisamente pelo painel de controlo, e resolvi fazer a coisa de forma ligeiramente diferente, vou dividir o painel em dois módulos construídos em caixas separadas. De certa forma o painel de controlo tem dois componentes: o primeiro é a parte de controlo propriamente dita, que inclui essencialmente os PIDs e o timer (caso decidisse incluí-lo, isto é), e que basicamente vai estar a medir a temperatura dos fluídos dentro de cada panela e, em função dessas medições, a ordenar às resistências que liguem e desliguem de forma a conseguir manter mais ou menos constante a temperatura que programámos. Este comando para as resistências, concretamente, é um sinal eléctrico de 12VDC que se destina a controlar um Solid State Relay que fornece a corrente necessária à resistência... ou seja, na prática a componente de controlo do HERMS recebe como input a leitura das sondas de temperatura das panelas e tem como output dois sinais eléctricos de 12VDC, um para cada uma das duas resistências (a da panela de fervura e a do tanque de água quente). O segundo componente é a parte de distribuição da corrente eléctrica propriamente dita; recebe como input os dois sinais de 12VDC do módulo de controlo, e apenas contém os componentes "pesados" de distribuição da carga eléctrica para as resistências e as bombas.
Em teoria, eu teria duas vantagens em dividir o painel de controlo em dois módulos:
- Em primeiro lugar, a minha dotação de ferramentas é razoavelmente limitada, e é-me mais fácil furar painéis um pouco mais pequenos do que a fachada frontal de uma caixa metálica como a da Electric Brewery. Também me é relativamente fácil, em lojas próximas do local onde trabalho, adquirir daquelas caixas de montagem que parecem feitas para construir amplificadores de som, portanto pensei em usar duas caixinhas dessas.
- Segundo, imaginemos que eu, a meio do projecto, arrepiava caminho e decidia usar gás em vez de electricidade... o módulo de controlo poderia ser utilizado na mesma, bastava que eu usasse válvulas de solenoide comandadas por um sinal de 12VDC para o controlo dos queimadores... tipo esta http://www.electricsolenoidvalves.com/1-2-12v-dc-electric-brass-solenoid-valve/. E da mesma maneira, se um dia eu arranjar uma casa com um quadro trifásico e montes de espaço, mudo as resistências das panelas e construo um segundo módulo de potência para o sistema trifásico... o módulo de controlo pode perfeitamente ser o mesmo. Ou seja, em teoria a vantagem de ter isto modular é que o módulo de controlo tanto pode ser usado num sistema eléctrico como num a gás... torna-se mais versátil.
Como não tinha a certeza de conseguir furar o painel frontal de alumínio com grande precisão, resolvi adoptar uma solução temporária: substituí-o por um painel em MDF revestido com resina epóxi solidificada, que o impermeabilizou e lhe deu uma textura plastificada por fora, e pintado em seguida.
Então, a coisa foi seguindo mais ou menos assim...
As caixas que estou a usar são deste tipo... pelo menos para já fiz os painéis frontais em MDF, conforme descrevi acima, por me ser mais fácil furar de forma a não ficar tudo torto. A minha ideia é, mais tarde, tentar substituir pelos painéis originais em alumínio, se conseguir fazer a coisa em condições... veremos...

Usei uns componentes um pouco mais baratinhos e fáceis de comprar sem ter que encomendar pela internet... coisas deste tipo:

Os PIDs e o timer foram encomendados na Amazon UK; são chineses, mas parecem ser razoáveis, e tenho-os visto em uso em muitos projectos do género na internet. São os PIDs Inkbird ITC-100VH e o timer Inkbird IDT-E2RH:
https://www.amazon.co.uk/Inkbird-Temperature-Controller-Thermostat-Calibration/dp/B008GS2QFU/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1499158333&sr=8-1&keywords=itc-100VH
e
https://www.amazon.co.uk/Inkbird-Digital-Controller-110-220V-IDT-E2RH/dp/B008KV65MS/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1499158399&sr=8-1&keywords=inkbird+timer
Depois de furado o painel principal e instalados os componentes, ainda antes de qualquer acabamento, o módulo de controlo ficou com o seguinte aspecto:

Depois da montagem, e já com as sondas de temperatura, deu sinal de vida. Parece estar a funcionar lindamente, eu não estou é muito certo quanto à precisão destas sondas de temperatura compradas no Amazon... https://www.amazon.co.uk/Temperature-Sensor-TOOGOO-PT100-Stainless-x/dp/B01M1139AP/ref=sr_1_14?ie=UTF8&qid=1499158735&sr=8-14&keywords=PT100+probes

O painel posterior do módulo de controlo tem, ao centro, duas fichas que enviam um sinal de 12VDC destinado a controlar os SSRs que estarão instalados no módulo de potência. As 3 fichas do lado direito da imagem são para as sondas de temperatura.

Entretanto, já montei a caixa para o módulo de potência... ainda não tem é nada lá dentro. No final, o aspecto será qualquer coisa como isto...

E para já... é como estamos. Vou actualizando o tópico conforme a coisa vá avançando...
Até breve...