Qual a melhor cerveja que já beberam?

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Qual a melhor cerveja que já beberam?

Mensagempor Beer-fan » sexta jul 21, 2006 14:36

Apesar de gostar mto de cerveja, iniciei-me mto recentemente nestas lides. Portanto ainda não tenho mtas esperimentadas. Até agora, o titulo de melhor cerveja vai para a leffe e guinness. isso sim são cervejas, com sabor forte e intenso e não com as nossas que por vezes parecem refrigerantes (tipo a Chopp....arghhh).

Vou actualizando a minha opinião confoem vou esperimentando novas cervejas. :D

gosto de loiras
Já saca as caricas fora!
Registado: quinta jul 13, 2006 18:17

Mensagempor gosto de loiras » segunda jul 24, 2006 10:26

Bud, claro!!!

Não, não é a americana. Estou a falar da checa! Gosto muito de checas :D

Fresca, saborosa e refrescante, tem tudo o que uma pilsener deveria ter.

Não gosto de cervejas pretas ou com muito álcool. Não coloco em causa as suas qualidades mas o que querem... não vai com o meu palato!

Caso não haja a Budweiser Budvar, pode ser a Pilsener Urquell. Quase qq pilsener checa me convence. :P

Cá pelo burgo ando a beber a Bohemia ou a Tagus. Porcarias como a chopp ou a cool não me convencem.

Obrigado pelo site, que está muito fixe e um abraço a todos os amantes da cerveja.

Cerbejolas
Beer Hunter
Registado: quarta mai 31, 2006 0:59

Mensagempor Cerbejolas » terça jul 25, 2006 0:48

Tz a cergal! :D :D :D

Agora a sério: gosto imenso da hoegaarden. Aliás, gosto imenso de qq weiss, mesmo da cristal. é bom saber que uma grande empresa como a inbev ainda consegue fazer produtos de kualidade. tava com receio que o produto descamba-se mas ainda no outro dia a bebi no café do cinema monumental e continua maravilhosa. Aliás, à algum tempo aproveitei e comprei o copo numa promoção k estavam a fazer no pão d açucar das amoreiras.

Tb gosto das franziskaner e erdinger.

Concordo com o 'gosto de loiras' em relação às cervejas mais escuras: à algo nelas que não me agrada. Tz o malte ou algo do género. Ainda vou bebendo umas guinness mas pouco.

kuanto às nossas não sou esquisito: como não há nenhuma que se destaque, venha sagres, super bock ou imperial. :P

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » sexta jul 28, 2006 18:31

Eis uma questão de resposta difícil. Se pensarmos que, em todo o mundo, existem entre 8 mil a 10 mil marcas diferentes, que cada dia que passa surgem novas cervejas no mercado e que, ao todo, não terei experimentado mais de 400 (o número vai em 391, mais coisa menos coisa :) ) marcas diferentes, escolher qual a melhor cerveja que já bebi é uma tarefa bem árdua.

Para além do mais, a escolha depende também do gosto de cada pessoa. No meu caso, o estilo que mais aprecio é do género Belgian Strong Ale, com derivações para as Abbey Tripel e Trappistes. Logo, mesmo que uma Pilsener ou uma Dunkelweiss sejam muito boas, acabo por não as avaliar tão positivamente como as cervejas dos primeiros estilos que referi. Feita esta ressalva, devo ainda acrescentar que certas cervejas sabem melhor dependendo do ambiente que nos rodeia, a companhia que temos, o copo em que é servida, enfim, a nossa predisposição geral para degustar a cerveja. Podemos estar a beber uma das melhores cervejas do mundo mas se o local não nos agrada, ou se a cerveja não foi bem servida, tudo isso limita e compromete uma avaliação objectiva da mesma.

Feito este intróito, passemos então a uma lista que, pelo que atrás referi, está em constante mutação e evolução.

Há quatro ou cinco nomes que me vêm logo à cabeça quando me perguntam qual a cerveja que mais gosto. A saber: Orval, Rochefort 10, Tripel Karmeliet, Westvleteren Abt 12 e a Bush Ambrée. Todas belgas (porque sera? 8) )! Não muito longe colocaria a Chimay Bleu a Gulden Draak, a Abbaye des Rocs Brune e a Abbaye des Rocs Blanche des Honnelles (a primeira witbier da lista!)

Pela amostra, fica claro que prefiro cervejas fortes, de carácter acentuado e... belgas. Devo confessar a minha grande limitação no que se refere à avaliação de cervejas norte-americanas. As que cá chegam são péssimos exemplares de um país com uma indústria cervejeira pujante e com inúmeras cervejas de qualidade. Por exemplo, a Anchor Steam Beer ou a Brooklyn Black Chocolate Stout são duas cervejas que já tive a felicidade de experimentar e que, apesar de pertencerem a duas empresas com alguma dimensão, acabam por ser excelentes.

Para além das tripel, quadrupel e afins, gosta particularmente de lambics, witbiers e algumas fruit beers. Eis alguns nomes que me ficaram na memória: Brugs Tarwebier, Drie Fonteinen Framboise, Oud Beersel Oude Kriek, Kasteel Kriek, Hoegaarden, etc, etc.

Tenho pena de deixar muitos nomes de fora. Mas bom, estas são talvez as mais representativas e aquelas que, se tiverem a possibilidade, aconselho vivamente a experimentarem. É claro que o melhor é mesmo desenhar um roteiro pela Europa, passando por todas aquelas microcervejarias que produzem cervejas de forma artesanal e em quantidades reduzidas, geralmente de grande qualidade. Mas isso é uma história para outra altura... :wink:

Visitante

Mensagempor Visitante » sábado jul 29, 2006 10:40

Estive a viver alguns anos em Inglaterra, mais precisamente em gales, onde estudei na universidade de Swansea. Ao longo das muitas viagens que fiz pelo país tive oportunidade de experimentar muitas cervejas.

desde que voltei para Portugal sinto um enorme vazio e saudade daquelas cervejas escuras e saborosas, excelentes amigas nos dias (muitos) chuvosos.

No top da lista tem de estar a London Porter da Fuller's. Quase preta, excelente espuma, creme e cremosa, sabor a chocolate e café. Um espanto!

Em seguida talvez colocasse a London Pride também da Fuller's. Apesar de não ser escura (cor âmbar) é também uma cerveja excelente e fácil de encontrar por toda a inglaterra, quer nos supermercados, quer em bares. Amarga e com forte presença de lúpulo.

O último lugar do pódio vai para a menos habitual Ipswich Oatmeal Stout, mais difícil de encontar e a qual só experimentei duas vezes. Mas fiquei sempre com excelentes recordações desta cerveja, encorpada e com forte sabor a café.

Por cá, dadas as limitações do nosso meracdo, acabo por beber ou a Super Bock Stout, ou a Cristal Preta. Já não gosto tanto da Sagres Preta, deixa-me sempre um final desagradável.

Cumprimentos a todos os amantes da (boa) cerveja!
Rui Pedro

beertruck
BeerMaster
Registado: quarta jul 12, 2006 10:19

Mensagempor beertruck » terça ago 08, 2006 9:30

Como o bmxutos, a minhas preferêncis tb vão para as belgas fortes (mais as escuras que as claras). As minhas preferências até poderiam ser outras mas conheço pouco mais do que aquilo que se vende em Portugal.
Algumas das minhas preferidas são: Duvel, Chimay Bleu, Rochefort 8, Orval, Tripel Karmeliet.
Mas as minhas preferências não são fixas e mudam conforme a ocasião. Por exemplo, agora, com este calor abrasador, as eleitas têm sido as Weizen (quer Hefe, quer Dunkel). Gosto especialmente da Franziskaner e Maisel's.
Outra preferida é a Fuller's London Porter, referida pelo Rui Pedro no post anterior, que encomendei há uns meses a um amigo que vive em Londres.
Espero lá mais para o fim do ano alargar os meus horizontes cervejeiros numa viagem que tenho planeada aos EUA. Quam sabe não terei outras preferências quando voltar?

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça ago 08, 2006 9:46

Anonymous Escreveu:Estive a viver alguns anos em Inglaterra, mais precisamente em gales, onde estudei na universidade de Swansea. Ao longo das muitas viagens que fiz pelo país tive oportunidade de experimentar muitas cervejas.

desde que voltei para Portugal sinto um enorme vazio e saudade daquelas cervejas escuras e saborosas, excelentes amigas nos dias (muitos) chuvosos.

No top da lista tem de estar a London Porter da Fuller's. Quase preta, excelente espuma, creme e cremosa, sabor a chocolate e café. Um espanto!

Em seguida talvez colocasse a London Pride também da Fuller's. Apesar de não ser escura (cor âmbar) é também uma cerveja excelente e fácil de encontrar por toda a inglaterra, quer nos supermercados, quer em bares. Amarga e com forte presença de lúpulo.

O último lugar do pódio vai para a menos habitual Ipswich Oatmeal Stout, mais difícil de encontar e a qual só experimentei duas vezes. Mas fiquei sempre com excelentes recordações desta cerveja, encorpada e com forte sabor a café.

Por cá, dadas as limitações do nosso meracdo, acabo por beber ou a Super Bock Stout, ou a Cristal Preta. Já não gosto tanto da Sagres Preta, deixa-me sempre um final desagradável.

Cumprimentos a todos os amantes da (boa) cerveja!
Rui Pedro

Caro Rui Pedro,

Também já tive a oportunidade de beber a Fuller's London Porter que é uma das minhas preferidas. Aliás, gostei bastante de todas as Fuller's que bebi. As outras foram: London Pride (bitter), ESB (bitter) e 1845 (strong pale ale).
Fiquei bastante entusiasmado quando, recentemente, vi, na feira do El Corte Inglês, uma amostra da gama da Marston's (de Burton): Oyster Stout, Old Empire (IPA), Single Malt, Strong Pale Ale e Pedigree (bitter / pale ale). Estava à espera de (re)encontrar a qualidade das Fuller's mas, do que provei até agora (Oyster Stout, Old Empire e Pedigree), fiquei um pouco desiludido. Gostei da Stout (embora tivesse expectativas mais altas) mas as outras achei apenas bebíveis (pouco aromáticas e de sabor pouco intenso), muito aquém das Fuller's (as bitters com notas florais muito interessantes).
Da sua experiência em Inglaterra, conhece as várias Fuller's e Marston's? Qual a sua opinião sobre elas? São comparáveis? Ou tive azar e devo dar outra oportunidade às Marston's?

Um abraço.

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta ago 16, 2006 22:22

Amigo beertruck,

sorte a sua ter "apanhado" as Marston's. Acho que é a primeira vez que ouço falar da sua venda em Portugal. As que bebi, ou foi lá (em Londres e arredores) ou foram-me enviadas por uns amigos. Das que mencionou, experimentei a Oyster Stout e a Old Empire. Das notas que tomei sobre esta última, havia algum excesso de caramelo e malte no sabor, com alguma falta de lúpulo para a equilibrar, o que a tornava algo 'oleosa', se me faço entender :) Uma IPA decente mas apenas isso. A Oyster Stout acabou por ser uma desilusão: apesar de fácil de beber, faltava-lhe algum carácter. O aroma a malte, com um toque de chocolate, talvez fosse o melhor da cerveja. O corpo revelou-se muito 'light' e o sabor tinha algo de metálico, não muito agradável. Refira-se que só experimentei esta cerveja uma única vez, pelo que lhe terei de dar nova oportunidade assim que me cruze com uma!

Relativamente à sua dúvida entra a Fuller's e Marston's posso deixar-lhe a minha opinião (pessoal, subjectiva e com todos os outros defeitos que uma opinião possa ter): a Fuller's joga num campeonato diferente da Marston's. Digamos que a 1ª actua na Premiership e a 2ª na Division One. A London Pride, London Porter, a Fuller's ESB (extra special bitter), entre outras, encontram-se entre as melhores cervejas do seu género, em qualquer parte do mundo! Quanto à Marston's.... é, com certeza, uma empresa honesta e esforçada mas, no terreno em que se move (leia-se Inglaterra) é batida aos pontos por muitas outras companhias. É claro que sempre que tenha a oportunidade de a apanhar cá por Portugal, não hesite em comprá-la, porque pelos nossos padrões acabam por ser relativamente boas. Eu não hesitaria! :wink:

Diga-me depois o que achou das outras Marston's.

Um abraço,

Visitante

Mensagempor Visitante » quinta ago 17, 2006 10:33

bmxutos Escreveu:
sorte a sua ter "apanhado" as Marston's. Acho que é a primeira vez que ouço falar da sua venda em Portugal. As que bebi, ou foi lá (em Londres e arredores) ou foram-me enviadas por uns amigos.

Amigo bmxutos,

As Marston's estavam na feira do ECI. Mas não estavam à venda quando lá fui na primeira semana da feira. Apenas as encontrei quando, por acaso, lá voltei na segunda semana. Entretanto não voltei ao ECI, pelo que não sei se ainda as vendem.

Abraço.

mitos
BeerMaster
Registado: quarta ago 23, 2006 10:59
Contacto:

Mensagempor mitos » sexta ago 25, 2006 10:59

ora eu no q toca a cervejas tb sou mto de belgas, dentro destas as trapistas e lambics, duplas e triplas

se tivesse q escolher uma so marca (e dentro das cervejas banais q se comercializam, nada de series especias e reservas) seria a Orval

Beer-fan
Beer Hunter
Registado: quarta mai 17, 2006 18:59

Mensagempor Beer-fan » sexta ago 25, 2006 12:05

Por ter lido aqui no forum e no site, decidi comprar uma Orval no corte inglês. Já lá a tinha visto mas o preço tinha-me afastada da dita por diversas vezes. Mas é mesmo uma cerveja muito boa. Tão boa que, se calhar, nem a sei apreciar por completo. independentemente disso, entrou desde logo para o lote das minhas favoritas, a par das leffe e guinness

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » segunda ago 28, 2006 10:33

a orval é daquelas cervejas q eu gosto de apreciar em total contemplaçao

qd se abre e verte no copo proprio liberta uns aromas fantasticos e qd se prova tem umas notas de fruta q maravilhosas

acho q pra se apreciar tudo o q tem de bom deve de facto ser bebida no copo proprio e à temperatura aconselhada 12/14

ainda bem q gostaste ;-)

Escaravelho
Beer Hunter
Registado: quarta ago 09, 2006 23:31

Mensagempor Escaravelho » segunda ago 28, 2006 19:21

Viva.

Pois, dentro das belgas, a cerveja que me soube melhor até agora foi a maravilhosa De Koninck. Que cor e sabor divinais!, especialmente se bebida através do copo próprio. Nunca mais a encontrei foi à venda, para grande pena minha :cry:

Imagem

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça ago 29, 2006 0:10

Amigo Escaravelho,

não quero estar a induzi-lo em erro mas acho que da última vez que fui ao El Corte Inglês de Lisboa, vi lá à venda a De Koninck, se bem que na versão de 0,75l ou 1,5l. Parece-me tê-la visto na prateleira superior, juntamente com a Chimay Grand reserve e a Mc Chouffe, todas em versão "XL". É uma questão de, se lá puder passar, dar uma vista de olhos. :roll:

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » terça ago 29, 2006 9:26

Caros Escaravelho e bmxutos,

No ECI tinham, de facto, a De Koninck em garrafas de 750ml. Mas, quando fui, só vi a Blond e a Tripel. Comprei ambas e já provei a Blond que é uma Blond belga típica com aroma e sabor bastante frutados e algo caramelisado, mas achei-a uns furos abaixo de outras Blonds belgas que já bebi, como a Grimbergen e a Leffe.

Escaravelho
Beer Hunter

Mensagempor Escaravelho » terça ago 29, 2006 18:41

Viva a todos.

Obrigado pela informação. Devo lá dar uma saltada sábado de manhã para ver então se compro :D

A Blond nunca provei, mas a Tripel aconselho mesmo vivamente. Esta aqui é que também gostava de provar:

Imagem

Alguém por acaso conhece?

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » terça ago 29, 2006 21:18

É a Winter Koninck, certo?
Por cá nunca a vi mas já me cruzei com ela na Bélgica e acho que também na Holanda. Apesar disso, nunca a experimentei. É que nesses países a oferta é tão grande que quase tudo é novidade! Tento sempre experimentar o maior número de cervejas possível mas há algumas que ficam para trás...
Aliás, aquilo que senti nas lojas de cerveja que visitei em Bruxelas, Gent, Amesterdão, etc, deve ter sido muito semelhante ao sentimento de uma criança quando entra no Toys'r'us!!! :shock: Bom, é melhor deixar estes saudosismos para trás ( :cry: )

Escaravelho
Beer Hunter

Mensagempor Escaravelho » quarta ago 30, 2006 0:15

Sim, é a Winter De Koninck.

Gostava imenso de fazer um périplo cervejeiro pela Bélgica. Deve ser fascinante, mas confesso que tinha medo de me fartar de cerveja! :D (se é que isso é possível) Mas também sou assim um bocado com tudo do que gosto: se gosto mesmo, tendo a poupar, para não fartar.

Imagem
bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta ago 30, 2006 0:56

Caro Escaravelho,

acho bastante difícil que venha a enjoar a cerveja. Então se for à Bélgica, tem tantos estilos, sabores, aromas e cores diferentes que, acredito eu, vai querer experimentar tudo e mesmo assim não conseguir! :)

Para além do mais, a Bélgica é um excelente país para se passar férias. Curiosamente, conheço poucas pessoas que me digam "gostava de passar férias na Bélgica!". Falam em idas a Paris, Londres, Praga, Amesterdão, Nova Iorque, Brasil, mas a Bélgica raramente é um destino mencionado. E injustamente, digo eu!

Bruges, Gant, Liége e até Bruxelas são cidades excepcionalemte bonitas e com muitos motivos de interesse. São, em geral, cidades bastante seguras, com bons meios de transporte e com um custo de vida não muito superior ao português. Não é o sufoco de ir a Londres ou a Estocolmo e andar a contar os tostões.

E aqueles passeios pelos campos e as idas às abadias onde podemos experimentar as cervejas feitas no local e servidas pelos próprios monges... Bom, lá estou eu a ficar outra vez saudosista... :cry:

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » quarta ago 30, 2006 8:57

bmxutos Escreveu:Para além do mais, a Bélgica é um excelente país para se passar férias. Curiosamente, conheço poucas pessoas que me digam "gostava de passar férias na Bélgica!". Falam em idas a Paris, Londres, Praga, Amesterdão, Nova Iorque, Brasil, mas a Bélgica raramente é um destino mencionado. E injustamente, digo eu!

Bruges, Gant, Liége e até Bruxelas são cidades excepcionalemte bonitas e com muitos motivos de interesse. São, em geral, cidades bastante seguras, com bons meios de transporte e com um custo de vida não muito superior ao português. Não é o sufoco de ir a Londres ou a Estocolmo e andar a contar os tostões.

E aqueles passeios pelos campos e as idas às abadias onde podemos experimentar as cervejas feitas no local e servidas pelos próprios monges... Bom, lá estou eu a ficar outra vez saudosista... :cry:

Também já passei férias na Bélgica e confirmo tudo o que o Bruno diz. Brugge é especialmente bonita. O país é pequeno e em cerca de uma semana consegue-se cobrir grande parte dos pontos de interesse sem se chegar ao fim estafado.
Tenho pena é que na altura (há 4 anos), apesar de já conhecer algumas cervejas belgas, não era o aficcionado que sou agora e não aproveitei as férias como poderia ter aproveitado. Mas acho que a minha mulher tb não teria gostado de passar o dia a beber cervejas...

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quarta ago 30, 2006 9:47

pois eu tb concordo, pra um amante de cerveja ir à belgica é assim como um miudo qd entra no toys'r us

a escolha, a variedade, a qualidade é tanta, e a preços tão acessiveis q nos deixa encantados, com aquela sensação de bom de mais pra ser verdade :-)

a primeira vez q fui a bruxelas ha uns anos já gostava de cerveja belga, era algo entre o prazer e a reverencia, e aquilo foi como o muçulmano a entrar em maca pla primeira vez. foram sem duvida os dias em que melhor bebi na minha vida

voltei la mais umas vezes pra completar a minha educação cervejeira ;-) e desde entao peço sempre pra me trazerem ou importo directa/

aconselho viva/ a viagem q o bruno refere, faz-se bem de comboio e é um passeio bem giro de bruxelas até à costa (pra comer os moules aux frites)

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta ago 30, 2006 10:30

Ahhhh, as moules e as frites... e acompanhadas por uma Hercule Stout!!!
Imagem

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quinta ago 31, 2006 11:12

e a seguir uns bombons neuhaus :-)

bem mas ja nos estamos a desviar

é melhor voltarmos pra cerveja :-)

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » quinta ago 31, 2006 14:38

mitos Escreveu:e a seguir uns bombons neuhaus :-)

bem mas ja nos estamos a desviar

é melhor voltarmos pra cerveja :-)

Acompanhados de uma Rochefort 10?!... :roll: :lol: :wink:

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta ago 31, 2006 19:06

Já agora só falta combinarmos fazer tudo isto na Grand Place, em Bruxelas! Contem comigo! :D

mitos
BeerMaster
Contacto:

Mensagempor mitos » quinta ago 31, 2006 19:26

vem mesmo a calhar

http://www.belgianbeerweekend.be/

o fds da cerveja belga em bruxelas

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta ago 31, 2006 23:04

Caro mitos,

só a lista de participantes neste evento deixa qq apreciador de cerveja a sonhar. E ainda por cima naquela praça magnífica, com aqueles antigos edifícios das guildas!
É pena já ter gasto as minhas férias todas (ou quase) senão ainda cometia uma loucura e dava lá um saltinho. Até porque a Virgin tem habitualmente uns bilhetes baratos para Bruxelas. mas confesso que é um bocadinho "short notice"
Bom link. Obrigado.

canecao
BeerMaster
Registado: segunda ago 21, 2006 17:27

Mensagempor canecao » terça set 12, 2006 22:54

Boas!
como já aqui disse algures no site, a cerveja portuguesa que mais bebo é a Cristal, branca ou preta. Gosto bastante por ser leve e não muito agressiva. De vez em quando tb mando abaixo uma tuborg 7.2, apesar de ser só mesmo de vez em quando.... :)

No campo internacional, confesso as minhas limitações mas gosto das Franziskaner e tb das Erdinger, apesar de achar as primeiras melhores que as últimas.

Mas a cerveja que gosto mais é a Pilsener Urquell: extremamente leve e saborosa, acompanha bem qq comida e altura do dia. A Spaten tb não é má mas acabo por preferir a Urquell. Pena ser difícil encontrá-la em Portugal. :cry:

beertruck
BeerMaster

Mensagempor beertruck » quarta set 13, 2006 9:52

canecao Escreveu: mas acabo por preferir a Urquell. Pena ser difícil encontrá-la em Portugal. :cry:

Mas consegue-se? Nunca a bebi ou vi por cá!...

bmxutos
Site Admin
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quarta set 13, 2006 13:56

Não sei onde o canecao a experimentou ou comprou mas acho que no início do corte inglês a urquell era uma cerveja habitual.
Com a política de rotatividade de cervejas do ECI, algumas boas cervejas desaparecem e nunca mais voltam. Se por um lado é pena, por outra significa uma renovação em termos de marcas o que é de louvar.

Havia um restaurante russo em Lx, na rua que sai do rato (penso que é a R. do Salitre) que, para além de algumas cervejas russas, tb tinha a Urquell. Infelizmente passei lá há pouco tempo e o restaurante já não existe.

De resto, desconheço mais algum sítio que venda a pilsener original: a Urquell.

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes