Guinness Draught

Comente quais as suas cervejas preferidas, aquelas que menos gosta, as suas qualidades, defeitos e características.
telmott
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 21, 2012 13:15

Guinness Draught

Mensagempor telmott » quarta set 05, 2012 17:52

Imagem

Tenho uma questão em relação a esta lata.

Já por várias vezes estive a "galar" esta guinness, mas fui sempre adiando o momento da prova, uma vez que não pensei que fosse muito diferente da guinness de garrafa, até que finalmente me decidi a experimentar.

não estava muito fresca quando a abri, mas libertou bastante gás, fez uma boa espuma, fina e permanente, fez o famoso efeito cascata quando veritida para o copo, tinha um bom aroma e os sabores torrados e a café, mas surprendeu-me o facto de que não tinha absolutamente carbonatação nenhuma.

é mesmo assim ou fiz ou estava alguma coisa errada com a lata?
podia estar pouco fresca, ou não ter repousado suficente depois de andar aos trambulhões no saco das compras?

bmxutos
Site Admin
Registado: terça mai 16, 2006 2:07
Contacto:

Mensagempor bmxutos » quinta set 06, 2012 1:07

Boas.

É mesmo assim. Deves ter notado que quando esvaziaste a lata ficou algo lá dentro, certo? Esse dispositivo contém azoto (ou nitrogénio, como preferirão alguns) que é libertado quando se abre a lata. Tal provoca um belo efeito na espuma, que fica cremosa e com boa retenção, mas tem também o condão de retirar grande parte da carbonatação à cerveja que, diga-se, já de si não é muita. Basicamente, o azoto força a passagem do gás carbónico da cerveja para a espuma.

Este dispositivo pretende repercutir o que se passa "on tap", em que a cerveja é também ela servida recorrendo a um processo que utiliza azoto. É uma imagem de marca e há pessoas que adoram . Por mim seria dispensável mas é uma questão de gosto...

telmott
Aprendiz de Cervejeiro
Registado: terça ago 21, 2012 13:15

Mensagempor telmott » sexta set 07, 2012 17:09

Obrigado pela explicação.

realmente o efeito é realmente caracteristico, mas certamente não será o mais importante.

agora só me resta experimentar outra vez, e após a surpresa inicial, tentar perceber melhor as restantes subtilezas ;)

e já agora deixar refrescar um pouco mais.

Voltar para “APRECIAÇÃO DE CERVEJAS”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes